domingo, 2 de março de 2014

Novo Cangaço, leva terror ao interior de Pernambuco e Alagoas.

Agência do Banco do Brasil de Brejão - Interior de Pernambuco


Agindo em bando e fortemente armados, criminosos adotaram táticas de guerrilha para invadir pequenas cidades e saquear, simultaneamente, o dinheiro dos caixas eletrônicos dos bancos com uso de explosivos. Chamado de "novo cangaço", eles espalham o medo e transformam, da noite para o dia, a vida nos municípios do interior de Alagoas e Pernambuco, considerados recantos de sossego.

As ações do novo cangaço se intensificaram desde o ano passado, o crescimento é atribuído à atuação organizada das quadrilhas, com 150 a 20 membros. Os novos cangaceiros agem de madrugada, com veículos potentes, em ações que levam, em média, 15 minutos. Vestem touca ninja na cabeça, luvas e coletes. As cidades menos populosas são escolhidas não só pelo baixo efetivo policial, mas também pelo posição geográfica e rota e fuga.

Recriando o estilo dos velhos cangaceiros do sertão nordestino, em uma versão moderna mais violenta e desprovida de motivações sociais, os criminosos sitiam a cidade nos acessos viários, disparam contra a base policial para impedir reações e contra curiosos que possam identificá-los.

Enquanto isso, outra parte do grupo invade as agências e destroem os caixas com explosivo.

Agência do banco do Brasil de Quebrangulo, após o assalto.
Uma grande dificuldade da polícia, para enfrentar esse novo bando fortemente armado, tem sido o reduzido efetivo policial nas cidades atacadas e o armamento comparado com o usado pelos criminosos.


Helicóptero utilizado na ação como apoio aéreo.
No último dia 08 de abril, ocorreu mais uma ação deste cangaceiros que levam terror a população. Deste vez, foi a agência da cidade de Quebrangulo, interior Alagoana, que foi explodida e os assaltantes, cruzaram o estado de Alagoas, fugindo para Pernambuco. As polícias Militares de Pernambuco e Alagoas, além da polícia Civil, foram acionadas e utilizaram apoio aéreo de um helicóptero na caçada aos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário