segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

DICA DE LEITURA: “QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL”.

DICA DE LEITURA: “QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL”.Por Fernando Chagas da Costa (*).




Quando nos referimos a HQ ou, como é mais popularmente conhecida, História em Quadrinhos, certamente nos remontamos de imediato à nossa infância, pois foi nessa fase da vida que a maioria de nós teve o primeiro contato com esse tipo de literatura. E pouquíssimos, acho que uma quantidade infinitesimal, não se apaixonou por ela.
O mundo de Disney, a Turma da Mônica de Maurício de Souza, os Heróis da Marvel e tantos outros formaram aquele mundo fantasioso ao longo  dos anos. Os desenhos animados vieram em seguida, na televisão, dando movimento aos personagens.

Não foi na infância, entretanto, que conheci um mestre dessa arte. Foi tempo depois, através de um programa na TV Cultura (produzido pela Scriptorium em associação com a TV Senac). Ele chamava-se William Erwin Eisner ou simplesmente Will Eisner, desenhista, roteirista, arte-finalista, editor, cartunista, empresário e publicitário americano. Um verdadeiro ícone, precursor da HQ moderna. O programa televisivo pode ser encontrado na internet no endereço

Will Eisner foi um mestre nas HQ, criando estilos próprios e com uma qualidade de primeira grandeza. Seu personagem principal, mais conhecido, é o Spirit, um detetive mascarado, um herói diferente, pois não tem superpoderes, protetor dos habitantes de Central City. Como aconteceu a tantos outros heróis de HQ, Spirit também foi transformado em filme.

Will Eisner morreu em 2005, aos 87 anos, deixando uma escola com muitos seguidores. Tamanho foi sua importância nas Histórias em Quadrinhos, que ainda em vida, em 1998, a indústria dos quadrinhos criou o Prêmio Will Eisner, que premia grandes artistas pelo conjunto da obra.
Minha dica de leitura de hoje é o livro “Quadrinhos e Arte Sequencial”, publicado originalmente em 1985 por Eisner, e que é um verdadeiro manual para quem deseja iniciar-se na arte ou dar-lhe um toque de qualidade a mais. No prefácio da obra, Eisner expressa sua intenção com a mesma, ao registrar que “Este trabalho tem o intuito de considerar a examinar a singular estética da Arte Sequencial como um veículo de expressão criativa, uma disciplina distinta, uma forma artística e literária com a disposição de figuras ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia”.  Ele conseguiu concretizar tudo isso.

São oito riquíssimos capítulos de seletivos ensinamentos para quem o fez e aprendizagem rara para quem os absorve. O livro foi baseado no curso que ele ministrou por muitos anos na School of Visual Arts de Nova York e contém o acervo de suas idéias, teorias e conselhos sobre a prática daquilo que ele sabia tão bem: contar histórias em quadrinhos.


Boa leitura


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário