terça-feira, 2 de abril de 2013

Medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff para combate a seca.



Em reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE, realizada hoje (2), em Fortaleza-CE, onde estiveram presentes  os onze governadores dos estados atendidos pela SUDENE, a presidente Dilma Rousseff anunciou novas medidas para combate aos efeitos da estiagem(Seca) que vêm atingindo todo o Nordeste.
Podemos destacar as seguintes medidas:
- Disponibilização de 340 mil toneladas de milho subsidiados nos meses de abril e maio;
- Aumento de 30% no número de carros-pipas;
- Prorrogação do Garantia Safra e do Bolsa estiagem;
- Ampliação de linhas de crédito e renegociação das dívidas dos produtores da região;
Os recursos estão estimados em R$ 9 bilhões para implementação das novas medidas.
Durante o discurso a presidenta prestou algumas informações:

 “Ações estruturantes relativas à oferta de água, seja barragens, adutoras e estações elevatórias, todas as formar de construir aqui na região um nível de segurança hídrica mais efetivo e de grande durabilidade. Essas medidas estruturantes, junto com toda a estrutura de proteção social, montada pelo governo do presidente Lula e pelo meu governo, elas explicam porque a cara da miséria nessa região não foi tão acentuada perversamente pela estiagem”, disse.
 “Assumimos o compromisso de construir 27 mil cisternas de produção e agora acrescentamos mais 40 mil. Porque consideramos que as cisternas de produção são estratégicas no momento de iniciar dois processos, que é salvar os rebanhos existentes e nos preparar para ter de fato uma estrutura mais robusta para não ter uma perda de rebanhos a cada seca”, afirmou.

Diante do exposto acima, ficam algumas lacunas a serem abordadas, entre elas:
- Foi anunciado o milho para os meses de abril e maio. O secretário, Ranílson Ramos, quando estive na semana passada em Bom conselho(PE), afirmou que a cana de açúcar, fornecida pelo governo do estado de Pernambuco, também só daria para os próximos 60 dias. Fica a pergunta, daqui a 60 dias qual o alimento que será dado aos animais? Já que não teremos nem a cana do governo estadual e o milho do governo federal;
-Precisamos de maiores detalhes quanto as linhas de crédito que serão disponibilizadas, para podermos emitirmos uma opinião balizadora;
- A grande expectativa dos produtores rurais era quanto a anistia/perdão das dívidas rurais, coisa que não foi anunciada. Uma simples prorrogação não resolve o problema do produtor, pois somente estará jogando a dívida para o futuro. Para se ter uma idéia, leva-se em média dez (10) anos para a recuperação da cadeia produtiva rural. Sendo assim o produtor não terá capacidade de pagamento para arcar com seus débitos junto às instituições financeiras.

Fonte: blog.planalto.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário