quinta-feira, 2 de maio de 2019

Coluna Ensaio Geral: Chuvas Mês de Abril de 2019



          Caro leitor, o mês de abril deste ano, foi um pouco baixo da média, o total de chuvas foi de 76 mm, porém muito menor que o do ano passado que foi de 129 mm. O total acumulado do ano de 2019 passou a ser de 199 mm. Se formos analisar friamente os números, as chuvas este ano, estão muito abaixo da média, pois a mesma deveria ser de no mínimo 300 mm.

Prefeitura realizou grande torneio em homenagem ao trabalhador




A Prefeitura de Bom Conselho, por meio da Diretoria de Esportes, realizou nesta quarta-feira(01), mais um torneio de futebol de campo em comemoração ao Dia do Trabalhador.


A competição aconteceu no Estádio Municipal Jorge Torres Meira – o Carecão e reuniu 44 equipes de atletas tanto da cidade como da zona rural vieram prestigiar este evento. O torneio foi disputado de forma acirrada, quem perdia era automaticamente eliminado.

Com o inicio logo no início da manhã, os jogos se estenderam até o fim da tarde, com a presença de centenas de espectadores que acompanharam as disputas e torceram por suas equipes.

O campeão do torneio foi a equipe do São José do Jerimum, o vice-campeão foi o Palmeiras da Mata Verde e o terceiro colocado foi a equipe do Londrina de Caldeirões.

Cada uma das 44 equipes participantes ganharam uma bola e os três primeiros colocados ainda levaram para casa troféu e padrão com camisa e calção.

A Prefeitura agradece a todos os envolvidos na realização deste evento que já vem sendo realizado por vários anos no dia do trabalhador, e parabeniza às equipes participantes em especial aos vencedores da competição, mas reconhecendo o grande valor de cada atleta, de cada equipe, pelos esforços e dedicação demonstrados.







terça-feira, 30 de abril de 2019

Orientações da Celpe Para Economia de Energia



Com o aumento das temperaturas e uso prolongado de equipamentos como ar-condicionado, Celpe reforça dicas de economia  para evitar surpresas na fatura de energia 


O aumento das temperaturas e modificação do regime de chuvas na Região Metropolitana do Recife, e em todo o Estado, tem tornado cada vez mais comum o uso prolongado de equipamentos como o ventilador ou ar-condicionado nas residências pernambucanas. Com o anúncio da Bandeira Amarela para o mês de maio, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) traz orientações para evitar o desperdício de energia elétrica e contribuir para redução do valor da conta:

1 – Estabeleça horários para uso de eletroeletrônicos.
Controlar o uso exagerado de eletroeletrônicos como televisão, videogames e computadores é um dos principais desafios encontrados pelos adultos com crianças em casa. Estabelecer limites de horários para a utilização dos equipamentos e estimular a realização de atividades externas, além de fazer bem para a saúde, traz economia na conta de energia. Do mesmo modo, leituras em dispositivos eletrônicos podem ser substituídas pelos tradicionais livros, revistas e jornais.

2 – Controle o uso do ar-condicinado.
Com o aumento das temperaturas é natural esticar a utilização do ar-condicionado. Por isso, é preciso ficar atento. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. A orientação é ajustar a temperatura do equipamento para cerca de 23°C e intercalar com ventiladores, mantendo o conforto do ambiente sem o uso excessivo . É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

3 – Atente para o uso dos equipamentos da cozinha e área de serviço.
Os cuidados para evitar o desperdício de energia devem se estender até a cozinha. O abre e fecha da geladeira e o uso constante de aparelhos como micro-ondas são pontos de atenção. As roupas sujas devem ser lavadas de uma única vez, aproveitando ao máximo a capacidade da máquina de lavar e reduzindo o número de vezes em que o equipamento é ligado. O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência, quando estiver esquentando ou esfriando, deve-se passar as roupas mais leves.

4 – Evite aparelhos e lâmpadas ligados ininterruptamente.
Nos demais ambientes, a recomendação é desligar as luzes e aparelhos que não estiverem sendo utilizados. Duas TVs ligadas em uma mesma programação é energia que está sendo desperdiçada. Já na hora do banho, a dica é colocar o chuveiro sempre no modo verão. Nessa posição, a água vai esquentar sem gastar tanta energia.

5 – Dê preferência a equipamentos eficientes
Para obter um consumo racional de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Celpe aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Prefeitura promove Torneio do Dia do Trabalhador




A próxima quarta-feira, 01 de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador e para marcar a data, a Prefeitura de Bom Conselho, através da diretoria de Esportes, promove um grande torneio de futebol amador.

As disputas acontecerão no Estádio Jorge Torres Meira, o Carecão, a partir das 08 da manhã.

O torneio já é uma tradição nesta data e movimenta dezenas de equipes e atletas de todo o município, sempre com um grande público assistindo as partidas.Esse ano mais de 40 times realizaram inscrição para participar do torneio.