domingo, 23 de fevereiro de 2014

DICA DE LEITURA: “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”

DICA DE LEITURA: “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Por Fernando Chagas da Costa (*)



Assisti no cinema, essa semana, a mais recente adaptação de livro para as telinhas, em cartaz aqui em Maceió. Trata-se do filme “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”, baseado na obra homônima do escritor australiano Markus Zusak.

O livro, que já virara best-seller quando do seu lançamento, em 2005, voltou a figurar entre os dez mais vendidos em nossas livrarias, certamente impulsionado pela produção da indústria hollywoodiana (que tem no papel principal a linda garota Sophie Nélisse e ainda conta com os excelentes Emily Watson e Geoffrey Rush, como os pais adotivos), pois grande parte, dos que tenham visto e gostado do filme, certamente ficou com vontade de conhecer a obra escrita, pois, via de regra, se um filme agrada e o roteiro foi baseado em uma obra literária já existente, o livro que deu origem é muito melhor.

A história, narrada pela Morte, que ficou tocada com aquela criatura que teve diante de levá-la por algumas vezes, tem como palco a Alemanha da segunda Guerra Mundial (entre 1939 e 1943) e a personagem principal é Liesel, uma garota que é adotada por um casal alemão.

A partir de um primeiro livro que ela fica com ele (rouba?), sem sequer saber ler, Liesel, ao longo da história, vê no mundo das palavras uma forma de aprender e vivenciar/moldar o mundo no qual faz parte. A busca por outras obras, ainda que de forma ilegal torna-se rotineiro e vira seu propósito.

Ainda que você veja o filme primeiro, que foi bem adaptado, não deixe de ler o livro, pois a obra cinematográfica ficou mais leve do que o original, que tem fatos bem mais duros da vida.


Como diz a contracapa do livro: “Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler”

Nenhum comentário:

Postar um comentário