terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Veículos emplacados em AL terão redução de 4,9% no IPVA em 2014.



O imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá redução média de 4,9% em Alagoas em 2014. A informação foi divulgada na sexta-feira (27), no Diário Oficial do Estado (DOE). O cronograma de pagamento do tributo inicia-se em 28 de fevereiro e vai até novembro.

As informações fazem parte de um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), baseadas nos valores de mercado das diferentes marcas modelos e versões de veículos, em face de pesquisa realizada nos meses de setembro e outubro deste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), a apuração do valor dos veículos está diretamente ligada às variações de seus preços no mercado. Os índices de inflação ou desvalorização individual dos veículos não interferem nos valores e percentuais.

De acordo com o gestor do IPVA da Sefaz, Eugênio Filho, a arrecadação da secretaria deve alcançar os R$ 187 milhões em 2014 com o imposto, um crescimento de 9,62% em relação a 2013. Ainda segundo Filho, metade do valor irá para o Estado, enquanto os outros 50%, para os municípios de registro dos veículos.

Já as alíquotas do IPVA, ou seja, os percentuais de cálculo para cada tipo de veículo, estão inalteradas para 2014. Os proprietários pagarão o imposto calculado sobre o valores de venda que são: 1% para ônibus, microônibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações; 2% para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e similares;  2,5% para automóveis, caminhonetes e camionetas; 2,5% para qualquer veículo automotor não incluído nas hipóteses anteriores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário