domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bloco de Notícias: Manhã 02.02.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




• Doze investigados no Caso Alstom foram denunciados pelo Ministério Público Federal por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O caso envolve um contrato com uma companhia de energia do governo de São Paulo. A fraude aconteceu durante as gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin. O valor da propina para que não houvesse licitação foi de mais de 23 milhões de reais.

• Ainda em São Paulo, dois suspeitos de compartilhar pornografia infantil pela internet foram presos em flagrante na Campus Party, na Zona Norte da cidade. Eles foram levados para delegacia de turismo. Em nota, a organização do evento informou que monitora todo o sistema de internet utilizado pelos participantes.

• A Justiça do Distrito Federal determinou que os policiais militares suspendam a chamada "operação tartaruga", iniciada há dois meses por melhores salários. No período a PM diminuiu o ritmo de atendimento de ocorrências. Com isso, a paralisação das atividades passa a ser considerada ilegal. Caso as associações que coordenam o movimento insistam na operação, ficarão sujeitas a multa de 100 mil reais por dia

• Mais de quinhentas pessoas compareceram ao Rolêzinho solidário no Hemorio, o banco de sangue do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O ato, marcado pelas redes sociais para este sábado, convocou os cariocas a fazer doações de sangue. O número total já é mais que o dobro da média registrada em dias de semana, quando o movimento de doações é maior.

• O nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste chegou ao final de janeiro com média de 40% de armazenamento de água. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, essa marca é a quarta mais baixa para meses de janeiro desde 2000. Os reservatórios dessas regiões são responsáveis por cerca de 70% de toda a energia elétrica produzida no país.

• Um acordo de ONGs com empresas de soja para impedir a comercialização de grãos produzidos em áreas desmatadas será encerrado no fim deste ano. Ele estava em vigor desde 2006. O Ministério do Meio Ambiente e as ONGs ligadas ao Greenpeace, defendiam a manutenção do acordo, mas as empresas resistiram. O meio-termo encontrado foi a manutenção do documento só até o fim de 2014.

• Pelo menos 14 pessoas morreram após a erupção de um vulcão na Indonésia. As cinzas chegaram a mais de dois mil metros de altura e atingiram a população de um vilarejo nas proximidades. Entre as vítimas há quatro jovens que estavam em uma excursão da escola para observar justamente o vulcão, no oeste da ilha de Sumatra. As operações de resgate tiveram que ser interrompidas devido à grande quantidade de gases tóxicos.

• O ator austríaco, Maximilian Schell, morreu neste sábado aos 83 anos em uma clínica na região oeste da Áustria. Ele foi vencedor do Oscar em 1962 de melhor ator pelo filme "O Julgamento de Nuremberg". Schell voltou a ser indicado ao Oscar em outras duas ocasiões: como melhor ator em 1976, pelo filme "Um Homem na Caixa de Vidro"; e na categoria ator coadjuvante em 1978, por "Júlia". Maximilian Schell foi vítima de uma doença grave e repentina, de acordo com seu agente.

• A equipe do Corinthians decidiu entrar em campo hoje contra a Ponte Preta depois de ameaçar desistir do jogo, após um protesto de torcedores no Centro de Treinamento, em São Paulo. O grupo depredou carros dos jogadores e parte da estrutura do CT. Os invasores só se dispersaram depois que o técnico Mano Menezes aceitou conversar com alguns representantes da torcida. O clube informou que fez um Boletim de Ocorrência contra os agressores.

• A Federação Internacional de Basquete confirmou a seleção brasileira entre as quatro equipes convidadas para a disputa do Mundial Masculino, na Espanha, que vai ser disputada a partir de agosto. As seleções da Finlândia, Grécia e Turquia sãs as outras três convidadas para participar do torneio.

• O estado de saúde da esquiadora brasileira Lais Souza apresentou melhoras, segundo um médico do Comitê Olímpico Brasileiro. Ela foi internada em um hospital em Salt Lake City, nos Estados Unidos, após sofrer um grave acidente enquanto esquiava na última segunda-feira. Esta semana a atleta foi submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento da coluna. Lais Souza se preparava para disputar os Jogos de Inverno na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário