quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Abertas as inscrições do II Concurso de Redação do Detran-PE





Estão abertas as inscrições para o II Concurso de Redação do Detran-PE que, neste ano, tem como tema: “Década Mundial de Ações Para Segurança no Trânsito 2011-2020: Seja você a mudança no trânsito”. O certame, realizado pelo Detran-PE, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), é direcionado aos alunos de todas as faixas etárias dos três anos do ensino médio das escolas da Rede Estadual. Os interessados devem inscrever seus trabalhos até o dia 28 deste mês de agosto.

O objetivo do concurso é fomentar nos alunos a reflexão sobre a cidadania no exercício do direito de ir e vir, refletido nas ações cotidianas do ato de transitar. Os candidatos devem desenvolver uma redação manuscrita de, no mínimo 20 linhas, e preencher o formulário de inscrição através do link disponível no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br).  As escolas participantes do concurso deverão selecionar, no mínimo, três e, no máximo, cinco trabalhos, que devem ser remetidos pelos Correios à Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran-PE.

Serão observados itens como ortografia, concordância, pontuação, regras de letras maiúsculas e minúsculas, organização e coerência na exposição das ideias. Além disso, o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer meios de comunicação ou publicação, nem deve ter participado em outros concursos.

As cinco melhores redações serão premiadas com tablets, durante a Semana Nacional de Trânsito 2015, aqui em Pernambuco, com data e local ainda a definir.  Confira mais informações no edital aqui.

Folha de redação aqui.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Greve dos servidores da Compesa a partir de sábado (08).



Trabalhadores da Compesa vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite do próximo sábado (8). A categoria reivindica um aumento de 13,28% retroativo a maio e pago ainda este ano, correção de diferenças salariais e pagamento de hora extra. 

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), 70% dos 3.900 funcionários vão paralisar as atividades. O abastecimento de água para a população não deve ser afetado. Já os serviços de atendimento, em lojas e na sede da empresa, não serão realizados.

Por ser considerado serviço essencial, a categoria diz que irá respeitar os trâmites legais de comunicado com 72 horas de antecedência, em respeito à população usuária. 
"Fizemos uma mobilização e diversas tentativas de negociação com mediação do Ministério Público, mas a empresa só quer apresentar a proposta de reajuste da inflação dividida, e os trabalhadores estão insatisfeitos", diz o presidente do Sindurb-PE, José Barbosa.

Segundo a categoria, foram três meses de negociação e, no mês passado, o procurador José Laízio Pinto Junior reconheceu a ocorrência de malogro no processo. "A greve será mantida até que a empresa apresente uma proposta que satisfaça os anseios dos trabalhadores. Esperamos que o Ministério Público possa nos chamar novamente para uma tentativa de conciliação", afirma Barbosa.

Além da paralisação, está prevista para a próxima segunda (10) uma passeata, com concentração a partir das 8h na Compesa, localizada na Avenida Cruz Cabugá.


terça-feira, 4 de agosto de 2015

Romero Ferro faz preview do novo disco em show no Recife.



Romero Ferro abre a programação deste mês no Sonido Projeto. O show acontece quarta-feira (5) na Rouge, em Casa Forte e o artista promete apresentar repertório especial e inédito. Além do EP Sangue e Som (2013), ele vai cantar pela primeira vez as canções “Leve”, “Solidão É Nada” e “O Medo Em Movimento” que farão parte do próximo álbum, assim como “Arsenal” e “Ao Fim”. O disco novo será lançado nacionalmente esse semestre.

Romero é conhecido pela sua performance intimista, letras românticas, paixão por violão, frevo e Cazuza. Mas, suas influências musicais são referências familiares. “Meus pais me colocavam para dormir ouvindo música, e isso acabou de alguma forma grudando em mim. É como se estivesse no meu sangue, pulsando junto comigo. No rádio, tocava desde Beatles a Zé Ramalho, passando por Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Cazuza, Rita Lee, Doces Bárbaros, Lulu Santos, Kid Abelha, entre outros”, diz o músico.

O cantor é filho do casal bonconselhense, Ricardo Brito e Laura Ferro.


Romero já dividiu o palco com artistas da cena cultural pernambucana como Mônica Feijó, Karynna Spinelli, Zé Cafofinho, Victor Camarote, Nena Queiroga, Maestro Spok e Josildo Sá.

Cine Sesi atrai multidão para apresentações em Saloá



A prefeitura Municipal de Saloá em parceria com o Sesi, realizou este final de semana, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto o Projeto Cine Sesi Cultural. Por meio da Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura, o evento trouxe entretenimento durante as três noites em que esteve instalado na Praça São Vicente. As seções de cinema foram realizadas às 19h30 em frente à Igreja Matriz.

Segundo Pacheco Neto, diretor de cultura de Saloá, o cinema é ficção para a maioria das cidades do interior do Brasil, principalmente quando se trata de cinema de rua, que ao longo das ultimas décadas tornara-se cada vez mais raro. “Atendendo a solicitação da população por arte e espaços de entretenimento, o prefeito Ricardo Alves tem incentivado eventos como este. Nós conseguimos agendar com um Sesi esta parceria e comprovamos o sucesso. Outros momentos como este certamente acontecerão, proporcionando lazer à toda a população”, disse Pacheco.

O Cine SESI Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira, que esteve prestigiando o evento em Saloá. A programação contou com apresentações de Comédia (Cine Holiude), Ação (A Busca) e Os Croods – classificação livre.


Guarapão, Campeão da Copa Alagoas-Pernambuco de Futsal.



Após ser terceiro lugar na 1ª edição do torneio em Messias/AL, ser vicecampeão na 2ª edição em Bom Conselho/PE, o Guarapão enfim sagrou-se Campeão da 3ª Copa Alagoas-Pernambuco de Futsal 2015, realizada em Novo Lino/AL, vencendo todos os jogos que disputou e batendo na final o time da casa, o Los Guerreros por 3 X 2, com destaque para Neyvaldo, que chamou a responsabilidade com habilidade, experiência, frieza e visão de jogo e que muitos críticos desportivos bonconselhenses já o consideravam um jogador aposentado. Parabéns a todos os jogadores que foram para esta disputa e à torcida que acompanhou o time!

Assalto ao Banco do Brasil de Saloá acaba com quatro assaltantes mortos.




A Central de Operações do batalhão foi informada que em Saloá no Agreste pernambucano, bandidos se preparavam para explodir os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, foi deslocado reforço policial para a cidade e quando os PMs se deslocavam por uma estrada vicinal que liga Terezinha a Saloá, foram surpreendidos pelos elementos que deram inicio a troca de tiros com o GATI e ROCAM, no revide quatro elementos foram baleados, chegaram a ser socorridos para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, não resistiram e vieram a óbito.

A ação criminosa contou com a participação de cerca de 15 elementos todos fortemente armados, dois deles ficaram nas proximidades do destacamento da Polícia Militar dando cobertura em motocicletas, o restante do bando foi até a agência onde colocaram os explosivos e dinamitaram os caixas eletrônicos e segundo informações estavam sem dinheiro, os policiais do destacamento de Iati realizavam diligencias quando os bandidos perceberam e deram inicio a fuga.

Além das motos foram utilizados dois veículos sendo um modelo Celta e um Siena, os carros estavam com as placas adulteradas com fita adesiva.

Ainda durante a troca de tiros o restante do bando conseguiu fugir pelo mato, foram apreendidas três armas de fogo e duas alavancas, o prédio do banco ficou parcialmente destruído e uma banana de dinamite foi deixada no local.

Um dos assaltes mortos é do município de São João.

Informações/Fonte

Agreste Violento.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como silenciar contatos do WhatsApp.

WhatsApp para Android permite que o usuários silenciem contatos individuais. A função, que antes estava disponível para os grupos, pode ser ativada por horas ou mais tempo. Assim, o usuário evita ser incomodado com alertas ou notificações daquele amigo que fala demais, por exemplo. Confira neste tutorial como usar o recurso.
whatsapp-novos-emojis-android3 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Abra a conversa com o contato e acesse o menu do topo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra a conversa com o contato e acesse o menu do topo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Silencie pelo tempo que preferir no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Silencie pelo tempo que preferir no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Se preferir desative o recurso (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Se preferir desative o recurso (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

whatsapp-novos-emojis-android3 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Passo 1. Abra o WhatsApp e acesse a conversa com o contato que deseja silenciar. Em seguida, toque no ícone de menu do topo, indicado por “três pontos” e selecione “Ver Contato”;
Passo 2. Role a tela e toque na chave ao lado de “Silenciar”. Escolha o tempo que deseja manter o recurso ativado (8 horas, 1 semana ou 1 ano) e marque se deseja receber notificações dessa pessoa ou não. Confirme em “Ok”;
Passo 3. Para desativar, toque novamente na chave ao lado de “Silenciar” e note que ela ficará cinza, em vez de verde.
Pronto. Você pode personalizar para cada contato que preferir no WhatsApp. Para fazer o ajuste, é necessário ter a versão mais recente do mensageiro.

História de Bom Conselho.


Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade de negros (quilombo) chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer van Rijnbach, que estabeleceu ali uma colônia.Com o triunfo da Insurreição Pernambucana, que levou as duas batalhas do Guararapes, a primeira em 19 de abril de 1648, e a segunda em 19 de fevereiro de 1649, respectivamente, terminou o domínio holandês sobre o Nordeste brasileiro, culminando na partida dos últimos navios holandeses em 1654. No entanto, boa parte dos colonizadores oriundos dos Países Baixos decidiu permanecer no Brasil.

Durante o final do século XVII e ínicio do século XVIII espalharam-se rumores de que Blaer van Rijnbach teria enterrado um tesouro nesta região, e em meados de 1680, um grupo de holandeses sobre a liderança de um certo René Belosch, que supostamente tinha posse de um mapa que revelava a localização deste tesouro, veio para Bom Conselho, onde por sua vez começaram a cavar e construir abrigos no topo de uma serra.Após alguns anos morando em cavernas esse grupo, perseguido por portugueses e pelos luso brasileiros, fugiu para Alagoas e de lá seguiram rumo desconhecido, deixando sua busca para traz.

Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. É especulado que esta família teria vindo para a localidade a fim de procurar o tesouro de van Rijnbach, e que por muitos anos e gerações se dedicou a esta tarefa, no entanto sem obter sucesso.

Com o crescimento da população em 1887, transformou-se em freguesia.

A partir de 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste. É célebre a frase do seu fundador, o capuchinho Frei Caetano de Messina: "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade".


Em 3 de agosto de 1892, Bom Conselho tornou-se município autônomo, através da Lei provincial nº 52. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano.

domingo, 2 de agosto de 2015

Festa de emancipação de Bom Conselho.



Prefeitura Municipal de Bom Conselho, convida toda população bomconselhense para participar dos 123 anos da nossa querida cidade, que será realizada amanha dia 03 de agosto de 2015 e terá  como programação:

08:00hs Hasteamento das Bandeiras;
10:00hs Missa na Matriz Jesus, Maria e José;
21:00hs início da festa, que será no Parque de Exposição Delamário Borba, com ás Bandas:

- Célia do Arocha
- Jean Pierre
- Luan Estilizado

Aguardamos a presença de todos, fiquem com Deus.


Ascom/PMBC