segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DICA DE LEITURA: “MANOEL DE BARROS – Poesia Completa”

DICA DE LEITURA: “MANOEL DE BARROS – Poesia Completa”
Por Fernando Chagas da Costa (*)



“Distâncias somavam a gente para menos. Nossa morada estava tão perto do abandono que dava até para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens profundas com sapos, com as águas e com as árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza avançava nas minhas palavras tipo assim: O dia está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me empobrece. E o rio encosta as margens na minha voz.”
É assim que começa a obra “Manoel de Barros – Poesia Completa”, publicada pela Editora Leya, do autor matogrossense Manoel Wenceslau Leite de Barros, natural de Cuiabá, nascido em 1916.

Há um excelente documentário em vídeo, que pode ser assistido pelo youtube, sobre Manoel de Barros, com o sugestivo título “Só dez por cento é mentira” (http://www.youtube.com/watch?v=QZLC8wNVtfs), que começa com a frase dele “Há várias maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira”. Foi através desse documentário, que assisti anos atrás, através de um canal por assinatura, que conheci o poeta e fiquei maravilhado com sua obra, seu jeito encantador de narrar poeticamente a natureza.

Tão logo pude, adquiri a obra aqui sugerida essa semana. E em seguida comprei também “O Fazedor de Amanhecer”, que tem um vínculo mais infantil, com ilustrações do cartunista Ziraldo.

“Poesia completa” abrange sua produção de 1937 a 2010 ( a partir de “Poemas concebidos sem pecado” até “Menino do Mato”).

Boa Leitura.


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário