sexta-feira, 31 de maio de 2019

Prefeitura divulga calendário das apresentações das quadrilhas juninas de Bom Conselho




A Prefeitura de Bom Conselho, através da Diretoria de Cultura, divulgou o calendário de apresentação das quadrilhas juninas do município de Bom Conselho.

A Prefeitura apóia a realização das quadrilhas disponibilizando estrutura de palco, som, iluminação e um apoio para outras despesas.

Dessa maneira, o Governo Municipal continua apoiando e incentivando as tradições nordestinas e que movimentam o município nas noites de inverno.

As quadrilhas se apresentarão durante todo o mês de junho e também julho, num total de mais de 30 festejos.

DATA
QUADRILHA
01/06
SÃO JOÃO DO GUARAPÃO – Castelo
02/06
MATUTOS NA DRILHA – Rua dos Guararapes
07/06
FAZENDINHA DRILHA – Sítio Santiago
08/06
VÁRZEA DRILHA – Sítio Várzea Grande
12/06
ESTRELA DE FOGO – José do Amaral
14/06
ARRAIÁ DOS ALMEIDAS – Queimada Grande
14/06
ARRAIÁ SANTO ANTÔNIO – Sítio Várzea Grande
14/06
QUILOMBRASIL – Praça do Centro dos Idosos
15/06
FORRÓ DO CAMPO – Sítio Angico
16/06
FORROBRIL – 6 de abril
19/06
MISTURA GOSTOSA – João Cordeiro de Oliveira
20/06
QUEIMADRILHA – Queimada Grande
21/06
ARRAIAL SANTA MARIA – Av. Santa Maria
22/06
ARRAIAL DO PRÓ-SER
22/06
ARROCHA O NÓ – Cocane
23/06
LAGOA DRILHA – Amargoso
23/06
VAVÁ DRILHA – Rua I no Vavá
25/06
GINGADRILHA – Frente do Clube dos 30
30/06
ARRAIAL DO CONVENTO SÃO FIDÉLIX
30/06
BOA VISTA DRILHA – Av. Comunitária
05/07
RAFA DRILHA – Bairro São Rafael
06/07
RAINHA DRILHA – Rainha Isabel
06/07
FERNANDRILHA – Lagoa do Jerimum
06/07
ARRAIAL AMOR JUNINO – Caibros
07/07
MATADRILHA – Mata Verde
13/07
QUILOMBODRILHA – Angico
13/07
FLORES DRILHA – Sítio Flores
20/07
VIDAL DRILHA – Vidal de Negreiros
27/07
PASSEIO DRILHA – Ten. Newton Prado
28/07
PARMALAT DRILHA – Parmalat
Obs.: O calendário pode sofrer alterações


Em Recife Dannilo teve reunião sobre as 200 casas




A entrega das duzentas casas do São Rafael é um sonho dos beneficiários e do prefeito Dannilo Godoy e sua equipe e o assunto foi tema de uma reunião, em Recife.

Dannilo esteve com Marcelo Bruto, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco. Também participaram do encontro representantes da Caixa e a entidade construtora das casas do Residencial Bem Viver.

O objetivo do prefeito Dannilo com o encontro é de agilizar o projeto de reconstrução da ETE, Estação de Tratamento de Esgoto, que foi destruída com as fortes chuvas caídas no início de abril em Bom Conselho.

“Estamos fazendo o possível para agilizar a entrega das casas. Infelizmente aconteceu esse imprevisto da ETE, mas está sendo sanado. Vamos continuar o trabalho forte para, em breve, entregarmos as casas as 200 famílias beneficiadas” Destacou o prefeito Dannilo Godoy.

Prefeitura entrega kits do AABB Comunidade




A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, entregou 100 kits aos participantes do Programa AABB Comunidade.

Os kits são compostos por tênis, meia, camiseta, bermuda, casaco, boné, sandália, garrafinhas para água e mochila.

