quarta-feira, 29 de maio de 2019

Tribuna Livre: Prefeitura de Bom Conselho Oh! Viúva Principesca.


TRIBUNA LIVRE
Prefeitura de Bom Conselho Oh!Viúva Principesca.
José Roberto Pereira


Ao final do ano (19/11) farei 70 anos bem vividos com a graça de Deus e o plano de saúde do Banco Central.

No próximo ano não tenho mais a obrigação de votar, porém, um voto faz a diferença e enquanto puder farei esse dever de cidadania. Sempre votei de acordo com a consciência, nunca vendi meu voto nem o troquei por favoresou cargos, são 52 anos de bons votos. Fui traído por alguns gestores em Bom Conselho, porém, não vale a pena lembrá-los, pois traidores políticos devem permanecer no lixo da história. O problema principal é que não nasci para puxa-saco e sou como a vara de Marmeleiro que enverga mais não quebra. No próximo ano teremos eleições para prefeito(a) e vereadores(as) e já começou o lenga-lenga de sempre.Alguns pré-candidatos já estão se apresentando e propostas de governo nada. A classe política de Bom Conselho, com raríssimas exceções, é fisiologista, não tem ideologia política e se organiza a cada eleição com a finalidade de chegar ao poder, partindo da premissa de ter o poder pelo poder e isso não é democracia, principalmente em nossa Bom Conselho que é o voto mais caro de Pernambuco. Partido político em nosso município só serve para cumprir normas eleitorais.

Com exceção do PT, quantos partidos em Bom Conselho tem Diretório organizado? Trabalham com Comissão Provisória que é mais fácil de manipular.Grupos que elegem o prefeito(a) e não conseguem as bênçãos do poder já ficam contra a administração e torcendo contra nosso povo.Em Bom Conselho e desde 1892 que existem apenas dois partidos, os que estão no poder e os da oposição com a boca escancarada, feito jacaré, que querem chegar lá e infelizmente esta é a nossa cultura política e nem o Padre Alfredo Pinto Dâmaso conseguiu mudar e deixou uma famosa frase: “Política em Bom Conselho é como cauda de cavalo, só cresce para baixo”.Esta é nossa realidade.

No próximo ano teremos novas eleições e alguns pré-candidatos estão aparecendo: Major Boanerges, Coronel Alexandre Bilica, Dr. Edésio, Vereador Gilmar soldado, Givaldo do Sindicato, Alexandre Piúta, Geninho Tavares, João Lucas, Daniel Filho, Léa Ramos e deve aparecer mais alguém. Segundo Geraldo Guedes, que conhece como ninguém a nossa política, se a oposição partir com dois ou mais candidatos pode preparar o terno do candidato do prefeito. Se a oposição se unir em torno de um candidato, teremos um clássico de resultado imprevisível. Pela oposição o Major Boanerges, como já foi candidato duas vezes, tem seu nome mais conhecido. Doutor Edésio não tem um grupo sedimentado, porém tem a força e apoio da grande família Ferreira. Piúta e Givaldo desejam ser pré-candidatos pelo PT, esquecendo esses postulantes que o PT tem ligação histórica com o PSB e aqui em Bom Conselho não é diferente, pois o PT faz parte do governo atual e basta um fonema do prefeito para o governador que aborta qualquer pré-candidatura petista que não esteja aliada com o atual governo e inclusive, segundo minhas fontes, o PT indicaria o(a) vice-prefeito(a) do candidato da situação.Em 2012 Doutor Zé Arnaldo tentou viabilizar a pré-candidatura de Piúta pelo Partido Verde, porém ele desistiu. O Zé tentou o Emanuel Luna que também desistiu. Por sua vez Givaldo do Sindicato deve procurar outra legenda que poderá ser o PDT. É difícil em Bom Conselho aparecer um novo Bolsonaro, pois, nossa política é do “bolso”e o“Naro” vem depois. O Vereador Gilmar soldado também sonha com uma candidatura majoritária, porém, teria que romper com o Major Boanerges, o que acho muito difícil de acontecer.

A Presidente da Câmara (duas vezes) Léa Ramos tem um grande trabalho prestado em Bom Conselho como a construção da Câmara, Congressos para atualizar os(as) vereadores(as) e outras ações no âmbito social. É uma fortíssima pré-candidata.

O ex-vereador e Secretário da Ação Social, Geninho Tavares é outro pré-candidato que tem carisma e trabalho na sua Secretaria. Na minha visão pessoal teremos três forte pré-candidatos a saber: Major Boanerges, Geninho Tavares e Léa Ramos.

Os que podem ser pré-candidatos a vice: Piúta, Givaldo, Dr. Edésio, a vereadora Márcia do PT e novos nomes como: João Lucas e Daniel Filho.

Política em Bom Conselho e de uma maneira geral não se faz com o coração e sim com o fígado.

Outro detalhe, na próxima eleição está proibido coligação partidária para vereador, ou seja, cada partido terá seus candidatos(as) e para eleger seu vereador o somatório dos votos daquele partido tem que bater os 2.400 votos que é aproximadamente o nosso coeficiente eleitoral.Resumindo cada partido terá seu candidato a vereador(a) o tubarão (primordial) e vários lambaris para ajudá-lo a chegar no coeficiente eleitoral.Vamos aguardar os acontecimentos e quem viver verá.

Para ser um pré-candidato competitivo em nossa Bom Conselho é necessário:

    1.   Ter guardado no mínimo R$ 500.000,00 para o pontapé inicial;

   2. Ir ao Recife “comprar” três partidos para viabilizar no mínimo três grupos de pré-candidatos a vereador(a) para dar cobertura financeira no mínimo a 75 pré-candidatos(as);

   3. Remunerar lideranças comunitárias que tenham prestígio e votos;

     4.    Contratar uma equipe de mídia para fazer um levantamento do que o povo deseja em cada distrito. Este levantamento irá mapear o discurso do(a) pré-candidato(a);

    5.    viabilizar R$1.500.000,00 para toda logística da campanha.

Esta história de ser um pré-candidato em nosso município sem gastar muito e ser eleito, já aconteceu em Bom Conselho e sabemos como terminou o seu mandato. Infelizmente esta é a nossa realidade, pois somos um povo (raras exceções) sem cidadania e sem a verdadeira cultura política. Não temos um Plano Diretor para nortear nosso futuro.

Um Plano Diretor atualizado e discutido com a sociedade, seria a melhor proposta de governo para o nosso desenvolvimento.

Um Plano Diretor sério feito com apoio popular irá nortear nossa Bom Conselho no mínimo, para os próximos 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário