sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Coluna Ensaio Geral: Basto Peroba


 Por:
Alexandre Tenório



                   Basto Peroba e o maestro Zé Puluca foram os maiores músicos de nossa cidade, em todos os tempos. Embora Basto não tivesse o grau de leitura por partitura que o maestro tinha, ele foi no seu instrumento a ”SANFONA”, um dos maiores do Brasil.
    
                   Infelizmente Basto não tinha tino empresarial para utilizar o seu conhecimento para expandir o seu nome e com isto ganhar notoriedade e dinheiro, sem este tino ficou restrito a nossa região.

                   Porém entre Alagoas e Pernambuco, seu nome era reverenciado por todos aqueles que gostavam da música nordestina.

                   Como as suas tocadas eram apenas no período das festas juninas, ele precisava sobreviver. Basto tinha um bar na Rua Vidal de Negreiros muito frequentado e que tinha várias sinucas, servia caldinhos de diversos sabores, tendo no de peixe e sururu os seus melhores. Basto foi um fumador inveterado por toda vida, e talvez tenha sido isto a causa de sua breve passagem por aqui, pois, ele tinha apenas 76 anos quando nos deixou.

                   Com a morte de Basto o numero de sanfoneiros em nossa cidade chega à quantidade mais crítica de todos os tempos, pois, perdemos em dois anos: BASTO PEROBA, TONHO BUZUGA, EVERALDO e MANÉ CAJU. Fica aqui o meu apelo ao nosso amigo Carlos Alberto presidente da associação dos músicos amadores de Bom conselho, que faça uma escolinha com os sanfoneiros restantes e que ele ensinem a uma nova geração.
         
                   Uma das maiores interpretações da música “GRANADA” era a de Basto. Todos os que tiveram a alegria de ouvir, jamais esqueceram esta grande interpretação. Basto era fã de outro Moraes, o grande Dominguinhos, por ironia do destino, tanto Basto Peroba como Dominguinhos tinham no nome Moraes. Sem sombra de dúvida, Basto tinha em mestre Dominguinhos seu ídolo, e em suas apresentações não deixava de tocar as músicas do seu ídolo. Uma das melhores interpretações da música “PULADINHO” de Dominguinhos era Basto que fazia. Embora fosse um dos melhores sanfoneiros do Brasil, Basto não tinha o dom de fazer música, ele apenas era um interprete - isto talvez tenha feito com que ele não fosse celebrado em todo Brasil. O nome de Basto será lembrado por muitas gerações de bom-conselhenses, a nossa cidade fica mais triste com sua partida.                                                                                                                                                    

Prefeito Dannilo Decreta Luto Oficial e emite Nota de Pesar pelo falecimento de Basto Peroba.




Lamentamos profundamente o falecimento de Sebastião Pereira de Moraes, “Basto Peroba”. O nosso amigo Basto parte dessa vida deixando um grande legado.

O inesquecível Basto Peroba, com a sua arte, foi um dos maiores artistas bonconselhenses, e com o seu instrumento, a sanfona, o maior de todos.

Em vida, com a sua humildade e generosidade, ajudou muita gente, e muito dos artistas bonconselhenses tiveram ensinamentos preciosos desse grande mestre.

Basto deixa lições que devemos levar como exemplo por toda a nossa vida.

Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar este momento.

Nos solidarizamos com sua esposa, filhos e filha e toda a sua família e amigos, neste momento de dor.

Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte os nossos corações e coloque o nosso Basto Peroba ao seu lado no paraíso eterno.

Dannilo Godoy e família.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Prefeitura realiza operação tapa-buracos na Avenida Nova.




Um grande trabalho de tapa-buracos está sendo executado pela prefeitura de Bom Conselho. E ontem uma das principais avenidas de Bom Conselho foi recuperada. A Avenida Tenente Raul de Holanda recebeu recapeamento em alguns trechos e o tapa-buracos em outros. O serviço foi realizado pela secretaria de Infraestrutura.

A via é muito movimentada, interliga dois lados da cidade e tem um grande comércio. A recuperação melhora a locomoção e a segurança de motoristas e pedestres.

Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Infraestrutura, Luís Henrique, que falou sobre o assunto: “O prefeito Dannilo Godoy nos solicitou a imediata recuperação desses trechos e estamos atendendo essa demanda do povo de Bom Conselho. É dessa maneira que trabalhamos, em todas as frentes.” Declarou o secretário.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Coluna Ensaio Geral: Nosso Natal.



         Ficou muito bonita a ornamentação natalina que a prefeitura fez este ano em nossa cidade. As entradas da cidade ficaram muito bonitas. A prefeitura e câmara de vereadores tiveram este ano a mais bonita decoração de sua história e a Praça Dom Pedro II ficou uma beleza. Para completa tudo isto é necessário que a prefeitura acabe com aquela divisão que existe enfrente ao FORUM, e ali coloque o parque de diversão e então nós voltaremos a ter um final de ano digno de nossa cidade, ou seja, a volta da festa da sagrada família para o seu devido lugar a “PRAÇA DOM PEDRO II”. Parabéns a diretoria de cultura, a secretaria de educação e o grande prefeito Danilo Godoy.

Prefeitura de Bom Conselho antecipa pagamento do décimo terceiro salário a todos funcionários



  
A Prefeitura de Bom Conselho liberou nesta quarta(11), antecipadamente, o pagamento integral do décimo terceiro salário para todos os funcionários das mais diversas secretarias.

Em junho a prefeitura já havia pago, antecipadamente, 50% do décimo terceiro salário para todos os servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação.

Não é o primeiro ano que a gestão do prefeito Dannilo Godoy consegue antecipar o pagamento. A decisão de adiantar a totalidade do décimo a todos os servidores, além de aquecer a economia local, garante a segurança financeira dos mesmos.

Do dia 30 de novembro até 11 de dezembro já são cerca de R$ 4 milhões de reais injetados na economia da cidade, quando somados os pagamentos das folhas e mais quase R$ 2 milhões estão previstos até o fim do ano com o pagamento do mês de dezembro.

O secretário de Finanças do município, Renato Ramos, falou sobre o pagamento: “Essa é mais uma demonstração de como é a administração da Prefeitura de Bom Conselho. Honrando com as obrigações financeiras com o funcionalismo público. Mesmo com as dificuldades existentes, a gestão do prefeito Dannilo Godoy tem sido de equilíbrio e planejamento, e assim se mantém em dia com os servidores públicos”.

Dannilo Godoy participou da formatura da Escola Coronel José Abílio



Na noite da terça-feira(11) aconteceu a formatura da Escola Coronel José Abílio – CERU, e o prefeito Dannilo Godoy esteve presente na solenidade.


Uma linda cerimônia aconteceu na Escola, que é dirigida por Pollyana Monteiro, e o prefeito Dannilo acompanhou os momentos com muita atenção.

Dannilo esteve acompanhado de vários secretários, como a Secretária de Educação Cibelly Godoy e de Governo Katarina Cavalcante e de vereadores, como a vereadora Márcia do Angico.

O prefeito parabenizou os formandos e recebeu o carinho de todos. Ao longo do mês de dezembro, diversas conclusões e formaturas acontecem em toda Bom Conselho e Dannilo faz questão de conciliar a sua presença nestes momentos com a agenda apertada da administração da cidade.








Escola Valdemar Urquisa está passando por uma grande reforma




A Escola Valdemar Urquisa, que se localiza no bairro Nossa Senhora de Fátima é mais uma obra de reforma e ampliação de escolas da prefeitura. A unidade de ensino está passando por uma grande reforma, que inclui, também, uma ampliação.


O prédio da Valdemar Urquisa, assim como os das Escola Dom Edgar e José Pedro, que também passam por serviços parecidos, já não mais estava conseguindo suportar a demanda da comunidade e o prefeito Dannilo Godoy junto com os professores e demais profissionais da unidade de ensino viram a necessidade da intervenção.

O espaço interno da escola está sendo aumentado e com a finalização do trabalho, alunos e profissionais terão mais estrutura para desenvolverem suas atividades. A Reforma e Ampliação da Escola Valdemar Urquisa faz parte de um conjunto de obras em cinco escolas, recentemente anunciadas pelo prefeito Dannilo, que faz questão de destinar e buscar parcerias para investimentos em educação, que é uma das áreas destaque do seu governo.






terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Previdência Municipal de Bom Conselho pagou décimo terceiro




O décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas já está na conta! Isso mesmo, o Fundo de Previdência do município de Bom Conselho, pagou nesta segunda-feira(09) o 13º salário dos aposentados e pensionistas que fazem parte do seu quadro.

A gestora do fundo, Rivelina Cavalcante, sempre com muita responsabilidade, conseguiu já cumprir com a obrigação, de maneira antecipada, como vem fazendo durante a sua gestão a frente da Previdência Municipal.

Dessa forma, aposentados e pensionistas já podem realizar o saque dos seus valores. Esse pagamento ajuda a aquecer a economia do município neste final de ano.

Escola Dantas Barreto tá quase pronta.




A reforma da Escola Dantas Barreto está quase finalizada. É mais uma obra de reforma e ampliação de escola que está indo muito bem.


Antes bem deteriorado por conta do tempo de uso, prédio da Dantas Barreto passou por diversos serviços e agora já está com uma aparência completamente diferente. O prefeito Dannilo Godoy havia realizado uma visita a Escola e viu a necessidade junto aos alunos, pais e professores da necessidade da obra no equipamento e, com muito esforço, vem conseguindo atender a comunidade escolar.

A Reforma e Ampliação da Dantas Barreto faz parte de um conjunto de obras em cinco escolas, recentemente anunciadas pelo prefeito Dannilo, que faz questão de destinar e buscar parcerias para investimentos em educação, que é uma das áreas destaques do seu governo.

Dannilo faz questão de acompanhar de perto os serviços e sempre que possível faz visitas as obras que estão espalhadas por toda Bom Conselho. As obras vão desde as reformas e ampliações de escolas, passam por UBS’s, adutoras, pavimentações, até construção de UPA e reforma de hospital. Bom Conselho está um verdadeiro canteiro de obras.







Dannilo teve domingo de visitas a comunidades



O domingo foi bastante movimentado para o prefeito Dannilo Godoy. Dannilo acompanhou as disputas do futevôlei no Festival Esportivo, foi a confraternização dos mototaxistas e foi a dois sítios: Mata Verde e Taquari.


Logo pela manhã Dannilo esteve no Açude da Nação, onde está acontecendo o campeonato de futevôlei, que faz parte do maior evento esportivo da história de Bom Conselho: o Festival Esportivo. No local, Dannilo conversou com atletas e torcedores, além da turma que está organizando o evento.

O prefeito também esteve junto dos mototaxistas, que estavam realizando a sua confraternização. Num ambiente muito descontraído, Dannilo conversou com muitos amigos que encontrou no local. Todos os anos Dannilo faz questão de participar desse momento festivo junto a essa importante categoria de trabalhadores bonconselhenses.

No sítio Mata Verde, Dannilo esteve na casa de Roseni, líder comunitária e presidente da associação. O prefeito e sua equipe foram recebidos com muito carinho por Roseni e toda sua família. Os assuntos foram colocados em dia e os compromissos com a comunidade foram reafirmados.

No sítio Taquari, a comunidade celebrava o encerramento da festa em homenagem a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Padre Jeová celebrou a Santa Missa. Também aconteceu a tradicional cavalhada. Em todos os momentos Dannilo conversou e recebeu o carinho da comunidade.








Rua Cleto Campêlo também está sendo asfaltada




A rua Cleto Campêlo, uma das principais vias de Bom Conselho, também está sendo asfaltada pela prefeitura.


Os serviços tiveram início na última semana, logo após o término da aplicação da primeira camada na rua Mário Melo, a rua do Açude.

A rua Cleto Campêlo é a rua do Hospital e da UPA, uma via de entrada na cidade de Bom Conselho e a melhoria tem sido comemorada pelos moradores que acompanham de perto o andamento dos serviços.

Nesta semana o trabalho segue com a aplicação da camada de acabamento, tanto na rua Cleto Campêlo quanto na Rua Mário Melo.

Uma conquista do prefeito Dannilo Godoy o asfalto da rua Cleto Campêlo faz parte de um conjunto de ruas que já foram ou ainda serão asfaltadas, como a Travessa 13 de maio, a Mário Melo e a Vidal de Negreiros.