sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Economia de Pernambuco continua em declínio.


Francisco Alexandre
 
Piúta
               É do conhecimento popular que a economia de Pernambuco esteve por mais de três séculos entre as maiores do país. Contudo, entramos em declínio a partir de 3º quarto do século XIX, por volta dos anos 1880. Se em 1940 nós representávamos 4,5% do PIB nacional, em 1960 esse número caia para 3,5%.

               Esta semana foi divulgado estudo realizado pelo economista Mauro Osório no jornal “O Globo” abrangendo um período de 32 anos. Os dados mostram que o nosso Estado continuou diminuindo a sua participação no PIB nacional. Entre 1970 e 2017 passamos de uma participação de 2,9% em 1970 para 2,67% em 2017, ou seja, diminuímos 8,3% o PIB relativo do Estado no período.

Enquanto isso, estados como o Rio Grande do norte cresceu 76%, passando de 0,54% do PIB para 0,95% eo Ceará cresceu 53%, passando de 1,44% para 2,21% do PIB nacional.Apenas o Estado de Pernambuco reduziu a participação no PIB nacional entre os Estados do Nordeste.O desempenho da economia abaixo dos outros estados da região também contribuiu para diminuição da nossa importância relativa na região. Passamos de 27% de participação no PIB do Nordeste em 1970, para 20,6% em 2017.
Os números são preocupantes. O salto que se pretendia com iniciativas como a consolidação do Porto de Suape, a Construção de uma Refinaria, a vinda da indústria automobilística e outras grandes empresas até agora não surtiu o efeito desejado. Fato que que pode ser explicado pela crise que o país vive desde 2015, ou ainda, por concessão de incentivos para além das possibilidades do Estado na atração de novos empreendimentos,ao ponto de não adicionar recursos novos para as ações de fomento em regiões carentes do Estado.

Benefícios fiscais são uma alavanca atrair empresas e fazer o mercado de trabalho e a economia cresceram e gerar renda para as pessoas, mas se concedidos ao ponto de não haver tributos para o caixa do Estado, pode não ser boa estratégia. Nesses casos,o Estado fica apenas comas obrigações de viabilizar infraestrutura, saneamento, segurança, entre outras obras para atender a expectativa de quem decide se instalar no Estado.

A esperança é que o Estado voltar a crescer. Mas, por enquanto, os dados não apontam nesse sentido. Pernambuco, que já figurou entre as maiores economia do país, continua estagnado a espera ações e políticas capazes fazer o Estado voltar a crescer e forma sustentável.

Francisco Alexandre - Piúta

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Prefeito Dannilo busca soluções para legalização dos transportes alternativos



O prefeito Dannilo Godoy tem buscado constantemente soluções para a questão dos transportes alternativos. E na manhã desta quinta-feira(08), esteve no Palácio do Campo das Princesas, junto com representantes da Associação dos Transportes Alternativos de Bom Conselho, em uma reunião para tratar sobre o tema.


Os bonconselhenses foram recebidos pelo secretário da Casa Civil, Nilton Mota e junto com o Governador Paulo Câmara e a Associação irão lutar pela aprovação de uma lei que beneficie a classe e a todos os pernambucanos usuários desse meio de transporte.

Já atentos a situação e atendendo a demanda levada por Dannilo Godoy, o Governo de Pernambuco tem se mostrado sensível a causa e em breve bons resultados devem surgir do encontro proporcionado pelo prefeito.

Os proprietários de transportes alternativos que fazem viagens intermunicipais buscam o credenciamento, com a conseqüente legalização dos seus veículos para que possam exercer a profissão com tranquilidade. Recentemente uma lei federal aumentou a punição para motoristas de transporte que estejam irregular, ou seja, sem o devido credenciamento. A lei 13.855/2019 altera o Código Brasileiro de Trânsito e entra em vigor no dia 9 de outubro. Ela transforma infração gravíssima e estabelece a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no caso de transporte de passageiros sem autorização.





Estrada da Rainha, entrega das casas e calçamentos foram temas de reunião de Dannilo em Recife



Na última quarta-feira(07), o prefeito Dannilo Godoy esteve com o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, em reunião na capital pernambucana.


Dannilo Godoy tratou de assuntos da retomada da obra de asfaltamento da estrada de Rainha Isabel, garantida pelo Governador Paulo Câmara para ser reiniciada em setembro próximo. O secretário afirmou ao prefeito que está dependendo, exclusivamente, da questão climática, e que tão logo o tempo se firme, as obras serão retomadas.

O prefeito ainda buscou do secretário recursos para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE das duzentas casas do São Rafael. O residencial está apenas dependendo da reconstrução dessa ETE para ser entregue aos beneficiários, uma vez que a construída inicialmente foi completamente danificada pelas fortes chuvas anteriores ao inverno.

A prestação de contas de calçamentos de ruas do município, bem como a liberação de recursos para mais obras desse tipo ainda foram tema do encontro.




Em posse prestigiada, Coronel Marcos Campos toma posse como Superintendente do INCRA em Pernambuco.




Tomaram posse na manhã desta quarta feira (07/8) em Brasília, os 30 novos superintendentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A autarquia federal da Administração Pública brasileira, criado em 1970 com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. O INCRA está implantado em todo o território nacional por meio de 30 Superintendências Regionais.

Em Pernambuco, o novo gestor a partir desta data é o Coronel reformado da Polícia Militar, Marcos Campos de Albuquerque, ex comandante de importantes batalhões no interior do estado e ligado ao Deputado federal Luciano Bivar(PSL).

Em entrevista o gestor falou das expectativas em relação às demandas no estado de Pernambuco e explanou algumas diretrizes estabelecidas pelo Governo Bolsonaro para solucionar gargalos e destravar projetos conduzidos pelo Instituto.

Marcos Campos permanecerá em Brasília até a próxima sexta feira (09), participando de um Curso no próprio Instituto, para alinhamento de ações das diversas superintendências com a sua presidência.

A solenidade contou com a presença do Superintendente Nacional do Órgão, general João Carlos Jesus Corrêa, além dos dos prefeitos pernambucanos de Ribeirão, Sr. Marcello Maranhão(PSB) e de Igarassu, Sr. Mário Ricardo (PTB).

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Finais do Campeonato da Cidade de Futebol movimentou milhares de desportistas



No último domingo(04), ainda em comemoração a Emancipação Política de Bom Conselho, aconteceu as finais do Campeonato da Cidade de Futebol, no Estádio Municipal Jorge Torres Meira, o Carecão.


Realizado pela Prefeitura de Bom Conselho, o campeonato teve início há aproximadamente três meses e, movimentou 28 equipes ao todo, com aproximadamente 800 atletas envolvidos. Com uma grande presença de público em todas as rodadas, os jogos finais não poderiam ser diferentes. Mais de duas mil pessoas compareceram na manhã e tarde do domingo para prestigiar as disputas de terceiro lugar e as finais. Ambas nas categorias aspirante e principal.

As disputas pelo terceiro lugar aconteceram entre o Santiago e o Guarapão, pelos aspirantes e Vera Cruz e Atlético São Vicente, pelo principal. Já as finais foram entre o Vasco da Boa Vista e o Atlético São Vicente, pelos aspirantes e o Juventude de Vavá e a Cohab, pelo principal.

Venceram as disputas de terceiro lugar o Guarapão e o Vera Cruz. Já as finais foram vencidas pelo Vasco da Boa Vista e pelo Juventude de Vavá.

O diretor de Esportes Renato Ferro, a Professora Ivaneide Melica e diversos membros do governo do prefeito Dannilo Godoy estiveram no Carecão acompanhando os jogos. O vereador Luizinho da Malharia também marcou presença.

O campeonato teve como homenageado o atleta Jorge Maycon, já falecido. Sua família esteve presente para receber a placa alusiva, em um momento de muita emoção. A Prefeitura de Bom Conselho parabeniza a todas as equipes que participaram do Campeonato da Cidade e a toda comissão organizadora.










Rede municipal de ensino de Bom Conselho inicia o “Criança Alfabetizada”



A Rede Municipal de Educação de Bom Conselho está iniciando nesta terça-feira(06) a Avaliação de Fluência com cerca de 560 estudantes bonconselhenses do 2º ano do Ensino Fundamental. Esses estudantes são contemplados pelo Programa Criança Alfabetizada, lançado pelo Governo de Pernambuco e aderido pela Prefeitura de Bom Conselho no último mês de junho, quando p prefeito Dannilo Godoy esteve assinando o convênio. Ao todo, 28 escolas serão avaliadas no município.

O Programa visa apoiar os municípios na busca pela alfabetização de todos os pernambucanos na idade certa, beneficiando em todo Pernambuco mais de 330 mil crianças, 19 mil professores e formando mais de 23 mil profissionais. Através do convênio, o governo estadual vai fornecer aos municípios material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê também formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e também para professores que atuam na pré-escola e alfabetização.

“A secretaria de Educação com sua equipe técnica e as escolas envolvidas neste processo, estão confiantes no sucesso deste programa, visto que uma criança alfabetizada no período certo terá maiores chances de concluir os anos iniciais do Ensino Fundamental com êxito, pois as suas habilidades cognitivas e socioemocionais serão melhores desenvolvidas”. Declarou a secretária Cibelly Godoy

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Prefeito Dannilo assinou Ordem de Serviço para calçamento de mais quatro ruas



No dia em que Bom Conselho comemorou sua Emancipação Política, o prefeito Dannilo Godoy deu mais um grande presente para a população: a ordem para calçamento de mais cinco ruas.


Dessa vez serão pavimentadas as Travessas Manoel Bandeira e Mário Melo, a Rua Projetada, essas três se localizam entre a conhecida rua do Açude e a Rua Manoel Bandeira e ainda a continuação da rua 15 de Novembro.

A ordem de serviço assinada por Dannilo e sua vice, Cláudia Ferreira é para início imediato das obras e muito em breve estarão concluídas, melhorando no tráfego, valorizando os imóveis e dando mais qualidade de vida para os moradores dos locais.

Em toda sua gestão, o número de ruas calçadas pelo prefeito Dannilo impressiona. Já são cerca de 100 vias pavimentadas, seja na cidade ou nos distritos e, segundo as palavras do próprio gestor, o trabalho não para por aqui. Ainda mais ruas serão contempladas com o desejado calçamento.