sexta-feira, 19 de março de 2021

Cidades da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco Recebem Refrigeradores para Armazenar Vacina da Covid-19.

Em março, 16 municípios das duas regiões vão receber os equipamentos doados pela Celpe. Além deles, Trindade e Ipubi, no Sertão, também serão contemplados, totalizando 18 câmaras de armazenamento

 



Até o final deste mês, municípios da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco vão começar a receber novos refrigeradores científicos para o armazenamento de vacinas contra a covid-19. A doação será realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que até o fim de abril terá concluído a entrega de 138 equipamentos a 119 cidades da sua área de concessão. Os contemplados nesta fase serão Bom Jardim, Barreiros, Buenos Aires, Bonito, Lagoa dos Gatos, Cupira, Itaiba, Jupi, Jurema, Passira, Poção, Sairé, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Ferrer, Tamandaré, Tracunhaém e Trindade. Além deles, também vão receber o equipamento Ipubi e Trindade, no Sertão, totalizando 18 equipamentos. A escolha dos municípios levou em consideração os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A doação parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

 

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, os equipamentos possuem sensores e de um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo. As câmaras de conservação que serão doados pela Celpe são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

 

A doação desses equipamentos totaliza aproximadamente R$ 1,5 milhão, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e doação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões nas distribuidoras da Neoenergia: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS).

 

A instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda.

 

Outras Entregas

 

Esta não será a primeira entrega de refrigeradores para o armazenamento da vacina feita pela Celpe. A concessionária já fez a doação para outras 41 cidades, sendo elas: Agrestina, Altinho, Belém de Maria, Bodocó, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Chã de Alegria, Chã Grande, Cortes, Cumaru, Custodia, Flores, Frei Miguelinho, Iati, Iguaracy, Itambé, Itapetim, Itaquitinga ,Jaqueira, Jatúba, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Lagoa Grande, Panelas, Parnamirim, Quipapá, Quixaba, Recife, Saloá, Santa Terezinha, São Bento do Uma, São Joao, São Jose da Coroa Grande, Terezinha, Vertentes.

 

Coluna Ensaio Geral: Parabéns

 

 

         Quero aqui dar os parabéns, ao senhor Carlos Alberto, este incessável batalhador da cultura de nossa cidade, pela a importante conquista, do reconhecimento do CARNAVAL DE ZÉ PULUCA, como bem IMATERIAL DE PERNAMBUCO.

         Quero dar os parabéns, ao meu amigo Audálio Ferreira de Araújo pelos seus 80 anos. Um grande prefeito, e um grande bom-conselhense, que deus lhe conceda mais alguns anos de vida, lucido como está hoje.

         Quero parabenizar ao meu amigo Cláudio André “o poeta” pelos os seus 12 livros de poesias que eu tenho o prazer de ter alguns, e estou esperando com ansiedade o seu novo livro de crônicas, deverá ter boas histórias. Além é claro, o seu grande projeto eco ambiental sobre o nosso município e outros da região.

         Quero parabenizar ELETROMÓVEIS MAGAZINE pelos 35 anos, um marco para o comércio de nossa cidade.

         Quero parabenizar o pessoal da VIRGILÂNCIA SANITÁRIA do nosso município pelo o trabalho incansável contra a COVID-19.

         Quero parabenizar ao prefeito João Lucas, por ter aderido ao consórcio de compra de vacinas, com isto irá reforçar em nosso município está que é a grande conquista da medicina contra muitos males, a VACINA.

         Quero parabenizar ao amigo Jobson Emanuel, pelo o seu programa “CRÂNIO”, uma iniciativa positiva, em meio a tantos caos em que vivemos.

quinta-feira, 18 de março de 2021

COVID-19/Governo Municipal emite novo decreto

 Documento será publicado no Diário Oficial desta quinta (18), quando passará a vigorar em Garanhuns.




A Prefeitura de Garanhuns emitiu, nesta quarta (17), novo Decreto Municipal que ratifica os efeitos, no âmbito municipal, do Decreto Estadual n° 50.433, de 15 de março de 2021, que torna a quarentena mais rígida em Pernambuco. O documento será publicado no Diário Oficial desta quinta (18), quando entrará em vigência.

Neste novo Decreto, a Prefeitura de Garanhuns cria o ‘Comitê da Gestão de Combate à COVID-19’, que será composto por representantes do Poder Executivo e Legislativo Municipal, Entidades Organizadas da Sociedade Civil, e, ainda, por Instituições Acadêmicas. O presidente será Dr. Pedro Veloso, vice-prefeito do município. O comitê fará um acompanhamento direto das ações e políticas públicas de combate à doença.

Outro ponto tratado no documento é sobre os Mercados Públicos, Feiras Livres e Central de Abastecimento do Município de Garanhuns (Ceaga). Não será permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, assim como o consumo de alimentos ou qualquer outro tipo de bebida. Nestes espaços públicos, que funcionarão até às 12h, só será permitida a venda de frutas, verduras, carnes, frios, tubérculos, cereais, laticínios, ovos e produtos de limpeza.

Sobre os serviços da estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, só haverá atendimento presencial nas Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social, Educação, Saúde, na Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT) e na Defesa Civil. Ficará a cargo de cada secretário definir o grupo de servidores cuja atuação presencial é imprescindível ao funcionamento da respectiva Secretaria, decidindo também o quantitativo que realizará suas funções de forma remota.

O Decreto também dispõe sobre o transporte público coletivo de passageiros. O serviço deverá ser realizado sem exceder a capacidade máxima de passageiros sentados e com o uso de máscara por usuários e trabalhadores.

Nota de esclarecimento – Secretaria de Saúde de Garanhuns

 


 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns vem a público esclarecer os últimos acontecimentos envolvendo a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, na última terça (16) e quarta-feira (17). Inicialmente, a pasta adotou uma estratégia para destinação da primeira dose voltada ao público de 75 a 79 anos de idade.

 

Anteriormente à ampliação da campanha, o município pactuou, no dia 22 de fevereiro, em  reunião com o Conselho Municipal de Saúde, que as doses para a população de 80 a 84 anos seriam aplicadas em domicílio, priorizando os idosos acamados e com dificuldade de locomoção da área urbana e rural. Posteriormente, o grupo foi vacinado de forma estratificada nos pontos de vacinação distribuídos pela cidade, seguindo em ordem decrescente, de acordo com a faixa etária. Dando continuidade às estratégias pactuadas, o mesmo foi adotado para a população de 75 a 79 anos.

 

Vale ressaltar que o município foi abastecido na quinta-feira (11), no último lote enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), com 570 unidades da Sinovac/Butantan, para imunizar um total de 285 pessoas (12%) da população de 75 a 79 anos, garantindo a primeira e segunda dose do grupo. O imunizante vem armazenado em frascos que contém 10 doses, e após abertura possuem validade de até seis horas, precisando ser aplicadas dentro do mesmo prazo. 

 

Desta forma, os idosos que fazem parte do grupo foram convocados para aplicação da primeira dose nos pontos de vacinação, por meio das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), em atendimento a uma orientação repassada por uma das Diretorias. Tal fato ocasionou uma grande procura da população nos pontos, e muitos idosos não foram vacinados, devido a indisponibilidade de doses para todos. 

 

A pasta verificou a inviabilidade da estratégia definida por uma das diretorias, e diante da ausência de doses suspendeu a vacinação nos pontos durante as últimas 24 horas. Com a chegada de novas doses previstas para amanhã (18), no período da manhã, a vacinação dos idosos terá continuidade durante a tarde, de forma estratificada nos pontos, iniciando pela faixa etária de 79 anos. Serão vacinados os idosos que se cadastraram através do link disponível no Portal da Prefeitura. Estes devem aguardar ligação da Secretaria de Saúde, informando data, local e horário de vacinação. Bem como aqueles que constam em relação nominal disponibilizada pelas equipes de saúde da família, sendo estas equipes responsáveis por informar data, local e horário da vacinação.

 

A Secretaria agradece ainda e parabeniza a atuação de todos os agentes comunitários de saúde (ACS’s), pela sua capacidade de mobilização, evidenciada pela adesão do público-alvo na campanha. Desta forma, a Secretaria de Saúde pede desculpas por qualquer transtorno ocorrido junto ao grupo de idosos e à categoria de agentes comunitários de saúde.

 

Por fim, a pasta reafirma seu compromisso em destinar as doses do imunizante para a população de Garanhuns, de forma ordenada e transparente, e se coloca à disposição para seguir as estratégias pactuadas, dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19. Todo o planejamento e execução da campanha é avaliado diariamente, para que ajustes pontuais sejam realizados, caso seja constatada a necessidade de modificação para melhor atender o público-alvo.

 

Secretaria de Saúde de Garanhuns

quarta-feira, 17 de março de 2021

Coluna Ensaio Geral: Feira Livre de Bom Conselho.


 

         A feira livre de nossa cidade sempre teve a Praça Dom Pedro II e a Rua José do Amaral como cenário. Porém um fato trágico que ocorreu no primeiro governo de Gervásio Matos (1989 a 1992) mudou este cenário. Foi num dia de sábado, logo no início da manhã, que um caminhão carregado de tambor de leite perdeu o freio na Rua Monsenhor Marques e só foi parar na parede da cooperativa que ficava na esquina da Rua 7 de Setembro com a Siqueira Campos. Porém o rasto trágico que foi deixado para trás ceifou a vida de 3 pessoas, inclusive a de uma senhora que morava na casa de Padre Carício e que tinha um defeito físico - teve morte instantânea, pois um tambor cheio de leite ao ser jogado fora da carroceria caiu encima dela.

         Diante deste fato, a parte da feira que ficava na Praça Dom Pedro II, foi para as Ruas: Barão do Rio Branco, 6 de abril e Monteiro Lobato.

         Passados todos estes anos a pandemia fez a feira mudar para a Av. Tenente Raul de Holanda, pois a mesma apresentava melhores condições de espaço, e realmente foi uma boa mudança, pois ela tem 600 metros em cada lado totalizando 1200 metros, espaço suficiente para abrigar a feira e proporcionar um melhor transito para os transeuntes. A Avenida tem dois pontos positivos em relação as outras localidades - só tem construção no começo e no fim, ficando o centro sem nenhuma construção - outro ponto positivo é que todas as construções são comerciais no térreo e casa de morada encima, não tem garagem. Porém o fator principal é que ao ser fechada para a feira as pessoas podem ir para os outros bairros por outras vias, assim como acontecia antes dela ser construída no governo de Audálio Ferreira. Portanto não existe nenhum motivo de mudar a feira da Avenida. Pedimos aos competentes secretários de agricultura “Marcelo Ferreira” e infraestrutura “Felipe Tuna” que deixem tudo como está, pois, time que está ganhando não se mexe. E para finalizar quero parabenizar a retira dos feirantes na decida da ladeira do mercado de carne, agora as pessoas podem trafegar tranquilamente sem se preocupar com o transito.

Boletim Covid-19 – 16/03/2021 - Prefeitura de Garanhuns

 


 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram notificados 13 casos da Covid-19; e mais três pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros oito casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação.

 

Até hoje, 5399 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1868 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 75 anos ou mais, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, trabalhadores de laboratórios de análises clínicas, e consultórios odontológicos.

 

Ao todo, já foram confirmados 7319 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 130 pessoas vieram a óbito, 6548 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 120 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 11929 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais de enfermaria encontra-se em 22%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI de administração do Governo Estadual.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Pernambuco decreta quarentena a partir da quinta-feira (18) no estado.


Pernambuco vai entrar em uma quarentena mais rígida a partir da próxima quinta-feira (dia 18), como anunciado pelo governador Paulo Câmara nesta segunda-feira. Até o dia 28, apenas os serviços essenciais estarão autorizados para funcionar em todo o estado. O objetivo é conter a disseminação do coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI, que está acima dos 95% em Pernambuco.


Entre os dias 18 e 28 de março, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes (mas poderão atender através de delivery e retirada), shoppings e galerias comerciais, óticas; salas de cinema e teatros, academias, salão de beleza e similares, comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho, escolas e universidades (públicas e privadas), clubes sociais, esportivos e agremiações, práticas e competições esportivas, praias, parques e praças, ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Já as igrejas e demais templos religiosos só poderão funcionar para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações online.

Já entre os serviços considerados essenciais pelo Governo de Pernambuco e liberados para funcionar neste período estão supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, petshop, clínicas, ambulatórios e similares, bancos e lotéricas, transporte público, indústrias, atacado e termoelétricas, construção civil, material de construção, materiais e equipamentos de informática, lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

 

Desde o último dia 3 de março, Pernambuco já estava com medidas mais restritivas e apenas os serviços essenciais podiam funcionar entre 20h e 5h nos dias de semana e durante todo o final de semana. Como o decreto tinha validade até esta quarta-feira, o Governo de Pernambuco anunciou regras ainda mais rígidas no estado com o objetivo de conter um novo pico de contaminação do coronavírus e de sobrecarga no sistema de saúde estadual.