segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Maior açude de Pernambuco pode secar em três meses.


O maior açude de Pernambuco, o Poço da Cruz, no município de Ibimirim, enfrenta um dos momentos mais críticos. Por conta da seca e do modelo de irrigação, o reservatório tem somente 13% de sua capacidade, que é de 504 milhões de metros cúbicos. Se não chover, a estimativa do Dnocs, órgão responsável pelo reservatório, é que o Poço da Cruz seja fechado até março.

A qualidade da água do açude serve apenas para a irrigação. Mesmo em baixa, retira-se por semana 3,8 mil metros cúbicos de água para áreas irrigadas, que utilizam o sistema conhecido “por inundação”. Esse modelo é considerado ineficiente. Para cada 100 litros aproveitados na irrigação, outros 300 evaporam.

“A nossa ineficência está em torno de 70%”, contabilizou Francisco Manoel da Silva, coordenador do conselho gestor do açude. Além da água, as perdas reforçam a salinização do solo irrigado do Sertão. Solo que já sofre com o sal.


A esperança está na mudança do sistema de irrigação, que começou a ser feito. Quando mudado, prevê-se economizar 75% de água. Financiado pelo Ministério da Integração Nacional, o novo sistema para irrigar a terra ficará pronto em 2015. O investimento é de R$ 80 milhões.

Um comentário:

  1. A água da barragem do bálsamo também vem sendo mal administrada, uma vez que o volume descarregado pela comporta não está obedecendo padrões técnicos previsto no projeto. Comerciante local, visando atrair mais pessoas para seu estabelecimento comercial através do volume d'água da cachoeira, aumentou, aleatoriamente, o volume de descarrego da comporta e o reservatório vem baixando seu nível em uma velocidade que colocará em risco, em futuro próximo, o normal abastecimento de Bom Conselho e
    Rainha Isabel.

    ResponderExcluir