quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Dannilo e Paulo inauguram Escola Técnica na próxima quarta





Está chegando o grande dia! A Escola Técnica de Bom Conselho será inaugurada na próxima quarta-feira, um dia histórico para a cidade e toda a região.

As 8:30 da manhã, o prefeito Dannilo Godoy, o Governador Paulo Câmara e o secretário de Educação Fred Amâncio, vereadores e lideranças comunitárias estarão entregando aos bonconselhenses essa grande obra, que servirá a toda região.

O evento acontece na própria Escola Técnica, às margens da PE-218, que recebe o nome de Francisco de Matos Sobrinho.

Para o momento, Dannilo Godoy e Paulo Câmara convidam todos os bonconselhenses para participar da grande inauguração, tão aguardada por todos e que agora se torna realidade.


Prefeitura está calçando 5 ruas nas 50 casas.



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura, iniciou o calçamento de cinco ruas no bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido por 50 casas.

A obra é mais uma conquista do prefeito Dannilo Godoy, que agora está cumprindo o seu compromisso com os moradores do local. O serviço acontece em parceria com o Governo de Pernambuco. As ruas que estão recebendo o calçamento se localizam próximo ao Estádio Jorge Torres Meira, o Carecão.

Desde que iniciou a sua primeira gestão como prefeito, em 2013, Dannilo Godoy tem realizado um intenso trabalho de calçamento de ruas em Bom Conselho e nos distritos. Ao todo já são mais de setenta vias pavimentadas e outras dezenas ainda receberão os benefícios nos próximos meses.



Coluna Ensaio Geral: Chuvas Janeiro de 2019.



          Começamos o ano de 2019 com uma precipitação pluviométrica de 28 mm. No ano passado a precipitação foi de 32 mm. Esperamos realmente que deus olhe para o nosso município e mande muita chuva, porque se for do mesmo jeito do ano passado, estamos todos lascados.

Internet Segura



Nesta quinta-feira, 07 de fevereiro, os alunos do 5º ao 9º ano do Educandário Menino Jesus de Praga, participarão da 11º edição do Dia da Internet Segura, através da palestra na escola, proferida pela Embaixatriz (PE) do Youth@SID.br 2019, Flávia Carvalho.

Assunto importantíssimo e atual para discutir e explanar aos jovens conectados.
Todos convidados, nesta quinta-feira, 07 de fevereiro, a partir das 10:30 hs, no Educandário Menino Jesus de Praga - Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia!

Obra da Adutora do Cinturão Verde está a todo vapor.

  
No final do mês de janeiro, chegaram os tubos que serão utilizados na obra da Adutora do Cinturão Verde, e essa semana a obra já foi retomada.

A obra está se desenvolvendo em ritmo acelerado e a cada dia, dezenas de metros de tubulação são instalados. A adutora, uma conquista do prefeito Dannilo Godoy, beneficiará centenas de famílias do maior setor rural de Bom Conselho. O Cinturão Verde, como é conhecido, tem dezenas de sítios e é uma região muito habitada.


Com uma extensão de mais de 35 km, o sistema captará água na Barragem do Bálsamo e levará até a divisa de Bom Conselho. O prefeito Dannilo Godoy e sua equipe estão acompanhando os trabalhos diariamente, para que muito em breve, mais esta grande obra seja entregue a população.



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

COLUNA ENSAIO GERAL: JOSÉ MARIA PEREIRA DE MELO PARTE 1



          Morreu no último dia 22 de janeiro de 2018, José Maria Pereira de Melo. Dr. José Maria como era chamado, foi o último UDENISTA histórico a falecer, ele esteve presente no tiroteio que aconteceu no distrito do Barro, hoje cidade de Saloá. Para quem não sabe, Saloá já pertenceu a Bom conselho. Quando o distrito do Barro foi emancipado de Bom conselho em 1963 com um projeto do Deputado Gervásio Pires (Bom Conselho), o distrito do Barro era composto ainda da Prata e de São Serafim, após a emancipação o município passou a ser chamado de Saloá. O distrito do Barro era um reduto do Coronel José Abílio, porém a oposição que era comandada pelo o meu tio Gervásio Pires tinha fortes correligionários, entre eles a família Godoy, que tinha em Anísio Godoy o seu líder, pois bem, na primeira eleição que Saloá teve, quem ganhou foi Anísio Godoy, Anísio ainda foi prefeito de Saloá por mais duas vezes. Vamos aos fatos, dia de Domingo a caravana da UDN chega ao distrito do Barro para fazer um comício, na hora que começa o comício à bala come no centro. O comício foi desmanchado na bala pelos partidários do Coronel José Abílio. Dr. José Maria era um dos que estava presente, pois, embora morasse em Bom Conselho, era filho natural do Barro, felizmente não houve vítimas, apenas alguns caga-sebos que de tanto medo se cagaram todo.

          Dr. José Maria depois de certa idade resolveu cursar direito, e se formou com louvor, tendo uma grande atuação em nossa cidade, posso dizer que no tempo áureo da sua atuação como advogado ele foi o melhor. Tinha uma voz forte, e falava com grande apelo emocional. Um fato curioso que devemos escrever é que o nosso saudoso Geraldo Guilhermino (Geraldina), formou-se em direito e foi ser estagiário de Dr. José Maria, imaginem os senhores de um lado um dos maiores GARANHÃO que nossa cidade já teve (Dr. José Maria) e do outro o mais famoso homossexual que nossa cidade já teve (Geraldina), era realmente hilariante um júri com os dois atuando como advogados.

          Dr. José Maria foi eleito vice-prefeito na eleição de 1972, sendo o nome indicado pelo o grupo de Dr. Arnaldo Amaral, que teve Walmir Soares como o candidato a prefeito indicado pelo o grupo de Manuel Luna.

          Foi fundador e presidente por muitos anos da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE BOM CONSELHO, foi varias vezes o VENERAVEL da loja maçônica segredo e caridade. Além de ser um dos mais importantes comerciantes de sua época.

          Muito vaidoso, tinha um fato comum, tudo dele era melhor que o dos outros, como exemplo; você comprava na mesma agência um carro igual ao dele, porém ele tinha de dizer que o dele tinha isto, tinha aquilo a mais que o seu, que na realidade não era.

          Duas histórias engraçadas envolvendo ele que é contada no meu livro “A TENDA DE ZÉ BIAS”, que vou contar para vocês.

                              Esperem um pouco que na próxima semana eu conto.


Dia da Internet Segura







Ontem (05) foi o dia da Internet Segura!Várias ações simultâneas estão acontecendo no mundo inteiro para promover um ambiente mais seguro e ético na rede. 


No Interior de Pernambuco, as ações estão sendo promovidas pela advogada Flávia Carvalho, com divulgação em rádios e jornais de grande alcance. Além disso, instituições públicas e privadas também vão receber atividades ao logo do mês de fevereiro. Ela foi escolhida como embaixatriz jovem de Pernambuco, junto com outros 18 jovens embaixadores, representando as 5 regiões do Brasil, que estão realizando atividades em suas cidades.[http://www.safernet.org.br/site/sid2019/sid-youth].

Eles receberam treinamento no Rio de Janeiro-RJ, nos dias 18 e 19 do mês passado, para oferecerem a melhor abordagem possível aos receptores [https://www.instagram.com/p/BszYKXcl2t_/] [https://www.instagram.com/p/Bs1opiIFPkE/].

Durante a manhã, Flávia esteve na Rádio Papacaça, pela frequência FM 102, 9, participando do programa Show da Manhã, com o Radialista Patrick Oliveira, para falar sobre o Dia da Internet Segura. Por uma hora ela conversou sobre como navegar com segurança na Internet, abordando temas, tais como a exposição de imagens íntimas sem consentimento, boatos e Fake News; uso excessivo das redes sociais; exposição excessiva, privacidade e os riscos que isso acarreta; liberdade de expressão, danos à imagem e reputação; crimes digitais; discursos de ódio e responsabilização de quem pratica alguma violação on-line.  [https://www.instagram.com/p/Btgq_vLl5vu/]

Ela afirma que trouxe o debate para o interior, porque os temas, na maioria das vezes, são negligenciados nos locais mais distantes dos grandes centros urbanos e, igualmente, é importante que sejam discutidos por aqui.

Diz estar muito feliz e honrada por ser uma Embaixadora do Dia da Internet Segura, e que o fator de maior entusiasmo é porque está realizando as ações em Bom Conselho e região, que é seu lugar de origem. Afirma que a Internet mudou a sua vida, e que foi por causa dela que surgiram grandes oportunidades pessoais, acadêmicas e profissionais. É por essa razão que ela luta por uma rede livre, aberta, democrática, multissetorial e que, assim como ela teve, que outras pessoas também tenham oportunidades, porque é só disso que elas precisam.

No Dia 7 de fevereiro, o Educandário Menino Jesus de Praga receberá as ações, para os jovens do 5º ao 9º ano, a partir das 10h30 da manhã [https://www.instagram.com/p/BtXfSDyFVpS/]. Além disso, amanhã, Flávia estará nas ruas realizando panfletaço e conscientizando os cidadãos.

Se você é de Pernambuco e deseja receber as ações na sua região, é só entrar em contato com a Flávia. Caso também deseje ser multiplicador,é só cadastrar a sua proposta através do site www.diadainternetsegura.org.br. Também é possível observar os eventos que estão acontecendo mais próximos a você, na aba “eventos”, neste mesmo endereço eletrônico. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Secretaria de Desenvolvimento Agrário será parceira em projeto do Sebrae para o setor da avicultura



  
Fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor da avicultura do Agreste Meridional do Estado é o principal objetivo de um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ser realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Nesta segunda-feira (4), o secretário Dilson Peixoto recebeu, em seu gabinete, representantes da entidade e de uma de suas vinculadas, Adagro, para uma apresentação do Projeto Inovação e Desenvolvimento da Avicultura do Agreste Pernambucano.

O público-alvo serão avicultores de pequeno porte da Cooperativa de Avicultores de São Bento do Una (COOPAVE), por meio da adequação de 23 pequenas granjas às exigências de biosseguridade da produção; obtenção da rastreabilidade dos ovos, desde a procedência até a comercialização, e a implantação do sistema de eficiência hídrica, com adesão efetiva às novas tecnologias e acesso a novos mercados. Está prevista ainda a realização de um festival gastronômico na IV Feira de Avicultura do Nordeste, com chefes de cozinha renomados, tendo o ovo como ingrediente principal.

“O projeto vem ao encontro de uma de nossas metas prioritárias, que é o incentivo à agricultura familiar. Os beneficiados serão os pequenos produtores, que terão mais oportunidades de inserção no mercado”, pontuou o secretário Dilson Peixoto.

Segundo dados da Associação dos Produtores de Aves de Pernambuco (Avipe), o Agreste responde por cerca de 60% da produção de ovo, enquanto os outros 40% são distribuídos entre as cidades da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. Essas indústrias garantem o trabalho de aproximadamente 150 mil pessoas, com empregos diretos e indiretos em mais de 790 granjas. São Bento do Una é o maior produtor de ovos de galinha do Estado, equivalente a 26,7% da produção estadual.

Participaram da reunião o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima, acompanhado da diretora de Planejamento e Convênio da agência, Késia Alcântara; a gerente do Sebrae da Unidade do Agreste Meridional, Gerlane Melo; a analista de agronegócio, Kedma Azevedo; e a assessora da diretoria do Sebrae/PE, Ângela Miki.