quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Coluna Ensaio Geral: Audálio Ferreira de Araújo (Parte 1).

 

 

       Audálio foi um dos maiores políticos que nós tivemos, com suas peculiaridades. Audálio foi um grande cerealista e produtor rural. Se não tivesse entrado para política sua situação financeira seria outra, pois a política fez com que ele abandonasse a atividade de cerealista. Sempre ligado ao homem do campo, foi sem sombra de dúvida o político que mais se identificou com esta classe social.

       Audálio entrou na política na eleição municipal de 1988 em que Arnaldo Amaral disputou com Gervásio Matos, sendo o vice de Arnaldo. Embora a chapa tenha sido derrotada, o seu prestígio político continuou em alta.  Audálio, foi também proprietário do “CINE BRASILIA”.

 

                           ELEIÇÃO 1992

       Audálio tinha perdido a eleição de 1988 no qual era o vice de Arnaldo Amaral, e o destino quis que as coisas acontecessem positivamente para ele na política, pois Gervásio Matos rompe com Walmir Soares (SEU CRIADOR), e precisa de alguém que possa fazer frente ao DRAGÃO DE BOM CONSELHO. Gervásio dentro do seu grupo político não tem ninguém que possa bater de frente com Walmir, porém ele sabe que se juntar seu grupo com o de Arnaldo Amaral eles podem bater de frente com o grupo de Walmir Soares. Negociação feita, o nome de Audálio surge forte, pois não tem rejeição de ninguém - tinha uma grande aceitação popular - família grande - uma identificação com o homem do campo. Numa eleição memorável, Audálio é eleito prefeito. Administrou nossa cidade de 1992 até 1996, fazendo uma grande administração. Audálio numa visão desenvolvimentista, limpou o açude da nação e com a lama aterrou o que é hoje a Av. Ten. Raul de Holanda, sem sombra de dúvida a maior obra viária de nossa cidade, vou mais além e digo, que é a maior obra municipal de todos os tempos - implantou as hortas comunitárias na beira do açude da nação - aterrou a Rua da Lama - deu atenção toda especial a agricultura, onde nos seus 4 anos, arou a terra e incentivou o plantio de milho e feijão e distribuiu sementes - fez o programa BOI NA CORDA, que saiu até em reportagem no GLOBO RURAL.

       Como não havia reeleição, apoiou Gervásio Matos para prefeito na eleição de 1996. Continua da próxima semana.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Programa Mãe Coruja Pernambucana comemora 12 anos atuando nos 21 Municípios da V GERES

 Equipe celebrou as conquistas de um trabalho reconhecido pela população




Com muita responsabilidade e compromisso com a população do Agreste, o Programa Mãe Coruja Pernambucana comemora seu 12° aniversário atuando nos municípios da abrangência da V Gerência Regional de Saúde. Para marcar a data, a V GERES organizou um encontro de trabalho na última terça-feira (09), no Auditório do Garanhuns Palace Hotel, onde estiveram presentes todos os técnicos do programa, e também a Coordenadora Regional, Izeni Pimentel, a Coordenadora Estadual, Vera Garbi, a Gerente Regional de Saúde, Janaina Ramos e a Diretora do Programa Mãe Coruja, Ana Sofia.

O Programa Mãe Coruja Pernambucana está implantado no Estado desde 2007 e na V Regional de Saúde desde 2009, nos 21 municípios, com uma cobertura de 100% de atuação. Segundo Janaína Ramos, o programa contribuiu de forma imprescindível com a redução das mortalidades materna e infantil. “Além deste resultado primordial de salvar vidas, quando a gente se aproxima e acompanha toda a gestação, o Programa Mãe Coruja trabalha também o empoderamento da mulher, fazendo-a conhecedora de direitos e responsável por suas decisões”, explica a gestora.

A capacitação desta semana foi uma forma de comemorar, mas também aprimorar as ações de cuidado à mulher e à criança de forma integral e humanizada.

 

Coluna Ensaio Geral: 31 Anos do Jornal “A Gazeta”

 


 

       É com grande satisfação que dou os parabéns a Luiz Clério Duarte, por esta batalha diária de informar os bom-conselhenses.

 

       Sabemos que a cidade das escolas, não é a cidade da cultura, pois, o incentivo à cultura em nossa cidade fica em segundo plano.

 

       Por ironia do destino foi nos governos de Walmir Soares que tivemos um pequeno sopro de vida nesta área. Quando ele colocou nossa cidade no CAMPEONATO DAS CIDADES e construiu o CENTRO CULTURAL VALDEMAR GOMES DE SANTANA.

 

       No governo de Daniel Brasileiro, tivemos também alguns lampejos de cultura.

 

       Os demais administradores nada fizeram, pois faltou sensibilidade para eles colocarem a cultura como prioridade.

 

       Fui um dos primeiros colaboradores do JORNAL “A GAZETA”. Foi nela que nasceu o embrião do meu livro primeiro livro “A TENDA DE ZÉ BIAS”.

 

       Hoje com 5 livros publicados (SEM NENHUMA AJUDA DO PODER PÚBLICO) o sexto para ser lançado na próxima “FESTA DOS BOM-CONSELHENSES” que será em janeiro 2022. Sei da dificuldade de fazer cultura em nossa cidade. Por este motivo é que coloquei “LUIZ CLÉRIO” entre os 16 homens mais importantes do século XX para nossa cidade.

 

       Deus lhe dê muita saúde para enfrentar estas dificuldades e continuar sua luta em prol da cultura do nosso povo.

Coluna Ensaio Geral: Luto Pela Morte de Pedro Da Caixa

 

 

       Esta coluna presta condolência a família de Pedro Brandão (Pedrinho da caixa), que nesta quinta-feira 11 de novembro de 2021 teve um infarto fulminante e veio a óbito.

 

       Pedrinho é o que podemos chamar de pessoa do bem. Conheci ele quando fui abrir minha conta na caixa econômica, e dali por diante, fizemos uma boa amizade, muitas vezes nos encontrávamos no restaurante STATUS e lá tomávamos nossa cerveja.

 

       Sempre muito calmo e educado, gostava de tomar sua cervejinha com carne guisada. Depois que se aposentou da caixa, comprou uma chácara e lá passou a se distrair. A morte pré-matura de Pedrinho aos 57 anos, deixa todos aqueles que conviveram com ele abalados. Espero que Deus conforte sua família, pois ele vai fazer muita falta a todos nós.