O AABB Comunidade consiste em uma proposta socioeducativa que integra família, escola e comunidade. É realizado através da parceria entre a Federação Nacional de AABBs – FENABB
e Fundação Banco do Brasil – FBB e a prefeitura.

O Programa é desenvolvido na AABB e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, por meio de ações educacionais realizadas no contraturno escolar,que favoreçam a inclusão sócio-produtiva e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação dos educadores sociais que atuam no Programa.

O Programa atende a crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos incompletos, estudantes da rede pública de ensino.









quarta-feira, 29 de maio de 2019

Tribuna Livre: Prefeitura de Bom Conselho Oh! Viúva Principesca.


TRIBUNA LIVRE
Prefeitura de Bom Conselho Oh!Viúva Principesca.
José Roberto Pereira


Ao final do ano (19/11) farei 70 anos bem vividos com a graça de Deus e o plano de saúde do Banco Central.

No próximo ano não tenho mais a obrigação de votar, porém, um voto faz a diferença e enquanto puder farei esse dever de cidadania. Sempre votei de acordo com a consciência, nunca vendi meu voto nem o troquei por favoresou cargos, são 52 anos de bons votos. Fui traído por alguns gestores em Bom Conselho, porém, não vale a pena lembrá-los, pois traidores políticos devem permanecer no lixo da história. O problema principal é que não nasci para puxa-saco e sou como a vara de Marmeleiro que enverga mais não quebra. No próximo ano teremos eleições para prefeito(a) e vereadores(as) e já começou o lenga-lenga de sempre.Alguns pré-candidatos já estão se apresentando e propostas de governo nada. A classe política de Bom Conselho, com raríssimas exceções, é fisiologista, não tem ideologia política e se organiza a cada eleição com a finalidade de chegar ao poder, partindo da premissa de ter o poder pelo poder e isso não é democracia, principalmente em nossa Bom Conselho que é o voto mais caro de Pernambuco. Partido político em nosso município só serve para cumprir normas eleitorais.

Com exceção do PT, quantos partidos em Bom Conselho tem Diretório organizado? Trabalham com Comissão Provisória que é mais fácil de manipular.Grupos que elegem o prefeito(a) e não conseguem as bênçãos do poder já ficam contra a administração e torcendo contra nosso povo.Em Bom Conselho e desde 1892 que existem apenas dois partidos, os que estão no poder e os da oposição com a boca escancarada, feito jacaré, que querem chegar lá e infelizmente esta é a nossa cultura política e nem o Padre Alfredo Pinto Dâmaso conseguiu mudar e deixou uma famosa frase: “Política em Bom Conselho é como cauda de cavalo, só cresce para baixo”.Esta é nossa realidade.

No próximo ano teremos novas eleições e alguns pré-candidatos estão aparecendo: Major Boanerges, Coronel Alexandre Bilica, Dr. Edésio, Vereador Gilmar soldado, Givaldo do Sindicato, Alexandre Piúta, Geninho Tavares, João Lucas, Daniel Filho, Léa Ramos e deve aparecer mais alguém. Segundo Geraldo Guedes, que conhece como ninguém a nossa política, se a oposição partir com dois ou mais candidatos pode preparar o terno do candidato do prefeito. Se a oposição se unir em torno de um candidato, teremos um clássico de resultado imprevisível. Pela oposição o Major Boanerges, como já foi candidato duas vezes, tem seu nome mais conhecido. Doutor Edésio não tem um grupo sedimentado, porém tem a força e apoio da grande família Ferreira. Piúta e Givaldo desejam ser pré-candidatos pelo PT, esquecendo esses postulantes que o PT tem ligação histórica com o PSB e aqui em Bom Conselho não é diferente, pois o PT faz parte do governo atual e basta um fonema do prefeito para o governador que aborta qualquer pré-candidatura petista que não esteja aliada com o atual governo e inclusive, segundo minhas fontes, o PT indicaria o(a) vice-prefeito(a) do candidato da situação.Em 2012 Doutor Zé Arnaldo tentou viabilizar a pré-candidatura de Piúta pelo Partido Verde, porém ele desistiu. O Zé tentou o Emanuel Luna que também desistiu. Por sua vez Givaldo do Sindicato deve procurar outra legenda que poderá ser o PDT. É difícil em Bom Conselho aparecer um novo Bolsonaro, pois, nossa política é do “bolso”e o“Naro” vem depois. O Vereador Gilmar soldado também sonha com uma candidatura majoritária, porém, teria que romper com o Major Boanerges, o que acho muito difícil de acontecer.

A Presidente da Câmara (duas vezes) Léa Ramos tem um grande trabalho prestado em Bom Conselho como a construção da Câmara, Congressos para atualizar os(as) vereadores(as) e outras ações no âmbito social. É uma fortíssima pré-candidata.

O ex-vereador e Secretário da Ação Social, Geninho Tavares é outro pré-candidato que tem carisma e trabalho na sua Secretaria. Na minha visão pessoal teremos três forte pré-candidatos a saber: Major Boanerges, Geninho Tavares e Léa Ramos.

Os que podem ser pré-candidatos a vice: Piúta, Givaldo, Dr. Edésio, a vereadora Márcia do PT e novos nomes como: João Lucas e Daniel Filho.

Política em Bom Conselho e de uma maneira geral não se faz com o coração e sim com o fígado.

Outro detalhe, na próxima eleição está proibido coligação partidária para vereador, ou seja, cada partido terá seus candidatos(as) e para eleger seu vereador o somatório dos votos daquele partido tem que bater os 2.400 votos que é aproximadamente o nosso coeficiente eleitoral.Resumindo cada partido terá seu candidato a vereador(a) o tubarão (primordial) e vários lambaris para ajudá-lo a chegar no coeficiente eleitoral.Vamos aguardar os acontecimentos e quem viver verá.

Para ser um pré-candidato competitivo em nossa Bom Conselho é necessário:

    1.   Ter guardado no mínimo R$ 500.000,00 para o pontapé inicial;

   2. Ir ao Recife “comprar” três partidos para viabilizar no mínimo três grupos de pré-candidatos a vereador(a) para dar cobertura financeira no mínimo a 75 pré-candidatos(as);

   3. Remunerar lideranças comunitárias que tenham prestígio e votos;

     4.    Contratar uma equipe de mídia para fazer um levantamento do que o povo deseja em cada distrito. Este levantamento irá mapear o discurso do(a) pré-candidato(a);

    5.    viabilizar R$1.500.000,00 para toda logística da campanha.

Esta história de ser um pré-candidato em nosso município sem gastar muito e ser eleito, já aconteceu em Bom Conselho e sabemos como terminou o seu mandato. Infelizmente esta é a nossa realidade, pois somos um povo (raras exceções) sem cidadania e sem a verdadeira cultura política. Não temos um Plano Diretor para nortear nosso futuro.

Um Plano Diretor atualizado e discutido com a sociedade, seria a melhor proposta de governo para o nosso desenvolvimento.

Um Plano Diretor sério feito com apoio popular irá nortear nossa Bom Conselho no mínimo, para os próximos 30 anos.

Prefeitura de Bom Conselho antecipa décimo terceiro dos professores




A Prefeitura de Bom Conselho liberou nesta quarta(29), antecipadamente, o pagamento de 50%do décimo terceiro salário para os professores efetivos da rede municipal de ensino. Também foram depositados os salários referentes ao mês de maio.

A decisão de adiantar a parcela do décimo aos professores, além de aquecer a economia local, garante a segurança financeira dos mesmos.

No ano passado a parcela foi paga no final do mês de junho e em 2019, a prefeitura conseguiu realizar o pagamento ainda no mês de maio.

