sexta-feira, 1 de junho de 2018



Iniciando o mês de Junho, marque na agenda o dia 05, terça-feira, às 19 horas. Realizaremos o 2º Encontro da Família, módulo de Educação Socioemocional trabalhado pela Escola da Inteligência, metodologia desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, tendo como parceiro em nossa cidade o Educandário Menino Jesus de Praga.
Contamos com a sua presença!

Terça-feira, 05 de Junho, às 19 horas - 2º Encontro da Família, no Educandário Menino Jesus de Praga - Presença do Consultor Educacional Madiel Ferreira.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

A Luta de uma criança pela vida.



Na cidade de Bom Conselho uma mãe, Ana Carolina, pede ajuda para tratar sua filha, Ana Lis, de uma doença rara, que pode levar à óbito. Ela conta a sua verdadeira saga e do seu anjinho em busca desse tratamento:

"Ana Lis apresentou os primeiros sintomas de Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV) antes do primeiro mês de vida e ainda antes de completar 30 dias já estava internada devido desidratação. O diagnóstico veio aos 40 dias de vida e nos primeiros exames laboratoriais foi notado que ela também tinha uma ausência de  Imonuglobulina A (IgA) o que faz ela ter maior facilidade de contrair infecções  (ela até a data já havia tido infecção urinaria, bronquiolite, pneumonia e várias conjutivites).

Com o uso de uma fórmula especial os sintomas da alergia melhoraram, porém ainda era presente e até parecia piorar, foi quando com orientação médica foi retirado o leite “in natura” que é necessário ferver de dentro de casa e passamos a utilizar apenas o leite em pó com cuidado para não contaminar.

Aos quatro meses de vida foi iniciada a introdução alimentar, com frutas e legumes e Ana Lis começou a apresentar reações a outros alimentos e a introdução foi adiada porque no meio dos testes ela apresentou reações anafiláticas graves.  Aos sete meses Ana Lis começou a precisar ser internada para novos testes alimentares e sempre havendo rejeições e foi dado o diagnóstico  de Alergia a Múltiplas Proteínas Alimentares.

Em dezembro de 2017, Ana Lis necessitou de uma Endoscopia Digestiva Alta (EDA) com biópsia para verificação de Doença Eosinofílica que foi descartada, porém ela apresentou alterações que após investigação e análise do prontuário hospitalar revelaram uso de drogas compatíveis com reação alérgica e comprometimento cardíaco durante o exame que foi realizado em centro cirúrgico. O hospital não prestou esclarecimentos satisfatórios sobre o ocorrido e o caso segue sem esclarecimento, porém em decorrência disso foi necessário realização de Ressonância Magnética  e Eletroencefalograma que a levaram ao uso de anticonvulsivante temporariamente.

Após o resultado do exame houve mais um internamento, dessa vez mais “insistente” e ela saiu do hospital aceitando alguns alimentos, com a recomendação de novos testes em casa e vários remédios para controlar os sintomas gástricos, porém com o passar dos dias ela começou a apresentar reações e necessitamos recomeçar todo processo, retirando os alimentos para oferecer um alimento por vez e é nesse estágio que nos encontramos.

Atualmente Ana Lis come, de forma segura, banana, melancia, biscoito de arroz e um pão limpo de leite. No mês passado ela usou 18 latas da fórmula especial, sendo que a prefeitura está disponibilizando 8 (que é o compatível com a idade dela para uma criança que se alimenta).

O período mais estável que Ana Lis já teve foi no final de 2017 quando ela passou cerca de 3 meses apenas no uso da fórmula e sem realizar testes alimentares.


INÍCIO DO TRATAMENTO ABRIL/2018
Para irmos para consulta precisamos fazer vários exames laboratoriais antecipados e com o resultado na mão seguimos para Natal-RN onde um grupo de mães se juntaram e levaram o médico para atender. O dia de Ana Lis foi 28/04.

Na consulta tirei todas as minhas dúvidas e muito calmamente ele (o médico) me explicou o porque de tudo. Após cerca de 2 horas chorando e rindo ao mesmo tempo saí do consultório, e lá  vai o resumo…

-A imunidade de Ana Lis melhorou numericamente e está próximo do esperado para idade, porém está com funções invertidas, o que ainda nos deixa em alerta. Por causa as vacinas continuam suspensas;
-Aninha está muito inchadinha devido aos corticóides. Mãos, pés, rosto, etc. estão “gordinhos” e isso é  decorrente das constantes reações que ela apresentou. Na consulta recapitulamos tudo e ela teve ao menos 1 reação alérgica grave por mês nos últimos 6 meses, o que fez necessário  o uso do corticóide de forma quase que continua;
-Lis apresenta alterações neurológicas decorrentes das reações alérgicas.
Ela cai sem ter reflexos de proteção, apresenta algumas estereotipias, tem fixação em um determinados objetos, apresenta estranhamento e dificuldade de adaptação além do normal e etc. Essas reações são  as que mais nos preocupam pelos seus danos a longo prazo e não  é  coincidentemente que elas surgem com a crise alérgica.
-Nada de introdução alimentar por enquanto. É  necessário reorganizar o sistema imunológico dela para poder alimentá-la. Fazer o contrário significa que qualquer alimento introduzido vai fazer ela reagir devido a alteração imunológica que já citei;
-Um novo tratamento medicamentoso foi prescrito (em breve mostro o novo cronograma dos medicamentos dela) e a medicação para refluxo foi mantida, sendo orientado irmos desmamando no decorrer do tratamento. Todo esse tratamento visa a melhora do quadro geral dela, viabilizando a nova etapa do tratamento e uma futura introdução alimentar;
-Reafirmada necessidade de adquirir a Epipen (caneta de adrenalina) para situações de adrenalina. Essa caneta só é vendida no exterior e a partir de quarta vou dar entrada no processo de aquisição. também darei entrada junto à  justiça no processo para fornecimento da quantidade total do leite que ela necessita.
Não foi como esperávamos, não mesmo.  Mas sei que o que pode ser feito em segurança, foi feito.

PRÓXIMA ETAPA DO TRATAMENTO

Estamos vivendo uma fase de muita esperança, conseguimos ir a primeira consulta e já estamos na primeira etapa do tratamento, o medicamentoso. Aninha toma 6 medicamentos diferentes em 16 horários distintos. A seqüência desse tratamento é necessário  para conseguirmos tratá-la e precisamos voltar a Natal para nova consulta em meados de julho com novos exames e esperando uma melhora no quadro geral.
 
Também no mês de julho, mas no dia 20, temos uma consulta marcada há quase 3 meses para o tratamento de dessensibilização. As duas etapas são de extrema importância, porém, como já falei aqui, o custo é bastante alto.

Daqui alguns dias precisamos viajar, mas antes disso precisamos comprar passagens, reservar hotel, pagar 50% das consultas, etc.

LUTA PELO LEITE E CANETA DE ADRENALINA

Com o laudo e o relatório médico na mão fomos em busca dos direitos de Ana Lis, ela se alimenta de uma fórmula especial, necessitando de 18 latas mensais, onde cada lata custa cerca de R$200. Já  a caneta de adrenalina tem custo altíssimo e variado dependendo do local de aquisição ela não  é  vendida no Brasil e seu valor é  em dólar ou euro.

Começamos  pela farmácia do estado que apenas olhou a documentação e disse não fornecer sem que fosse feito ao menos uma cadastro de Aninha e me disponibilizado uma negativa. Recorremos a Defensoria Pública e após conseguirmos a documentação  exigida (relatório digitado, orçamentos, etc) foi nos dado um prazo de 72h, estas que venceriam em 17/05. Ontem, dia 22/05 compareci a sede da Defensoria e fui informada que o ofício não tinha sido enviado, na verdade a documentação  estava do mesmo jeito que deixei dias atrás.  O ofício foi digitado na minha frente com um novo prazo de 48h, porém também me foi passado que caso o estado negue, mesmo entrando com liminar o prazo é  longo, chegando até  a 60 dias pois irão licitar.


60 dias? Ana Lis vai se alimentar de que? Não conseguimos comprar R $3.600,00 de leite por mês, além das medicações de rotina que ela faz uso.


COMO AJUDAR
A nossa campanha teve como objetivo inicial arrecadar o valor necessário para consultas, exames, passagens e estadia; porém de acordo com as orientações e necessidade optamos por ampliar as formas de contribuição.
Além da vaquinha, temos as contas bancárias e também podemos receber ajuda com as passagens, hospedagem e até mesmo a fórmula que ela utiliza. Para tanto vamos deixar todas as formas doações e nossos contatos abaixo:

Redes Sociais
Instagram
www.instagram.com/analisrosendo
Perfil no Facebook
Ana Lis Rosendo

Link para Vaquinha 🐮
http://vaka.me/li8yfs

Conta para depósito 💵
Banco do Brasil
Agência 0278-X
Conta Poupança 28.201-4
Variação 051

Bradesco
Agência 6037
Conta Corrente 4008-8

Santander
Agencia: 4060
Conta Corrente: 01.047667.3

Caixa Econômica
Agência: 3547
Conta Corrente: 22.136-9
Nominal a:
Ana Carolina de Araújo Rosendo
CPF 056.772.984-25

Telefone
87 9 9810-7825 (Tim/WhatsApp)
87 9 8160-7772 (Vivo)
E-mail

Endereço
Ana Carolina de Araújo Rosendo
Caixa Postal 84
CEP: 55.330-000
Bom Conselho-PE

Obrigada por nos ajudar nesse desafio.
Ana Lis


*A fórmula que ela faz uso se chama Neocate LCP e é uma Fórmula Infantil à Base de Aminoácidos Livres"

Adagro prorroga campanha de vacinação





A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária anuncia aos criadores que a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será prorrogada até o dia 15 de junho para a compra da vacina e até o dia 30 do mesmo mês para declarar o rebanho.

O Estado de Pernambuco e vários municípios decretaram Estado de Emergência devido ao desabastecimento de combustível. Com a paralisação dos caminhoneiros se prolongando a distribuição de vacinas foi afetada e muitas localidades estão sem o produto para revender. O deslocamento dos produtores até os escritórios da Adagro também foi afetado, sendo mais prudente prorrogar o prazo para que nenhum produtor seja penalizado.

Até o momento 50% do rebanho já foi declarado nos escritórios da Adagro e cerca de 59 mil produtores ainda devem imunizar seus animais contra a doença. A Regional de Petrolina apresenta a menor cobertura vacinal 30%, já a Regional Sertânia já imunizou 67% do plantel.

O prazo antes terminaria no dia 31 de maio, com a prorrogação o produtor tem mais 15 dias para realizar a vacinação e declarar o rebanho.


Combustível chega a postos de Bom Conselho.



Na noite desta terça-feira (30.05), um caminhão tanque com 30 mil litros de combustível abasteceu os postos Papacaça e Frei Caetano, dos proprietário Bernardo Cícero e Bernardo Filho, respectivamente.

Formou-se uma enorme fila de carros e motos, onde o abastecimento iniciou às 18 horas. No posto Frei Caetano próximo das 22 horas acabou o combustível e o posto Papacaça acabou próximo das 23 horas.

Vale salientar a honestidade dos proprietários dos postos, que diferentemente de outros, não aumentaram o valor do combustível, sendo cobrado o mesmo de antes dos protestos. Por esses motivos que Bernardo Cícero há décadas trabalha nesse ramo de atividade, que sirva de exemplo para os donos de postos desse nosso país.

Caminhões-tanque começaram a sair carregados de combustível em Pernambuco.



Sob determinação da ordem da Justiça Federal, o ponto de bloqueio na Avenida Portuária, em Suape, no Cabo de Santo Agostinho, nessa madrugada de quarta-feira (30), .  Embora os bloqueios de caminhoneiros na área portuária já tenha sido liberado, ao longo da rodovia BR-101 ainda há veículos estacionados no acostamento na pista. Para evitar novas manifestações na área do porto, policiais militares do Batalhão de Choque permanecem fazendo a segurança na área. A remoção dos caminhões, que impediam a passagem até a área portuária, ocorreu às 2h40 desta quarta e foi acompanhada pela Polícia Militar. 

Na Região Metropolitana do Recife, as filas nos postos de combustíveis parecem não terem fim neste décimo dia de paralisação dos caminhoneiros no País. Motoristas pernoitaram nos estabelecimentos, aguardando os caminhões-tanque chegarem para reabastecer as bombas. Alguns dormiram dentro dos veículos, outros deixaram os carros estacionados nas filas e só retornaram agora pela manhã. Vários postos da Zona Norte e Sul do Grande Recife já começaram a receber combustível. Mas a dificuldade ainda é grande para realizar o abastecimento.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Maia diz que Congresso não aprovará aumento de tributos



O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (29) que o Congresso não vai aprovar um aumento de tributos para compensar a redução no preço do diesel. Ele ainda chamou de "irresponsável" a fala do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que nesta segunda (28) disse que poderia haver uma alta de tributos para fazer a compensação.

“Não vai ter [aumento de imposto] porque isso aqui é uma democracia e ele [Guardia] não manda no Congresso Nacional. Aliás, o que ele fez ontem foi muito irresponsável, num momento de crise em que se está tentando debelar, diminuir a mobilização, tentar colocar o Brasil no eixo novamente, ele vem falar em aumento de imposto”, afirmou Maia.

Segundo Maia, Guardia "sabe muito bem que no Congresso não haverá aumento de impostos" e deveria ter proposto outras saídas.

"De jeito nenhum [a Câmara vai aprovar aumento de imposto]. Não tem a menor chance. Enquanto eu for presidente da Câmara não se vai votar nenhum aumento de imposto. Os brasileiros pagam impostos demais, ninguém aguenta pagar mais imposto. Vamos discutir a redução do tamanho do Estado", disse.

A redução do preço do diesel foi uma das medidas anunciadas pelo governo federal para encerrar a paralisação de caminhoneiros. O desconto é de R$ 0,46 por litro de diesel por um período de 2 meses.
Quando faz um gasto não previsto no Orçamento, ou, como no nesse caso, abre mão da receita com imposto, o governo precisa fazer uma compensação.

Para o presidente da Câmara, há outras maneiras de reequilibrar a conta, que não seja o aumento de tributos. "Ele tem receita do fundo soberano, ele tem receita da cessão onerosa, que está tramitando em um projeto na Câmara. O que nós não podemos é que na hora que as coisas começam a caminhar para uma solução se colocar mais gasolina nesse problema. Então, eu acho que ele errou ontem. Não adianta falar apenas para os investidores, tem que começar a falar para os brasileiros", disse.

Para Maia, "não há a menor chance" de a Câmara aprovar aumento de imposto e defendeu a redução do tamanho do estado.

Polícia Militar e Exército atuarão em conjunto em Pernambuco.



As forças policiais estaduais e o exército começarão a atuar de forma conjunta em Pernambuco para garantir a chegada dos comboios que saem do Porto de Suape para distribuição de combustível e gás de cozinha. Em reunião realizada na tarde deste domingo (27), com a presença do governador Paulo Câmara, o governo e o Comando Militar do Nordeste traçaram um plano estratégico para distribuir o material, sobretudo para o interior. Em paralelo, há uma negociação com os manifestantes estacionados na Avenida Portuária para a liberação de 30% da frota de caminhões circulantes diariamente na via.

Desde o último sábado (26), quando passou a vigorar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a secretaria de Defesa Social e o Comando Militar vêm negociando a união das forças. “Há uma previsão do uso da força, se necessário, para desinterdição das vias. Então, se preciso for, sem dúvida alguma, as forças de segurança estarão preparadas para fazer esse trabalho”, garantiu o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. “Sabemos que no interior a situação é mais complicada do que na Região Metropolitana do Recife (RMR), por isso a necessidade do trabalho conjunto”, detalhou o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni.

Ainda não foi definido o tamanho do comboio que seguirá para o interior. Segundo Antônio de Pádua, o uso da força conjunta será feito em “momento oportuno”, a depender do andamento das negociações com os representantes do movimento. O secretário fez um apelo para que os manifestantes evitem levar mulheres e crianças para os 12 pontos de bloqueios distribuídos nas estradas que cortam o estado, como estaria ocorrendo, em forma de intimidação. “A força do estado tem que permanecer e não queremos machucar quem não deve ser machucado. A paciência do pernambucano está chegando ao limite”, pontuou Stefanni.

Entre a noite do último domingo e a amanhã de ontem, saíram cerca de 50 caminhões do Porto de Suape para abastecimento prioritário das forças policiais, ambulâncias e transporte público. A meta do governo estadual é negociar para a 120 a 150 caminhões diários, somente de combustível. “Existe uma resistência, uma vez que o movimento não é organizado e não há uma liderança. Muita gente se qualificou como negociador e não é. Há dois a quatro grupos por bloqueio”, acrescentou Stefanni. 

Os secretários confirmaram que um comboio com 14 caminhões que levavam gás liquefeito de petróleo (GLP), mas não estava sendo escoltado pelo governo, foi interceptado pelos manifestantes na entrada de Suape. Ontem também foi realizada uma reunião com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para alinhamento das medidas que estão sendo tomadas. O MPPE realizou o primeiro encontro do Gabinete de Acompanhamento de Crise, com foco na realização de um monitoramento permanente da prestação dos serviços básicos à população. 

segunda-feira, 28 de maio de 2018

IFPE mantém aulas suspensas nesta terça-feira.



O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) emitiu uma nota comunicando sobre a decisão de manter a suspensão das aulas e atividades administrativas nesta terça-feira (29) devido aos efeitos da greve dos caminhoneiros. A decisão é válida para os todos dos 16 campi do IFPE: Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim, Pesqueira, Barreiros, Ipojuca e Palmares.

Novo comunicado ainda será divulgado sobre o expediente desta quarta-feira (30).

Confira a nota na íntegra: 

"A reitoria do IFPE informa à comunidade acadêmica que manterá a suspensão das aulas e atividades administrativas nesta terça-feira (29), considerando que a circulação do transporte público e o abastecimento dos postos de combustíveis ainda não foram normalizados. A decisão, tomada em conjunto com os Diretores Gerais, é válida para a reitoria e todos os 16 campi do Instituto. 

Com o cancelamento do expediente administrativo, fica suspensa até quarta-feira (30) a entrega de documentos para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2018.2. Um novo cronograma será divulgado pela Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest), no site cvest.ipfe.edu.br. Também estão suspensas as inscrições para a eleição do Conselho Superior do IFPE. 

Em relação ao expediente da quarta-feira (30), a reitoria divulgará um novo posicionamento da tarde desta terça (29), após avaliar a retomada e a normalização dos serviços de transporte no estado."


Protesto Caminhoneiros: Situação na cidade de Bom Conselho nesta segunda-feira (28.05).



No hospital de Bom Conselho, o atendimento está normal nesta segunda-feira (28.05), com o atendimento de dois médicos plantonistas, Dr. Zenicio e Dr. Ricardo. Ainda segundo informações, não há desabastecimento de medicamentos no hospital Monsenhor Alfredo Damaso.

Todas as unidades de saúde estão funcionando, além das ambulâncias do município e do Samu. Já os tratamentos feitos no Recife e em outras cidades, a exemplo do TFD estão suspensos até que a situação seja normalizada.

Quanto à educação, continuam suspensas todas às aulas da rede municipal, sem previsão de normalização. Já a rede estadual, as escolas Erem Frei Caetano, Coronel José Abílio e Mestra Beatriz estão funcionando. Os alunos da zona rural e dos distritos não tem transporte para virem assistir as aulas.

A coleta de lixo aqui na cidade está sendo mantida, com previsibilidades de no máximo até a próxima quarta-feira (30.05), quando o combustível dos carros coletores pode acabar. Já o recolhimento de metralhas e entulhos está suspenso.

Os postos de combustíveis da cidade ainda encontram-se sem combustíveis e não há previsão de abastecimento.

Transporte alternativo: Estará funcionando normalmente para a cidade de Garanhuns e o valor da passagem continua do mesmo preço, R$ 10,00 (Dez reais).

UPE suspende aulas nesta segunda-feira, mas mantém atendimento integral nos hospitais da Universidade



A Universidade de Pernambuco (UPE), de forma preventiva e considerando a continuidade da greve dos caminhoneiros, suspende as atividades acadêmicas e administrativas de todos os seus 15 campi nesta segunda-feira (28/05). A decisão é válida para os turnos da manhã, tarde e noite, a fim de minimizar os transtornos à comunidade acadêmica.

A gestão da Universidade realiza, nesta segunda-feira, reunião com todos os diretores das unidades para avaliar e traçar estratégias de reposição das aulas perdidas durante o período de paralisação. Ao longo do dia, a UPE, que está acompanhando os acontecimentos, emitirá novo posicionamento sobre o expediente da instituição na próxima terça-feira (29/05).

O reitor da UPE, Profº Pedro Falcão, está em contato com as unidades e secretarias do Governo do Estado: "Estamos monitorando a situação para amenizar o impacto em nossas atividades acadêmicas, e principalmente para nossos usuários do complexo hospitalar. Junto ao governador Paulo Câmara, todas as medidas estão sendo tomadas, e torcemos para que o país retorne em breve à normalidade, com uma solução que atenda os anseios da população."

HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
As atividades assistenciais das unidades do Complexo Hospitalar da UPE, composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), estão mantidas de forma plena, em respeito aos pacientes que buscam às unidade de saúde.

Caso haja redução do número de servidores disponíveis nos atendimentos, serão priorizados os casos com gravidade clínica e situações emergenciais.


Mais informações: www.upe.br
Imprensa da Universidade de Pernambuco

Blog do Tiago Padilha homenageia “Fernando Siqueira” In Memoriam.



O blogueiro e radialista, Tiago Padilha, faz uma homenagem em seu blog ao grande artista Fernando Siqueira, com quem trabalhou por mais de 09 anos.

Com sua autorização reproduzimos a matéria e parabenizamos o Tiago Padilha pela iniciativa.

“Há dez anos o meio artístico bomconselhense perdia um de seus maiores nomes. Em maio de 2008 o cantor, compositor e radialista Fernando Siqueira faleceu em virtude de sérios problemas de saúde.

A morte precoce deixou para trás um legado de fãs, além de uma “lacuna inegável” no meio artístico local e até mesmo da região.

Profissional de inquestionável competência, Fernando tinha um brilho próprio marca característica de sua versatilidade e inteligência que faziam dele um dos expoentes do rádio interiorano.

Fernando Siqueira fez história na Rádio Papacaça onde apresentou diversos programas. Sua voz povoa as nossas lembranças em programas como “Bom dia Agreste”, “Caça Geral”, "Show da Manhã", “Forrozão Papacaça” e “Amanhecer no Campo”.

Cantor e compositor, Fernando Siqueira também realizou shows em diversas cidades da região, e ainda como locutor foi a voz oficial de várias campanhas políticas em Bom Conselho algumas marcantes e vitoriosas.

Sempre bem humorado e uma pessoa de bem com a vida, o artista deixou eternas saudades em todos que o conheceram e conviveram com ele.”

Caminhoneiros mantêm bloqueios nesta segunda-feira em todo o País.



Pressionados pela ameaça de multas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal, os caminhoneiros completam uma semana de paralisação hoje com nova estratégia para dar fôlego ao movimento: a busca de apoio da população.

A reportagem do Estado de Minas conversou com vários motoristas que apontam para a possibilidade de pelo menos dois caminhos de agora em diante: adesão de pessoas que não são caminhoneiros em manifestações a favor da categoria e manutenção da paralisação mesmo fora das rodovias.

“Acho que depois desse movimento que fizemos, está aberto o caminho para a greve geral. Cidadãos que não fazem parte do transporte já estão se unindo à nossa causa”, diz o caminhoneiro paulista Marcelo Oliveira, de 43 anos.

Ontem, cerca de 100 moradores do Bairro Jardim das Rosas, em Ibirité, na Grande BH, se juntaram a motoristas que estavam parados na porta da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, também na região metropolitana, e fizeram protesto a favor dos caminhoneiros. Eles percorreram a via de acesso à Regap e parte da BR-381, com uma faixa “Parabéns caminhoneiros. Guerreiros e patriotas”.