quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Mais 49 casas do PNHR são entregues na Lagoa Cumprida e região



Na última quarta-feira (31), mais 49 casas foram entregues na comunidade Lagoa Cumprida, Zona Rural de Bom Conselho.


No ano passado, o prefeito Dannilo Godoy esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, e recebeu uma grande notícia: seu pleito para construção de mais casas em Bom Conselho tinha sido atendido e mais 350 unidades habitacionais seriam construídas. Essas 49 fazem parte das 350 conquistadas.

As casas fazem parte do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural, que contempla o município através de diversas entidades, associações, associações quilombolas, entre outras.

Participaram das entregas representantes de associações, sindicatos, entidades, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Natanael Miranda e a Prefeitura de Bom Conselho, através do secretário de Agricultura João Luiz, representando o prefeito Dannilo Godoy, além dos beneficiados.

O trabalho do prefeito Dannilo Godoy em busca de mais moradia é muito grande. Desde a sua primeira gestão que as construções de casas populares em Bom Conselho não para. Além das que já foram entregues a população em sua primeira gestão, nos próximos meses ele deve entregar 200 casas no Bairro São Rafael.







Coluna Ensaio Geral: Campo De Aviação




Na década de 50 o meu primo Ruckei Vieira Belo - filho do meu tio Dep. Gervásio Pires, resolve fazer um curso de pilotagem de avião. Concluído o curso, ele resolve vim a Bom Conselho, pilotando uma aeronave. Porém para que isto pudesse ser realizado era necessário um campo de pouso, meu tio Gervásio Pires era dono da fazenda LAGOA DA PEDRA, que fica nos limites da nossa cidade. Separou uma área e lá fez o primeiro e único campo de aviação do nosso município, embora fosse de terra batida, ficou uma beleza. É chegado o dia de Ruckei pousar em nossa cidade. Aquele dia foi histórico, pois, era a primeira vez que a maioria dos habitantes da cidade ia ver um avião de perto. Quando o avião começou a sobrevoar a cidade, uma multidão correu para o campo de aviação para o ver pousar.

          O campo passou a servir aos proprietários da FÁBRICA DE LATICÍNIO SANTA MARIA(QUE TINHA UM AVIÃO) E TAMBÉM AO GOVERNADOR PAULO GUERRA (QUE TINHA DUAS FAZENDAS EM NOSSA CIDADE) e sempre vinha de avião para visitar as suas propriedades. Meu tio Gervásio Pires, então doou ao governo do estado este campo de aviação. No mandato do prefeito Dr. Daniel Brasileiro o deputado Hélio Urquiza conseguiu com o governo do estado o asfaltamento da pista e cercou o campo com um grande muro de alvenaria, o prefeito Daniel Brasileiro durante seu mandato conservou da melhor maneira possível o campo e designou um funcionário que passou a trabalhar no campo, com isto o campo estava sempre limpo e pronto para ser utilizado. Infelizmente os sucessores do prefeito Daniel Brasileiro não fizeram o mesmo, ficado ao longo do tempo um campo de aviação abandonado.

          Embora seja pouco utilizado, ele é um bem muito importante para a nossa cidade, pois possui uma pista de mais de 800 metros, que pode pousar diversos tipos de aviões de pequeno porte. Não passa pela a cabeça de ninguém que depois de mais de 50 anos de existência e gasto uma fortuna para asfaltar e murar, nossa cidade venha a perder este importante logradouro público, simplesmente porque as autoridades municipais ou estaduais não tomaram providências a respeito deste processo absurdo que foi arrolado em relação à posse do campo. Para terminar meu artigo devo relatar um fato importante. Há um tempo, atrás, a nossa amiga Andreia Crespo, teve de ser, levada as presas para o Recife, devido a um problema de saúde grave, e foi o campo de aviação de Bom Conselho quem salvou a sua vida. Pensem nisto os senhores responsáveis pela a manutenção do campo de aviação em nossa cidade, pois, algum dia, ele poderá salvar a vida de um familiar seu.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura divulga programação em comemoração aos 127 anos de Emancipação Política





No próximo sábado(03), Bom Conselho comemora 127 anos de Emancipação Política e a Prefeitura preparou uma programação especial para comemorar a data.

O prefeito Dannilo Godoy e sua equipe, trabalharam para que o próximo 03 de agosto seja um dia com diversas atividades e logo às 09h uma banda composta por músicos bonconselhenses visitarão ruas da cidade tocando hinos e músicas. Ao meio-dia ocorrerá uma salva de fogos.

Já às 15:30h acontecerá uma Celebração Ecumênica, na Praça D. Pedro II com participação do Pároco e de Pastores. Logo em seguida, o prefeito Dannilo Godoy fará a entrega a população de mais veículos 0km. O Sábado encerra com festa na Praça D. Pedro II. Às 21h se apresentam Jean Pierre e Bia Santos.

A programação em comemoração aos 127 anos da Emancipação Política de Bom Conselho se encerrará no domingo. Dia que será dedicado ao futebol amador. Às 8 horas acontece no Estádio Jorge Torres Meira, o Carecão, a disputa 3º lugar do Campeonato da Cidade, entre os aspirantes e principal. Já às 14 horas serão disputadas as finais do aspirante e principal do mesmo campeonato.

Sintam-se convidados para participar desses importantes momentos para Bom Conselho.


segunda-feira, 29 de julho de 2019

Circuito de Queijo Artesanal de Pernambuco contribui para fortalecer o setor




O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, reafirmou o compromisso da sua pasta e do Governo de Pernambuco com o fortalecimento da cadeia produtiva do queijo em Pernambuco como alternativa para fomentar o desenvolvimento do Agreste Setentrional. Durante a segunda etapa do 1º Circuito de  Queijo Artesanal de Pernambuco, realizada neste sábado (27), em Garanhuns, Dilson destacou as ações da secretaria para fomentar o desenvolvimento do setor.

"Temos mantido contato frequente com os produtores e, através da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária) temos buscado contribuir para a formalização das queijarias artesanais de Pernambuco", afirmou o secretário, que acompanhou a realização desta etapa do circuito, realizada dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns.

Ainda de acordo com Dilson, eventos como o Circuito de Queijo Artesanal, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, Adagro (órgão vinculado à SDA); Itep, Sebrae, Sindicato dos Produtores de Leite e Associação de Certificação do Queijo Coalho de Pernambuco (CQP); ajudam a melhorar a qualidade do queijo artesanal, através da concorrência saudável entre os produtores. "Quanto mais investirmos em qualidade, mais forte estaremos no mercado e poderemos expandir nossa presença em todo o território nacional", ressaltou Dilson.

"Essa parceria tem papel fundamental para fortalecer essa cadeia, mas ainda temos muito o que fazer. E a Assembleia Legislativa de Pernambuco continua a disposição para continuar trabalhando pelo desenvolvimento das nossas queijarias", afirmou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

O Circuito teve como vencedores a VeleLac, na categoria Queijo Manteiga; e a Leite Nobre, na categoria Queijo Coalho. Ao todo, 24 queijarias disputaram o título de melhor queijo coalho de Pernambuco e 10 o título de melhor queijo manteiga.

"Independentemente da premiação, todas as queijarias que participam do circuito são vencedoras, já que para estar aqui elas precisaram passar por uma pré-qualificacação, realizada pela Adagro, que atesta que elas estão aptas a comercializar seus produtos em todo o Estado", explicou o gestor do Centro Técnico de Laticínios do Itep, Benoit Paquereau.