segunda-feira, 4 de novembro de 2013

COLUNA DICA DE LEITURA: “BORGES Uma Vida”

DICA DE LEITURA: “BORGES Uma Vida”Por Fernando Chagas da Costa (*)




Continuando na linha da coluna anterior, a dica de hoje é mais uma biografia, desta vez de Jorge Luis Borges, escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino, que viveu entre 1899 e 1986.
O livro indicado é “BORGES uma vida”, de Edwin Williamson, publicado pela Companhia das Letras em 2004.
Em minha visita a Buenos Aires, em 2011, tinha como um dos primeiros objetivos visitar a Livraria El Ateneo, considerada a segunda mais bonita do mundo. E assim o fiz, no segundo dia por lá. E realmente pude degustar daquele ambiente rico e belo. Na terra natal de Borges, não poderia deixar de procurar por suas obras.

O livro aqui mencionado, entretanto, adquiri pela internet. Como o próprio autor já registra na contracapa, pode-se, a um primeiro julgamento, achar que a vida Borges não daria para estimular uma biografia que prendesse o leitor, através de fatos movimentados, pois fora um homem imerso no mundo dos livros, sem aventuras ou emoções fortes, que morou com a mãe até os 75 anos e para quem o mundo traduzia-se em uma grande biblioteca.
Todavia, Edwin, após uma pesquisa de dez anos, faz uma varredura psicanalítica da vida do grande argentino, que se casou aos 68 anos, com uma submissão de vida à mãe, no controle de seus relacionamentos amorosos, e nas inter-relações de seus textos com sua existência.

O livro é dividido em cinco partes: Parte I – A espada e o Punhal (1899-1921); Parte II – Um Poeta Apaixonado (1921-1934);  Parte III: Uma Temporada no Inferno (1934-1944); Parte IV: Do Céu e do Inferno (1944-1969) e Parte V: O Amor Reconquistado (1969-1986).

Para quem quer saber mais um pouco de Jorge Luis Borges, através de vídeos, pode-se encontrar vários deles no youtube. Como sugestão, há uma entrevista de uma hora e meia (em espanhol), realizada em 1976, por Joaquin Soler Serrano, para um programa de TV espanhola, quando Borges tinha 77 anos. O endereço eletrônico é http://www.youtube.com/watch?v=2gu9l_TqS8I

Borges disse certa vez : “Sou um homem de letras, nada mais. Não estou certo de ter pensado nada de original em minha vida. Sou um fazedor de sonhos.”  Foi uma maneira extremamente simples e sincera, para definir alguém que produziu com grande qualidade.
Boa Leitura.


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário