sexta-feira, 19 de julho de 2019

Escola Técnica é inaugurada em Bom Conselho.



Na tarde desta quinta-feira (18), a Escola Técnica Estadual (ETE), que leva o nome Francisco de Matos Sobrinho, foi inaugurada oficialmente na cidade de Bom Conselho. A ETE já encontra-se em funcionamento desde o início do ano, inclusive no Forrobóm os alunos da instituição de ensino desenvolveram um aplicativo que foi utilizado durante todo o período.

  
O prefeito Dannilo Godoy recepcionou o governador Paulo Câmara, e diversas autoridades da cidade e região, além de moradores, estudantes e público em geral.


O gestor municipal, não tem medido esforços para conseguir realizar obras em todas as áreas, para muitos a escola técnica é uma das obras mais importantes na área educacional para o município de Bom Conselho. Foram mais de mais de R$ 11 milhões em investimentos na Escola Técnica Estadual, que está oferecendo os cursos de técnicos em Administração e Redes de Computadores.


Dannilo Godoy falou a respeito do evento, onde citou que o sonho tornou-se realidade “Ontem, junto com o Governador Paulo Câmara, realizamos a inauguração da Escola Técnica. Promessa cumprida! Mais um sonho que se torna realidade. Muito obrigado a todos pela presença e pelo grande carinho com todos nós. O trabalho não para! É a Nossa Cidade Cada Dia Melhor!”, postou Godoy em sua rede social.



 



terça-feira, 16 de julho de 2019

Coluna: Tribuna Livre Revolução Pernambucana de 1817




Por:
José Roberto.

Esta revolução sempre foi comentada em nossa família devido principalmente a dois personagens. O primeiro, o Capitão de Artilharia José de Barros Lima, meu antepassado, que vem a ser o avô do meu bisavô Urbano Gomes de Araújo Pereira. O segundo personagem e por incrível que possa parecer, meu xará o Marechal José Roberto Pereira da Silva, primo legítimo de meu tetravô materno Francisco Gomes de Araujo Pereira (história da Revolução de 1817 do Monsenhor Muniz Tavares, pg. 85). Eram amigos e parentes, sendo que o Capitão José de Barros Lima deu início à Revolução matando a golpes de espada o Brigadeiro Barbosa de Castro. O segundo, o Marechal José Roberto Pereira da Silva ficou ao lado da monarquia e foi quem retirou em segurança o Governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, levando-o ao Rio de Janeiro. Segundo o historiador Ferrero: O verdadeiro espírito revolucionário jamais se encontrou fora das classes altas e cultas; e não há revolução que não tenha nascido de uma discórdia fomentada no seio das classes dominantes. O povo, a multidão nunca recorreram a revolução senão quando falta o pão no armário e o carvão na lareira”. Assim foi a Revolução Francesa.

Esta nossa Revolução de 1817 houve discórdia entre os patriotas revolucionários principalmente devido ser a libertação dos escravos uma das metas da Revolução com apoio dos Padres do Seminário de Olinda. Os grandes proprietários de terras e grandes comerciantes como Domingos José Martins, Gervásio Pires, Cruz Cabugá, dentre outros não viam com bons olhos essa libertação, pois eram proprietários de escravos. Esta discórdia, dentre outras, e a falta do apoio popular levou ao término desta Revolução. Não existe revolução sem o apoio do povo e com certeza além de atos de covardia, como do Tenente José Mariano de Albuquerque que abandonou sua tropa em Ipojuca. Tudo isso contribuiu para o fim do sonho revolucionário, sonho que renasceu com a Confederação do Equador tendo como personagem principal o Frei Caneca. A revolução de 1817 foi uma consequência da Guerra dos Mascates de 1710, onde a rivalidade entre portugueses e brasileiros era evidente. O comércio atacadista, os melhores cargos na administração e nas forças armadas eram dos portugueses, ficando os brasileiros com o resto, e isso provocava revolta entre os nascidos na terra. A revolução de 1817 foi o maior movimento republicano até aquela data. A revolta do dia 6 de março (feriado estadual) até 20 de maio de 1817. Se o movimento demorou apenas 70 e poucos dias, a devassa demorou 4 anos. Entre os condenados à morte, prisão e degredo foram 295 patriotas. Dentre eles o Capitão José de Barros Lima, o Leão Coroado, que foi enforcado e decapitado. Em 23 de fevereiro de 1917 o Governador Manoel Borba criou nossa bandeira baseada na bandeira revolucionária. A única diferença entre a bandeira inicial é que esta tinha três estrelas que representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e o sol tinha um rosto estilizado. Nossa bandeira tem apenas uma estrela (Pernambuco) e foi retirado o rosto do centro do sol. Um detalhe interessante é que o Príncipe Pedro I foi favorável a Revolução de 1817 (comentários de Oliveira Lima).

Para concluir, os versos do Frei Joaquim do Amor Divino Caneca da sua Canção Pernambucana:


“Cidadãos pernambucanos
Sigamos de Marte a lida;
É triste acabar no ócio,
Morrer pela pátria é vida
Quando a voz da pátria chama
Tudo deve obedecer;
Por ela a morte é suave,
Por ela se deve morrer
O patriota não morre,
Vive além da eternidade;
Sua glória, seu renome
São troféus da humanidade”.

Fabricação de 19 remédios são suspensos pelo Ministério da Saúde.



Nas últimas três semanas o Ministério da Saúde rompeu contratos firmados com laboratórios de produção de remédios que eram distribuídos gratuitamente para a população. São 19 medicamentos no total, eles deixarão de ser entregues pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Mais de 30 milhões de pacientes dependem desses tratamentos. Veja abaixo a lista dos remédios que terão distribuição gratuita interrompida.

1.  Adalimumabe, Solução Injetável (40mg/0,8mL), produzido por TECPAR;

2.  Adalimumabe, Solução Injetável (40mg/0,8mL), produzido por Butantan;

3.  Bevacizumabe, Solução injetável (25mg/mL), produzido por TECPAR;

4.  Etanercepte, Solução injetável (25mg; 50mg), produzido por TECPAR;

5.  Everolimo, Comprimido (0,5mg; 0,75mg; 1mg), produzido por Farmanguinhos;

6.  Gosserrelina, Implante Subcutâneo (3,6mg; 10,8mg), produzido por FURP;

7.  Infliximabe, Pó para solução injetável frasco com 10mL (100mg), produzido por TECPAR;

8.  Insulina (NPH e Regular), Suspensão injetável (100 UI/mL), produzido por FUNED;

9.  Leuprorrelina, Pó para suspensão injetável (3,75mg; 11,25mg), produzido por FURP;

10. Rituximabe, Solução injetável frasco com 50mL (10mg/mL), produzido por TECPAR;

11. Sofosbuvir, Comprimido revestido (400mg), produzido por Farmanguinhos;

12. Trastuzumabe, Pó para solução injetável (150mg; 440mg), produzido por Butantan;

13. Cabergolina, Comprimido (0,5mg), produzido por Bahiafarma Farmanguinhos;

14. Insulina (NPH e Regular), Suspensão injetável (100 UI/mL), produzido por Bahiafarma;

15. Pramipexol, Comprimido (0,125mg; 0,25mg; 1mg), produzido por Farmanguinhos;

16. Sevelâmer, Comprimido (800mg), produzido por Bahiafarma Farmanguinhos;

17. Trastuzumabe, Pó para solução injetável (150mg), produzido por TECPAR;

18. Vacina Tetraviral, Pó para solução injetável, produzido por Bio-manguinhos;

19 .Alfataliglicerase, Pó para solução injetável (200 U), produzido por Bio-manguinhos.

Estes laboratórios são públicos e federais; entre eles estão Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp. Eles fabricam os remédios como parte de uma parceria com o ministério e fornecem os fármacos a preços 30% menores do que os do mercado.

Associações que representam os laboratórios públicos falam em perda anual de ao menos R$ 1 bilhão para o setor e risco de desabastecimento.

Ainda segundo o Estado de S. Paulo, o Ministério da Saúde negou que os contratos tenham sido interrompidos, em resposta ao jornal, a pasta afirmou que se trata de um "ato de suspensão" e que, por isso tem efeito por um "período transitório". O presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, disse ao Estadão, no entanto, que os laboratórios já estão tratando as parcerias como suspensas.

- Os ofícios dizem que temos direito de resposta, mas que a parceria acabou. Nunca os laboratórios foram pegos de surpresa dessa forma unilateral. Não há precedentes - disse ao jornal.

Dannilo e Paulo inauguram Escola Técnica na próxima quinta




Está chegando o grande dia! A Escola Técnica de Bom Conselho será inaugurada na próxima quinta-feira, um dia histórico para a cidade e toda a região.

As 14:30, o prefeito Dannilo Godoy, o Governador Paulo Câmara e o secretário de Educação Fred Amâncio, vereadores e lideranças comunitárias estarão entregando aos bonconselhenses essa grande obra, que servirá a toda região.

O evento acontece na própria Escola Técnica, às margens da PE-218, que recebe o nome de Francisco de Matos Sobrinho.

Para o momento, Dannilo Godoy e Paulo Câmara convidam todos os bonconselhenses para participar da grande inauguração, tão aguardada por todos e que agora se torna realidade.