terça-feira, 19 de novembro de 2013

Amanhã (20) Será Comemorado o dia da consciência negra.

Agricultura ainda é a maior fonte de renda dos quilombolas.


As comunidades quilombolas, herança dos refúgios de negros escravizados do século 16, vivem praticamente da agricultura familiar. Hoje, esse tipo de organização existe de forma muito expressiva no país. São mais de 2.4 mil comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares.


Em de Bom Conselho, a vereadora Márcia do Angico, vem realizando um grande trabalho a frente do movimento dos quilombolas e da herança negra em nosso município, tendo conseguido grandes investimentos para este público alvo.

Amanhã (20), será comemorado o Dia da Consciência Negra, data em que morreu Zumbi dos Palmares. A cidade alagoana de União dos Palmares, onde morreu o líder do maior quilombo do país, terá uma série de eventos para comemorar a data.

Extrativismo, artesanato, produção cultural, turismo de base comunitária e a venda de produtos feitos a partir de matérias primas produzidas pela comunidade também contribuem para complementar a renda. “A agricultura é a atividade mais forte”, explica o diretor do Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis. “O extrativismo também é uma atividade muito forte na área de quilombo. E hoje o governo federal tem apoiado o empreendedorismo, no artesanato, na produção cultural, na geração de renda, na capacitação técnica e na extensão rural.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário