sexta-feira, 26 de junho de 2020

Boletim Coronavírus Bom Conselho 26.06.2020.



Boletim desta sexta. Temos mais 4 casos confirmados. Também registramos um caso recuperado. Os 2 óbitos que estavam em investigação tiveram os resultados de exames negativos para Covid-19, mas, infelizmente registramos um novo óbito. Se trata de um paciente que estava internado na UPAE em Garanhuns.


Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

 

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.

 

Maconha

O uso crônico de maconha está associado a problemas respiratórios, já que a fumaça é muito irritante e seu teor de alcatrão é muito alto, além de conter benzopireno, substância cancerígena. As conseqüências do uso da maconha são semelhantes aos do tabaco: hipertensão, asma, bronquite, cânceres, doenças cardíacas e doenças crônicas obstrutivas aéreas. No caso de pessoas com transtornos psicóticos (pré-existentes) pode ocorrer um agravamento do quadro, como a esquizofrenia, exigindo assim mudanças no tratamento da doença psiquiátrica. O uso regular acarreta problemas cognitivos como: comprometimento do rendimento intelectual, perda de memória e na habilidade de resolver problemas. A abstinência é caracterizada por: ansiedade, insônia, perda de apetite, tremor das mãos, sudorese, reflexos aumentados, bocejos e humor deprimido.

 

Cocaína

A cocaína é uma substância psico-estimulante que é consumida de diferentes formas: aspirada, via intravenosa ou fumada (crack). O consumo da cocaína em grande parte dos usuários aumenta progressivamente, sendo necessário consumir maiores quantidades da substância para atingir o efeito desejado. No Brasil, a cocaína é a substância mais utilizada pelos usuários de drogas injetáveis. Muitas dessas pessoas compartilham agulhas e seringas e expõem-se ao contágio de várias doenças como hepatite e Aids.

 

Crack

O crack é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos. O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Além disso, tem terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

 

Anfetaminas

São drogas sintéticas de efeito estimulante do sistema nervoso central e só podem ser comercializadas sob prescrição médica. Um tipo de anfetamina ilícita não encontrada em farmácias é a droga conhecida por êxtase, que provoca dependência fazendo com que o usuário tenha de consumir maiores quantidades de comprimidos para obter os mesmos efeitos. O uso indevido e prolongado pode provocar alterações psíquicas, lesões cerebrais e aumento do risco de convulsões e overdose.

 

Calmantes e sedativos

Os medicamentos capazes de diminuir a atividade do cérebro são chamados de sedativos, já os que são capazes de diminuir a dor são conhecidos como analgésicos. Os hipnóticos ou soníferos são os sedativos capazes de afastar a insônia, já os ansiolíticos têm o poder de atuar sobre estados exagerados de ansiedade.

 

Tratamento

Quem necessita de tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

 

Prevenção

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento. As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.


Boletim Coronavírus Garanhuns 25.06.2020.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19, nesta quinta-feira (25). Trata-se de um homem, de 58 anos, morador do bairro José Maria Dourado, que veio a óbito na última sexta-feira (19), em unidade da rede pública estadual, onde estava internado.

 

O boletim de hoje registra também a confirmação de outros seis casos para Covid-19 no município. As demais pessoas que testaram positivo para doença estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.

 

Outros dez casos foram descartados, após resultado de testagem laboratorial. Ao todo, já foram realizados 192 testes pela rede municipal.

 

Três pessoas estão internadas na Unidade de Tratamento Covid-19. Deste total, duas seguem aguardando resultado de testagem, e uma testou positivamente para o novo coronavírus.

 

Ao todo, já foram confirmados 396 casos de Covid-19 em Garanhuns. Deste total 30 pessoas vieram a óbito, 258 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 108 pessoas que foram confirmadas com Covid-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 384 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.

 

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população permaneça em casa! Se for necessário sair, faça o uso de máscara, lembrando também dos cuidados com a higiene. Todos aqueles que não estão envolvidos com os serviços essenciais devem cumprir as medidas de distanciamento social, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.


Governo de Terezinha no combate ao novo Coronavírus: Números atualizados quinta-feira, (25.6), às 19h30.

De acordo com o Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Terezinha, temos NOVE casos confirmados de COVID-19 em nosso município (SETE estão em tratamento), após resultado laboratorial testar positivo, com um ÓBITO registrado e UM caso recuperado. Um caso que estava em investigação testou negativo. DOIS outros novos casos estão em investigação. 12 pessoas que chegaram de viagem estão em monitoramento/isolamento domiciliar e sete delas apresentam sintomas de síndrome gripal.

 

228 pessoas estão com o monitoramento concluído (período de 14 dias de quarentena): 204 que chegaram de viagem e 24 com síndrome gripal leve já curadas.

 

É necessário, neste momento, mais atenção e mais cuidados. Quem puder, FIQUE EM CASA! Se sair, USE MÁSCARA!

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Terezinha.


quinta-feira, 25 de junho de 2020

Governo Dannilo Godoy se destaca com alto índice de aprovação. Mais de 86% aprovam sua gestão.


O Governo do Prefeito Dannilo Godoy segue com altos índices de aprovação. Em recentes pesquisas de consumo interno, Dannilo viu os números da sua administração manterem-se elevados, o que vem acontecendo desde que iniciou seu trabalho em Bom Conselho, há sete anos e meio.

 

No levantamento mais recente, já desse mês de junho, realizado para consumo interno, mostra que o prefeito Dannilo Godoy chegou a incrível marca de 86,6% de aprovação. O percentual já é maior registrado desde o início de sua primeira gestão em 2013. Essa é uma das maiores aprovações entre prefeitos de Pernambuco.

 

Os motivos são diversos para resultados tão positivos. O município de Bom Conselho há sete anos e meio vem recebendo obras estruturadoras, tanto na Zona Rural como na Urbana. Dannilo e sua equipe acompanham diariamente os trabalhos, prestam conta a população através dos meios de comunicação disponíveis e, em nenhum momento, se afastaram do povo. Sempre com muita transparência na comunicação com a população. Entre as obras realizadas por Dannilo podemos destacar: UPA, reforma do hospital, pavimentação de mais de 100 ruas, asfalto da estrada de Rainha Isabel, asfalto de ruas, ginásios poliesportivos, matadouro público, dezenas de veículos e ambulâncias, reformas e construções de UBSs e escolas, adutoras, programa de aração de terras, melhor em casa, implantação da escola municipal integral entre tantas outras.

 

Administrando quando é para administrar e fazendo política no momento certo, é assim que Dannilo Godoy trabalha em Bom Conselho. Já estamos nos aproximando do fim do mês de junho e até agora o prefeito já reeleito, ainda não apontou o seu candidato a continuar o grande trabalho em Bom Conselho, o que seria natural devido a grande aprovação que tem junto aos bonconselhenses. Sempre que indagado sobre a sucessão, Dannilo deixa claro que o momento é de trabalho e que na hora certa a política será tratada.


Boletim Coronavírus Bom Conselho 25.06.2020.

Boletim desta quinta-feira (25.06). Temos mais 07 casos confirmados. Também foi registrado um caso recuperado. E mais um óbito em investigação, aguardando resultado de exames.


Papacaça realiza live de encerramento do São João com Maciel Melo.



A rádio Papacaça 102,9, estará realizando no próximo domingo, dia 28, a partir dás 20h a Live de encerramento das comemorações do São João com o cantor Maciel Filho.

 

A transmissão será pelas ondas da rádio Papacaça, na frequência 102,9 e nas suas plataformas digitas, além do site na internet.

 

No YouTube será transmitida pelo canal de Maciel Filho para toda rede. Lembrando a todos para se inscreverem no canal Maciel Filho Oficial no YouTube.

 

Durante todo o mês de junho, a Papacaça homenageou o maior sanfoneiro da terra de Papacaça e um dos melhores do Brasil, o saudoso Basto Peroba, com depoimentos de amigos, artistas familiares e fãs, levando sempre emoção a toda família Peroba. O programa Sala de Reboco, que vai ao ar de segunda a sábado das 16 às 18h, com apresentação do locutor Milton Filho, nesse período teve o seu nome alterado para “Sala de Reboco e o Arraiá de Basto Peroba”.


Boletim Coronavírus Garanhuns 24.06.2020.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19, nesta quarta-feira (24). Trata-se de um homem, de 87 anos, morador do bairro Magano, que veio a óbito no domingo (21), em unidade da rede pública estadual, onde estava internado.

 

O boletim registra também a confirmação de outros 13 casos para Covid-19 no município. As demais pessoas que testaram positivo para doença estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.

 

Mais oito pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento/tratamento, e não apresentaram mais sintomas da doença. Outros seis casos foram descartados, após resultado de testagem laboratorial. Ao todo, já foram realizados 182 testes pela rede municipal.

 

Três pessoas estão internadas na Unidade de Tratamento Covid-19. Deste total, duas seguem aguardando resultado de testagem, e uma testou positivamente para o novo coronavírus. Um paciente de 69 anos recebeu alta médica no dia de hoje, após teste sorológico, realizado pela equipe municipal, que obteve resultado negativo.

 


Atualmente Garanhuns tem 389 casos confirmados de Covid-19. Deste total 29 pessoas vieram a óbito, 258 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 102 pessoas que foram confirmadas com Covid-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 374 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.

 

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população permaneça em casa! Se for necessário sair, faça o uso de máscara, lembrando também dos cuidados com a higiene. Todos aqueles que não estão envolvidos com os serviços essenciais devem cumprir as medidas de distanciamento social, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.


Governo de Terezinha no combate ao novo coronavírus: Números atualizados quarta-feira, 24.6, às 19h30.


De acordo com o Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Terezinha, temos NOVE casos confirmados de COVID-19 em nosso município (SETE estão em tratamento), após resultado laboratorial testar positivo, com um ÓBITO registrado e UM caso recuperado. Um caso que estava em investigação testou negativo. DOIS outros novos casos estão em investigação. Seis pessoas que chegaram de viagem estão em monitoramento/isolamento domiciliar e seis delas apresentam sintomas de síndrome gripal.

 

225 pessoas estão com o monitoramento concluído (período de 14 dias de quarentena): 202 que chegaram de viagem e 23 com síndrome gripal leve já curadas.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Terezinha.


Boletim Coronavírus Bom Conselho 24.06.2020.


terça-feira, 23 de junho de 2020

Prefeitura Bom Conselho faz homenagem a Basto Peroba



A saudade é grande! Esse ano não teremos o nosso Forróbom e as festas juninas que tanto gostamos. Mas, se Deus quiser, ano que vem vamos comemorar o nosso mais tradicional mês. Um vídeo em homenagem ao grande e inesquecível amigo e forrozeiro: 
Basto Peroba.

Boletim Coronavírus Terezinha 22.06.2020.

Governo de Terezinha no combate ao novo coronavírus: Números atualizados nesta segunda-feira, 22/6, às 19h30.

 

De acordo com o Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Terezinha, temos NOVE casos confirmados de COVID-19 (SETE estão em tratamento), após resultado laboratorial testar positivo, com UM ÓBITO registrado e UM caso recuperado. Um caso que estava em investigação testou negativo. DOIS outros novos casos estão em investigação. 10 pessoas que chegaram de viagem estão em monitoramento/isolamento domiciliar e quatro delas apresentam sintomas de síndrome gripal.

 

221 pessoas estão com o monitoramento concluído (período de 14 dias de quarentena): 198 que chegaram de viagem e 23 com síndrome gripal leve já curadas.

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Terezinha.


Boletim Coronavírus Garanhuns 22.06.2020.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados seis casos de Covid-19, nesta segunda-feira (22), em Garanhuns. As pessoas que testaram positivo para doença estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.

 

Outros quatro casos foram descartados, após resultado de testagem laboratorial. Ao todo, já foram realizados 157 testes pela rede municipal.

 

Duas pessoas estão internadas na Unidade de Tratamento Covid-19, uma delas segue aguardando resultado para confirmação da doença, e uma testou positivamente para o novo coronavírus. Um paciente, de 84 anos, também recebeu alta médica da unidade.

 

Atualmente Garanhuns tem 364 casos confirmados de Covid-19. Deste total 27, pessoas vieram a óbito, 250 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 87 pessoas que foram confirmadas com Covid-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 358 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.

 

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população permaneça em casa! Se for necessário sair, faça o uso de máscara, lembrando também dos cuidados com a higiene. Todos aqueles que não estão envolvidos com os serviços essenciais devem cumprir as medidas de distanciamento social, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.


segunda-feira, 22 de junho de 2020

Boletim Coronavírus Bom Conselho 22.06.2020.


Boletim desta segunda-feira. Foram confirmados 10 casos. Foram registrados 03 casos recuperados.

Infelizmente, temos mais 2 óbitos confirmados de Covid-19, sendo um deles o que estava em investigação.