terça-feira, 30 de março de 2021

Olinda é destaque no Estado e investe no conceito de cidade inteligente.

 


Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda, Izabel Urquiza, a pandemia surge como uma oportunidade para a administração pública descobrir novos caminhos para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

 

“Temos que ter a compreensão que é necessário investimento para dar resposta mais rápida à população. Nesse momento, as tecnologias foram extremamente demandadas. Existia já um processo grande em relação a esse avanço tecnológico, mas a pandemia foi um catalisador. E o que vemos na prática é que aquelas gestões que estavam melhor preparadas puderam dar uma resposta mais rápida”, observou.

 

“Em  Olinda estamos trabalhando com a Lei de Inovação, com a introdução de alguns facilitadores na legislação local para empresas se instalarem no município”, frisou a secretária.

Governo do Estado e Prefeituras da Grande Recife tratam de tecnologias para as cidades.

 

Prefeitos, gestores e servidores municipais de quase 50 prefeituras participaram na manhã desta terça-feira (30) do Webinar das Cidades Digitais da Grande Recife, evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar de inovação e transformação digital dos municípios pernambucanos.

 

“A tecnologia é uma ferramenta capaz de promover uma interação importantíssima entre poder público e a sociedade. E agora, mais do que nunca, se ela era importante agora é essencial. O que a Rede Cidade Digital busca é reunir gestores de diversos municípios para a troca de conhecimentos e informações que tragam ideias e auxiliem as administrações na implantação de políticas públicas que transformem cada localidade no melhor lugar do mundo para se viver”, disse o diretor da RCD, José Marinho, ressaltando o desafio dos novos eleitos diante da pandemia que vem acelerando o processo de transformação digital nos serviços públicos.

 

O encontro virtual, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, trouxe as ações de modernização de Carpina, Recife e Olinda, soluções disponíveis às Prefeituras e ainda as políticas públicas de inovação do Governo do Estado.

 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, destacou o fomento à inovação a partir de iniciativas como a Usina Pernambucana de Inovação, criada visando a modernização da administração pública estadual. Ele também lembrou do desafio, ao se investir em inclusão digital, na busca de soluções que diminuam a exclusão social.

 

De acordo com Ramos, diante da necessidade de retorno às aulas na Universidade Estadual de Pernambuco, por exemplo, seja no modo híbrido ou remoto, cerca de três mil alunos de graduação não contavam com infraestrutura necessária ou acesso à internet. “O Governo do Estado encontrou um caminho de transferência de renda. Um auxílio estudantil de R$500 para compra desses equipamentos ou para assinatura de uma internet de qualidade. Fora aqueles que não iriam receber esse benefício e que poderiam assistir às aulas através da TV pública, a empresa Pernambuco de Comunicação”, enalteceu.

 

Carpina, com cerca de 83 mil habitantes, é uma das principais cidades da Zona Mata Norte de Pernambuco. O prefeito Manuel Botafogo conta que em 2019 o município implantou o projeto Prefeitura Digital e investiu em inovações na Saúde e na Educação municipal. “Hoje a tecnologia tem acompanhado e ajudado a gente a administrar. Hoje se não fosse a aula remoto estava toda a classe de aluno parada. A tecnologia avançou muito”.

 

Olinda é outro destaque no Estado e investe no conceito de cidade inteligente. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda, Izabel Urquiza, a pandemia surge como uma oportunidade para a administração pública descobrir novos caminhos para melhorar a qualidade de vida nas cidades. “Temos que ter a compreensão que é necessário investimento para dar resposta mais rápida à população. Nesse momento, as tecnologias foram extremamente demandadas. Existia já um processo grande em relação a esse avanço tecnológico, mas a pandemia foi um catalisador. E o que vemos na prática é que aquelas gestões que estavam melhor preparadas puderam dar uma resposta mais rápida”, observou. “Em  Olinda estamos trabalhando com a Lei de Inovação, com a introdução de alguns facilitadores na legislação local para empresas se instalarem no município”, frisou a secretária.

 

Na cidade mais digital de Pernambuco, o secretário de Transformação Digital de Recife, Rafael Figueiredo, comentou que uma das estratégias é ampliar a abertura de dados. “Recife está fazendo uma grande estratégia de transformação digital. Não é simplesmente sair digitalizando os processos sem nenhum orquestramento, mas sim de mudança cultural onde temos que envolver pessoas, processos e tecnologia”, ressalta.

 

O Webinar das Cidades Digitais da Grande Recife teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Compras BR, Cidade Saudável/Sysvale e Tecnowatt.

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital