domingo, 28 de abril de 2013

DICA DE LEITURA: “O Caderno de Maya”


Coluna semanal: Dica de Leitura. 

"O Caderno de Maya" 

por Fernando Chaga da Costa(*).


O Caderno de Maya”  é a mais recente obra da escritora chilena Isabel Allende, a mais bem sucedida romancista contemporânea da América Latina, traduzida para mais de trinta idiomas e que tem em seu acervo de produções quase duas dezenas de romances desde 1982, quando escreveu “A Casa dos Espíritos”, sucesso de público e crítica e que virou filme com Meryl Streep.
Diferente da maioria dos romances anteriores de Isabel, que se situam mais no passado, o “Caderno de Maya” é situado nos dias atuais, tendo como temas mais relevantes o afundamento na dependência química das drogas, violência, crimes, lealdade e amor.
Maya Vidal é uma jovem americana de 19 anos,  personagem principal que dá título a obra, a qual encontra refúgio em uma ilha remota do Chile (Chiloé), depois de um período de vida bastante turbulento.
Com temas pesados, poder-se-ia esperar um livro de leitura desgastante, mas, ao contrário, Isabel nos prende do começo ao fim, com sua forma cativante e apaixonante de transmitir cada situação.
Sentimentos belos e um significado especial da importância/dependência de cada um no ciclo da existência permeiam a obra e nos faz lamentar quando chegamos ao seu fim, ficando o desejo de quero mais.
Tiramos várias lições ao longo do livro, que o leitor pode vivenciá-las em seu dia-a-dia, entre as quais a esperança de que por mais drástica e caótica que seja uma situação, há oportunidade para um recomeço.
Jamais esqueceremos de personagens como “Minha Nini”, “Meu Popo”, Manuel Arias, Mike O’Brien, Blanca Schnake, entre tantos outros, que se entrelaçam no decorrer na história.
Como escreveu Walcyr Carrasco, na edição 778 da revista Época, “um livro pode marcar a vida toda. É só a gente permitir”.
O “Caderno de Maya” tem essa força de nos envolver e deixar sua marca permanente. Vale à pena conhecê-lo.
Para quem deseja conhecer mais sobre a autora, Isabel Allende, há uma ótima entrevista dela, em vídeo, com legenda em português, ao programa Controversos, da TV Portuguesa, dada ao apresentador Manuel Luis Goucha,  no endereço http://www.youtube.com/watch?v=sFRa-hxj7_0

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Um comentário:

  1. Pessoal,
    O Caderno de Maya é ... Fascinante!
    Sou suspeita para falar... Mas, se este "amante da leitura" não convencer você a viajar pelo mundo da fantasia, da cultura e/ou da realidade social - através de um livro, custo a acreditar que outro o faça.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir