sábado, 28 de março de 2015

Alunos do Educandário rumo a Londres.



A equipe do Educandário Menino Jesus de Praga que participará do WEE - World English Experience - Olimpíada de Língua Inglesa, encerrou na quinta-feira 26 de Março, seus preparativos para este importante desafio.

Sob a coordenação da Professora Marcela Barbosa, os alunos Antonio Colatino, Antonio Bento, Carlos Filho, Geraldo Neto, Rodolfo Ferro, Rodrigo Guedes, Anália Borges, Letícia Padilha, Maria Rita e Micaelly Barbosa, embarcação neste domingo, 29 de Março, para representar o Educandário, Bom Conselho e Pernambuco, já que vem a ser a única escola do estado nesta competição. Os mesmos retornam no dia 15 de abril, com muita aprendizagem e ensinamentos.


Educandário Menino Jesus de Praga-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Educação de Qualidade,nossa maior garantia!

Direito à liberdade de expressão da imprensa em pauta no STF.


O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a aplicação do chamado “direito ao esquecimento”, que garante a uma pessoa impedir que um fato, ainda que verídico, seja exposto ao público. O recurso foi apresentado à Justiça por familiares de uma vítima de homicídio de grande repercussão ocorrido na década de 1950, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A família alega que a dor do episódio voltou à tona após a exibição do caso em um programa de televisão em 2004.

No texto, os irmãos da vítima alegam que notificaram a empresa sobre a objeção à lembrança do episódio e alegam que “a transmissão foi conduzida de forma extremamente desrespeitosa, mostrando cenas chocantes sem qualquer interesse público”. A emissora, por sua vez, alega que as informações estão disponíveis em arquivos públicos e fazem parte da história brasileira. Segundo a empresa, a exibição tinha como objetivo “trazer à balha questões importantes como a violência contra a mulher, a impunidade e a responsabilidade penal de menores de idade”. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido da família.

Para o ministro do STF Luis Roberto Barroso, o direito à privacidade não pode limitar a imprensa. “A liberdade de expressão deve ser tratada como preferencial porque é pressuposto para um bom exercício de boa parte dos direitos fundamentais da democracia”, afirmou Barroso durante evento no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Ele lembrou o histórico de cerceamento das liberdades no país, especialmente durante a ditadura militar, em que os veículos de imprensa passavam por censura prévia. O ministro ponderou, contudo, que a liberdade de expressão não é um direito absoluto e que a questão deve ser julgada caso a caso.

Em relatório publicado em novembro no acórdão que definiu que o processo será julgado pelo Supremo, o ministro-relator Dias Toffoli escreveu que “esse julgamento terá o condão de detalhar e tornar um pouco mais nítida a proteção à dignidade humana frente aos órgãos de mídia e de imprensa”, uma vez que a decisão da Corte deverá ser acatada por outras instâncias judiciais. A legislação brasileira permite decisões favoráveis tanto à privacidade quanto ao direito à informação. Para Laura Schertel, especialista do IDP em direito à privacidade, a questão deve ser tratada com cuidado por envolver a colisão de direitos. “A difusão de informações é muito importante para a democracia e para a liberdade de expressão, mas por outro lado elas também trazem riscos à personalidade”, afirma.

Dom Helder pode virar santo.


A beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara, recebeu o primeiro parecer favorável da Cúria Romana. A solicitação foi feita pelo arcebispo dom Fernando Saburido em junho passado. Segundo carta expedida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal dom Angelo Amato S.D.B., para o dicastério Nihil Obstat, não há nada que impeça a abertura do processo.

O próximo passo é a autorização dos trâmites em nível diocesano, que depende do posicionamento de outros dicastérios. Com o aval do Vaticano, dom Helder será nomeado Servo do Senhor. Em seguida, uma comissão jurídica vai avaliar as "virtudes heróicas" do religioso através do estudo de textos publicados em vida e análise dos testemunhos de pessoas que conheceram o Dom da Paz.

Confira a carta da Cúria Romana na íntegra


Após os estudos, o relator do processo, a ser nomeado pela Congregação para a Causa dos Santos, deverá elaborar um documento denominado "Positio", que é um compêndio das análises realizadas pela comissão. Assim que aprovado, o papa concede o título de Venerável Servo do Senhor. Somente após essas autorizações, acontece a beatificação. No entanto, para ser considerado santo, ainda há outra etapa a ser vencida, a canonização, que precisa da comprovação de um milagre e só acontece após a nomeação como beato.

Dom da Paz
Dom Helder Camara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, e teve 12 irmãos. Após entrar muito jovem no Seminário da capital do Ceará, se tornou padre aos 22 anos. O primeiro momento da vida religiosa de dom Helder foi marcado pela militância junto a instituições políticas conservadoras, como a Ação Integralista Brasileira, entre 1932 e 1937. Mais tarde, o religioso considerou a participação como um erro da juventude. Já radicado no Rio de Janeiro desde 1936, passou a optar por um trabalho assistencialista, quando fundou departamentos da Igreja voltados para atender os mais necessitados.

Após longo período atuando na então capital do Brasil, dom Helder foi nomeado para o Maranhão. Com a morte do arcebispo de Olinda e Recife, foi enviado para Pernambuco, onde desembarcou em 12 de abril de 1964, poucos dias após o golpe militar. Na capital pernambucana, o religioso desembarcou em meio a uma relação conturbada entre Governo do Estado e Igreja.

Dois dias após a posse, dom Helder lançaria, juntamente com outros 17 bispos nordestinos, um manifesto à Nação, pedindo liberdade das pessoas e da Igreja. O primeiro grande atrito, entretanto, ocorreu em agosto de 1969, quando o arcebispo foi acusado de demagogo e comunista, por ter criticado a situação de miséria dos agricultores do Nordeste.



A partir de então, dom Helder sofreu represálias, inclusive com sua casa metralhada, assessores presos e com a morte de Padre Antônio Henrique, que foi assassinado. Em 1970, quando dom Helder teve o nome lembrado para o Prêmio Nobel da Paz, o governo brasileiro promoveu uma campanha internacional para derrubar a indicação, já que ele denunciava a prática de tortura a presos políticos no Brasil. Também em 1970, os militares chegaram a proibir a imprensa de mencionar o nome do Arcebispo de Recife e Olinda.

Dom Helder comandou a Arquidiocese de Olinda e Recife até o dia 10 de abril de 1985, quando – por atingir a idade limite de 75 anos – foi substituído pelo arcebispo dom José Cardoso Sobrinho.  Ele morreu em sua casa, no Recife, em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda.

Pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, dom Helder recebeu vários prêmios internacionais, como Martin Luther King, nos Estados Unidos, 1970, e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, 1974.  O religioso é autor de 22 livros, a maioria ensaios e reflexões sobre o terceiro mundo e a Igreja.

Com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Educandário comemora o dia docirco.


A Educação Infantil do Educandário Menino Jesus de Praga, do Maternal ao Infantil III, coordenados pelas professoras Jozelma, Paula, Elizama, Dany e Lúcia, realizaram nesta sexta-feira, 27 de março, atividades comemorativas ao Dia do Circo. 
Fantasiados de palhacinhos, os alunos assistiram e participaram das atividades programadas pelas professoras. Mais um dia de aprendizagem, brincadeira e diversão.


Educandário Menino Jesus de Praga - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Escola Parceira da Rede Pitágoras - Educação de Qualidade, nossa maior Garantia!


 

 



Convocação para indicação de conselheiros de saúde


CONVOCAÇÃO



O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM CONSELHO DA INICIO AO PROCESSO DE INDICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA INDICAÇÃO DE REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS DO SUS PARA PARTICIPAREM DESTE CONSELHO.
CONSIDERANDO A LEI FEDERAL N.° 8.142/90, QUE DISPÕE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), ATRAVÉS DOS CONSELHOS E CONFERÊNCIAS DE SAÚDE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS;
CONSIDERANDO A LEI MUNICIPAL DE Nº. 1.369/2008 EM SEU CAP. IV,  ART. 5º § I, ONDE A COMPOSIÇÃO DO REFERIDO CONSELHO DAR-SE-Á MEDIANTE A SEGUINTE PARIDADE: 50% REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS; 25% TRABALHADORES EM SAÚDE 25% REPRESENTANTES DA GESTÃO.
COMO É FEITO O PROCESSO DE INDICAÇÃO?
QUALQUER ORGANIZAÇÃO, ASSOCIAÇÃO, MOVIMENTOS CULTURAIS OU RELIGIOSOS E ETC., QUE DESEJAR REPRESENTAR OS USUÁRIOS DOS SUS NESTE CONSELHO, REALIZEM PROCESSO DE ELEIÇÃO EM SUAS BASES, DE DOIS REPRESENTANTES, SENDO UM TITULAR E OUTRO SUPLENTE, E ENVIEM PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE SITUADO A RUA FREI CANECA, 221, CENTRO, NO HORÁRIO DAS 8:00 HS À 13 HS, CÓPIA DA ATA DE ELEIÇÃO DE SEUS REPRESENTANTES E OFÍCIO DE INDICAÇÃO. ATÉ A DATA DE 07 DE MAIO DE 2015.
 DÚVIDAS ENTRAR EM CONTADO COM O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM CONSELHO
 EMAIL. CONSAUDEBC@BOL.COM.BR OU FONE: 87 3771-2931.

 O que é o conselho de saúde
A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.142/1990, de 28/12/1990) determinou que a União (governo federal), os estados e os municípios deveriam criar os conselhos de saúde. Por isso os conselhos existem em todas as esferas: federal, estadual e municipal. Contudo, a existência do conselho de saúde é muito mais que o simples cumprimento de uma exigência da lei. Os conselhos de saúde são a garantia de melhoria contínua do nosso sistema de saúde.

A Lei 8.142/1990 estabelece que:
O CONSELHO DE SAÚDE, em caráter PERMANENTE e DELIBERATIVO, órgão COLEGIADO composto por REPRESENTANTES DO GOVERNO, PRESTADORES DE SERVIÇO, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS, atua na FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E NO CONTROLE DA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, CUJAS DECISÕES SERÃO HOMOLOGADAS PELO CHEFE DO PODER LEGALMENTE CONSTITUÍDO EM CADA ESFERA DO GOVERNO .

Controle social: o que é e qual a sua importância
Todos nós somos responsáveis pela nossa saúde, tanto individual quanto socialmente. Precisamos cuidar do nosso corpo, ter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas. Ao mesmo tempo, temos responsabilidade pela saúde do nosso bairro, da nossa comunidade, da nossa cidade e do nosso Estado. Precisamos cuidar da nossa saúde como indivíduos e como cidadãos. Para ter bons serviços prestados nos postos de saúde, para ter atendimento hospitalar de qualidade e para receber ações de prevenção a doenças, temos que participar do controle social na área de saúde. Controle social significa o entendimento, a participação e a fiscalização da sociedade sobre as ações do Estado ou do município. É uma forma de realizar a democracia.


 Papel do conselho de saúde no controle social.
O controle social é um dos fundamentos do SUS, estabelecido na Constituição de 1988. É uma forma de aumentar a participação popular no gerenciamento da saúde no país. Embora não seja a única forma de garantir a participação da comunidade na saúde, o conselho de saúde desempenha um papel importantíssimo no controle social na área da saúde. Por meio dos conselhos de saúde, a comunidade ali representada:
a) fiscaliza a aplicação do dinheiro público na saúde;
b) verifica se a assistência à saúde prestada no estado ou no município está atendendo às necessidades da população; e
c) verifica se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa. Através dos conselhos de saúde, os cidadãos podem influenciar as decisões do governo relacionadas à saúde e, também, o planejamento e a execução de políticas de saúde. Além disso, os conselhos têm como responsabilidade, juntamente com os gestores da saúde, contribuir para a formação de conselheiros comprometidos com a saúde, baseada nos direitos de cidadania de toda a população. Os conselheiros têm que estar a favor da vida e da saúde, defendendo o acesso aos serviços de saúde de qualidade.


Papel dos conselheiros de saúde
O ponto de partida da atuação dos conselheiros de saúde são as necessidades da comunidade. Os conselheiros são a ligação entre o conselho de saúde e o grupo social que representam.
Com a Lei Orgânica da Saúde e, também, com a Emenda Constitucional 29/2000, a existência e o funcionamento dos conselhos de saúde passaram a ser obrigatórios para que estados, o DF e os municípios possam receber recursos federais. Como não existe hierarquia entre União, estados, DF e municípios, esses são livres para definir, em seus Planos de Saúde, os meios pelos quais o dinheiro transferido pelo governo federal será aplicado na saúde. No entanto, os planos estaduais, distrital e municipais de saúde devem estar em harmonia com o Plano Nacional de Saúde. Os Planos de Saúde devem ser submetidos à aprovação dos conselhos de saúde. Cada conselheiro representa uma parte da sociedade e está no conselho para levar as necessidades e as sugestões da sua comunidade para as políticas de saúde. Os conselhos de saúde são aliados da secretaria de saúde na busca de um sistema de saúde melhor para todos. Não há subordinação entre conselho de saúde e prefeitura ou secretaria de saúde. Todos devem se ajudar com o objetivo de ajudar a sociedade. Não podemos confundir o trabalho do conselho de saúde com o trabalho da Secretaria de Saúde. O conselho, em linhas gerais, propõe o que deve constar na política de saúde e fiscaliza sua execução e a utilização de recursos financeiros. A Secretaria de Saúde executa a política de saúde. Em síntese: a Secretaria de Saúde, que compõe o Poder Executivo, executa a política de saúde; o conselho de saúde faz propostas e fiscaliza a execução dessa política.

OBS: As funções dos membros do Conselho Municipal de Saúde não serão remuneradas, sedo seu exercício considerando de alta relevância pública. 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Saiba como prevenir Doenças Renais com Nefrologista da UPAE Garanhuns.



A doença renal é silenciosa, e muita gente só percebe estar com os rins lesionados quando chegam aos estágios mais avançados. O alerta é do nefrologista Dr. Gustavo Prutchansky, médico especialista que atende na UPAE Garanhuns. “Temos cinco estágios da doença renal, e muitos pacientes somente nos procuram quando estão nos estágios mais avançados, muitos já precisando de hemodiálise”.

A doença renal é assintomática, ou seja, não aparece, e por isto as pessoas devem se cuidar, buscando a prevenção. Alguns grupos de risco devem atentar para as consultas e exames: Idosos, Hipertensos, Diabéticos, Obesos e pessoas com histórico da doença na família. Dr. Gustavo afirma que a hipertensão e o diabetes são os principais fatores desencadeadores de lesões nos rins. “A ausência de uma dieta equilibrada, a falta de atividade física, o fumo, altos níveis de açúcar no sangue, o baixo consumo de água e o uso de medicamentos sem orientação médica contribuem para o desenvolvimento da doença nos rins”.
O atendimento dos especialistas da UPAE Garanhuns, que além do Dr. Gustavo conta também com a Dra. Karlene Fortaleza, é realizado para os pacientes dos municípios da V Regional de Saúde, encaminhados pelos PSF’s e Secretarias de Saúde dos municípios. As pessoas diagnosticadas no estágio 5 são reguladas pela Secretaria Estadual de Saúde para a hemodiálise, que em Garanhuns é feita pelo Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro.

Segundo Dr. Gustavo, todos deveriam fazer exames anuais de rotina, e obrigatoriamente as pessoas dos grupos de risco. “Exames de sumário de urina,uréia e o de medição do nível de creatinina no sangue são importantes para constatação da doença” – Afirma o especialista, que complementa: “Temos pacientes com outras patologias, como infecções urinárias, inflamações nos rins, cálculos renais, além de outros problemas que envolvem os rins, que embora menos graves, requerem atenções especiais de tratamentos”.

Neste mês de março, várias atividades no mundo todo alertam as pessoas para estes cuidados com a saúde, inclusive há um dia especial, 8 de março, Dia Mundial do Rim.


Para finalizar, o médico aconselha mudanças no estilo de vida que levem para uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos, atividades físicas, controle de pressão e diabetes, ingestão de água e controle de peso, que são medidas simples e fundamentais para uma vida melhor, e evitam problemas no futuro, inclusive renais. 

EAP Cursos: Material para o Aulão e concorrência do concurso da Prefeitura de Garanhuns PE


O EAP Cursos disponibilizou o material de estudo para o aulão do próximo sábado, dia 28/03, será realizado no Ceru, a partir das 16 horas, conforme link e cronograma abaixo:




Baixem o material que as dúvidas serão sanadas na aula, aconselhamos também levar material para anotação das dicas e observações! A taxa única de R$20 reais é paga no horário e no local do aulão!


QUANTIDADE DE INSCRITOS E CONCORRÊNCIA DO CONCURSO DA PREFEITURA DE GARANHUNS PE

O IAUPE divulgou agora a pouco a concorrência para o concurso da prefeitura de Garanhuns. O certame ocorre neste domingo, 29 de março, e oferece 253 vagas em cargos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 815,34 e R$ 2.500 e o número de inscritos surpreendeu a prefeitura e o próprio IAUPE. Segundo Alfredo Goes, secretário de Administração do município, 21. 338 pessoas se inscreveram para o concurso. Destas, 15.261 foram de inscrições pagas e 6.077 de isentas. 

Ainda segundo o secretário, devido ao alto número de candidatos as mesmas provas serão aplicadas em dois horários ( manhã e tarde). O que pesou também para que o IAUPE resolvesse aplicar as provas em dois horários foi quantidade reduzida de prédios públicos (26 locais) disponibilizados para a aplicação das mesmas.


CARGOS MAIS E MENOS CONCORRIDOS

O cargo mais concorrido é o de Agente Comunitário de Saúde, mais especificamente para os PSF da Boa Vista e Heliópolis. O cargo de Agente de disciplina também apresenta alta concorrência com 2.461 inscritos para apenas 10 vagas. O cargo com mais inscritos é o de Agente Administrativo com 3.660 candidatos para 20 vagas em disputa. Já para o cargo de Guarda Municipal, um dos mais comentados, a concorrência é de 101,36 candidatos por vaga. As vagas menos disputadas são as para o cargo de médico. Para o cargo de pediatra não apareceu nenhum escrito, o mesmo ocorrendo com as especialidades de infectologista e mastologista.

ENTRE NO SITE  DA UPENET http://www.upenet.com.br/ PARA ACESSAR A CONCORRÊNCIA DE CADA CARGO!
 
Equipe EAP Cursos"Estude com quem conhece o caminho da aprovação"

quinta-feira, 26 de março de 2015

Santo Sudário será exposto ao público a partir de abril


O Vaticano confirmou a data da próxima exposição do Santo Sudário, uma das mais valiosas relíquias cristãs. O pano que serviu de mortalha para o corpo de Jesus Cristo no sepulcro, segundo a Bíblia, poderá ser visto pelo público no Duomo de Turim, na Itália, de 19 de abril a 24 de junho.

As exibições do Santo Sudário são raríssimas. Desde que chegou a cidade de Turim, no século XVI, o manto foi exposto à visitação em dez ocasiões apenas. A última, ocorrida em 2010, atraiu 2,5 milhões de pessoas pelo período de um mês.

O Santo Sudário é um símbolo extraordinário de fé. O pano de linho de quase 4,5 metros de altura e 1,5 metro de largura guarda para os crentes as marcas do corpo de Jesus Cristo depois da crucificação. Há sinais dos ferimentos no peito que seriam correspondentes às pontas das lanças romanas. Há marcas de machucados que remontam a pequenos halteres - de acordo com os estudiosos, trata-se da flagelação praticada pelos romanos em casos de castigo severo. Há referências também da coroa de espinhos.

Ao longo dos séculos, a autenticidade do tecido foi estudada pelo menos uma dezena de vezes. Nunca houve um veredicto final. O trabalho mais recente resultou no livro O Sinal, do historiador de arte inglês Thomas de Wesselow. No Brasil, ele foi publicado em 2012, pela Cia. das Letras. Depois exaustivas pesquisas, Wesselow chegou a uma conclusão interessante: se não é possível provar que o manto de Turim é a mortalha do corpo de Cristo, também não existem provas conclusivas de que não seja.

Para os apóstolos, o sudário era prova da Ressurreição de Cristo, o sustentáculo da fé cristã. A ressurreição é o significado do domingo de Páscoa. O Vaticano, porém, trata o Santo Sudário como lembrança divina, não mais que isso. Sem alardes.

Os papas João Paulo II e Bento XVI já apareceram em ato de veneração ao manto, uma prática religiosa na qual se reverencia uma imagem pelo fato de ela lembrar Deus. Francisco irá visitar o local do manto nos dias 20 e 21 de abril.

A visitação ao Santo Sudário é gratuita. Mas é preciso agendar pela internet (www.sindone.org). As informações do site estão em italiano, francês e em inglês.

Olho diabético precisa de atenção dobrada



Diabetes é uma doença que compromete a produção e o uso de insulina pelo corpo no controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora esse açúcar – a glucose – seja uma importante fonte de energia para as células, em altas quantidades pode acabar prejudicando o bom funcionamento de órgãos importantes, como o coração, os rins, os vasos sanguíneos e, inclusive, os olhos. Essa doença atinge 2% da população mundial, ou seja, cerca de 150 milhões de pessoas. A maioria sofre de problemas de visão e precisa ter atenção dobrada para não deixar de enxergar.

“Junto com as alterações neurológicas, renais e vasculares, a retinopatia diabética – que é o termo usado para designar alterações na retina – faz parte das complicações mais frequentes do paciente diabético. Inclusive, é uma das principais causas de cegueira”, alerta Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) – chamando atenção para o fato de que essas alterações da retina se comportam de maneiras diferentes nos pacientes com diabetes tipo 1 e nos que têm tipo 2. “Com um controle rigoroso da glicemia, nos dois casos é possível retardar o aparecimento ou diminuir a gravidade do problema.”

No início, o especialista diz que as alterações no fundo do olho não dão sintomas evidentes e o paciente pode ter boa visão. Com o passar do tempo, dependendo do controle e progressão da doença, pode haver alterações nas paredes dos vasos retinianos, levando à formação de microaneurismas e hemorragias, depósitos lipídicos (gordura) na retina, edema retiniano e alterações causadas pela dificuldade de irrigação. Isso muitas vezes resulta na perda da visão central. Além de manter a taxa de glicemia em níveis aceitáveis, consultar um oftalmologista ao menor desconforto visual é importante para controlar esses desdobramentos que no início podem ser assintomáticos. Àqueles que já estão sentindo alterações na retina causadas pela doença, a melhor notícia dos últimos tempos são as injeções intravítreas de antiangiogênicos, já liberadas pela ANVISA e pelo FDA.

Antiangiogênicos representam avanço no tratamento da retinopatia diabética

O principal papel das injeções intravítreas de antiangiogênicos (Lucentis e Eylia) é a interrupção da perda de visão. Embora nem todo paciente possa recuperar a visão perdida, as injeções intravítreas impedem a progressão da doença, evitando que a pessoa acabe ficando cega. “Com anestesia local e pupilas dilatadas, a injeção é aplicada diretamente no vítreo, camada gelatinosa localizada entre a retina e o cristalino. O procedimento precisa ser repetido em intervalos regulares para se obter resultados duradouros e o paciente deve usar colírios antibióticos durante o tempo prescrito pelo oftalmologista (geralmente, trinta dias).  Ensaios clínicos demonstram que a aplicação de antiangiogênicos melhora em até 34% a visão central e estabiliza a visão em 90% dos casos”, diz Neves.

Fique atento aos fatores de risco!

Pessoas com risco aumentado para retinopatia diabética são aquelas que não controlam os níveis de açúcar no sangue como deveriam, como também as gestantes e os hipertensos. Os riscos também aumentam ao longo da doença, ou seja, quanto mais tempo se convive com o diabetes, maiores as chances de apresentar algum problema de visão. Por fim, alguns grupos étnicos têm mais propensão à doença. É o caso dos afrodescendentes e dos hispânicos.



Fonte: Dr. Renato Neves, cirurgião oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, e autor do livro Seus Olhos – www.eyecare.com.br

Imposto de Renda - veja os principais erros e orientações


Todo mundo corre o risco de cometer erros. Contudo, quando se fala de Imposto de Renda a punição dos erros ocorre com a ida para a malha fina. O problema é que muitas vezes esses erros são mínimos, como colocação de centavos errados.

“Por mais que a Receita Federal tenha um sistema sofisticado para localizar o erro, eles possibilitam que esses sejam minimizados, pois, na maioria das vezes o próprio programa aponta incompatibilidades, entretanto, o contribuinte deve fazer seu papel, fazendo a declaração  de forma bem detalhada”, explica o diretor tributário da Confirp Contabilidade, Welinton Mota.

Veja os principais pontos respondidos pelo diretor da Confirp sobre o tema:

Como evitar erros?

A organização dos documentos é a melhor forma de evitar erros e contratempos na hora de declarar. O ideal é separar em uma pasta, durante o ano, toda a papelada, o que inclui notas fiscais e recibos para deduzir do imposto, contratos de compra e venda de imóveis, notas fiscais ou recibos de compra e venda de automóveis, entre outros. Quem deixar para a última hora pode não conseguir os documentos em tempo para declarar, o que pode gerar dados incorretos ou incompletos e levar a declaração para a malha fina.

Dicas na hora finalizar e antes do envio a Receita?
A dica na hora de finalizar a declaração é conferir no mínimo duas vezes os valores lançados, de acordo com os informes de rendimentos. Não pode haver erros, nem de centavos. Outra dica é não se esquecer de lançar os rendimentos dos dependentes, quando for o caso, pois esse é um dos principais motivos de malha fina.

Se o contribuinte perceber que omitiu algum dado, ele pode fazer a retificação até quando?

O contribuinte que omitiu algum dado pode fazer a retificação da declaração a qualquer momento, até 5 anos após o envio. Mas quando se tratar de omissão de rendimentos próprios ou de dependentes, o ideal é retificar o mais breve possível, para evitar cobranças da Receita Federal. A dica é gerar um código de acesso no site da Receita Federal e acompanhar o processamento da declaração, pois o sistema faz cruzamentos de informações e mostra quando há inconsistência nos dados transmitidos, salvo os relacionados a bens e direitos.

Os dez principais motivos relacionados a ida à malha fina.

1) Omissão de rendimentos – para evitar é preciso lançar todos os rendimentos, inclusive dos dependentes, essa é a parte mais importante na hora declarar. Quem tem mais de uma fonte de renda não pode esquecer-se de lançar todas elas – salários, pró labore, aluguéis etc. -, pois a Receita Federal fica sabendo com antecedência qual foi a renda de cada um.

As empresas enviam anualmente para a Receita Federal uma declaração denominada DIRF (Declaração de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte); as imobiliárias enviam outra declaração chamada DIMOB (Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias), relacionando o valor dos aluguéis recebidos durante o ano; os cartórios enviam outra declaração chamada DOI (Declaração sobre Operações Imobiliárias), para informar sobre a compra e venda de imóveis, no momento do registro da escritura pública. Todas essas operações podem gerar imposto de renda a pagar, de modo que o contribuinte deve ficar atento.

2) Erro na digitação de valores - é preciso ficar atento à precisão dos dados digitados. Qualquer erro no preenchimento, inclusive de centavos, já é motivo de malha fina. Os erros mais comuns estão relacionados ao preenchimento dos rendimentos, do imposto retido e do INSS retido, à omissão mais de uma renda do declarante, à omissão de rendimentos dos dependentes e à omissão de resgates de previdência privada PGBL.

3)  Erro nas informações sobre dependentes - não esquecer de lançar os rendimentos dos dependentes.

4) Informar despesas médicas diferente dos recibos  - essas despesas devem ser lançadas de acordo com as notas fiscais ou recibos, pois as empresas de saúde – hospitais, laboratórios, clínicas etc. – enviam anualmente para a Receita Federal uma declaração denominada DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde), informando qual foi o valor gasto, por CPF. A Receita Federal poderá utilizar esses dados para fazer cruzamento de informações.

5) Inclusão de gastos que estão fora da lista de deduções - Algumas despesas não são dedutíveis do IR e por isso não devem ser lançadas. É o caso das despesas com cursos de idiomas, despesas médicas de terceiros, que não seja do declarante ou de seus dependentes, entre outras. É importante ficar atento.

6) Esquecer de informar contas bancárias e bens - é obrigatório lançar todos os bens e direitos, detalhadamente. O contribuinte que se esquecer de lançar os saldos em contas bancárias, próprios ou dos dependentes, poderá retificar a declaração em até 5 anos, embora isso não gere imposto a pagar.

7) Esquecer de declarar vendas - quem realizou vendas de imóveis no decorrer do ano deve ficar atento. Isso porque a venda de imóveis com ganho de capital está sujeita ao IR de 15%, a ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento, à vista ou em parcelas. É necessário preencher o programa Ganho de Capital e depois importar os dados para a declaração de IR. É importante esclarecer que há alguns casos de isenção de IR na venda de bens imóveis.

8) Crescimento patrimonial incompatível com o aumento da renda - o aumento patrimonial deve ser compatível com a renda ou com os recursos declarados. É importante saber como lançar os bens adquiridos com financiamento, para não gerar aumento patrimonial injustificado. Quando isso ocorre, geralmente a Receita Federal notifica o contribuinte para prestar esclarecimentos ou para retificar a declaração de IR.

9) Declaração imprecisa de rendimentos com ações - quem vende ações deve ter bastante cuidado na hora de declarar, pois as corretoras são obrigadas a reter o IR e informar para a Receita Federal. O controle deve ser feito em planilha, durante todo o ano, e o lançamento na declaração de IR não é simples. Vale lembrar que está isento de IR as vendas de ações de valor até R$ 20.000,00 por mês.

10) Erro na informação sobre Previdência Privada - são dois os tipos mais comuns de previdência privada:

a) VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), não dedutível do IR. É uma espécie de aplicação financeira, semelhante à renda fixa. Os saldos em 31 de dezembro de cada ano (veja no informe de rendimentos do banco) devem ser lançados na ficha “Bens e Direitos”, código “97 - VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre”, informando no campo “Discriminação” o nome e CNPJ da instituição financeira, número da conta, dados da apólice.

b) PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), dedutível do IR: lançar o valor total “pago” no decorrer do ano (veja informe de rendimentos do banco) na ficha “Pagamentos Efetuados”, código “36 - Previdência Complementar”. Para quem faz a declaração completa, 12% do valor total pago no ano (PGBL) é dedutível dos rendimentos tributáveis, desde que o declarante também seja contribuinte da Previdência Oficial (INSS). Nesse modelo, os saldos aplicados não devem ser lançados no campo “Bens e Direitos”.

Fonte – Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Contabilidade

Exigência do novo extintor em carros é adiada para primeiro de julho.



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a adiar a entrada em vigor da exigência de extintores veiculares do tipo ABC nos carros de todo o país. O prazo agora passa a ser 1° de julho, dando mais três meses para os motoristas instalarem o produto.

É a segunda vez que a obrigatoriedade do novo extintor é postergada. Uma resolução anterior do órgão havia tornado obrigatório o uso do modelo ABC desde 1º de janeiro deste ano. A decisão provocou uma corrida às lojas, esgotando o produto do mercado. Com a falta do extintor, a exigência foi adiada pela primeira vez para 1.º de abril.

Para novo atraso no cronograma foi alegado o mesmo motivo: falta do equipamento à venda no mercado. A solicitação foi feita diretamente ao Contran pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Quando a exigência entrar em vigor, a ausência do equipamento renderá multa de 127,60 reais e cinco pontos na carteira de habilitação.


Entre os benefícios do novo extintor, segundo o governo, estão o maior prazo de validade do equipamento e sua maior abrangência no combate a incêndios. O extintor ABC pode combater chamas em estofados e painéis, enquanto o modelo BC, seu antecessor, era eficiente apenas contra fogo em equipamentos elétricos ou causados por líquidos inflamáveis.

Prefeitura de Bom Conselho entrega casas do programa minha casa minha vida II.




        A Prefeitura Municipal de Bom Conselho, juntamente à secretaria de Desenvolvimento Social e o Prefeito Dannilo Godoy, convidam toda população para prestigiar a entrega de 46 novas casas do projeto minha casa minha vida II, que será realizado nesta sexta-feira dia 27 de março no Bairro da Parmalat a partir das 09 horas da manhã.

Copiloto alemão do Airbus agiu deliberadamente para derrubar avião.


De: Veja.

De acordo com o promotor que investiga o caso, as autoridades agora irão levantar o histórico do copiloto Andreas Lubitz, que não era ligado a nenhuma rede terrorista

Sozinho na cabine de comando, o copiloto do Airbus A320 ativou os controles para fazer o avião descer até se chocar contra uma cadeia de montanhas dos Alpes franceses, disse nesta quinta-feira o promotor que investiga o acidente que matou as 150 pessoas que estavam a bordo do avião da Germanwings. O voo 4U-9525 partiu nesta terça-feira de Barcelona, na Espanha, com destino a Dusseldorf, na Alemanha, e caiu cerca de uma hora após a decolagem.

Segundo o promotor Brice Robin, o copiloto Andreas Lubitz trancou o piloto do lado de fora de cockpit e iniciou o procedimento de descida da aeronave "por uma razão que não temos nenhuma ideia, mas que pode ser vista como um desejo de destruir o avião". Segundo o jornal Le Monde, Robin afirmou que as investigações agora irão se concentrar na análise de personalidade do copiloto. Lubitz é alemão e não era suspeito de ter ligação com nenhuma organização terrorista.

Questionado se o copiloto pudesse estar sofrendo de algum mal súbito no momento em que o piloto estava do lado de fora da cabine de comando, o promotor respondeu que "a priori não", acrescentando que sua respiração captada pelos microfones não é condizente com a de um homem sofrendo um ataque cardíaco. Nos minutos finais do voo, os alarmes de alerta soaram informando que o avião se aproximava do solo em alta velocidade; os sons foram captados pela gravação, mas o copiloto permaneceu em silêncio. O avião não respondeu aos chamados dos controladores de tráfego aéreo e não emitiu um pedido de socorro antes de cair, acrescentou Robin. A aeronave desceu durante aproximadamente oito minutos, a partir de uma altura de cruzeiro, de 38.000 pés (mais de 11.500 metros), até o impacto com o solo, a uma velocidade de mais 700 Km/h.

Nesta quarta, o jornal The New York Times revelou que o piloto deixou a cabine de comando antes de o avião perder altitude e não conseguiu voltar ao cockpit. A informação surgiu a partir de dados do registro de voz. "O homem do lado de fora está batendo na porta, sem resposta. E então, ele começa a bater com mais força, ainda sem conseguir uma resposta. A resposta nunca vem", disse a fonte, segundo o jornal. "Dá pra ouvir que ele está esmurrando a porta", acrescentou.


Na descrição feita pela fonte do jornal americano, na parte inicial do voo é possível ouvir uma conversa "tranquila" entre os pilotos. Até o momento em que o áudio indica que um dos pilotos deixa a cabine e não consegue entrar novamente. "Ainda não sabemos por que um deles saiu. Mas o que é certo é que, no final do voo, o outro piloto estava sozinho e não abriu a porta", disse o investigador.

Mulheres: como evitar as doenças cardiovasculares?



Por Bruna Mello

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo da incidência de doenças cardiovasculares na mulher, em especial na doença arterial coronariana (DAC). Dados recentes apontam que essa é a causa de 36,9% das mortes de mulheres. A faixa etária do aumento da mortalidade cardiovascular da mulher ocorre, em média, dez anos após a do homem e isso se explica, parcialmente, pelo papel protetor do hormônio estrogênio, que se mantém presente até a época da menopausa.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, tanto nas mulheres pré-menopausa quanto pós-menopausa. Durante o período fértil, a mulher é menos hipertensa que o homem, devido aos elevados níveis de estrógeno ou pela menor viscosidade e menor volume sanguíneo associadas às perdas menstruais mensais.

Além disso, neste mesmo período pré-menopausa, a hipertensão na gravidez é relativamente frequente e a pré-eclâmpsia é uma das principais causas de mortalidade materna quando evolui para formas mais graves. Em contrapartida, após a menopausa, há um declínio nos níveis de estrogênios, associados com alterações no metabolismo lipídico, aumento da adiposidade central e desenvolvimento de obesidade, aumentando assim a hipertensão arterial nas mulheres, de tal forma que a sua prevalência se torna maior que as dos homens da mesma idade.                                                                                                
A mudança do padrão de vida das mulheres talvez explique, em parte, a ocorrência de dados tão alarmantes: ao lado das responsabilidades tradicionais com a casa, filhos, marido e parentes idosos, as mulheres adquiriram as responsabilidades que antes se destinavam aos homens, como o trabalho fora do lar.

Ao mesmo tempo, as mulheres adquiriram alimentação irregular, com o aumento da ingestão de gorduras, carboidratos, álcool, falta de atividade física regular e aumento do tabagismo.    Os riscos de doenças cardíacas associadas à hipertensão arterial, podem ser reduzidas nas mulheres seguindo medidas não-farmacológicas, como:

- Perca peso: essa é a maneira mais efetiva para controlar a pressão e mesmo pequenas reduções diminuem significativamente a pressão, bem como riscos cardiovasculares graças à melhora do perfil lipídico e da tolerância à glicose, melhorando também a resposta à terapia de drogas anti-hipertensivas.

- Cuidado com o sódio: o excesso de sódio eleva a pressão arterial por aumento da volemia e, consequentemente, aumento do débito cardíaco. Posteriormente, por mecanismos de auto-regulação, há aumento da resistência vascular periférica, mantendo elevados os níveis de pressão arterial.

- Evite alimentos processados: enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, caldos de carne, temperos prontos e defumados também são ricos em sódio e devem ser evitados. Uma boa opção nesse sentido é introduzir o uso de salgante para o preparo das refeições. Composto à base de cloreto de potássio, salga os alimentos, sendo totalmente livre de sódio. A ingestão deve ser monitorada nos quadros clínicos de insuficiência renal crônica e indivíduos em tratamento hemodialítico.

- Consuma alimentos ricos em potássio: o potássio tem efeito anti-hipertensivo e exerce ação protetora contra danos cardiovasculares. Para isso é recomendado consumir alimentos ricos em potássio, como frutas (amora, abacate, banana), leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico) e vegetais (beterraba, cenoura, espinafre) e muitas outras.

- Evite bebidas alcoólicas: o consumo excessivo de álcool eleva a pressão, além de ser uma das causas de resistência terapêutica anti-hipertensiva.

- Faça exercícios físicos: o exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de produzir benefícios adicionais, como a diminuição do peso corpóreo, ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, diminuição da resistência à insulina e auxílio no controle do estresse.

Seguindo essas dicas, as mulheres tem muito mais chances de se manter longe da hipertensão arterial e, consequentemente, dos problemas cardiovasculares. Sem dúvida, são medidas que compensam.

Bruna Mello é nutricionista e consultora do Bio Salgante, primeiro sal sem sódio do Brasil.

Sobre o Bio Salgante:
www.biosalgante.com.br / (11) 4858 0507


O Bio Salgante é o primeiro sal sem sódio do Brasil. O produto, que foi testado pela Unifesp, é um importante aliado na luta contra a hipertensão, já que sua fórmula é à base de cloreto de potássio. Com um paladar agradável e extremamente próximo ao do sal, muitas vezes seu uso nem foi percebido em testes cegos. Sua única restrição é que não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 graus ºC.

Buenos Aires: como explorar o melhor da cidade



Por Henrique Mol

A capital da Argentina, Buenos Aires, é uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros. A proximidade geográfica faz com que esse seja um dos destinos internacionais mais baratos do país, sendo muitas vezes a opção preferida daqueles que cruzam a fronteira pela primeira vez.

As passagens de ida e volta, partindo de São Paulo, por exemplo, podem custar em torno de R$ 700, dependendo da data e horário e do voo. A hospedagem também não assusta. Cerca de cinco diárias com café da manhã custa na faixa de R$ 600.

Ficando em um lugar bem localizado na cidade, é possível se locomover bastante a pé, conseguindo economizar dinheiro de transporte. OGrand Hotel Argentino é um hotel com uma localização fantástica. Está perto dos principais pontos turísticos da cidade, como a rua Florida, o Café Tortoni, Havanna, Casa Rosada, Obelisco, Teatro Collon e Puerto Madero. Além disso, está próximo às estações de Metrô.

De modo geral, o café da manhã é muito bem servido na cidade. Uma especialidade da argentina é a ‘media luna‘, um pão doce que pode ser recheado ou não. Os recheados com doce de leite costumam ser os preferidos.

Outra atração imperdível de Buenos Aires é o Café Tortoni, um lugar encantador. Os garçons são ótimos e o café, então, é uma delícia. Deixo como dica o chocolate quente com churros.

Outro atrativo da cidade é o famoso Zoo de Lujan, que dá a oportunidade de se aproximar de animais selvagens, como leões, tigres asiáticos e tigres brancos. Nas jaulas, é possível entrar para interagir com os animais. É uma experiência fantástica. A emoção de chegar perto desses felinos é inexplicável.

Outra atração famosa de Buenos Aires são as casas de tango. Uma das mais procuradas é a Homero Manzi, que proporciona uma noite inesquecível. O show é sensacional e o jantar muito bem servido. A bebida é a vontade e você ainda ganha uma garrafa de vinho por mesa, além de sobremesa.

Para os amantes de futebol, a atração principal é o famoso estádio Alberto Jacinto Armando, mais conhecido como ‘La Bombonera‘. Essa é a casa oficial do Boca Juniors, um dos clubes mais importantes do país. A visita ao museu com estádio custa, em média, $ 110 pesos, e é onde você aprende um pouco da história do estádio.

Não podemos deixar de citar os cassinos. Em Puerto Madero tem um que é enorme e muito bonito. Por um momento, dá até para se imaginar em Las Vegas. São quatro andares muito bem decorados, com muitas máquinas, roletas e jogos de carta. Quem sabe jogar consegue ganhar um pouco para gastar por lá mesmo.

O câmbio também não é motivo de preocupação. A maioria dos estabelecimentos aceitam tanto o Real quanto o Dólar. Caso queiram fazer troca de Real por Pesos, é aconselhável fazer sempre em agências de câmbio, evitando que sejam enganados com notas falsas.

Não se assuste quando pedir a conta em um restaurante e se deparar com a taxa de “cubiertos”. Apesar de não ter muita explicação para essa taxa, faz parte da cultura da cidade. É como se fosse a taxa do serviço de mesa ou do nosso conhecido couvert.

Para quem sabe falar inglês, uma dica legal para explorar a cidade é o “Free Walking Tour”. Ele é feito a pé e percorre alguns importantes pontos turísticos da cidade. É contado um pouco da cultura e história da capital e o melhor: de graça! Agora é só arrumar as malas e partir com destino a Buenos Aires.

Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Sobre a Encontre Sua Viagem:

A Encontre Sua Viagem é uma rede de franquia, ligada ao grupo American Tour, que visa facilitar a busca por passagens nacionais e internacionais, hotéis, pacotes de viagens, locação de veículos, seguro viagem e até cruzeiros. Por meio de um sistema bastante simples, o cliente consegue visualizar as melhores opções para sua viagem em apenas três cliques. A franquia custa a partir de R$ 3 mil no modelo home-office.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Greve atinge escolas estaduais de Bom Conselho.



Em assembléia realizada na tarde da segunda-feira (23), no Recife, professores da rede estadual de ensino decidiram realizar uma paralisação de aulas de aulas nesta quarta (25) e quinta-feira (26).

Na cidade de Bom Conselho, parte dos professores da rede estadual, (Ceru, Eren-Frei Caetano e Mestra Beatriz), aderiram a paralisação. Diante da situação a maioria dos alunos não compareceram as escolas, em virtude do não comparecimento dos alunos, não está havendo aula.

"O reajuste que o governo propõe no piso exclui 90% da categoria, e essa lentidão no processo de negociação indignou a categoria, que decidiu pela paralisação na quarta e quinta e permanência do estado de greve", disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

A categoria é contra o projeto de lei do governo que prevê um aumento de 13,1% no piso salarial dos professores que não têm licenciatura, ou seja, possuem apenas a formação média. A categoria pede que o aumento seja para todos os profissionais da rede estadual, uma vez que não há nenhuma previsão de reajuste para aqueles que têm licenciatura.

Sobre a paralisação de 48 horas decretada pelos professores, a Secretaria de Educação do Estado informou que não haverá prejuízo para o calendário escolar para os estudantes, pois os dois dias serão repostos

Audiência de Caso Thiago Farias será retomada hoje (25).



No primeiro dia de audiência de instrução sobre o assassinato do promotor de Itaíba, Thiago Farias, a juíza Amanda Torres, da 4ª Vara Federal, colheu os depoimentos das vítimas sobreviventes e de cinco testemunhas de acusação. As ouvidas foram feitas através de videoconferência entre a sede da Justiça Federal, no Recife, e a subseção de Garanhuns, no Agreste. Nesta quarta (25), a audiência continua a partir das 9h, iniciando com Lourival Freire Ferrão Filho e Alberto Guilherme Barbosa, além das testemunhas que estão em Arcoverde e no Recife.


Ao longo dessa terça, a advogada e noiva do promotor, Mysheva Martins Ferrão, e o tio dela, Adautivo Elias Martins, que estavam no carro com Thiago Farias no dia da execução foram ouvidos. Além deles, Nomeriano Ferreira, Joana D’arc de Menezes, Cícero Lira da Silva, José Alonso Julião da Silva e José Erivaldo de Lima.

Emocionada, Mysheva chorou e disse que a tragédia acabou com o grande sonho de sua vida, que teria se transformado e um pesadelo, no ponto de vista pessoal e financeiro. Em seguida, o tio de Myseha, que tem problemas mentais, contou apenas que estava no banco de trás do veículo pegando uma carona para Itaíba. Disse ter ouvido um barulho, assustado, abriu a porta e saiu. Explicou não saber de mais nada.

Numeriano Ferreira, por sua vez, disse ter procurado Zé Maria antes do crime para tentar conversar sobre as questões envolvendo a Fazenda Nova. Disse ter procurado pessoas ligadas a ele para tentar resolver o problema amigavelmente, incluindo Carlos Ubirajara, cunhado do acusado. Não houve acordo e, poucos dias depois, o promotor foi assassinado.

A audiência aconteceu com a participação do Ministério Público Federal (MPF), assistente da acusação, advogados dos réus e os quatro acusados, que foram escoltados pela Polícia Federal(PF) em comboio do Cotel, em Abreu e Lima, onde estão presos, até a sede da Justiça Federal, no bairro do Jiquiá. São eles: José Maria Pedro Rosendo Barbosa, considerado mandante do crime; José Marisvaldo Vitor da Silva, que seria responsável por acompanhar o percurso do promotor no dia do crime; José Maria Domingos Cavalcanti, que estaria no carro que interceptou o veículo do promotor e que teria  dado abrigo ao mandande do crime; Adeildo Ferreira dos Santos, que teria ajudado a planejar o crime e que estaria no carro usado na execução. Antônio Cavalcante Filho, que teria participação no caso, continua foragido. Os réus serão os últimos a serem ouvidos. Os questionamentos serão feitos pelo Ministério Público Federal (MPF), pelos advogados de defesa e pela magistrada.

Fonte: Diário de Pernambuco

Governo decreta ponto facultativo no dia 2 de abril



Em virtude do feriado da Semana Santa, o Governo do Estado de Pernambuco, decretou quinta-feira, 02 de abril, ponto facultativo nas repartições públicas estaduais.

ADVOGADOS DE BOM CONSELHO DISCUTEM PROBLEMAS DO JUDICIÁRIO LOCAL



Na noite de ontem, representantes da OAB de Bom Conselho reuniram-se para tratar de assuntos de assuntos que afetam não somente o exercício profissional dos Advogados, mas também a prestação do serviço da justiça a todos os cidadãos de Bom Conselho. 

Na pauta da reunião foi discutido e deliberado assuntos relativos a celeridade de processos e julgamentos; inclusão da comarca na condição de regime especial, provocando o atendimento e solução dos processos por um ou mais juízes designados; procedimentos de atendimento aos profissionais e ao público em geral; horário de funcionamento, entre outros assuntos de ordem interna. 

O grupo formou uma comissão para dar ciência ao Juiz da Comarca das reivindicações que serão levadas ao Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e, se necessário, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os Advogados e Advogadas não presentes, ratificaram, por telefone, todas as deliberações feitas em reunião. 

terça-feira, 24 de março de 2015

UPAE Garanhuns alerta para a prevenção de Câncer de Mama e Colo do Útero‏‎.


Março é o mês da mulher, e a cada ano tem aumentado a mobilização social junto às comemorações, com as mulheres buscando mais informações sobre a prevenção de doenças como os cânceres de mama, colo do útero, vulva, etc. A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns, tem contribuído com esta causa, oferecendo assistência com médicos especialistas, principalmente mastologistas, ginecologistas, entre outros. São consultas, exames e até cirurgias de pequeno porte, gratuitamente, às pacientes da regional de saúde.

Para ampliar o alcance da informação, os meios de comunicação têm sido grandes parceiros da UPAE, a exemplo dos jornais, blogs e rádios, como a FM 7 Colinas, Rádio Marano e Rádio Jornal, em Garanhuns, que já receberam visitas dos profissionais para entrevistas e também buscaram as informações na própria Unidade de Atendimento Especializado.

Na última sexta-feira, no programa Jornal da Sete, segunda edição, apresentado pelo radialista Valdir Marino, na FM 7 Colinas, o Dr. Paulo de Tarso Portela Cavalcanti, mastologista e ginecologista, acompanhado do Coordenador Médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, concederam entrevista esclarecendo sobre a importância da prevenção e a forma de atendimento da unidade, que segundo Dr. Junqueira, dá-se através de marcação de consultas pelas Secretarias de Saúde dos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde. O paciente, depois de atendido por um PSF, é encaminhado a um especialista da UPAE.

Na entrevista, Dr. Paulo de Tarso falou dos avanços tecnológicos para diagnóstico e tratamento de câncer, e que os exames de biópsia realizados na própria UPAE Garanhuns têm hoje uma média de oito dias para a entrega dos resultados, agilizando assim o tratamento.

Dr. Paulo de Tarso registrou a importância do autoexame da mama, aconselhando as mulheres a fazerem o toque na hora do banho, com os dedos ensaboados, melhorando a sensibilidade e facilitando a observação de algum nódulo. Homens também podem ter câncer de mama, e alguns casos já foram atendidos na UPAE, conforme registrou Dr. Paulo de Tarso.

Outro assunto de grande importância foi a ocorrência de casos de HPV, e o especialista defendeu que todos os adolescentes, e não somente as meninas, devam ser imunizados com a vacina, que impede a infecção pelo vírus HPV. “É tão perigoso quanto o HIV da Aids, e as pessoas ainda não atentaram para esta importância. Creio que os pais podem e devem vacinar seus filhos.” – Finalizou.



Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9988.0423

Igor Rickli ensaia até a madrugada se preparando para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Igor Rickli ensaia até a madrugada se preparando
para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém



O ator Igor Rickli e o elenco de atores pernambucanos estão deste sexta-feira pegando pesado nos ensaios da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Quem acompanha os trabalhos, que estão varando a madrugada na cidade-teatro no município do Brejo da Madre de Deus, percebe como os atores estão dando tudo de si para que tudo saia perfeito a partir da estreia do espetáculo no próximo sábado, dia 28.

 Encantado com tudo o que viu na Nova Jerusalém, Igor Rickli está encarando a sua participação no papel principal da Paixão de Cristo como um momento muito especial em sua carreira. A partir da noite desta terça, ele começa a ensaiar também com os globais Paloma Bernardi e Humberto Martins, além da modelo Thaiz Schmitt, que chegam logo mais na cidade-teatro.

Na sexta-feira, será o dia da pré-estreia do espetáculo da temporada 2015 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Na apresentação estarão presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, além de jornalistas e blogueiros de Pernambuco e de outros estados do Brasil.

   Apresentando um rico figurino, cenários grandiosos e muito realistas, o espetáculo é uma grande opção de entretenimento para o público de todas as idades. Baseado nos registros bíblicos, o espetáculo conta a história de Jesus Cristo desde o início de sua pregação conhecida como o “Sermão do Monte”, até a sua ascensão aos céus em uma cena grandiosa e muito emocionante. Os ingressos podem ser adquiridos em até 12 vezes no cartão no site:www.novajerusalem2015.com.br.


Nota do Blog:

Gostaria de agradecer ao convite recebido por este blog para participar da pré-estreia do espetáculo a ser realizada na sexta-feira (27), onde estarão presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, além de colegas blogueiros e jornalistas.


Deputados organizam "Marcha Contra a Seca".

Bancada pernambucana vai mobilizar deputados do Nordeste para marcha contra a Seca



Um movimento político formado por deputados estaduais pernambucanos iniciará, nesta semana, um périplo pelo Nordeste para angariar o apoio dos demais parlamentares da região a fim de discutir soluções de convívio com a maior estiagem das últimas décadas. O grupo visitará as assembleias legislativas de cada estado nordestino, onde serão realizadas discussões sobre a Seca e a crise hídrica. Ao fim das visitas, uma caravana de parlamentares nordestinos será mobilizada para uma marcha contra a Seca em Brasília.

Intitulado União pelo Nordeste, o movimento tem caráter suprapartidário e surgiu durante a audiência pública que debateu, no dia 16 de março, os efeitos da estiagem em Pernambuco. O grupo será liderado pelos deputados Miguel Coelho (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD) e começará a agenda de visitas pela Assembleia Legislativa da Bahia, na próxima quinta-feira (26).

“A situação de nossa região é crítica e percebemos a necessidade de unir os parlamentares sem qualquer distinção partidária em torno de uma causa que é de todos os nordestinos. Queremos nos fortalecer para buscar soluções definitivas em Brasília e não ficar na dependência da chuva ou de recursos limitados”, explica Miguel.

O movimento ainda buscará engajamento de outros atores políticos, associações e organizações sociais. “A mobilização envolverá também parlamentares das bancadas federais, governadores, prefeitos e vereadores. O objetivo é mostrar nossa força política e um novo olhar para nossa região para que não sejam investidas ações meramente paliativas, mas ações estruturantes”, detalha Rodrigo Novaes.


De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, grande parte do Nordeste, em especial o semiárido, já é atingido pela estiagem há quatro anos ininterruptos. Pernambuco é, segundo essa instituição, o estado que mais sofre com a falta de chuvas.