O secretário de Finanças do município, Renato Ramos, falou sobre o pagamento: “Essa é mais uma demonstração de como é a administração da Prefeitura de Bom Conselho. Honrando com as obrigações financeiras com o funcionalismo público. Essa é a orientação do prefeito Dannilo Godoy. Equilíbrio financeiro e planejamento”.


Prefeitura comemora 2 anos da implantação do Melhor em Casa



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Saúde, comemorou, nesta terça-feira(28), dois anos da implantação do Programa Melhor em Casa em Bom Conselho.


O momento contou com a participação de pacientes, ex-pacientes, cuidadores, equipe do programa, secretaria de saúde e do prefeito Dannilo Godoy que fez questão de estar presente comemorando com todos a data marcante.

O Programa é fruto de uma parceria com o Governo Federal e conta com uma equipe multidisciplinar, composta de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, técnico em enfermagem e motorista, que atendem os bonconselhenses que se encaixam no programa no conforto do seu lar.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.






Prefeitura apoia quadrilhas juninas de Bom Conselho



Na tarde desta terça-feira(28), a Prefeitura de Bom Conselho, através da Diretoria de Cultura, promoveu uma reunião com os representantes das quadrilhas juninas da cidade de Bom Conselho. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores e foi conduzido pela Diretora de Cultura, Laura Ferro e teve a participação da secretária de Governo Katarina Cavalcante.


Na reunião ficou definido o dia de apresentação de cada quadrilha e o calendário foi fechado. Seguindo orientação do Prefeito Dannilo Godoy, Laura Ferro disponibilizou o apoio e a participação da Prefeitura de Bom Conselho em cada evento. O município participará com toda a estrutura de palco, som, iluminação e um apoio para outras despesas.

Dessa maneira, o Governo Municipal continua apoiando e incentivando as tradições nordestinas e que movimentam o município nas noites de inverno.

As quadrilhas se apresentarão durante todo o mês de junho e também julho, num total de mais de 30 festejos.









terça-feira, 28 de maio de 2019

Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões nesta quarta-feira (29)


Aposta simples, feita na lotérica, custa R$ 3,50.


Nenhum apostador acertou os números sorteados na Mega-Sena deste sábado. Com isso, a estimativa da Caixa Econômica Federal para o prêmio desta quarta-feira (29) é de R$ 48 milhões.

O superintendente nacional de Loterias da Caixa, Gilson Braga, conta que pessoas têm duas formas mais convencionais para jogar.

“As apostas, para lembrar, poderão ser feitas até quarta-feira, às dezenove horas, horário de Brasília. A pessoa pode estar jogando numa unidade lotérica, em qualquer lugar do país, nós temos cerca de treze mil lotéricas espalhadas por todo o território nacional, podendo também, se a pessoa tiver interesse, apostar também pela internet, pelo endereço loteriasonline.caixa.gov.br”, afirmou.

Para jogar pela internet, o apostador precisa ser maior de 18 anos e efetuar um pequeno cadastro. O cliente escolhe seus palpites, insere no carrinho e paga todas as suas apostas de uma só vez, utilizando o cartão de crédito. O valor mínimo da compra no portal é de R$ 30 e máximo de R$ 500 por dia.

Já a aposta simples, feita na lotérica, custa R$ 3,50. Neste caso, a possibilidade de acertar, segundo a Caixa, é de uma em mais de 50 milhões. A aposta mais cara custa mais de R$ 17.500, que é quando a pessoa marca 15 números na cartela. Neste caso, a possibilidade de acertar é de uma em 10 mil.

Famílias de baixa renda podem solicitar abatimento na conta de luz


Descontos variam de 10% a 65% e pode ser requerido, por exemplo, por famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa

 

Você sabia que as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica? De acordo com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, esse benefício oferece um desconto na conta de luz que varia de 10% a 65% e pode ser requerido por famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Além disso, podem pedir o desconto famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que possuam membros portadores de doença ou deficiência cujo tratamento médico demande o uso continuado de aparelhos com elevado consumo de energia elétrica. Já os indígenas e quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.

Segundo o diretor do Departamento do Cadastro Único do Ministério da Cidadania, Walter Emura, o programa busca combater a pobreza e auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O Cadastro Único serve para todos os programas sociais que atendem as famílias em situação de vulnerabilidade social; ou seja, aquela camada da população que está mais vulnerável socioeconomicamente também. Então, neste sentido, é um dos programas que ajuda a combater esta vulnerabilidade. Então, neste aspecto, é de fundamental importância como uma das políticas de proteção social”, disse.

Vale ressaltar que, para ter acesso ao benefício, é preciso estar com os dados do Cadastro Único em dia. Para isso, basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência.

Sábado tem Prefeitura no Campo no Sítio Amargoso




No próximo sábado(01), acontece mais uma edição do Programa Prefeitura no Campo, dessa vez no Sítio Amargoso, na zona rural de Bom Conselho.

As ações do programa Prefeitura no Campo terão início às 14 horas, e vão ser desenvolvidas no grupo escolar da comunidade, beneficiando duas associações: Associação Quilombola do Sítio Amargoso e Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Amargoso.

O programa levará ações de saúde e cidadania, além dos diversos serviços de assistência social. O “Prefeitura no Campo” aproxima ainda mais o Governo Municipal dos moradores da zona rural.

O momento é uma grande oportunidade para se verificar as demandas do local, e também para as pessoas conversarem com os integrantes da administração municipal e com o próprio prefeito Dannilo Godoy.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Prefeito Dannilo anuncia melhorias para Guarda Municipal



Aconteceu neste domingo(26) a confraternização anual da Guarda Municipal de Bom Conselho, no salão Dom Diego. E o prefeito Dannilo Godoy esteve se confraternizando com a categoria, junto com alguns membros do governo.


O prefeito aproveitou a oportunidade para atender a solicitação dos guardas municipais, no que se refere a implantação do risco de vida, fato que foi muito comemorado por todos. Dannilo ainda anunciou que está adquirindo um novo fardamento e uma nova viatura para a Guarda Municipal de Bom Conselho.

Junto com Dannilo estava a sua vice-prefeita Cláudia Ferreira, a ex-vice-prefeita Josefa Ferreira, e os vereadores Felipe Tuna e Léa Ramos, além de secretários e diretores municipais.

“Estamos atendendo a essa demanda da categoria e concedendo o risco de vida, além de investimentos nas condições de trabalho com novos fardamentos e uma nova viatura que em breve estará no município. Entendemos o trabalho fundamental exercido pela guarda de Bom Conselho e esperamos uma resposta ainda melhor deles com essas melhorias” Destacou Dannilo Godoy.







Associações Lagoa do Jerimum e Mulheres Guerreiras receberam o Prefeitura no Campo



 Neste sábado(25) aconteceu mais uma edição do Programa Prefeitura no Campo, desta vez nas Associações Lagoa do Jerimum e Mulheres Guerreiras, localizadas em seu Zé Roseno, Zona Rural de Bom Conselho.


O programa, que já é um sucesso desde a sua primeira edição, foi lançado pela Prefeitura de Bom Conselho e visa levar ações de saúde e cidadania a população rural do município, através das dezenas de associações rurais existentes.

As duas associações juntam-se a outras dezenas já beneficiadas, através de sorteio, com as ações levadas pelas diversas secretarias municipais.

Os associados e toda comunidade puderam receber os serviços de atendimento médico, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, agente de saúde, recreação e interação de crianças, cestas básicas, segunda vias de documentos, Cartão do SUS, ID Jovem, cartão do idoso, entre tantas outras ações.

Os vereadores Márcia do Angico e Alípio Soares, além de diversos líderes comunitários estiveram presentes e acompanharam os trabalhos. O sucesso foi absoluto. Toda comunidade ficou muito satisfeita com os serviços oferecidos e com as dúvidas que puderam tirar com a equipe do prefeito Dannilo Godoy.