A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) supera amarca de um
milhão de clientes contemplados com o novo modelo de emissão e entrega de
contas de energia em todo o Estado, neste mês de janeiro. Com a ampliação
prevista para a próxima segunda-feira (06), a concessionária alcançará 30% de unidades
consumidoras recebendo a fatura imediatamente após a coleta do consumo. Nesta etapa,
serão mais 103 mil consumidores atendidos, sendo 46 mil na rota da Encruzilhada, no
Recife, e 57 mil na rota de Jaboatão dos Guararapes. A
implantação do projeto acontece gradativamente e deve ser concluída até o
segundo semestre deste ano.
Na prática, o procedimento iniciado no último mês de outubro permite uma
única visita mensal ao cliente. A modalidade assegura maior agilidade e
transparência no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato
da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia. No
antigo sistema, havia a necessidade de, ao menos, duas idas
à unidade consumidora, uma para coleta de dados e outra para a
apresentação da conta.
A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm,
ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo on line ou
sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um
papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão. A
nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da
conta de energia.
Cada leiturista percorre a rota com um kit coletor de dados e uma
impressora térmica. Os equipamentos são rastreados 24 horas e, em caso de
assalto, um comando inviabiliza o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio
PDA irá enviar sinal para o servidor informando a localização geográfica do
aparelho.
NEOENERGIA – A adoção do novo procedimento
está acontecendo simultaneamente na Celpe e demais distribuidoras do Grupo
Neoenergia – Coelba (BA) e Cosern (RN). Foram investidos R$ 61 milhões na
compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação
de todo o sistema nas três empresas. Ao fim do processo de implementação do
novo faturamento, mais de 9 milhões de clientes nos três estados passarão a
contar com a emissão da fatura logo após a leitura.
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