segunda-feira, 29 de julho de 2013

DICA DE LEITURA: “AGASSI”

DICA DE LEITURA: “AGASSIPor Fernando Chagas da Costa (*)




Um dos estilos que costumo ler com muita freqüência é Biografia. Esse é o primeiro livro dessa modalidade que indico nessa seção. Posteriormente falarei de outros que já li.

Andre Kirk Agassi foi um dos maiores tenistas americanos, ganhador de oito Grand Slan. Sua autobiografia é a narrativa apaixonante de todo seu crescimento como esportista, através de rigorosos treinos que muitas vezes o fez se revoltar e odiar aquilo que fazia.
A rebeldia na adolescência o fez pintar os cabelos, furar as orelhas para colocar brincos, vestir-se como punk, para dar vazão à rigorosidade com que sua vida era levada.

As derrotas nas quadras, embora o desestimulasse de imediato, não o impedia de continuar com o objetivo permanente de vencer e ser reconhecido.
As narrativas de suas principais partidas, set a set, são narradas com uma riqueza de minuciosos detalhes, como se em sua mente tudo fora gravado fotograficamente, passo a passo.
Enfrentou os maiores tenistas de sua época, entre eles o brasileiro Guga. O maior adversário, entretanto, foi, o também americano, Pete Sampras. Em 1999, no aberto da França, tornou-se o tenista número 1 mais velho em quadra.

Do lado passional, há relatos do rápido envolvimento com a cantora Barbra Streisand e o casamento com Brooke Shields (a linda atriz do filme “A Lagoa Azul”, de 1980). Depois disso, vem o encontro sólido com a também excelente tenista alemã Stefanie Graf, com quem é casado desde 2001.
Para quem gosta de acompanhar as partidas televisivas dos grandes torneios mundiais de tênis, o livro é um ótimo complemento, até para se entender o ritmo dos bastidores e os apoios necessários (treinadores) para a evolução de todo atleta, rumo ao seu maior sonho: tornar-se Campeão.
Boa Leitura.


 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário