sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Coluna Ensaio Geral: Audálio Ferreira de Araújo (Parte Final)


 

         Depois de disputar 5 eleições (quatro como prefeito e uma como vice) e ganhar duas, ele disputaria a sua última eleição em 2008, porém esteve ativo em todas as eleições subsequente, inclusive na eleição de 2012 quando seu apoio à candidatura de Danilo Godoy foi decisivo.

 

         Audálio Ferreira era um ser que respirava política 24 horas por dia, ele gostava de política e era um grande político, dentro de suas peculiaridades.

 

                            ALGUNS FATOS INTERESSANTES

 

-Audálio Ferreira foi a posse de Judite, vestido todo de terno branco ao lado de dona Josefa, fez um pequeno balanço de sua administração, entregou a chave do carro do prefeito e saiu de cabeça erguida, até a sua casa a pé.

-Audálio Ferreira embora fosse estourado, com pouco tempo esquecia o ocorrido. Quando ele começava a morder a chave do carro, saísse de perto, pois ele ia pegar ar.

-Audálio fiscalizava o açude da nação, para que não levassem os peixes, numa feita, o nosso amigo Cajá, estava pescando e Audálio chega e diz – Cajá, você pescando de novo, você vai colocar uma frigorifico? Então todos que estavam presente caíram na gargalhada.

 

-Audálio estava no açude quando chega o secretário de agricultura “Milton Câmara” e diz – seu Audálio acabo de trazer os alevinos, no que Audálio diz - levino que eu conheço é meu compadre Levino da Serra Grande, e todos caíram na gargalhada. 

-Audálio chega no bar de Pereira de uma visita a Rainha Isabel acompanhado por umas 5 pessoas, era quase 10 horas da noite. Pereira vem atender e diz - o que deseja seu Audálio (nesta época ele era prefeito do município) Audálio diz – Peleila estou com uma fome danada o que você tem para comer – Pereira diz - só temos pão, ovo, cuscuz e café com leite – Audálio diz – Peleila coloca isso.  Pereira cobrou naquela época 80 reais (um absurdo), então Audálio diz – Peleila, você está doido, cobrar 80 reais por pão e ovo – então Pereira diz – seu Audálio as coisas estão caras – Audálio se levanta paga e diz – Peleila nunca mais eu coloco os pés aqui. E realmente morreu e nunca mais colocou os pés no bar de Pereira.

 

-Dr. Vicente recebe um capão bem gordo e resolve levar para o seu irmão Pereira preparar para comer com xerém. Convidou alguns amigos, é quando chega seu Audálio e Vicente diz - seu Audálio mandei prepara um capão para nós comer com xerém lá em Pereira, o senhor que vir, então Audálio diz – Vicente você está doido eu só tenho um carro. Todos caíram na gargalhada, pois ele quis dizer que se fosse, Pereira ia cobrar tão caro que ia ter de vender o carro para pagar.

 

-Estava eu no HOSPITAL MONTE SINAI, pois meu pai estava internado, ao sair do quarto encontro dona Josefa Ferreira, então pergunto a ela quem está internado, ela diz que Audálio tinha feito uma cirurgia e tinha saído naquele instante da intervenção e estava no quarto, então  dona Josefa diz – Alexandre fique aqui um pouco com Audálio que eu vou pegar um cobertor para ele – eu entro no quarto então pergunto se ele está bem e ele me diz – Doutor tá um fio danado, doutor aquela mulher está acabando com nossa cidade, tudo que eu de Danié fizemos ela está acabando, eita fio danado. Até mesmo doente, saindo de uma operação, ele não esquecia a política.

-Estava na RÁDIO PAPACAÇA dando uma entrevista “Audálio e Daniel”, quando o locutor pergunta a Audálio – seu Audálio como vai a saúde? Prontamente ele diz – esta mulher está acabando com a saúde, aí Daniel cutuca Audálio e diz que o locutor está perguntando por sua saúde e não a saúde do município...

 

-Todos nós sabemos do gosto de Audálio pelo jogo de baralho, porém durante os 8 anos que ele foi prefeito ele não pisou um só dia numa casa de jogo. Um fato realmente interessante, porém, no outro dia que ele deixava de ser prefeito, ele voltava a jogar baralho.

 

         Para terminar peço ao poder público municipal, composto pela a câmara de vereadores e prefeitura, para que seja mudado o nome da Av. Ten. Raul de Holanda (já existe uma rua com o nome de Ten. Raul de Holanda, que fica entre as ruas José do Amaral e João Cordeiro de Oliveira) para Av. Audálio Ferreira de Araújo, esta justa homenagem para aquele que teve a coragem de transformar um brejo na mais importante via pública de nossa cidade.

 

         Vai aqui a minha homenagem a este grande bom-conselhense, que nos deixou tragicamente. A política vai sentir muita a falta dele.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário