segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cuidados na estrada e no carro garantem uma viagem feliz.



Chegaram às férias, os feriadões de fim de ano, e todo mundo só pensa em viajar. Conhecer lugares novos, pegar a estrada, se divertir, festejar e há até quem queira extrapolar. Mas, calma lá. Antes de botar o pé no acelerador e partir para o paraíso escolhido é necessário tomar alguns cuidados, tanto com o carro quanto no percurso a seguir. 

Durante o trajeto, dirigir sempre com os vidros fechados, não deixar documentos nos porta-luvas, evitar adesivos no carro que denunciem lugares que se frequenta ou de onde se vem e instalar sistema de segurança e monitoramento de imagem no veículo são algumas orientações para garantir a tranquilidade. 

Os cuidados importantes com o automóvel para quem planeja viajar vão desde a calibragem dos pneus – incluindo o estepe – até o peso da bagagem transportada. É preciso ainda dar uma olhada no nível de óleo e da água. Melhor ainda é fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas. Importante também checar os sistemas elétrico e de limpeza dos vidros, conferir se está portando todos os equipamentos e se eles funcionam.

Antes de sair de casa, é imprescindível conferir os documentos pessoais e os do veículo, incluindo o seguro, além de preparar uma lista de telefones emergenciais. Os números básicos importantes são os da Polícia Rodoviária Federal (191), Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).

E, se possível, evite dirigir após as 18h. A luz do dia ajuda na visibilidade das sinalizações, buracos e dos outros carros que também trafegam. A noite é o horário preferido dos criminosos, quando eles se sentem mais seguros para entrar em ação. Portanto, dê preferência por dirigir enquanto há a luz do sol.


Cuidados lembrados, agora é boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário