sexta-feira, 15 de março de 2019

Vacinação conta a gripe inicia em Abril.



A um mês do início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, Pernambuco anuncia que receberá 300 mil doses a mais do imunizante, em comparação com o ano passado, para abastecer os municípios. Para a mobilização de 2018 no Estado, foram feitas cerca de 2,5 milhões de aplicações nas pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra gripe. Na campanha deste ano em Pernambuco, serão 2,8 milhões de doses, distribuídas pelo Ministério da Saúde. Está prevista para 4 de maio (sábado) a mobilização nacional, mais conhecida como Dia D, quando milhares de postos abrem em todo o País.

O anúncio da estratégia que será realizada em Pernambuco foi feito na quinta-feira (14), durante o programa Casa Saudável, na TV JC, pela coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo. Ela ainda antecipou que, durante a campanha deste ano, a faixa etária infantil contemplada com a imunização será de crianças menores de 6 anos. Até 2018, a vacina estava disponível para as menores de 5 anos. “Quando se amplia o acesso à vacinação, maior fica a cobertura e mais protegido ficam os grupos mais vulneráveis ao adoecimento pelos vírus da gripe, como as crianças”, ressaltou a infectopediatra Angela Rocha, chefe do Setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), que também participou do programa da TV JC.

A mobilização ainda convocará as gestantes para atualizar o cartão vacinal. A iniciativa será feita para aumentar a cobertura da dTpa (tríplice bacteriana acelular que protege contra difteria, tétano e coqueluche), exclusiva para grávidas na rede pública. A taxa, no ano passado, chegou a 66% em Pernambuco, enquanto a meta é atingir 95% desse público. Ao ser imunizada, a gestante zela pela própria saúde e transfere anticorpos ao bebê, que fica protegido nos primeiros meses de vida até que possa completar o esquema vacinal. “Em todas as gestações, a partir da 20ª semana, é necessário tomar a vacina, mesmo nas situações em que a mulher já tenha tomado a dose”, esclarece Ana Catarina de Melo.

Ela acrescentou que, na primeira semana da campanha (período de 15 a 19 de abril), serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra gripe e, na ocasião, também serão ofertadas as demais vacinas do calendário para esse público. A partir de 22 de abril, a imunização ocorrerá com a mobilização de todo o público-alvo.

Além das crianças menores de 6 anos e das gestantes, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os indígenas, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Na última segunda-feira (11), a Organização Mundial da Saúde lançou estratégia para prevenir casos da doença e controlar a disseminação da gripe dos animais para os seres humanos, além de preparar governos para uma próxima pandemia.

NOTA DE AGRADECIMENTO


Quero agradecer a presença de todos os amigos(as) prefeitos(as) de Pernambuco e Alagoas, em nome de Patriota (Presidente da AMUPE) e Hugo Wanderlei (Presidente da AMA), na grande reunião do SOS Produtores de Leite, realizada em Bom Conselho. A nossa união faz a diferença.

Agradecer, também, a Dilson Peixoto (Sec. Agricultura de PE), que trouxe algumas medidas já tomadas pelo Governo do Estado.

E, parabenizar todos os produtores pela união e organização. Muito obrigado a todos!

Um forte abraço!
Dannilo Godoy.



Coluna Ensaio Geral: José Augusto Felix- O Último Boêmio


          Morreu neste último dia 13 de março de 2019, o último boêmio de Bom Conselho – JOSÉ AUGUSTO FELIX.
          Zé Augusto, filho de Dona Neném e seu Neném. Nasceu atrás de um balcão de mercearia, ajudando os pais. Muito alegre, amigo, inteligente... Zé Augusto nasceu para o comércio, e foi por muitos anos o maior comerciante de secos e molhados de nossa cidade. Porém deu uma tacada errada, ao invés de investir em Bom Conselho, foi investir em Garanhuns, e ai foi seu erro, pois, sem estrutura para ter comércio nas duas cidades, e sem poder dar assistência às duas cidades, terminou falindo.
          Zé Augusto de cor morena, rosto redondo, um sorriso cativante, estatura média, uma boa lábia de vendedor, que transferiu para conquistar as mulheres.Era também muito vaidoso, andava bem vestido, um cordão de ouro no pescoço, uma pulseira de ouro no pulso e um bom relógio e dinheiro no bolso. Com todos estes ingredientes, fizeram dele um dos maiores boêmios e DON JUAN de nossa cidade.
          Não temos ideia de quantos amores ele teve. Quando ia para o Recife e chegava num bordel, era o rei. Já tinha seus cantos favoritos, e todos o conheciam. Não fazia questão de valor de conta, queria ser bem atendido. Gostava de comer no MAXIME’S, onde tinha a melhor peixada do Recife.
          Só bebia whisky, e mesmo depois de velho, tomava sua dose quase diariamente.
          Zé Augusto era compadre de meu avô seu José Correntão – que era padrinho de Roberto seu filho mais velho. Zé Augusto teve oficialmente 10 filhos, com os vários amores de sua vida.
          Já velho teve a sorte de ter como último amor, minha amiga Graça, que se dedicou a ele, e lhe deu uma velhice tranquila. Ele foi dormir e numa mais acordou. Teve uma morte digna de um bom homem.
          Morreu com 91 anos.Ainda era um homem de compleição forte. Fazia seu CHECK-UP médico todos os anos e se cuidava. Com sua morte nossa cidade perde o último grande boêmio.
          E para terminar esta pequena homenagem a este grande bom-conselhense. Vou lembrar o que ele sempre dizia quando ia cumprimentar um amigo    - estendia a mão e dizia ORAITE FRAITE, e abria aquele sorriso

quinta-feira, 14 de março de 2019

Dannilo e vereadores acompanham calçamentos em Bom Conselho


Diversas ruas estão sendo calçadas em Bom Conselho e o prefeito Dannilo Godoy esteve acompanhando as obras junto com os vereadores e diversos membros da sua equipe.

Desde 2013, quando assumiu a Prefeitura de Bom Conselho, Dannilo pavimentou mais de 80 ruas, na cidade e distritos. E nesse momento, as ruas visitadas se localizam em três bairros diferentes.

Os bairros Nossa Senhora de Fátima, Loteamento José Araújo Tenório (Vavá) e o São Rafael (Cigano) estão contemplados com diversas pavimentações e as obras estão a todo vapor.

Na visita, Dannilo acompanhou como está andamento dos serviços e se estão seguindo o cronograma planejado.

Dannilo Godoy aproveitou para cumprimentar e conversar com os moradores sobre as melhorias nos bairros e ouviu ainda as necessidades apontadas por cada um.



 

quarta-feira, 13 de março de 2019

Realizado pela Prefeitura, vai começar o Campeonato da Cidade




Isso mesmo! Vai ter início o Campeonato da Cidade de Futebol, realizado pela Prefeitura de Bom Conselho através da Diretoria de Esportes.

O início é no próximo domingo(17) e a previsão é que as disputas se estendam pelos próximos 4 meses em Bom Conselho, sempre nos finais de semana.

Esse ano 14 equipes se inscreveram, cada uma delas com a equipe profissional e aspirante com 25 atletas cada. Ao todo 700 atletas estão envolvidos na competição, todos bonconselhenses.

O Campeonato da Cidade está na sua 14ª edição e promete movimentar o esporte amador da cidade de Bom Conselho pelos próximos quatorze finais de semana.

Prefeitura vai inaugurar Ampliação e Reforma de Escola em Rainha Isabel





Segunda-feira(18) tem mais uma inauguração. Dessa vez o prefeito Dannilo Godoy vai realizar a inauguração da reforma e ampliação da Escola Monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso, em Rainha Isabel, que tem como diretora a Prof. Jaiza Nogueira.

A ampliação e reforma da Escola Monsenhor Alfredo, faz parte de um pacote de quatro escolas que o prefeito Dannilo deu ordens de serviços há alguns meses, para serviços diversos, três já foram entregues: São Geraldo, Luiza Maria e José Vieira Filho.

Dannilo Godoy busca, incansavelmente, investir em educação no município e essa é mais uma ação da sua gestão, que beneficiará os moradores de Rainha Isabel e regiões vizinhas.

A inauguração acontece na próximo segunda(18) a partir das 9h, em Rainha Isabel.

terça-feira, 12 de março de 2019

Obra do Ginásio Poliesportivo da Serra é vistoriada pelo prefeito Dannilo

  
Mais uma obra é vistoriada pelo prefeito Dannilo Godoy, sua equipe e vereadores. Agora foi a vez do Ginásio Poliesportivo da Serra de Santa Terezinha.

Dannilo esteve com os vereadores e sua equipe na obra, que está com serviços bem avançados e deve ser inaugurada nos próximos meses.

O Ginásio da Serra faz parte de três equipamentos do mesmo tipo. Dois deles já entregues a população: o de Lagoa de São José e de Logradouro dos Leões.


“Foi uma promessa nossa e estamos cumprindo. Já inauguramos dois ginásios desse tipo e esse será o terceiro. É mais saúde, esporte e educação para o povo. Com muita dedicação e trabalho estamos conseguindo”. Declarou Dannilo Godoy.




Coluna Ensaio Geral: Chico Pintor



          Morreu neste último dia 11 de março de 2019, Chico Pintor. Chico por muitos anos foi o principal melador de paredes de nossa cidade, o pintor mais requisitado. Sua família quase toda era de pintores: irmãos, filhos e sobrinhos. Todos tiveram como profissão pintar, e tinham em Chico o seu mentor.
          Chico era chegado a tomar uma branquinha, e quando se embriagava a turma dizia – chora Chico – e Chico chorava que as lagrimas caiam, isto sem nenhum motivo, era só pedir para ele chorar e Chico chorava.
          Quem pintava a igreja matriz - era Chico - o único pintor naquela época que tinha coragem de pintar aquelas torres. Certa feita, Chico toma uma daquelas e sobe na torre da igreja e fica andando de um lado para o outro, e o povo embaixo esperando a queda, pois uma coisa era você subir e trabalhar sóbrio, outra coisa é subir na torre e andar bêbado, tombando. Para felicidade,algumas pessoas subiram na torre e conseguiram resgatar Chico. Esta foi à última vez que Chico bebeu.
          Chico era torcedor doente do Santa Cruz, e realmente não sei qual o motivo, Chico passou a torcer pelo Sport Recife. Realmente ele teve um momento de lucidez e fez a coisa certa, e tornou-se um torcedor símbolo do Sport em nossa cidade. Hoje ao visitar o seu corpo na “funerária Monsenhor Damaso”, estava lá, ele vestido com a camisa do Sport, e encima do caixão a bandeira do glorioso Sport Club do Recife. Chico se vai, porém deixa muitas histórias em nossa cidade.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Dannilo e vereadores vistoriam a obra do Hospital


Nesta terça-feira(11), o prefeito Dannilo Godoy fez uma série de vistorias a obras espalhadas por Bom Conselho e a peimeira a ser visitada foi a reforma do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso.

Dannilo esteve fiscalizando os trabalhos junto com sua equipe e boa parte dos vereadores da Casa Dantas Barreto.

Os representantes do povo bonconselhense conversaram com a equipe que está trabalhando no local e puderam verificar o bom ritmo de andamento da obra.

Após décadas o hospital de Bom Conselho está passando por uma grande reforma, fruto de muito trabalhão e compromisso da gestão do prefeito Dannilo.

Após o término da obra, os bonconselhenses terão um hospital com mais infraestrutura, e com melhores condições de trabalho para os profissionais e, consequentemente para os pacientes.

“Sempre que possível acompanhamos as obras do município e essa do hospital merece toda nossa atenção. Verificamos que o trabalho está avançando bem, dentro do cronograma. Vamos voltar muitas outras vezes até a conclusão da obra para que tudo saia conforme planejado”. Pontuou o prefeito Dannilo.







Prefeito Dannilo inaugura confortável Central Bolsa Família


O início da manhã desta segunda-feira(11), foi de muita alegria na sede da secretaria de Desenvolvimento Social, o conhecido Centro Social de Bom Conselho.

É que o prefeito Dannilo Godoy esteve no local fazendo a inauguração da Central do Cadastro Único, o Espaço Bolsa Família.

Quem esteve presente no local pode observar todos os detalhes que focaram no conforto dos usuários e eficiência dos serviços.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social Geninho Tavares, a vice-prefeita Cláudia Ferreira, demais secretários, vereadores e diversas lideranças comunitárias, Dannilo falou para os diversos usuários que prestigiaram a inauguração.

Dannilo Godoy destacou a importância de atender bem a população bonconselhense, especialmente os mais carentes, e que o objetivo do novo espaço é justamente oferecer um serviço com mais qualidade, eficiência e conforto a cada um que procurar atendimento.

Logo após o término da rápida cerimônia, o prefeito pode perceber a aprovação do novo espaço, com diversas demonstrações de agradecimento por mais uma obra entregue e com a qualidade que o povo merece.


Para as próximas semanas, diversas inaugurações estão agendadas e muitas obras serão entregues a população. As entregas compreendem pavimentações, escolas, UBS’s, entre outras.






Artigo Revela Que Um Chefe Ruim Pode Adoecer Os Funcionários




O médico, escritor e influencer Travis Bradberry publicou um artigo que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física. Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Contudo, 59% dessas pessoas não largariam o emprego, mesmo infelizes.

Os dados mostram que as pessoas arrumam uma maneira de se conformar com seus empregos, e isso faz com que a decisão de pedir demissão e sair em busca por um ambiente de trabalho mais saudável seja ainda mais postergada.

Muito impressionante também em relação a este assunto são as descobertas de pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos. Os pesquisadores reuniram dados provenientes de mais de 200 estudos, e chegaram a conclusão que estresses simples e cotidianos no trabalho podem fazer tão mal a saúde como a exposição a quantidades consideráveis de fumaça do cigarro de outras pessoas.

A razão número 1 causadora de estresse no trabalho, o medo de ser mandado embora, pode aumentar em até 50% os riscos de problemas de saúde. Já um cargo que exige do funcionário mais do que ela/ele pode oferecer aumenta em 35% o risco para a saúde.

O que fazer

Em muitos casos, os problemas com os superiores podem ser meramente caso de afinidade. Existem, contudo, muitos chefes realmente ruins por aí. Mas como saber em qual situação você se encaixa?

Chefes ruins são geralmente verbalmente agressivos, narcisistas e podem até se tornar violentos. Frases típicas dos chefes ruins são: “Aqui nada funciona se eu não estiver por perto!”, “Nós sempre fizemos assim!” ou “Agradeça que você tem um emprego.”

Claro que não é fácil para ninguém largar o emprego e começar tudo de novo, mas a motivação para trabalhar de quem se encontra em uma situação dessas desaparece totalmente. Existem, contudo, algumas dicas para sobreviver essa fase de crise profissional:

- Faça uma lista de tarefas e objetivos para o seu dia de trabalho. Cada vez que completar algum item da lista, risque-os da lista. A sensação de ter conseguido realizar alguma coisa, mesmo em um ambiente hostil, vai te ajudar a seguir em frente.

- Desligue-se nos finais de semana. Não cheque emails, nem mensagens do trabalho. Passar um tempo sem pensar no trabalho pode te ajudar a recarregar as baterias.

Lombadas podem ser retiradas das BRs.





Lombadas eletrônicas podem ser retiradas das BRs. A ideia foi apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse já ter debatido o assunto com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O presidente afirmou que os equipamentos não auxiliam na diminuição de acidentes. Segundo ele, servem apenas para a aplicação de multas.

No entanto, para que as lombadas eletrônicas sejam retiradas das rodovias, é preciso que haja um consenso entre o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O CONTRAN é o responsável por criar as normas para o trânsito, entre elas o uso de fiscalização eletrônica. Já o DNIT é o que coloca as normas em prática, ao construir e manter as rodovias.