quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Plano de Imunização contra Covid-19 acontecerá em quatro fases.

 


Após semanas de debate com entidades e secretarias municipais e estaduais de saúde, o Ministério da Saúde divulgou o planejamento preliminar do Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19. Ainda sem data definida, com previsão para começar em março, o programa foi anunciado no momento em que outros países já organizam o início da imunização.

 

A vacinação ocorrerá em quatro fases após aprovação de imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), começando por idosos, profissionais da saúde e indígenas. A ideia é de que 109,5 milhões de brasileiros sejam imunizados nesse ciclo. 

 

O número prevê a vacinação de duas doses a partir de acordos já garantidos pelo governo para obter as vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, pelos estudos observados até agora, não haverá doses suficientes em 2021 para imunizar a totalidade da população.

 

A pasta ainda destacou que o planejamento de vacinação em fases é preliminar e pode sofrer alterações, a depender de novos acordos de aquisição de vacinas com outras farmacêuticas, após regulamentação pela Anvisa. Estão sendo analisados pela agência reguladora os estudos envolvendo vacinas desenvolvidas pelos laboratórios Pfizer, Astrazeneca (em parceria com a Universidade de Oxford) e Sinovac (em parceria com o Instituto Butantan).

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que o ministério defende a não obrigatoriedade da vacinação e que a escolha caberá à população, “Falo pelo ministério e falo também em consonância com o presidente da república, a nossa estratégia será a não obrigatoriedade da vacina. Trabalhar com campanhas de conscientização e trabalhar pelo padrão da vacina, uma vacina campeã, com resultados, sem efeitos colaterais. Quando isso começar a dar resultado será o contrário, a procura será muito grande e não a obrigatoriedade.” 


Apesar da divulgação preliminar, o governo afirma que o plano de imunização só ficará pronto quando houver vacina registrada na Anvisa. As regras para aprovação do imunizante variam, mas por fim todas dependem que a eficácia da imunização seja comprovada.

 

O assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Alessandro Chagas, demonstrou preocupação sobre a distribuição das doses da vacina. “Os municípios têm uma responsabilidade de distribuição na própria localidade. Então imagina, o Brasil com essas dimensões, essa distribuição não é rápida, para você entregar vacina em todos os 5380 municípios e estar disponível em todas as unidades que vacinam você leva um tempo.”
 

Em audiência pública na comissão mista que acompanha as ações de enfrentamento ao coronavírus, o ministro da Saúde afirmou que os testes de diagnóstico da Covid-19 com vencimento em dezembro deverão ter o prazo estendido pela Anvisa.

 

Sobre o aumento do número de casos após as eleições municipais, que já começa a ser chamado de segunda onda de contágio do vírus, o ministro afirmou que já era esperado e foi normal o agravamento em decorrência do o processo eleitoral de campanhas, com aglomerações e eventos. 

 

Após o segundo turno, no último domingo (29), governos estaduais já voltaram a endurecer as medidas de distanciamento previstas no plano de flexibilização, anunciando o recuo da fase verde para a fase amarela, que é mais restritiva e limita mais os horários de funcionamento do comércio e serviços, por exemplo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Brasileiros terão conta de luz mais cara em dezembro, revela Aneel

 


Os brasileiros vão passar a ter a conta de luz para o mês de dezembro mais cara. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e estabeleceu bandeira vermelha patamar 2 para este mês. A taxa é considerada a mais alta, com custo de R$ 6,24 por 100 quilowatts/hora consumidos.

 

Por conta da pandemia, Aneel havia decidido, em maio, manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020. No entanto, a diretoria do órgão alegou que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia contribuíram para a necessidade do aumento.

 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como alternativa de recomposição de gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira, que pode ser vermelha, amarela ou verde, é impressa na conta de luz e sinaliza o custo da energia em função das condições de geração.

Coluna Ensaio Geral: Chuvas do Mês de Novembro de 2020

 

         Quando o ano é bom de chuva, é assim. Tivemos uma excelente precipitação neste mês, com 87 mm. Agora o total acumulado do ano é de 1105 mm. Esperamos que o período de seca em nosso município tenha acabado.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Dezembro Laranja: HCP alerta para o câncer de pele

Exposição excessiva ao sol é a principal causa do câncer de pele. A doença corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.



Com o final do ano chegando, vem o verão e, também, o período de férias de muitas famílias.  Por isso, deve ser grande a quantidade de pessoas nas praias, clubes e parques, aumentando a exposição ao principal fator de risco para o câncer de pele – o sol. A doença é o câncer mais frequente em ambos os sexos, devendo acometer, ainda em 2020, 83.770 em homens e 93.160 em mulheres, representando 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em 2019, 708 pessoas foram atendidas no serviço de dermatologia. Por isso, aos 75 anos de história, o HCP entra mais uma vez no Dezembro Laranja e lança a campanha “Prevenção é proteção. Previna sua família do câncer de pele. Lembre-se do protetor solar”, para estimular o cuidado com esse tipo de tumor desde cedo e em qualquer ocasião. O alerta pode ser conferido nas redes sociais @sigahcp e no site hcp.org.br.


A doença é mais comum em pessoas de pele clara acima dos 40 anos, com exceção daquelas já portadoras de doenças cutâneas. Porém, esse perfil de idade vem se modificando com a constante exposição dos jovens aos raios solares. “Nós estamos diariamente expostos ao sol, seja na rua, ou até mesmo, dentro da nossa própria casa. Vivemos em um país tropical e próximo ao litoral, precisamos proteger nossa pele sempre.  No caso da pele branca é recomendável que se utilize o protetor solar fator 30, repetindo a cada duas ou três horas. Já para peles pretas/negras ou marrons/pardas, o fator 15 é suficiente, mas, também deve ser reaplicado em intervalos curtos”, destaca a dermatologista do Hospital de Câncer de Pernambuco, dra. Mecciene Mendes.


O câncer de pele é um tumor maligno provocado pela multiplicação desordenada de células da região da pele e se apresenta em dois tipos, o câncer de pele melanoma e não melanoma (carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide). O primeiro é o mais agressivo dos dois, devido sua alta probabilidade de provocar metástases (disseminação para outros órgãos), mas também o mais raro deles, correspondendo a 3% das neoplasias malignas da pele - são lesões elevadas ou planas, mas, em geral, novos sinais que crescem, mudam de cor ou formato e já podem apresentar sangramento. Localizam-se em pele exposta ao sol ou são sinais antigos que apresentam as mesmas alterações. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente na região do tronco, no caso dos homens; e nas pernas, no caso das mulheres. Os principais sintomas do câncer de pele são lesões ulceradas e/ou caroços, com ou sem escamas que sangram, aparecimento de manchas escuras, com bordas irregulares ou mudança em uma mancha já existente. Ainda pode incluir sangramento e a não cicatrização da área.


As localizações mais comuns são as áreas expostas ao sol, como careca, rosto, pescoço e braços. “Além da exposição frequente ao sol, a cor da pele é um dos principais fatores de risco. Pessoas de pele branca, ruivas, olhos e cabelos claros têm mais chance de ter o câncer de pele”, destaca a médica. Nos dois casos, sendo detectado precocemente, o câncer de pele tem 90% de chances de cura. 
Para a prevenção de todos esses cânceres da pele, a recomendação principal é evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente no horário das 9h às 15h, e para pessoas cujas atividades profissionais são desenvolvidas nesses horários, usar sempre protetor solar e acessórios como chapéus e camisas com proteção UV.


Ainda segundo o INCA, no Brasil, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma esperados, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 83.770 em homens e de 93.160 em mulheres, correspondendo a um risco estimado de 80,12 casos novos a cada 100 mil homens e 86,65 casos novos a cada 100 mil mulheres. Quanto ao câncer de pele melanoma, o número de casos novos estimados será de 4.200 em homens e de 4.250 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 4,03 casos novos a cada 100 mil homens e 3,94 para cada 100 mil mulheres.


Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem 75 anos e é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes.

Cliente da Celpe recebe até R$ 10,00 de volta ao pagar conta de energia.

Crédito será destinado exclusivamente para novos usuários do PicPay que quitarem a fatura pela plataforma. Promoção segue até o dia 31 de dezembro

 


Antes que termine o ano, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, decidiu oferecer mais uma facilidade de quitação para seus clientes. A concessionária de energia inicia, nesta terça-feira (1º), parceria com a PicPay que vai devolver até R$ 10,00 (cashback). O bônus estará disponível, exclusivamente, para os consumidores da distribuidora que ainda não são usuários da plataforma. Ao realizar o novo cadastro e efetuar o pagamento, o cliente receberá o crédito na plataforma PicPay. A promoção ficará disponível até o dia 31 de dezembro.



Para uma família de baixa renda, o valor representa, em média, aproximadamente, 25% da conta mensal de energia. A oportunidade é destinada tanto para débitos antigos quanto para novas faturas, podendo ser aproveitado também por empresas. Na plataforma, também é possível parcelar suas faturas, a taxa de juros cobrada nas transações realizadas no cartão de crédito é definida pela PicPay.



“Em um ano marcado por desafios, as facilidades de pagamento e condições especiais de negociação trouxeram um certo alívio aos clientes. Essa parceria da Neoenergia com a PicPay é a última oportunidade do que estamos oferecendo em 2020”, comenta o superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura.



Para pagar a fatura com o PicPay basta baixar o aplicativo que está disponível na App Store e no Google Play e abrir sua conta. Após cadastrado, o cliente deve clicar no botão “Pagar” e selecionar a opção “Pagar boleto”. Depois é só ler ou digitar o código de barras e finalizar a transação.

Dannilo Godoy, uma liderança do agreste.


O atual prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB) se tornou, já há alguns anos, a maior liderança política do município que administra há quase 8 anos.

 

Dannilo realizou dois grandes governos, com obras estruturadoras por todo o município e uma gestão responsável financeiramente e transparente.

 

Venceu a sua primeira eleição em 2012, com uma larga vantagem para seus concorrentes. Em 2016, em outra grande vitória, se tornou o primeiro prefeito reeleito da sua cidade. Em 2014 e 2018 deu grandes votações aos seus deputados e senadores, bem como ao governador, sendo seus candidatos sempre majoritários em Bom Conselho.

Agora na eleição de 2020, Dannilo Godoy, que tem uma aprovação que beira os 80%, apresentou seu sucessor, João Lucas (PSB) para disputar a prefeitura com outros quatro candidatos.

 

João, com apenas 22 anos, venceu a eleição, tornando-se o prefeito mais jovem da história de Bom Conselho e o mais jovem prefeito eleito, nestas eleições, em Pernambuco.

 

Em Bom Conselho e no agreste cresce o sentimento por uma candidatura de Dannilo Godoy à Assembleia Legislativa em 2022, o que traria uma representatividade de um jovem, mas já experiente administrador, com muita habilidade política,  ao cenário da política pernambucana e que tem muito a oferecer ao Estado de Pernambuco.