sexta-feira, 12 de junho de 2020

Coluna Ensaio Geral: O Embaixador Cultural De Bom Conselho.

                    

 

       É com grande alegria que escrevo este artigo. O meu amigo Antiógenes Cordeiro, se recuperou bem da COVID-19. Porém seu sogro o nosso inestimado “Jason Vilela” não teve a mesma sorte.

 

       Antiógenes é hoje a pessoa mais importante no quesito divulgador da cultura de nossa cidade. Ele já vinha fazendo um bom trabalho neste sentido, porém depois da sua aposentadoria, ele se dedicou a espalhar ao nosso povo, em todo Brasil, as coisas boas da nossa terra – fazendo encontros dos bom-conselhenses em várias capitais do Brasil. Também adotou a luta pela manutenção das tradições do COLÉGIO ESTADUAL FREI CAETANO DE MESSINA. Você amigo, tornou-se mais forte depois desta experiência de quase morte. Antiogenes você tem no seu amigo aqui, um admirador do seu trabalho, vamos à luta que nossa cidade precisa muito de você.


Ministério Público recomenda a prefeitos pernambucanos evitar que população acenda fogueiras e a queima e comercialização de fogos de artifício.


O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do novo coronavírus, publicou no dia 04, a Recomendação PGJ n.º 29/2020, que versa sobre a proibição do acendimento de fogueiras, a queima e a comercialização de fogos de artifício, enquanto perdurar a situação de calamidade pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

“A tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício, naturalmente, provoca três problemas que irão dificultar o combate à Covid-19, quais sejam:

 

a) aglomerações, comprometendo a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia;

 

b) produção de muita fumaça que irá elevar os riscos de problemas respiratórios e agravar os pacientes que estão contaminados;

 

c) Acidentes como queimaduras que pode agravar a superlotação da rede hospitalar.

 

A medida, provavelmente, não será bem recepcionada, mas tenho consciência que em tempos de defesa da vida e saúde dos Pernambucanos, precisamos ter coragem para tomar atitudes extremamente impopulares, mas essenciais para conter o avanço da Covid-19 nas terras pernambucanas”, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, no texto da Recomendação.

 

Fica recomendado aos prefeitos municipais de todo o Estado, enquanto perdurar a situação de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a edição de ato normativo para proibir o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifício, em locais públicos ou privados, em todo o território municipal.

 

Ainda assim, os normativos municipais devem indicar o exercício do poder-dever de polícia para fazer cumprir o ato do Poder Executivo, com as medidas administrativas necessárias para coibir o seu descumprimento, a exemplo de: suspensão da concessão e renovação de autorizações para estabelecimentos de venda de fogos de artifício; cassação das autorizações porventura já concedidas antes da proibição em questão; fiscalização de campo para impedir o acendimento de fogueiras e a queima de fogos, com aplicação de sanção pelo descumprimento de multa e apreensão, por exemplo.

 

“A superlotação das instituições hospitalares, públicas e privadas, poderá inviabilizar o atendimento de todos os que necessitarem de atendimento médico, inclusive os intoxicados pela fumaça das fogueiras e os queimados pelo manejo de fogos de artifício, para além das complicações decorrentes da Covid-19. Ainda assim, as tradições juninas têm caráter cultural, mas não podem prevalecer sobre o direito à saúde e o direito à vida, aos quais deve ser atribuído maior peso em ponderação, à luz dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, bem como da precaução e da prevenção”, disse ele no texto da recomendação.


Boletim Coronavírus Garanhuns 11.06.2020.


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19, nesta quinta-feira (11). Trata-se de um homem, de 59 anos, morador do bairro Heliópolis, que já havia sido diagnosticado com a doença, e veio a óbito hoje, em hospital da rede pública estadual.

 

O boletim de hoje registra também a confirmação de oito casos para Covid-19 no município. As pessoas que testaram positivo para Covid-19 estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.

 

Mais 14 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento/tratamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros dois casos foram descartados, após resultado de testagem laboratorial, e 23 casos seguem aguardando resultado, para posterior confirmação ou descarte da Covid-19.

 

Atualmente Garanhuns tem 293 casos confirmados de Covid-19. Deste total 20 pessoas vieram a óbito, 196 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 77 pessoas que foram confirmadas com Covid-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 291 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.

 

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população permaneça em casa! Se for necessário sair, faça o uso de máscara, lembrando também dos cuidados com a higiene. Todos aqueles que não estão envolvidos com os serviços essenciais devem cumprir as medidas de distanciamento social, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.

 


Municípios que fazem parte das regiões de saúde de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não avançam para 3ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19



Oitenta e cinco municípios do Agreste, das Matas Sul e Norte de Pernambuco não vão avançar na próxima segunda-feira (15/06), entre eles o município de Bom Conselho, para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos , como o restante do estado e apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. A determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19.

 

De acordo com o governador Paulo Câmara, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou todos os dados de saúde do estado e concluiu que as cidades da Macrorregião dois e das Matas Sul e Norte precisam manter as restrições por, pelo menos mais uma semana. “Os dados de saúde de Pernambuco, de uma maneira geral, apontam para uma queda no número de óbitos e casos do coronavírus. Infelizmente nas regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns isso não se apresenta da mesma forma. Por isso, vamos agir com a cautela necessária e manter as restrições”, explicou o governador.

 

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destaca também um aumento na demanda por leitos de UTI nas quatro regiões. “A pressão sobre o sistema de saúde que teve uma diminuição acentuada na RMR não se repetiu nessas regionais. Nosso monitoramento é diário e, por isso, precisamos manter o isolamento nesses municípios para conter a disseminação da doença”, pontuou André Longo.

 

Para reforçar a prevenção, as cidades polo das quatro regionais de saúde irão receber ações das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Prevenção. As atividades serão realizadas em parceria com as prefeituras e contarão com distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene, além de atenção para grupos vulneráveis como idosos e pessoas em situação de rua.

 

III Geres (Palmares) – 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

 

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

 

V Geres (Garanhuns) – 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

 

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.


Boletim Coronavírus Bom Conselho 11.06.2020.



 Temos mais 2 casos confirmados, também temos mais 1 caso recuperado.

Prefeitura trabalha intensamente e a estrada da Jueira é recuperada.


Uma importante via vicinal de Bom Conselho foi recuperada. É a que liga o sítio Jueira e tantos outros a cidade de Bom Conselho. Diversos trechos estavam interrompidos devido as fortes chuvas caídas recentemente no município.

 

A secretaria de Infraestrutura esteve a frente dos trabalhos que foram concluídos na tarde desta quarta-feira(10).

 

Em vários pontos foram instaladas manilhas para que a água passe de um lado para o outro por baixo da via, sem danificar a superfície. Dezenas de carradas de piçarras também foram espalhadas nos trechos críticos

 

“A estrada da Jueira está em totais condições de trafegabilidade, seja para carros baixos ou carros altos. O trabalho possível de ser realizado, foi feito. Todos os trechos críticos estão recuperados. Passar a máquina patrol em toda a estrada é inviável, devido a quantidade de água que ainda tem. Mas os usuários da via podem utilizá-la tranquilamente depois do serviço que realizamos” Destacou o secretário de Infraestrutura, Luís Henrique.

 

O trabalho seguirá acontecendo em outras vias do município e muito em breve a prefeitura conseguirá atender a diversos setores que precisam de melhorias.

 




 
 

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Boletim Coronavírus Bom Conselho 10.06.2020.


Prefeitura realizou grande trabalho na Cohab.

 

Um grande trabalho foi realizado no bairro da Cohab. Os serviços foram executados pela Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura.

 

Uma grande limpeza foi realizada, com a retirada de entulhos e metralhas, capinação, podas de árvores e pinturas de meio fio.

 

Um outro grande serviço foi realizado na rua Professora Maria Isabel. Lá a rede de esgoto foi completamente reestruturada, com a instalação de manilhas e a recuperação do calçamento. A população do bairro ficou bastante satisfeita com os serviços executados.

 

Serviços de limpeza e embelezamento dos bairros continuam sendo executados por setor no município. Atualmente a equipe se concentra no bairro da Parmalat.


Boletim Coronavírus Bom Conselho 09.06.2020.


Confirmado: Terezinha poderá ter candidatura única para prefeito em 2020.

O grupo político liderado pelo atual prefeito Matheus Martins (PSB), pelo vice-prefeito Rogério Bezerra, por oito vereadores de mandato e pelo ex-prefeito Alexandre Martins, tem em sua base aliada dez partidos políticos e uma larga frente correligionária. Com grande apoio político e alta aprovação popular (aproximadamente 70%) nas últimas pesquisas qualitativas de avaliação de gestão,  o município poderá repetir, pela segunda vez, um pleito com candidatura única reelegendo Matheus. Diferente do que ocorreu há 16 anos atrás quando Terezinha reelegeu Ezaú Gomes, esta eleição se dará em um momento atípico e de muita restrição, onde as campanhas eleitorais deverão ser modificadas devido à pandemia do novo coronavírus.

 

Por outro lado, a Oposição em Terezinha, liderada pelo atual vereador Adriano Campos (PCdoB), como divulgado em redes sociais, deverá lançar apenas uma chapa para disputar as vagas da Câmara Municipal, não tendo em seu palanque uma  candidatura majoritária.


terça-feira, 9 de junho de 2020

Operação tapa-buracos segue diariamente em Bom Conselho

  

A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura, continua realizando a operação tapa-buracos pelas ruas do município.

 

Os trabalhos acontecem em todos os setores da cidade, onde há a necessidade da intervenção. Ultimamente, as chuvas danificaram muitos setores e outros ocorrem devido ao rompimento da tubulação da Compesa, que faz o reparo da tubulação e a prefeitura refaz o calçamento do local danificado.

 

A operação tapa-buracos é um serviço que é executado todos os dias, nos diversos pontos do município de Bom Conselho. Os trabalhos não param e com a continuidade, nos próximos dias, mais setores que necessitam de cuidados receberão o serviço.


Prefeitura conclui recuperação da Estrada da Serra Grande e Flores


Um grande esforço foi realizado pela Prefeitura de Bom Conselho desde o último sábado (06) até esta segunda (08) na estrada dos Sítios Serra Grande e Flores para recuperar todo o trecho.

 

O trabalho executado pela secretaria de Infraestrutura foi intenso e concluído no fim da tarde desta segunda. Mais de 40 caçambas de piçarras foram descarregadas na via e a máquina patrol deu todo o acabamento. Manilhas também foram instaladas nos pontos mais críticos.

 

O prefeito Dannilo Godoy esteve acompanhando os serviços desde o sábado e conversou com vários moradores da região.

 

O trabalho seguirá acontecendo em outras vias do município e muito em breve a prefeitura conseguirá atender a diversos setores que precisam de melhorias.





 


segunda-feira, 8 de junho de 2020

Boletim Coronavírus Bom Conselho 08.06.2020.


Prefeito Dannilo vistoria obra da UPA e constata o avanço da obra


Na manhã desta segunda-feira(08) o prefeito Dannilo Godoy realizou uma visita de vistoria na obra da UPA 24h. A construção é um dos maiores sonhos da população de Bom Conselho.

 

No local, Dannilo e sua equipe puderam verificar o avançado estado que a obra se encontra. Já se pode dizer que falta muito pouco para que mais essa grande obra seja entregue a população.

 

Dannilo visitou cada ambiente da construção, conversou com os operários e equipe técnica responsável que lhe explicaram os próximos passos da obra. A UPA 24h de Bom Conselho está sendo construída vizinho ao Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, na Rua Cleto Campelo. A UPA 24h irá melhorar consideravelmente a rede de saúde do município, que já vem há muitos anos atendendo, além da sua população, municípios vizinhos.

 

O prefeito Dannilo e sua equipe tem acompanhado de perto o trabalho realizado pela empresa contratada e muito em breve este grande sonho entrará em atividade.




 


LIVE MACIEL FILHO E JEAN PIERRE

Prefeitura está recuperando estradas da Barra e da Serra Grande




As estradas que ligam a cidade de Bom Conselho ao distrito de Barra do Brejo e ao Sítio Serra Grande estão sendo recuperadas.

 

A Prefeitura, através da secretaria de Infraestrutura tem se esforçado muito para atender o mais rápido possível a população que precisa de vias em condições de transitar e o trabalho está se estendendo até nos sábados e domingos.

 

Durante a semana o trabalho se concentrou na estrada de Barra do Brejo, que falta muito pouco para ser concluída e a expectativa é que ao longo da próxima segunda isso aconteça.

 

Já neste sábado e domingo o trabalho está acontecendo na estrada da Serra Grande. O acesso ao sítio estava muito complicado devido as chuvas, mas agora a realidade passará a ser outra.

 

O trabalho da Prefeitura consiste colocar dezenas de caçambas carregadas com piçarras nos pontos mais críticos e passar a máquina patrol em toda estrada. O esforço tem sido muito grande e logo a que você utiliza receberá a recuperação.