O
eSocial, sistema que começou a ser implantado este mês pelo Governo Federal
para receber dos empregadores os dados referentes aos trabalhadores, causará
grande impacto na gestão de pessoal das micros, pequenas e grandes empresas.
Isso porque vai requerer alterações significativas, pois muitos processos serão
revistos ou deixarão de existir.
Além
disso, a adequação para atender às exigências do eSocial não é tarefa simples.
Os desafios de implantação vão desde a necessidade de observação de prazos e
regras, ao uso de programas específicos para a transmissão das informações.
Com
o eSocial, as empresas precisarão de mais planejamento e controle, além de
terem que prestar informações praticamente em tempo real sobre obrigações
fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Dados como nascimento do filho do
funcionário ou mudança de nome após o casamento, por exemplo, deverão ser informados.
Além disso, deslizes comuns, como horas extras acima do limite de duas por dia
e divisão de férias além do previsto em lei, poderão ser monitorados sem
fiscalização presencial.
Com
o objetivo de esclarecer os desdobramentos da implantação desse novo sistema,
será realizado no Recife o seminário “O eSocial e as Mudanças na Prática
Empresarial”. No evento, os especialistas Alberto Borges, da Lumi Consultoria,
e Fabiana Soares, da Auditarh, profissionais do mercado envolvidos na
preparação para a chegada desta nova obrigação, irão tirar dúvidas e apontar o
riscos e oportunidades com os quais os empresários terão de lidar a partir
deste ano. O seminário acontecerá na próxima quarta-feira, 24, no auditório do
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Matérial Elétrico –
Simmepe.
O
eSocial está sendo implantado em três etapas. Em janeiro iniciou a primeira
etapa na qual apenas as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões
anuais devem enviar apenas informações relativas às empresas, ou seja,
cadastros do empregador. As informações relativas aos trabalhadores só começam
a ser enviadas a partir de março.
As
demais empresas, incluindo microempresas, microempreendedores individuais
(MEI) e pessoas físicas (que possuam empregados) entram na segunda etapa
começando a utilizar o sistema a partir de julho. A terceira etapa, que começa
em janeiro de 2019, está reservada para os órgãos públicos.
Encontro
Simmepe: “O eSocial e as Mudanças na Prática Empresarial”
Dia: 24
de Janeiro de 2018
Hora: 18h30
Local: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Matérial Elétrico – Simmepe
Hora: 18h30
Local: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Matérial Elétrico – Simmepe
Rua
Viscondessa do Livramento, 130 – Derby - Recife
Valor inscrição: R$ 50,00 – Gratuito para associados Simmepe, Abimaq e Renepe
Informações: 81. 98985 9862 – projetos@simmepe.org.br
Valor inscrição: R$ 50,00 – Gratuito para associados Simmepe, Abimaq e Renepe
Informações: 81. 98985 9862 – projetos@simmepe.org.br
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