quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

COLUNA ENSAIO GERAL: JOSÉ MARIA PEREIRA DE MELO PARTE 1



          Morreu no último dia 22 de janeiro de 2018, José Maria Pereira de Melo. Dr. José Maria como era chamado, foi o último UDENISTA histórico a falecer, ele esteve presente no tiroteio que aconteceu no distrito do Barro, hoje cidade de Saloá. Para quem não sabe, Saloá já pertenceu a Bom conselho. Quando o distrito do Barro foi emancipado de Bom conselho em 1963 com um projeto do Deputado Gervásio Pires (Bom Conselho), o distrito do Barro era composto ainda da Prata e de São Serafim, após a emancipação o município passou a ser chamado de Saloá. O distrito do Barro era um reduto do Coronel José Abílio, porém a oposição que era comandada pelo o meu tio Gervásio Pires tinha fortes correligionários, entre eles a família Godoy, que tinha em Anísio Godoy o seu líder, pois bem, na primeira eleição que Saloá teve, quem ganhou foi Anísio Godoy, Anísio ainda foi prefeito de Saloá por mais duas vezes. Vamos aos fatos, dia de Domingo a caravana da UDN chega ao distrito do Barro para fazer um comício, na hora que começa o comício à bala come no centro. O comício foi desmanchado na bala pelos partidários do Coronel José Abílio. Dr. José Maria era um dos que estava presente, pois, embora morasse em Bom Conselho, era filho natural do Barro, felizmente não houve vítimas, apenas alguns caga-sebos que de tanto medo se cagaram todo.

          Dr. José Maria depois de certa idade resolveu cursar direito, e se formou com louvor, tendo uma grande atuação em nossa cidade, posso dizer que no tempo áureo da sua atuação como advogado ele foi o melhor. Tinha uma voz forte, e falava com grande apelo emocional. Um fato curioso que devemos escrever é que o nosso saudoso Geraldo Guilhermino (Geraldina), formou-se em direito e foi ser estagiário de Dr. José Maria, imaginem os senhores de um lado um dos maiores GARANHÃO que nossa cidade já teve (Dr. José Maria) e do outro o mais famoso homossexual que nossa cidade já teve (Geraldina), era realmente hilariante um júri com os dois atuando como advogados.

          Dr. José Maria foi eleito vice-prefeito na eleição de 1972, sendo o nome indicado pelo o grupo de Dr. Arnaldo Amaral, que teve Walmir Soares como o candidato a prefeito indicado pelo o grupo de Manuel Luna.

          Foi fundador e presidente por muitos anos da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE BOM CONSELHO, foi varias vezes o VENERAVEL da loja maçônica segredo e caridade. Além de ser um dos mais importantes comerciantes de sua época.

          Muito vaidoso, tinha um fato comum, tudo dele era melhor que o dos outros, como exemplo; você comprava na mesma agência um carro igual ao dele, porém ele tinha de dizer que o dele tinha isto, tinha aquilo a mais que o seu, que na realidade não era.

          Duas histórias engraçadas envolvendo ele que é contada no meu livro “A TENDA DE ZÉ BIAS”, que vou contar para vocês.

                              Esperem um pouco que na próxima semana eu conto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário