terça-feira, 2 de junho de 2020

Boletim Coronavírus Bom Conselho 02.06.2020.


Coluna Ensaio Geral: Chuvas do Mês de Maio de 2020.

 

       Amigo leitor, o ano está maravilhoso quanto as chuvas, este mês de maio choveu 192mm enquanto no ano passado choveu apenas 31 mm. O acumulado do ano está em 668 mm. Da maneira que vai, podemos passar facilmente da marca de 1000mm no ano.

       Porém devido à grande quantidade de chuva que está caindo, podemos ter um ano fraco de lavoura, pois ela pode se perder com a chuva.


Governo de Pernambuco divulga plano para retorno das atividades econômicas.








Após a divulgação do cronograma de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco durante a pandemia da Covid-19, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, explicou, nesta terça (2), que a retomada de alguns setores da economia é gradual, podendo ser adiada ou antecipada de acordo com o monitoramento do número de infectados pelo novo coronavírus.

“Temos estudado bastante o comportamento dessa pandemia no mundo inteiro. Temos feito um trabalho estudando cada setor econômico de Pernambuco e fizemos uma programação para que a gente pudesse ter uma volta das atividades, gradual e programada, com novos protocolos”, afirmou o secretário.

Os novos protocolos incluem distanciamento social, medidas de higiene e de comunicação. “A gente precisa gradualmente voltar a ter atividades econômicas, mas não mudar o nosso comportamento social, porque o nosso nível de risco ainda é alto”, explicou Schwambach.

Confira, por data, como cada setor deve proceder:

1º de junho

Lojas de material de construção

A partir da segunda (1º), esses segmentos receberam autorização para funcionar, desde que obedeçam aos protocolos estabelecidos para evitar o aumento de casos da Covid-19 no estado. "Você vai poder entrar, mas com novas regras”, disse o secretário.

O protocolo a ser seguido é semelhante ao dos supermercados, com higienização de clientes e limitação de pessoas. As regras estão disponíveis na página do governo estadual.

Serviço de delivery do comércio não-essencial

Já para lojas de produtos não-essenciais, os trabalhadores podem retomar o deslocamento até os estabelecimentos para confeccionar ou entregar produtos. “As lojas continuam sem poder abrir para receber clientes e não são permitidos mais do que dez funcionários”, explicou o secretário.

8 de junho

Construção civil

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a retomada da construção civil deve ocorrer com 50% da capacidade de trabalho, ou seja, só metade do quadro de funcionários pode voltar a atuar. “Isso ocorre principalmente por causa do sistema de transporte público. Também fizemos uma readequação dos horários”, disse.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o horário permitido para a construção civil vai das 9h às 18h. O horário pode ser estendido em outras regiões do estado.

Comércio atacadista

Para o comércio atacadista, o governo do estado também mantém o horário das 9h às 18h para estabelecimentos na RMR. As lojas também devem manter um protocolo de higiene que está disponível na internet.

“No momento em que a gente está preparando abertura gradual do varejo, estamos antecipando abertura das lojas físicas do comércio atacadista. É um tipo de atividade que não gera tanta aglomeração porque não é aberta para pessoas físicas e sim para jurídicas”, afirmou Schwambach.

15 de junho

Varejo de bairro

De acordo com o secretário, o governo busca retomar o comércio de varejo de bairro para evitar grandes deslocamentos nas cidades. “A indicação é que a gente inicie com essas lojas menores, para que a gente possa gradualmente colocar as atividades econômicas para funcionar. Só poderão funcionar lojas de bairro, com limitação de até 200 m²”, afirmou.

Salões de beleza e serviços de estética

Para estabelecimentos como salões de beleza, os protocolos devem ser específicos. “Não se deve ter mais aquela sala de espera, devem trabalhar com agendamento e fazer uma limpeza e desinfecção depois que cada cliente for atendido”, disse Schwambach. O protocolo completo para esses estabelecimentos está disponível na internet.

Delivery e coleta em shoppings centers e centros comerciais

Para as lojas em shoppings centers e em centros comerciais, além da permissão do delivery, o governo também possibilita a adoção de pontos de coleta por esses estabelecimentos, ou seja, o cliente pode pegar as mercadorias em um local determinado pela loja. Na RMR, o horário permitido para coleta vai das 12h às 18h.

Retorno dos treinos de futebol profissional

Para o futebol, os treinos profissionais devem ser liberados a partir de 15 de junho, mas seguindo um protocolo específico. “Estamos dialogando com os clubes e com a Federação [Pernambucana de Futebol] para que a gente retorne aos treinos com protocolo com testagem dos jogadores e com algumas regras que a gente vai implementar”, afirmou o secretário.

Datas podem ser alteradas

Segundo o secretário, a população também deve ficar atenta ao monitoramento dos casos confirmados do novo coronavírus no estado, que podem influenciar as datas de flexibilização das atividades econômicas.

"Eventualmente as datas podem ser postergadas ou até antecipadas, se os números forem muito favoráveis. A gente está colocando uma programação, mas é muito importante que as pessoas acompanhem os indicadores de saúde", disse.

Permanecem sem data de reabertura os seguintes serviços (por ordem de prioridade):

1 - Reabertura gradual dos serviços médicos, odontológicos e veterinários, concessionárias e locadoras;

2 - Reabertura gradual do varejo de centro, shoppings centers, feiras e polo de confecção; retorno dos jogos de futebol profissional, sem torcida;

3 - Reabertura gradual dos serviços de escritório e serviço público; reabertura gradual de centros esportivos com prática de atividade sem contato;

4 - Reabertura gradual dos serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes);

5 - Reabertura gradual de academia de ginástica e similares;

6 - Reabertura gradual de museus, cinemas e teatros;

7 - Retorno de eventos esportivos, com torcida limitada;

8 - Retorno de eventos, com novos protocolos


Programa falando com o povo entrevista Dannilo Godoy.


Prefeito Dannilo Godoy, estará sendo entrevistado a partir das 11 horas, no programa ”Falando com o povo”, vivo pelas Rádios Papacaça e Bom Conselho FM.


segunda-feira, 1 de junho de 2020

Boletim Coronavírus Bom Conselho 01.06.2020.


Prefeito parabeniza imprensa.



Nota da redação: Gostaríamos de agradecer ao prefeito Dannilo Godoy, pela lembrança neste dia dedicado a imprensa. 

Mesmo neste período árduo em que enfrentamos esse pandemia que afeta o mundo. Nós que fazemos a imprensa séria, que combate diariamente as FakeNews para levarmos com credibilidade informações aos nosso leitores.

Aproveitamos a oportunidade para dizermos que infelizmente não temos como comemorar nada neste ano, apenas nos solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos e continuarmos nossas orações para os que estejam doentes recuperarem-se desse vírus.

Sala de Estabilização do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso está totalmente equipada.

 

Recentemente o prefeito Dannilo Godoy entregou a nova ala do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso a população. A ala foi preparada para receber pacientes com problemas respiratórios.

 

E nesta semana ficou totalmente pronta a “Sala Vermelha”, como é conhecida a sala de estabilização dos pacientes com sintomas mais graves.

 

A sala conta com respirador, bombas de infusão, monitores cardíacos, eletrocardiógrafo, desfibrilador, concentrador de oxigênio, entre outros.

 

O Hospital é municipal e passa por uma grande reforma e ampliação, a maior da sua história que já tem 60 anos, aproximadamente. A parte da frente, onde funciona essa ala ficou pronta e imediatamente Dannilo determinou o seu uso.

 

A unidade de saúde está preparada para receber pacientes com sintomas de Covid-19 e, se for necessário, estabilizar o quadro clínico até uma possível transferência, no caso de agravamento da situação, para centros especializados

Prefeitura esclarece fake news.


Boletim Coronavírus Bom Conselho 31.05.2020.