quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Papa Francisco celebra 1ª Missa do Galo


O papa Francisco fez nesta madrugada seu primeiro discurso no Natal. O pontífice comparou o nascimento de Jesus Cristo como uma explosão de luz em momentos de escuridão na história da humanidade, marcada pelo orgulho e ambição. Às 9h (de Brasília), está programado um novo discurso de Francisco na tradicional Mensagem do Dia de Natal. Milhares de turistas e romanos devem se reunir na Praça de São Pedro nesta quarta-feira (25) pela manhã.

No culto da noite de terça-feira (24), o papa falou sobre o tema da humildade ao longo dos seus nove meses no cargo e citou o começo humilde de Jesus Cristo, como um bebê pobre e vulnerável. "Você é imenso e você fez a si mesmo pequeno. Você é rico e fez a si mesmo pobre. É o todo-poderoso e fez a si mesmo vulnerável", disse.

Na história mundial e também na pessoal, Francisco disse que "há momentos claros e escuros, luzes e sombras" e acrescentou ressaltando que "se o nosso coração é fechado, se somos dominados pelo orgulho, engano, egoísmo, então a escuridão cai dentro de nós e à nossa volta."

O pontífice aplicou a mesma visão para o interior do Vaticano e afirmou, assim como em declarações anteriores, que não há lugar para a ambição pessoal na hierarquia clerical. Ao contrário, insistiu que a Igreja Católica deve atender aos mais necessitados. O papa Francisco citou o apóstolo João, dizendo que "quem odeia seu irmão está na escuridão e não sabe o caminho a percorrer, pois ela cegou seus olhos". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário