segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DICA DE LEITURA: “NOVOS NEGÓCIOS NO BRASIL”

DICA DE LEITURA: “NOVOS NEGÓCIOS NO BRASIL”
Por Fernando Chagas da Costa (*)


Um dos livros que adquiri na FLIPORTO 2013, realizada em Olinda-PE, na qual estive presente, foi o aqui recomendado hoje: “NOVOS NEGÓCIOS NO BRASIL”, de autoria de Sílvio Meira.

O autor do livro eu já conhecia através de três fontes: seu blog (http://terramagazine.terra.com.br/silviomeira/blog/); seu Boletim “Bits da Noite” 
(http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/bits-da-noite/BITS-DA-NOITE.htm), na rádio CBN, e já assisti, seja por vídeo ou ao vivo, palestras ministradas por ele.

Sílvio Meira é nordestino, paraibano, nascido em Taperoá (em 1955). Chegou a morar em Arcoverde e também teve uma rápida passagem pelo Ceará. É formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Especializou-se em Tecnologia da Computação, fez mestrado na UFPE e doutorado na Inglaterra. Hoje é uma das maiores referências do país na sua área. Foi responsável pela criação do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), onde é o cientista-chefe, e a partir dele o Porto Digital, localizado no Recife velho.

Embora com o currículo citado acima leve a uma primeira dedução que as palestras de Sílvio Meira tratem de temas focados somente em computação, não é isso que acontece. Suas palestras tratam de “Empreendedorismo”, “Governança”, “Liderança”, e  outros temas, além, claro, de “Tecnologia”.

O livro citado como dica dessa semana é composto por 16 capítulos, que tratam de : Mercado, Inovação, Negócios, Modelos, Investidores, Potencial da internet, Cuidados, Profissionalismo, Estratégia, entre outros. Trata-se de um guia ilustrado que relaciona os desafios, discutindo-os, para se de criar negócios inovadores no País.

Na internet (http://www.youtube.com/watch?v=Met4LNXtLX8 ) há um vídeo onde o próprio Sílvio Meira fala um pouco sobre a obra recém-lançada.
Para quem está querendo abrir um novo negócio, ou para quem já está em um e queira aprender mais sobre cenários, com discussão dos acertos e também dos erros, pois como o próprio autor fala, o livro está cheio de problemas, muito mais do que soluções, vale à pena ler a obra.
Boa leitura


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário