segunda-feira, 18 de março de 2013

Proibida a comercialização de sucos Ades pela Anvisa.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, venda e consumo, em todo o território nacional, dos sucos de soja da marca AdeS, da Unilever, produzidos na linha de produção TBA3G da unidade localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais, com lotes de iniciais AG. A Unilever tem onze linhas de produção na fábrica mineira, única que produz o suco de soja no Brasil. A decisão foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Na última quinta-feira, a companhia publicou um comunicado informando que o conteúdo de 96 caixas do suco AdeS Maçã 1,5 litro, do lote AGB 25, estava impróprio para consumo. A empresa detectou falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza (soda cáustica).
Como a suspensão da Anvisa vale apenas para os produtos produzidos em uma linha de produção, os consumidores ainda podem encontrar sucos da marca próprios para consumo nos supermercados. No entanto, na hora da compra, devem observar o número do lote. Está proibida a venda dos lotes que começam com AG.
Segundo a Anvisa, a proibição é preventiva e ocorre “por suspeita de (a empresa) não atender às exigências legais e regulamentares desta agência”. Apesar da Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da companhia), a agência decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que se tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema.
Nesta segunda-feira, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais e a do município de Pouso Alegre fizeram uma inspeção sanitária na unidade para verificar as condições da linha de produção e se o incidente que resultou no envase de soda cáustica em vez de suco de maçã já foi controlado. No entanto, não foi divulgado resultado da vistoria e nem mesmo confirmado se a inspeção foi concluída ou se estenderá por mais dias. De acordo com a Vigilância Sanitária Estadual, após a vistoria será produzido um laudo, que será encaminhado à Anvisa para análise. Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser liberados pela reguladora.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. Não só os sucos - como a empresa falou, mas todos os produtos da mesma linha fora retirados das prateleiras dos supermercados de Maceió, AL.
    Vai confiar!!!!

    ResponderExcluir