terça-feira, 23 de novembro de 2021

Enem: Estudantes com Covid-19 podem pedir reaplicação da prova.

 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, assim como o Enem 2020, tem uma série de medidas de segurança contra a covid-19. As provas começaram a ser aplicadas no último domingo (21) e quem apresentou algum sintoma poderá pedir a para participar da reaplicação do exame. O mesmo vale para quem apresentar sintomas da doença até o segundo dia de prova, no próximo domingo (28).

 

A reaplicação será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)  tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

 

A reaplicação deverá ser solicitada na Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, junto com a documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.

 

A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito a reaplicação o participante que apresentar sintoma de Covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame. A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais do Enem impresso e Digital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

 

O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação.

 

Uso de máscara

 

O Enem ocorre em um momento em que a vacinação avança no Brasil e há redução nos casos e no número de mortes por Covid-19. Mesmo assim, segundo especialistas a orientação é manter as medidas de segurança, ainda mais em um exame de grandes proporções como o Enem. O exame prevê o distanciamento entre as carteiras e a disponibilização de álcool em gel.

 

O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, é obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para comer. Quem descumprir a regra, poderá ser eliminado.

 

Problemas logísticos

 

Os candidatos que foram afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas também devem estar atentos ao prazo de 29 de novembro a 3 de dezembro para pedir a reaplicação do exame. São considerados problemas logísticos falta de energia elétrica, infiltrações por conta de chuvas, falhas no computador - no caso do Enem digital, entre outros que prejudiquem a realização das provas.

 

Coluna Ensaio Geral: Audálio Ferreira de Araujo (Parte II)

 

 

         Como vimos anteriormente, Audálio sem poder ir para a reeleição, pois não existia reeleição, decide apoiar Gervásio Matos na eleição municipal de 1996, e juntos “Audálio e Gervásio” imprimi outra derrota a Walmir Soares. Porém com pouco tempo do governo de Gervásio, Audálio rompe com Gervásio.

 

         Na eleição legislativa de 1998 Audálio fecha um acordo político com Walmir Soares para deputado estadual, com a promessa de Walmir apoiar ele para prefeito na eleição de 2000. Nesta eleição de 1998 Walmir quase que era eleito deputado, e obteve a maior votação que um candidato a deputado estadual teve em nossa cidade.

 

                            ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2000

         Com uma administração horrível, Gervásio vai para reeleição muito desgastado. As eleições de 2000 foram a primeira depois de muitos anos a permitir a reeleição de um prefeito.

 

         Audálio tinha sido um bom prefeito, e com o apoio de Walmir Soares tinha tudo para ser eleito prefeito pelo a segunda vez. Nestas eleições surgiu um grupo político formado por médicos e cidadãos da nossa sociedade, intitulado “BOM CONSELHO TEM CURA”, este grupo estava propondo uma nova forma de fazer política, ou seja, fazer política sem comprar votos.

 

         Porém algo inesperado aconteceu, Walmir não cumpriu a promessa de apoiar Audálio, e saiu candidato. Com isto a candidatura de Audálio sofreu um baque enorme, porém ainda era um nome forte, e numa eleição muito concorrida, Dr. Daniel Brasileiro é eleito prefeito de nossa cidade ficando Audálio em terceiro lugar, porém com uma boa votação.

 

         Porém o destino iria conspirar a seu favor. Segue na próxima semana.