sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Givaldo Cavalcante (PT), aciona Justiça Eleitoral que veta caminhadas e passeatas do candidato João (PSB), em Bom Conselho.

 


O juiz eleitoral da 61ª Zona Eleitoral de Bom Conselho, Dr. Patrick de Melo, atendeu parcialmente a um pedido da coligação "Juntos por um Bom Conselho melhor", que requer punição ao candidato do PSB a prefeito, João Lucas Cavalcante, e a aliados do postulante, entre os quais o prefeito e correligionário Dannilo Cavalcante Vieira.

 

A fundamentação da representação é a de que a coligação "Bom Conselho no rumo certo", encabeçada pelo candidato do PSB, tem "realizado atos eleitorais (passeatas, carreatas e propagandas) sem a necessária observância das normas sanitárias".

 

O candidato Givaldo Ferreira (PT) atesta que buscou judicialmente uma determinação para que os demandados cumpram rigorosamente a Lei estadual 16.918/2020, o Decreto Estadual 49.055/2020 e o parecer técnico da Secretaria de Saúde de Pernambuco, que versam sobre medidas sanitárias de combate à Covid-19. O magistrado Dr. Patrick de Melo emitiu decisão sobre o caso ontem.

 

"Concedo parcialmente a medida liminar antecipatória requerida determinando aos representados que se abstenham de realizar comícios, salvo no formato drive-in, bandeiraços, passeatas e caminhadas, sob pena de multa individual (não solidária) de montante mínimo de R$ 100 mil por evento, sem prejuízo da responsabilização penal ou por ato de improbidade administrativa, se for o caso", determinou.

 

"As carretas e motocadas devem observar as restrições sanitárias, sendo permitidas desde que todos estejam em seus veículos e se respeitem as normas sanitárias em vigor, sendo vedada a realização destes eventos concomitantemente com os que foram proibidos nesta decisão, sob pena de aplicação da multa referida. Em caso de conhecimento prévio da polícia militar sobre a ocorrência de algum desses eventos, devem ser tomadas todas as medidas, inclusive, se necessário com o uso da força. Determino ainda que os representados (partidos e candidatos) deverão orientar os participantes de carreatas e similares a permanecerem nos veículos. Por fim, devem os representados providenciar que fiquem acessíveis em seus comitês e páginas virtuais as normas sanitárias vigentes", conclui o juiz.

















Polícia Civil de Bom Conselho desarticula organização criminosa, prende membros e recupera produtos roupados.

 

Na madrugada desta sexta-feira (02/10/2020), Policiais Civis da Delegacia de Bom Conselho, sob o comando do Delegado Alysson Câmara, com o apoio de policiais militares pertencentes a 3º cia de Bom Conselho e Equipe Pericial da Unidade Regional de Polícia do Agreste Meridional (URPOCAM), deflagraram “Operação Conjunta” objetivando coibir a prática dos crimes de roubo, receptação e adulteração de veículos automotores com atuação nos estados de Pernambuco e Alagoas, logrando êxito na captura de PEDRO HUGO TENORIO CABRAL MADRUGA, vulgo "HUGUINHO", cabeça da organização criminosa e responsável por concretizar materialmente os roubos e as adulterações nos veículos, ainda foram presos seus comparsas JOSÉ AGNALDO SILVA FILHO, CARLOS ANDRE FERREIRA DE MELO e o adolescente F.M.S. (17 anos), todos flagrados na posse de uma arma de fogo, dois veículos produto de roubo/apropriação Indébita, sendo uma VW SAVEIRO (cor branca pertencente a locadora unidas, fruto de apropriação Indébita) e uma MOTO BROS 160cc COR VERMELHA (roubada na última quarta-feira, dia 30/09/2020 na Serra das Espias, zona rural de Alagoas) além de vários documentos de veículos (CRLV'S) em branco - os quais seriam usados nas adulterações veiculares e fartos instrumentos/materiais usados na adulteração veicular, tais como pinos de marcação alfanumérica, lixas, lacres, sprays de tinta, etc.

 

Diante dos fatos, os presos e o farto material apreendido foram levados a Delegacia de Bom Conselho, onde os veículos foram periciados pelo instituto de criminalística, constatando as adulterações, culminando com a autuação de todos pelos crimes de receptação dolosa, posse irregular de arma de fogo e organização criminosa.

 

Huguinho também já foi preso por receptação e conseguiu fugir a vários cercos da polícia.

 

Aguinaldo, vulgo, "Netinho" foi preso em 10/04/2020 por receptação e estava em prisão domiciliar, mas voltou a praticar crimes.







quinta-feira, 1 de outubro de 2020

1º Encontro: Momento Informativo – ENEM 2020


 

Prof. Reginaldo Viana da Silva


·        Como usar a nota do Enem?

nota do Enem é o seu passaporte para ingresso em Instituições de Educação Superior públicas e privadas. O Exame Nacional do Ensino Médio tem servido como base para acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – (Sisu e Prouni) –, quanto em processos de permanência – Fies


·        As áreas do conhecimento que você vai encontrar na prova do ENEM:

 

1º DIA: 5h e 30 minutos

ü  45 questões - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

ü  45 questões - Ciências da Humanas e suas Tecnologias

ü  Prova de Redação – Texto dissertativo-argumentativo

2º DIA: 4h e 30 minutos

ü  45 questões - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

ü  45 questões - Matemática e suas Tecnologias.

 

MATRIZ DE REFERÊNCIA ENEM

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) – Competências e Habilidades

 

§  Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

§  Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

§  Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

§  Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

§  Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Link: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf

 

·        Como nos mantermos motivados nos estudos?

 

ü  Sabemos que essa fase de vestibular não é fácil

ü  Já passamos por muitas dificuldades até chegar aqui

 

·        METAS ESPECÍFICAS

 

ü  Tempo de estudo você dedica

ü  Quantidade de exercício você faz?

ü  Quantos simulados?

ü  Quantas redações?

ü  Quantas provas anteriores do ENEM você já respondeu?

 

·        DESMOTIVAÇÃO !!!

 

ü  Será que isso é pra mim?

ü  Será que eu consigo?

ü  Fazer faculdade para quê?

 

 

Não dá para estilo Zeca Pagodinho:  “Deixa a vida me levar, vida leva eu (...) ”

 

DEFINA SEUS OBJETIVOS, TRACE METAS E TENHA PROPÓSITO !!!

“Sua vitória será do tamanho da sua luta. Acredita que dá certo”



·        Quais os cursos e instuições públicas de ensino superior temos na nossa região?

 

 

UFAL – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

 

      Psicologia

      Serviço Social

 

UNEAL – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

 

      Ciências Biológicas

      Geografia

      História

      Letras (Português e suas respectivas Literaturas)

      Inglês

      Matemática

      Pedagogia

      Química

 

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

 

      Engenharia Civil

      Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - GARANHUNS

 

      Bacharelado em Engenharia de Software

      Bacharelado em Medicina

      Bacharelado em Psicologia

      Licenciatura em Ciências Biológicas

      Licenciatura em Computação

      Licenciatura em Geografia

      Licenciatura em História

      Licenciatura em Letras (Português e suas Literaturas)

      Licenciatura em Matemática

      Licenciatura em Pedagogia

 

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – GARANHUNS

 

      Engenharia Elétrica

 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – GARANHUNS

 

·        Bacharelado em Agronomia.

·        Bacharelado em Ciências da Computação.

·        Bacharelado em Zootecnia.

·        Engenharia de Alimentos.

·        Licenciatura em Letras.

·        Licenciatura em Pedagogia.

·        Medicina Veterinária.

 

INDICAÇÃO DE LIVROS:

 

Cidadão de Papel - é um livro de Gilberto Dimenstein, publicado no Brasil em 1994, na categoria não ficção. A obra aborda os direitos da criança e do adolescente e sua aplicação na sociedade brasileira, bem como questões sobre o analfabetismo, desigualdade e economia (FOCO PARA REDAÇÃO – REPERTÓRIO SOCIO-CULTURAL)

Antologia – Gregógio de Matos e Guerra

(PRÓXIMO ENCONTRO: DICAS DE REDAÇÃO – ENEM 2020)


terça-feira, 29 de setembro de 2020

Frei Zito emite Nota de Esclarecimento.

 


Mais uma vez venho esclarecer um equívoco que está acontecendo nessa campanha política. Primeiro quero dizer que eu acredito na democracia, na liberdade e na esperança. Tenho um relacionamento amistoso e respeitoso com todos os candidatos políticos. Não posso, não devo, e não quero apoiar ninguém. Na minha condição religiosa não fica bem tomar partido. Rezo por todos para que tenhamos um tempo de campanha tranquilo e em paz. A minha casa está aberta para todos que serão bem acolhidos.

 

Sigo as orientações do Magistério da Igreja a qual devo obediência.

 

Desejo paz e alegria a todos e os eleitos serão nossos legítimos representantes políticos pelos quais terei respeito e consideração.

 

Peço o entendimento e a ajuda de todos nesse esclarecimento.

 

Obrigado

Frei Zito


Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco recebe parecer técnico da Secretaria de Saúde com regras sanitárias para a campanha eleitoral.

Documento é resultado de ofício enviado ao secretário de Saúde pelo procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Saraiva, solicitando definição de regras sanitárias para a campanha eleitoral

 

 

A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco recebeu, nesta sexta-feira (25), parecer técnico elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde com a definição das regras sanitárias que devem ser seguidas durante o período de campanha eleitoral, que começa em 27 de setembro. O documento é resultado de ofício enviado pelo procurador regional eleitoral em Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, ao secretário estadual de Saúde, André Longo, solicitando a definição de regras sanitárias para o pleito deste ano.

 

Regras – De acordo com o parecer técnico, o distanciamento físico entre as pessoas em atos e eventos de propaganda eleitoral presenciais deve ser de 1,5 metro e todos devem usar máscaras de proteção facial e manter as mãos higienizadas, para reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus. O contato físico entre as pessoas (beijos, abraços, apertos de mão etc.) é desaconselhado. Comitês e reuniões de campanha devem utilizar, preferencialmente, espaço aberto ou semiaberto dando prioridade à ventilação natural no local.

 

Comícios realizados em espaço aberto, respeitando o distanciamento entre as pessoas e fiscalizando o uso de máscaras, oferecem menos riscos. Eles também podem ser realizados no formato drive-in (com as pessoas dentro de seus carros), para evitar aglomerações. Em reuniões presenciais, caso haja cadeiras, elas devem ser dispostas de forma a atender o distanciamento de 1,5 metro em cada uma das laterais, na frente e atrás. Em locais onde as cadeiras forem fixas, devem-se isolar assentos para garantir o distanciamento apropriado entre os participantes.

 

Nos comitês e locais de reuniões presenciais deve haver pias com água, sabão, papel toalha e lixeira com tampa acionada por pedal. Também deve ser disponibilizado, em pontos estratégicos, álcool em gel a 70% para higienização das mãos. As idas ao banheiro devem ser organizadas para evitar cruzamento de pessoas e aglomeração, devendo ser definido fluxo de ida e volta, com marcação no chão ou com fitas suspensas, sempre respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes. Deve ser disponibilizado um trabalhador para controlar fluxo de entrada e saída de pessoas nos eventos.

 

Nos chamados “bandeiraços”, deve ser obedecido o distanciamento mínimo de cem metros entre grupos partidários, cada um tendo o máximo de dez pessoas, respeitando distanciamento de 1,5 metro entre elas. Nas caminhadas e passeatas, caso permitidas, recomenda-se redução do tempo nas concentrações e distanciamento entre as pessoas, para reduzir o risco de transmissão da Covid-19. Na realização de carreatas ou atos similares, as pessoas deverão permanecer dentro dos carros para não haver aglomeração na saída e na chegada.

 

Fiscalização – A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco divulgará esse protocolo aos diretórios estaduais de todos os partidos políticos com representação em Pernambuco, para que tomem conhecimento das regras sanitárias a serem seguidas no período de campanha eleitoral. O documento também será enviado aos promotores e promotoras eleitorais, para que fiscalizem o cumprimento dessas medidas no território de suas promotorias, e ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), para que seja dado conhecimento aos juízes e juízas eleitorais do estado, a fim de que tomem as providências que considerarem apropriadas.

 

No caso de descumprimento das normas sanitárias, os candidatos, partidos e órgãos partidários poderão ser processados pelo Ministério Público, tanto em ação civil pública – para pagamento de indenização por criação de risco à saúde pública –, como em ação eleitoral – para impedir atos de campanha que ponham em risco a saúde pública – e ainda em ação penal, por ofensa ao art. 268 do Código Penal.

 

No caso de agentes públicos que promovam esses atos (prefeitos, secretários municipais, vereadores e outros), poderá haver também propositura de ação por improbidade administrativa, por ofensa ao art. 11, caput e inciso I, da Lei da Improbidade Administrativa (Lei 8.429, de 2 de junho de 1992), que pode gerar aplicação de multa civil (de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente), perda do cargo público e suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos (o que acarreta inelegibilidade), entre outras penas.

 

Segundo o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Welington Cabral Saraiva, candidatos que promovem aglomerações e desrespeitam as regras sanitárias demonstram desprezo pela saúde e pela vida dos eleitores e habitantes do estado, “o que é um péssimo indício de seu comprometimento com os interesses da população”.  “O parecer técnico da Secretaria da Saúde aponta cuidados mínimos que os partidos e candidatos devem observar e será um instrumento importante para balizar a atuação do Ministério Público Eleitoral em Pernambuco”, assinala.

 


Veja aqui a íntegra do parecer técnico da Secretaria.

http://www.mpf.mp.br/regiao5/sala-de-
imprensa/docs/2020_09_25_Parecer_Tecnico_Secretaria_Saude.pdf
 

Coluna Ensaio Geral: Morre Conceição De Sá


Por:

Alexandre Tenório

 

         Amigos bom-conselheses é com muita tristeza que eu comunico a morte de nossa amiga Conceição de Sá, irmã de Roberto de Sá e filha dos saudosos Josete de Sá e Adel Paiva (eterno carteiro). Conceição depois de muitos anos vivendo em Santos, volta para nossa terra e em pouco tempo conquista o coração dos bom-conselhenses. Quis o destino que fosse diagnosticada com um CA, e teve de voltar para São Paulo para tratamento, infelizmente seu coração não resistiu a quimioterapia e ela faleceu ontem. Vai aqui a minha mais profundo condolência e dizer que se existiu uma pessoa neste mundo que só fez o bem, foi Conceição.