quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bloco de Notícias: Manhã 09.04.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.



- Foi adiada para hoje a sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado que iria avaliar proposta de criação de uma CPI ampla para investigar denúncias contra a Petrobras, o suposto cartel no Metrô de São Paulo e as obras do Porto de Suape e da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. A mudança ocorreu a pedido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Os senadores devem voltar a discutir o assunto nesta quarta-feira.
 
- O deputado federal André Vargas (PT-PR) e o doleiro Alberto Youssef, pivô do pedido de afastamento do parlamentar da Câmara dos Deputados nesta semana, são réus num mesmo escândalo de corrupção ocorrido no final dos anos 90 no Paraná. Vargas se licenciou do cargo após ter vindo à tona sua ligação com o doleiro. Eles respondem pelo caso na Justiça desde 1999.

- O Acre já registrou prejuízos de 834 milhões de reais por causa da cheia histórica do Rio Madeira. Segundo documento produzido por nove entidades empresariais, a economia do Estado só voltará ao normal em, no mínimo, três anos. Somente em março, deixaram de ingressar no Acre 77% de mercadorias tributáveis. O isolamento da região fez o governo decretar situação de calamidade pública.

- Uma operação do Ministério Público, em ação conjunta com a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil de Minas Gerais, prendeu duas pessoas suspeitas de integrarem esquema de sonegação de impostos. De acordo com as autoridades, o rombo passa de 50 milhões de reais. As firmas utilizavam notas fiscais falsas e fraudavam o pagamento de INSS.

- O governo americano informou que vai colaborar com o Rio de Janeiro e com outros estados brasileiros na área de segurança pública durante a realização da Copa do Mundo. O processo é liderado pelo Escritório de Segurança Diplomática dos Estados Unidos. Segundo o consulado americano no Rio, o governo vai enviar agentes ao Brasil durante o evento para garantir a segurança dos torcedores de seu país. De acordo com a FIFA, depois dos brasileiros, os torcedores americanos e colombianos foram os que mais compraram ingressos para a competição.
 
- Foi marcada para semana que vem uma reunião entre representantes dos governos da Ucrânia, Rússia, União Europeia e dos Estados Unidos para discutir a crise ucraniana. O encontro deve ocorrer em algum país europeu, ainda não definido. As tensões cresceram nos últimos dias, após manifestantes pró-Rússia ocuparem prédios do governo ucraniano em protestos coordenados em pelo menos três cidades.

- O FMI reduziu pela terceira vez consecutiva a previsão de crescimento do Brasil em 2014. A nova estimativa indica que o país crescerá 1,8% neste ano. Em janeiro, a previsão era de 2,3%, e em outubro passado, de 2,5%. Entre os Brics, apenas a Rússia, que sofre com turbulência política e sanções internacionais, teve uma redução maior que a brasileira nas estimativas de crescimento. China deve crescer 7,5% e Índia, 5,4%.


- Está prevista para hoje a votação do projeto do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados. Hoje os deputados da Comissão Especial se reuniram para analisar o PNE e debateram o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário