sexta-feira, 26 de maio de 2017

Coluna Ensaio Geral: Chuvas em Bom Conselho.



    As chuvas que caíram ontem dia 25 de maio de 2017 até a manhã de hoje 26 de maio de 2017 foi de 56 mm, com isto o acumulado do ano foi para 228 mm.

    Uma curiosidade que algumas pessoas estão perguntando, quanto foi que choveu nestes últimos 5 dias. O total acumulado nestes últimos 5 dias foi de 145 mm. A previsão é que estas chuvas se prolonguem até segunda-feira.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Oposição cobra que governo escute a voz da sociedade e dos movimentos sociais em debate sobre a violência.



O Governo do Estado e seus representantes no Poder Legislativo tentaram evitar o debate em sobre o Pacto pela Vida e o crescimento da violência em nosso estado, obstruindo a realização de audiência pública marcada para a manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A audiência, que chegou a ser iniciada, mas foi interrompida após confronto de um deputado da base governista com representantes dos movimentos sociais que assistiam a sessão das galerias.Estiveram presentes os secretários AngeloGioia (Defesa Social), Marcio Stefani (Planejamento), Pedro Eurico (Justiça), do comandante da Polícia Militar, Cel. Vanildo Neves, do chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle, além de representantes de entidades da sociedade civil.

“Foi mais uma tentativa de calar a Oposição, a sociedade civil e os movimentos sociais. Mas não vão conseguir. Vamos continuar debatendo a questão do aumento da violência com a sociedade e vamos trazer esse tema para a Assembleia Legislativa, que é, antes de tudo, a casa do povo”, afirmou o deputado Silvio Costa Filho(PRB), autor da convocação da audiência.

Para a deputada Priscila Krause (DEM), a audiência reflete a indisposição para o diálogo do governo. "A audiência deixou claro que o governo não admite a voz dos movimentos sociais como parte integrante do Pacto Pela Vida, rejeita o diálogo com qualquer parte que não seja ele próprio, com o Parlamento, por exemplo.O fato de ter sido encerrada rapidamente terminou sendo favorável ao governo, que mostrou não ter o que dizer sobre a falta de rumo do programa", avaliou a parlamentar.

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Edilson Silva afirmou que a sociedade não vai ser afastada do debate sobre a segurança. “No próximo encontro que tivermos, vamos ter ainda mais gente dos movimentos sociais aqui presentes”, prometeu.


A bancada oposicionista vai apresentar novo pedido para realização da audiência. “Não vamos desistir desse debate. Vamos apresentar à mesa diretora um novo pedido para a realização de nova audiência, nos próximos 15 dias, para que o Pacto pela Vida seja discutido com a sociedade civil e os movimentos populares”, explicou Silvio Costa Filho.

Coluna Ensaio Geral: Chuvas em Bom Conselho.

Por:
Alexandre Tenório                
       



      As chuvas que caíram durante o dia de ontem, 24 de maio de 2017 e manhã de hoje 25 de maio de 2017 foi de 40 mm, com isto o acumulado do ano é 172 mm.

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida inicia peregrinação em Bom Conselho.

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, já se encontra na terra de Papacaça.




Os católicos estiveram presentes na noite desta quarta-feira (24) no Portal da Cidade, para acolher a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que foi levada para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa. A imagem fará uma visita de quatro dias na Paróquia de Jesus, Maria e José, que têm como pároco o padre Marcelo Protázio.


A programação desta quinta-feira será a seguinte:

09:00 - Visita a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e hospital municipal;
11:30 – Missa na capela do hospital pelos enfermos;
15:00 – Visita ao distrito de Logradouro dos Leões com Missa e participação das comunidades de Poços, José Alexandre e Várzea Grande;
18:00 – Retorno para Bom Conselho com visita na capela de São Rafael e retorno para Igreja Matriz.  



A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem vai peregrinar pelas paróquias do país.



quarta-feira, 24 de maio de 2017

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Bom Conselho.




Uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, chegará à Paróquia de Jesus, Maria e José da cidade de Bom Conselho nesta quarta-feira (24).

A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem vai peregrinar pelas paróquias do país.

O pároco da cidade, padre Marcelo Protázio, convida os fiéis para receberem a imagem.


“Convido a todos para logo mais às 19 horas, no Portal da Cidade, acolhermos a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que fará uma visita de quatro dias em nossa Paróquia”.

Oposição realiza audiência pública sobre o Pacto pela Vida.



A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta quinta-feira (25), às 10h, audiência pública para discutir o crescimento da criminalidade no Estado e o Pacto pela Vida, com a participação dos secretários AngeloGioia (Defesa Social), Pedro Eurico (Justiça), o procurador-geral do Estado, César Caúla, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu, o comandante da Polícia Militar, Cel. Vanildo Neves, e o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral, além do sociólogo José Luiz Ratton, idealizador do Pacto pela Vida, e de representantes de sindicatos e associações ligadas aos agentes de segurança.

Nos primeiros quatro meses deste ano, Pernambuco registrou os maiores índices de criminalidade de todo o Pacto pela Vida. Ao todo, entre janeiro e abril deste ano foram cometidos 2.037 assassinatos, 45% a mais que no mesmo período do ano passado. Nos primeiros quatro meses do ano também foram cometidos 41.346 crimes violentos contra o patrimônio (roubos e assaltos), 10.549 atos violência doméstica contra a mulher e 515 estupros.

Desde o primeiro semestre de 2015, a Bancada de Oposição vem chamando a atenção para o crescimento da violência em Pernambuco. Naquele ano, o Estado registrou 3.889 casos de homicídios, confirmando a tendência de aumento da criminalidade. “Desde 2014 estamos registrando crescimentos sucessivos no número de assassinados, assaltos a ônibus, explosões de caixas eletrônicos, roubos de veículos e violência contra a mulher. E, infelizmente, o que observamos é a completa falta de reação do Governo do Estado”, avalia o deputado Silvio Costa Filho (PRB), autor da proposta de realização da audiência pública.


Silvio destaca a necessidade de uma ampla discussão, com toda a sociedade, sobre o resgate das bases do Pacto pela Vida. “Os especialistas em segurança, como o próprio professor Luiz Ratton, avaliam que o Pacto pela Vida faliu. Precisamos resgatar as bases do programa, sobretudo a transparência e o diálogo com a sociedade. Essa audiência é uma oportunidade de avançarmos nesse tema, já que o Governo respondeu com o silêncio todas as sugestões de diálogo que apresentamos”, destacou.

Dia do café – Curiosidades: Benefícios e Malefícios.


Benefícios e Malefícios

O café é rico em alguns minerais como tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, juntamente com o potássio e riboflavina. Ele é uma ótima fonte de antioxidantes, segundo nutricionistas.

O café também melhora a concentração e o aprendizado. E estimula a ação do músculo durante exercícios prolongados, auxiliando no fortalecimento da imunidade.

No entanto, a cafeína para algumas pessoas pode causar ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia e dor de cabeça, por exemplo. Quantidades não controladas, podem aumentar os problemas gástricos, principalmente quando associados a pessoas com situações de stress, sem qualidade de sono e ansiedade.

Em algumas pessoas, pode causar enxaqueca. Uma das causas da enxaqueca é a estimulação cerebral inadequada, causada por alterações químicas. A cafeína, causa uma hiperestimulação no sistema, desencadeando então fenômenos de dor.

Segundo o neurologista, a cafeína é um psicotrópico e pode causar dependência química, abstinência e consequência físicas e psíquicas da sua utilização não controlada.


Como o café age no seu corpo?

A cafeína é totalmente absorvida pelo sistema digestivo em aproximadamente 20 - 45 minutos. Tipicamente, o pico de concentração ocorre de 15 a 120 minutos após a cafeína ser consumida, segundo a nutricionista Gabriela Ghedini. 
A cafeína é uma substância que estimula o sistema nervoso central. Ao bloquear um neurotransmissor inibitório, a adenosina, a substância aumenta a comunicação entre os neurônios e a liberação da Dopamaina e Norepinefrina.

O Ácido Clorogênico é uma substância ativa do café que pode ajudar a desacelerar a absorção de carboidratos.


Pensamento para reflexão.


Cemitérios de Garanhuns estão superlotados e corpos já foram enterrados nos corredores, diz rádio.



Do Blog
vecgaranhuns.com

Uma matéria veiculada na Rádio Jornal de Garanhuns abordou a superlotação dos cemitérios públicos do município. A reportagem foi ancorada pelo radialista Eduardo Peixoto. Segundo ele, o cemitério São Cristóvão, na Liberdade, não tem mais capacidade de abrigar novas sepulturas e o São Miguel , na Boa Vista, está superlotado, vindo alguns corpos a serem enterrados nos corredores daquele campo santo.


A ouvinte Verônica Lima disse que há uma falta de organização quanto à superlotação do São Miguel. Ela sugere que se crie outro cemitério.  A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Garanhuns se pronunciou através de nota se dizendo ciente da situação e pontuou que, antes de decidir construir um novo cemitério, vai tentar abrir espaço nos já existentes na cidade. 

Encontro entre governador e delator precisa ser melhor explicado aos pernambucanos.



A Bancada de Oposição na Assembleia de Pernambuco, diante da confirmação do encontro entre o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio, e os executivos Ricardo Saud e Joesley Batista, da JBS,cobra respostas claras e objetivas do governador, do prefeito do Recife e da direção do PSB.

1 - O governador Paulo Câmara, em pronunciamento realizado na última segunda-feira (22), alegou não estar envolvido no Caso JBS, uma vez que nem seu nome, nem o do prefeito Geraldo Júlio, foram citados na denúncia enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fachin. Esquece o governador que o STF não é o foro indicado para julgar governadores de Estado.Lembramos ao governador que é o Superior Tribunal Justiça (STJ) a instância que julga governadores, da mesma formaque cabe aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) o julgamento de prefeitos.Portanto, carece de esclarecimento jurídico o pronunciamento do governador.

2 - A confirmação do encontro pelo governador, 72 horas após a cobrança da Oposição, reforça ser inadmissívelque tanto o governador Paulo Câmara como o prefeito do Recife Geraldo Júlio usem a velha estratégia de desqualificara delação feita pelo executivo Ricardo Saud. Na delação, no anexo 36, Saudafirma textualmente que além das contribuições oficiais ao PSB, destinou em espécie, por meio de um emissário, R$ 1 milhão para a campanha de Paulo Câmara ao Governo de Pernambuco.Recursos que não foram registrados na prestação de contas da campanha estadual doPSB. A verdade é que houve o encontro, como agora foi reconhecido, e que houve o pedido de ajuda para a campanha, como também foi confirmado. Portanto, o restante das afirmações feitas pelo delator merece, no mínimo, uma investigação mais aprofundada.

3 - Diante do atual cenário e das denúncias que rondam o Governo do Estado, a Bancada de Oposição vai acompanhar, junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Poder Judiciário, as investigações relativas às delações realizadas pelos executivos da Odebrecht e da JBS, assim como os inquéritos sobre a construção da Arena Pernambuco e do Centro de Ressocialização de Itaquintinga.


A Bancada de Oposição tem pautado sua atuação na transparência e responsabilidade, mas não deixará de tomar as medidas cabíveis quando necessário. Diante das gravíssimas acusações levantadas nas delações e nas sete operações da Polícia Federal já realizadasem Pernambuco, a Oposição cobra que o Governo do Estado, a Prefeitura do Recife e os demais agentes do PSB pernambucano possam tratar o assunto mais com a razão e menos com a emoção.

Bancada de Oposição de Pernambuco

terça-feira, 23 de maio de 2017

Participantes do Enem têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição.


Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82.

Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da incrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82.

As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmação das inscrições. O Inep recomenda que todos os inscritos confirmem a situação de suas inscrições na Página do Participante. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 0800 616161 ou pelas Redes Sociais do Inep.


COLUNA ENSAIO GERAL: CHUVAS EM BOM CONSELHO

                              

Por:
Alexandre Tenório


As últimas chuvas que caíram de ontem para hoje em nossa cidade foi de 24 mm, perfazendo um total acumulado do ano 132 mm.

Aviso sobre Campanha Antirrábica.


          O Departamento de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando inscrições para voluntários que irão participar da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2017. Este ano o slogan da ação é 'Seja um dono de estimação'. A imunização acontece no próximo sábado (27 de maio), de 8h às 17h.

As inscrições tem prioridade para alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, estudantes de Enfermagem e moradores da comunidade. Os universitários voluntários receberão certificado de participação constando a quantidade de horas para cargo-horária de atividade curricular obrigatória. A meta é vacinar 5.760 cães e 2.969 gatos em Bom Conselho.

          A SMS disponibilizará 8 postos fixos distribuídos em algumas  Unidades Municipais de Saúde, praças e outros locais na sede do município. Cada posto fixo terá, no mínimo, dois vacinadores e dois registradores.

          Considerando que a raiva é uma zoonose que ainda ocorre em caninos e felinos, principais espécies a conviver intimamente com os humanos, seja para fins de companhia, guarda, guia de cegos ou qualquer outra indicação, torna-se imprescindível sua prevenção, para impedir a transmissão da doença aos seres humanos.

Veja os postos de vacinação:
1.       Praça Dom Pedro II
2.       Sede da Vigilância (Rua Vidal de Negreiros, 346)
3.       Centro Cultural Valdemar Gomes de Santana (Cuscuz)
4.       USF Dr. França (Parmalat)
5.       USF Dr. Raul Camboim (Creche dos idosos)
6.       USF Mãe Rainha (Vavá)
7.       USF Santa Terezinha (Serra)

8.       USF XV de Novembro (Rua Maria Concilia)

Celpe recebe solicitações de ligações provisórias para o São João


Às vésperas do início dos festejos juninos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) começa a receber os pedidos de fornecimento provisório de energia em barracas de fogos de artifício e alerta para o prazo de execução das ligações temporárias. As instalações serão necessárias em todos os locais onde não há abastecimento regular como barracas e boxes de venda de alimentos e bebidas que vão funcionar em função do São João.  As solicitações devem ser feitas o quanto antes, para que haja tempo hábil de realizar as vistorias necessárias à liberação do serviço. A Celpe ressalta que a regularização do uso da energia nesses locais é uma medida de segurança contra acidentes e lembra que a utilização de ligações clandestinas configura furto de energia, previsto no Código Penal Brasileiro.

Para solicitar as ligações provisórias, os interessados devem se dirigir no horário comercial a uma Loja de Atendimento Celpe, com antecedência de, pelo menos, quatro dias úteis do início da utilização da energia extra. Ao formalizar as solicitações, é necessário apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e para as barracas de fogos também é exigido o atestado de regularidade dos bombeiros. Devem ser apresentados, ainda, documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a carga instalada e outra, referente ao serviço de vistoria, ligação e desligamento no valor R$ 15,00. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação. A Celpe avisa que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, vans e caminhões.


Pernambuco sedia competição Batalha dos Barbeiros.


Nos dias 4 e 5 de junho Pernambuco irá sediar uma das etapas da Batalha dos Barbeiros Brasil. A competição entre profissionais do segmento acontecerá no pavilhão de exposições da Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor 2017, no Centro de Convenções, no Recife. Os interessados em participar devem se inscrever até o próximo dia 30 de maio, por meio do facebook.com/batalhadosbarbeirosbrasil. Os primeiros colocados nas três categorias que serão disputadas receberão troféus e produtos de barbearia, além de se classificarem para a grande final nacional.

A profissão de barbeiro é uma atividade que está em alta no Brasil onde o público masculino está cada vez mais preocupado com ou cuidados pessoais. De acordo com a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as vendas de cosméticos destinados ao público masculino aumentou de US$ 2.284 bilhões em 2008 para US$ 4.572 bilhões em 2014, o que representa um crescimento de mais de 100%. Já a pesquisa realizada pela empresa Euromonitor Internacional registrou o crescimento de 7,1% do mercado de beleza masculino em 2015 e a estimativa é que o mesmo percentual de aumento se mantenha até 2019. 

Na esteira desse crescimento, tem aumentado também os serviços especializados destinados aos homens que buscam tratar da barba e cabelo. Em razão disso, mais barbearias estão abrindo suas portas para atender essa demanda. O segmento também está em expansão em Pernambuco, onde cerca de várias barbearias foram inauguradas recentemente tanto na região metropolitana do Recife como no interior do Estado.

É nesse cenário que a capital pernambucana irá sediar uma das etapas da Batalha dos Barbeiros Brasil, evento organizado pela empreendedora cultural e diretora de Eventos da Associação dos Profissionais em Institutos de Beleza do Estado do Rio de Janeiro – APIBERJ, Érica Nunes.  Essa será a primeira vez que a competição terá uma edição realizada em feiras do segmento de beleza no Brasil. Na Hairnor, o número de participantes será limitado a 24 competidores, divididos em três categorias: Desenho, Tradicional e Barba Express a Barba em 1 minuto. Os concorrentes terão um tempo estipulado para a realização do corte de acordo com sua categoria e serão julgados por uma equipe técnica com notas de 0 a 8.

A Feira da Beleza do Nordeste - Hairnor acontece de 3 a 5 de junho no Centro de Convenções de Pernambuco reunindo 450 marcas expositoras e um público visitante estimado em 40 mil pessoas. Durante o evento, as indústrias do segmento da beleza estarão expondo uma infinidade de produtos, que vão desde cosméticos básicos, como batons, xampus e esmaltes, até equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e móveis, além de sistemas de gestão para salões de beleza. Haverá, ainda, no pavilhão de exposições, uma área exclusiva para o segmento de estética.

SERVIÇO:

Feira da Beleza do Nordeste - Hairnor 2017 (81 – 3467.6572 - contato@hairnor.com.br)

Batalha dos Barbeiroa (21 3377-1041 / 3356-1879  /  21 96502.5657 - batalhadosbarbeirosbrasil@gmail.com)

Ultimatum – A Poesia Crítica de Álvaro de Campos, expressa os dias atuais?


  
Quando O poeta Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa), fez o poema “Ultimatum”, no ano de 1917, estava a mirar suas lentes críticas para os momentos  que passam o nosso país?

“ULTIMATUM”

Mandato de despejo aos mandarins do mundo

Fora tu,
reles
esnobe
plebeu
E fora tu, imperialista das sucatas
Charlatão da sinceridade
e tu, da juba socialista, e tu, qualquer outro
Ultimatum a todos eles
E a todos que sejam como eles
Todos!

Monte de tijolos com pretensões a casa
Inútil luxo, megalomania triunfante
E tu, Brasil, blague de Pedro Álvares Cabral
Que nem te queria descobrir

Ultimatum a vós que confundis o humano com o popular
Que confundis tudo
Vós, anarquistas deveras sinceros
Socialistas a invocar a sua qualidade de trabalhadores
Para quererem deixar de trabalhar
Sim, todos vós que representais o mundo
Homens altos
Passai por baixo do meu desprezo
Passai aristocratas de tanga de ouro
Passai Frouxos
Passai radicais do pouco
Quem acredita neles?
Mandem tudo isso para casa
Descascar batatas simbólicas

Fechem-me tudo isso a chave
E deitem a chave fora
Sufoco de ter só isso a minha volta
Deixem-me respirar
Abram todas as janelas
Abram mais janelas
Do que todas as janelas que há no mundo

Nenhuma idéia grande
Nenhuma corrente política
Que soe a uma idéia grão
E o mundo quer a inteligência nova
A sensibilidade nova

O mundo tem sede de que se crie
Porque aí está apodrecer a vida
Quando muito é estrume para o futuro
O que aí está não pode durar
Porque não é nada

Eu da raça dos navegadores
Afirmo que não pode durar
Eu da raça dos descobridores
Desprezo o que seja menos
Que descobrir um novo mundo

Proclamo isso bem alto
Braços erguidos
Fitando o Atlântico

E saudando abstratamente o infinito.

*Álvaro de Campos – 1917