quinta-feira, 25 de março de 2021

Governador de Pernambuco prorroga quarentena até 31 de março e anuncia novo plano de convivência com início em 1° de abril.

 



O governador Paulo Câmara anunciou, em um pronunciamento nesta quinta-feira (25.03), que o Estado vai estender a quarentena mais rígida até o próximo dia 31 de março. Com isso, Pernambuco completará 14 dias seguidos de medidas restritivas em todo o território. 

 

O governador comunicou ainda que já a partir do dia 1º será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril.

 

“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”, detalhou Paulo Câmara sobre as novas medidas, esclarecendo também que as celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.

 

Segundo o governador, a flexibilização das restrições não significa que a pandemia foi superada em Pernambuco. “Pelo contrário, temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença. Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”, advertiu Paulo Câmara, acrescentando que considera o atual momento decisivo na luta contra a doença, que já dura mais de um ano.

Boletim Covid-19 – 24/03/2021 | Prefeitura de Garanhuns.

 


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados dois óbitos por Covid-19 nesta quarta-feira (24), em Garanhuns. O primeiro caso é de um paciente de 47 anos, e ocorreu no dia 18/03, em unidade da rede pública. O segundo é de um paciente de 51 anos, e ocorreu no dia 22/03, em unidade da rede pública. Ambos foram confirmados após investigação da Vigilância.

 

Também foram notificados 31 casos da Covid-19; e mais quatro pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 44 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Dois óbitos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

 

Até hoje, 8407 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2002 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 70 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos e clínicas de atendimento geral.

 

Ao todo, já foram confirmados 7591 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 134 pessoas vieram a óbito, 6613 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 119 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 12288 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais de enfermaria encontra-se em 26%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI de administração do Governo Estadual.

Prefeitura de Garanhuns garante novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19.

 
Ao todo, serão 10 vagas que vão assegurar a assistência aos
pacientes que apresentarem quadros graves da doença




 

A Prefeitura de Garanhuns vai reforçar a rede pública de assistência à saúde do município, com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente aos pacientes do município com a Covid-19. As novas vagas já haviam sido anunciadas anteriormente pelo prefeito Sivaldo Albino e pela secretária de Saúde, Catarina Tenório. A abertura vem em um dos momentos mais críticos da pandemia em Pernambuco, com aceleração do contágio pela Covid-19 e alta nos indicadores de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

Os leitos estão instalados na Unidade de Tratamento Covid-19 (UTC), localizada no bairro Francisco Figueira (Cohab II). Com o objetivo de que as vagas fossem disponibilizadas com a maior brevidade possível, o Governo Municipal empenhou-se para estruturar o espaço e fortalecer o tratamento de casos graves da Covid-19.

 

“Este é um um esforço do Governo Municipal que será de grande importância no enfrentamento de um dos momentos mais críticos da pandemia. Garanhuns precisa imediatamente de mais leitos de UTI, e a abertura destas vagas vai salvar muitas vidas”, afirmou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. Para que os leitos de terapia intensiva possam funcionar, foi instalado um tanque criogênico, com capacidade de armazenamento de 5700 mil metros cúbicos de oxigênio. Também estão em fase final de testes uma bomba de vácuo e um compressor, instalados na última semana. Os equipamentos foram adquiridos pela gestão municipal ao longo do mês de março, totalizando um investimento de mais de 200 mil reais.

 

O município também está finalizando a seleção da equipe técnica que irá trabalhar no local. O processo vem sendo acompanhado diretamente pela secretária de Saúde Catarina Tenório e pelo secretário executivo da pasta, Paulo Mendonça. O local vai contar com cerca de 50 profissionais; entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais. 

 

“Além de vacinar nossa população e fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas, vamos ampliar a rede de enfrentamento à Covid-19. Desde o início do ano nossa equipe está planejando a ativação dos leitos de UTI e para isso, foi preciso reestruturar a Unidade de Tratamento Covid-19 em tempo recorde”, destaca a secretária de Saúde, Catarina Tenório.


Para a ativação efetiva dos leitos a Secretaria está aguardando a entrega dos medicamentos sedativos para a UTI. A previsão é de que até a próxima sexta-feira (26) a unidade esteja abastecida com os insumos e equipamentos.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Celpe Prorroga Prazo Para Clientes Pagarem Conta Atrasada Com Desconto

Concessionária vai retirar cobrança de juros, multa e correção monetária dos consumidores que possuem dívidas com mais de seis meses de vencido. Saldão 30% vai até o dia 16 de abril

 


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) prorrogou até o dia 16 de abril a Campanha Saldão 30%. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (23) à tarde. A iniciativa tem como finalidade zerar a cobrança de juros, correção e multa dos clientes que possuem contas de energia elétrica com mais de 180 dias de atraso no pagamento, podendo chegar a um desconto de até 30% no valor total da dívida. Na campanha, a concessionária permite a quitação do débito à vista ou dividido em até doze parcelas no cartão de crédito. A intenção da companhia é contribuir com a recuperação financeira dos consumidores que tiveram dificuldade de liquidez durante a pandemia. Todo o processo é realizado de forma virtual, evitando assim aglomeração nas lojas da concessionária.

 

O Saldão 30% poderá ser aproveitado por clientes de todas as classes, podendo ser residencial, comercial, industrial, poder público ou qualquer outro que possua faturas com mais de seis meses de atraso no pagamento. As contas de energia em aberto com menos de seis meses de atraso não se enquadram na campanha. O cliente que deseja participar do Saldão deve entrar no portal de negociações da Celpe (clique aqui e acesse) e realizar todo processo, finalizando com a escolha da forma de pagamento. Lembrando que na opção pela divisão em 12 parcelas, a pessoa deve pagar os juros do cartão de crédito.

 

A Campanha Saldão 30% é mais uma iniciativa da Celpe com a finalidade de contribuir com seus clientes durante a pandemia. Nos últimos 12 meses, a concessionária ampliou suas formas de pagamento digital, com possibilidades de quitação via PicPay, Pix, RecargaPay e débito em conta, além dos agentes bancários tradicionais. A fatura pode ser entregue via e-mail, para evitar contato com o papel e contribuir com o isolamento social e meio ambiente. O atendimento ao público foi ampliado ou passou a ser feito também pelo Whatsapp (32176990), Facebook, teleatendimento (116), site oficial (www.celpe.com.br) e nas tradicionais lojas de atendimento, que estão seguindo todos os protocolos sanitários visando a segurança dos clientes e dos atendentes.

Boletim Covid-19 – 23/03/2021 | Prefeitura de Garanhuns.

 


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados dois óbitos por Covid-19 nesta terça-feira (23), em Garanhuns. O primeiro caso é de um paciente de 76 anos, e ocorreu no dia 05/03, em unidade da rede pública. O segundo é de um paciente de 71 anos, e ocorreu no dia 22/02, em unidade da rede pública. Ambos foram confirmados após investigação da Vigilância.

 

Também foram notificados 25 casos da Covid-19; e mais 25 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 22 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Três óbitos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

 

Até hoje, 7194 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1997 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 70 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos e clínicas de atendimento geral.

 

Ao todo, já foram confirmados 7516 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 132 pessoas vieram a óbito, 6609 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 82 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 12221 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais de enfermaria encontra-se em 20%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI de administração do Governo Estadual.

terça-feira, 23 de março de 2021

Aprovado PL de João Paulo Costa que discrimina localização de radares em rodovias de Pernambuco

 


A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o projeto de lei 1639/2020, de autoria do deputado João Paulo Costa (Avante), que determina a discriminação dos locais, limites de velocidade e horário de funcionamento dos radares nas rodovias do Estado. As informações deverão ser disponibilizadas no site institucional do Governo de Pernambuco. O parlamentar defende que a ação é para alertar aos motoristas sobre os perigos da pista em cada ponto. 

 

“Nosso projeto pretende esclarecer aos motoristas as normas de trânsito e garantir a segurança nas rodovias de Pernambuco. Sabendo quais são os trechos mais perigosos, será possível redobrar a atenção nesses locais. Apenas nas BRs-101 e 232, o número de veículos é de 90 mil por dia, aumentando bastante nos feriados. Precisamos, cada vez mais, incentivar a redução de acidentes nas estradas”, declarou João Paulo Costa.

 

Em 2019, a Polícia Rodoviária registrou 2.737 acidentes nas rodovias federais. No ano passado, mesmo com a pandemia de Covid-19, o número calculado foi de 2.557 ocorrências. Nas estradas estaduais, segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária, ocorreram 1.878 acidentes em 2019. Em 2020, o BPRv registrou 1.402 casos. Neste ano, o Batalhão já contabilizou 228 casos até o início do mês de março.

 

O texto seguiu para receber sanção e entrará em vigor após 90 dias da data de sua publicação.

Bom Conselho inicia quinta etapa de Vacinação Covid-19.

 


O município de Bom Conselho recebeu mais doses das vacinas de combate à Covid-19 e está avançando para a quinta etapa do nosso Plano Municipal de vacinação.

 

É fundamental atenção e consciência. Se você tem um idoso com 70 a 74 anos, fique atento nessas informações.

 

Associações quilombolas, devem levar a relação para a Secretaria de Saúde. O poder público municipal continuará com a maior transparência todas as etapas assim que  receber mais doses.

 

É Bom Conselho Seguindo no Caminho Certo!






Garanhuns amplia vacinação para idosos de 70 a 74 anos e povos quilombolas.

Município recebeu 4735 doses ao todo, para garantir a primeira dose do público-alvo 



Em nova remessa, enviada pelo Governo do Estado, o município de Garanhuns recebeu mais doses para dar continuidade à vacinação contra a Covid-19. Ao todo, foram recebidas 4735 unidades das vacinas, que irão ampliar a campanha para o público de 70 a 74 anos e povos de comunidades quilombolas, além de continuar a vacinação dos trabalhadores de saúde.



Desta forma, serão 2085 doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz para 60% dos povos de comunidades quilombolas. Outras 2540 unidades da Sinovac/Butantan serão destinadas para 72% da população de 70 a 74 anos. Também foram recebidas mais 110 vacinas da Sinovac/Butantan para realizar a primeira dose de trabalhadores de saúde do município. 



“Estamos ampliando o público-alvo e também a nossa logística, para que o máximo de pessoas sejam contempladas. Atualmente temos cinco pontos de vacinação funcionando, além de um drive thru na área externa da Secretaria de Saúde”, pontuou o prefeito Sivaldo Albino.



Já as 2240 unidades da Sinovac/Butantan para a população de 75 a 79 anos, e as 610 unidades para trabalhadores de saúde, recebidas no dia 18/03/2021 pelo município, que seriam destinadas às primeira e segunda doses dos grupos, serão remanejadas para que seja feita a aplicação apenas da primeira dose. A recomendação foi emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em ofício enviado aos municípios no último sábado (20).



“Hoje recebemos o quantitativo de doses e definimos as estratégias para contemplar a população desta fase. Começaremos amanhã com a vacinação de idosos de 70 a 74 anos, e na quarta-feira iniciamos os povos das comunidades quilombolas. Além destes grupos, seguimos vacinando também os idosos de 75 a 79 anos e trabalhadores de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório.



Cadastro para idosos - O formulário de cadastro para o público de 70 a 74 segue disponível no Portal da Prefeitura (garanhuns.pe.gov.br). Após inscrição, o idoso deverá aguardar ligação da Secretaria de Saúde, informando a data, local e horário da vacinação.



Vacinação dos quilombolas - Os povos das comunidades do Castainho, Estivas, Tigre, Caluête, Timbó e Estrela serão vacinados em pontos de vacinação distribuídos entre os seis quilombos, na quarta (24) e quinta-feira (25). A população será convocada pelas equipes de Atenção Básica, e a vacinação seguirá a ordem decrescente, de acordo com a faixa etária, até o público de jovens e adultos, conforme pactuação com as lideranças das comunidades quilombolas de Garanhuns.

 

Boletim Covid-19 – 22/03/2021 | Prefeitura de Garanhuns

 


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram notificados 12 casos da Covid-19; e mais oito pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 19 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Quatro óbitos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

 

Até hoje, 6446 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1989 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 75 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, e consultórios odontológicos.

 

Ao todo, já foram confirmados 7469 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 130 pessoas vieram a óbito, 6584 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 104 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 12146 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais de enfermaria encontra-se em 28%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI de administração do Governo Estadual.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Prefeitura Bom Conselho lança o "Alô Infraestrutura".

 

Estamos lançando hoje o ALÔ INFRAESTRUTURA. Por esse contato você poderá solicitar alguns dos serviços da secretaria. A equipe está pronta para lhe atender e programar o serviço com a maior eficiência possível. É Bom Conselho Seguindo no Caminho Certo!