segunda-feira, 24 de junho de 2013

DICA DE LEITURA: “O ESTRANHO CASO DE DR.JEKYLL E MR.HIDE”

DICA DE LEITURA: “O ESTRANHO CASO DE DR.JEKYLL  E  MR.HIDE
Por Fernando Chagas da Costa (*)



Também conhecida pelo título “O Médico e o Monstro”, a obra é um clássico e uma das mais lidas do escocês Robert Louis Stevenson e foi publicada pela primeira vez em 1886.
O livro é pequeno e sua edição publicada pela L&PM Pocket (no formato de livro de bolso) tem menos que cem páginas. Para quem não quer gastar nenhum centavo e ainda treinar o inglês, a obra pode ser encontrada na íntegra no site Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pp000057.pdf).
Por falar em Domínio Público, no Brasil os direitos autorais (ou direitos de autor) duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Após esse prazo, torna-se de domínio público. Pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal para os conhecimentos étnicos e tradicionais.
Cada País tem sua regra específica, mas a maioria situa-se entre o período da Vida do autor + 50 ou 70 anos (como é nosso caso).
Voltando ao livro, a obra narra a estranha aventura do Dr.Jekyll em suas experiências de tentar separar a face boa e a natureza má. O médico crê que todo ser humano tem em si os dois sentimentos, que podem ser separados. Para provar sua teoria, resolve testar nele mesmo uma fórmula química por ele criada e assim começa o seu drama, pois com o passar do tempo há cada vez mais dependência da fórmula e o desejo de viver intensamente com a juventude promovida quando a ingere, embora haja conseqüências drásticas, inclusive perda de controle.
A história transcorre numa Londres cinzenta do fim do século XIX e aborda, inclusive, o tema do inconsciente e seus mecanismos no ser humano.
Como tantos outros clássicos, algumas versões da obra já foram levadas ao cinema, uma delas de 1941, com Spencer Tracy no papel principal.
Boa e enigmática Leitura!


 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário