quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pele oleosa precisa de filtro solar específico


Quem tem a pele oleosa sabe como é difícil achar um protetor solar que não deixe o rosto brilhando e com aspecto engordurado. Porém, de uns tempos pra cá, basta olhar com um pouco mais de atenção para encontrar nas prateleiras alguns produtos específicos capazes de barrar não só os raios ultravioleta, mas também os efeitos causados pela oleosidade cutânea.

Ideais para pessoas que sofrem com a produção exagerada das glândulas sebáceas e, por isso, têm necessidades especiais no que diz respeito aos cuidados de beleza, alguns filtros solares vêm sendo desenvolvidos com texturas mais leves e ingredientes que não deixam os poros obstruídos e nem provocam cravos e espinhas.

“Algumas marcas internacionais já olham para o mercado brasileiro como um nicho especial, com características próprias. Por isso, hoje temos itens exclusivos que, além de menos óleos e silicone, possuem substâncias sebo controladoras com efeito matificante que ajudam a controlar o problema”, ressalta Fernanda Tassara, dermatologista da Clínica Bibas, do Rio de Janeiro, e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por isso, na hora de comprar um protetor solar que não deixe a pele pegajosa e com aparência ainda mais oleosa, vale a pena procurar nos rótulos e embalagens palavras-chave como toque seco, efeito mate (sem brilho), oil free, controle de oleosidade e fluidez. 

“As versões mais indicadas para esse público são as desenvolvidas no formato creme, mousse e pó, pois as opções em gel não apresentam boa fixação”, informa a especialista. Já os produtos em spray que não contenham óleo em sua formulação estão aprovados, por serem menos viscosos e mais facilmente absorvidos pela pele.

Como usá-los

Requisito básico para não aumentar a produção de sebo, a higienização do rosto com água e sabonete deve ser feita sempre antes da aplicação do filtro solar, que deve ser passado por último na pele, exceto nos casos onde há o uso de maquiagem.  No ritual de beleza, também é importante investir na aplicação de creme hidratante não oleoso ou em gel para manter a pele sempre jovem e macia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário