sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dannilo segue com agenda intensa na busca de parcerias

Prefeito se reuniu com o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco




O prefeito Dannilo Godoy vem cumprindo uma série de agendas públicas com o objetivo de conseguir parcerias e apresentar propostas para diversas áreas da gestão municipal. Um dos encontros ocorreu com o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Alves Maciel. A reunião, realizada nesta quinta-feira (16), serviu para que se fosse discutido alguns assuntos para beneficiar e fortalecer a economia agrícola de Bom Conselho. Dannilo também recebeu na quinta alunos da Escola Integral Frei Caetano Messina para uma conversa sobre os programas ProUni, Fies e outros assuntos.

A economia da agricultura é uma das prioridades da gestão do prefeito Dannilo Godoy em Bom Conselho. O encontro com o presidente do IPA, que contou também com a presença do diretor regional do órgão, Marcelo Ferreira, e o secretário municipal de Agricultura, Natanael Miranda. A partir do encontro, propostas foram apresentadas aos representantes do IPA para ações futuras em Bom Conselho.


Já com os alunos da Escola Integral Frei Caetano Messina, o prefeito ouviu algumas solicitações para melhorar a vida dos estudantes de Bom Conselho. Na pauta de discussão, temas como o ProUni e o Fies foram apresentados pelos alunos. Dannilo reuniu todas as demandas e se comprometeu em dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no município na área da educação.

São João do Educandário Menino Jesus de Praga





Neste domingo, 19 de Junho, às 15 horas, na Quadra Coberta do Educandário Menino Jesus de Praga, tem o "Arraiá do EMJP - Floresta Viva" e você é o nosso grande convidado.
Não vá faltar!!!

Domingo
19 de Junho
às 15 horas
Entrada: R$ 2,00



AMBEM realiza o primeiro Bom Conselho Arte.


Estará acontecendo nesta sexta-feira (17), a partir das 13 horas, o primeiro Bom Conselho Arte, organizado pela Associação Mista pelo Bem-Estar da Mulher (AMBEM).

O evento acontecerá na sede da associação, que fica localizada na Avenida XV de Novembro, nas proximidades do restaurante Stylos e da Clínica São Lucas.

A I BC Arte da Ambem é aberta ao público, que terá oportunidade de conhecer os trabalhos realizados na entidade. Também haverá vendas de comidas típicas e muito forró.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

IV CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: Os 90 Anos de Ariano Suassuna e Zé Puluca

IV CARNAVAL DE ZÉ PULUCA: Os 90 Anos de Ariano Suassuna e Zé Puluca



De um lado, nascido em 16 de junho de 1927, no Palácio da Redenção, sede do governo estadual da Paraíba. Filho de Rita de Cássia Dantas Vilar Suassuna e de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna, então presidente da província da Paraíba. O escritor, dramaturgo, romancista, advogado, professor, teatrólogo  ARIANO VILAR SUASSUNA. 

Do outro, nascido em 30 de julho de 1927 na cidade de Bom Conselho de Papacaça. O músico, compositor, maestro e cronista. JOSÉ DUARTE TENÓRIO, conhecido popularmente como Zé Puluca. O autodidata, professor das línguas, portuguesa, inglesa, latim e francesa. Ambos não se conheceram em vida, por viverem em lugares bem distintos um do outro, mas uma coisa se assemelha entre si, eram amantes da cultura nativista, como eruditos defendiam a valorização de suas culturas. E nesse entre laço cultural, tiveram suas vidas unidas, celebradas pelo movimento carnavalesco denominado “CARNAVAL DE ZÉ PULUCA”. Onde maestro e escritor são homenageados. 

Ao escritor Ariano Suassuna, o oficio de Patrono da Folia de Puluca, ainda em vida. Já ao maestro José Duarte, a homenagem que denominou a agremiação momesca o seu apelido, acunha dado pelo seu pai. Duas artes unidas com a mesma finalidade. A luta em prol da continuidade na valorização da cultura nativista nordestina. Resgatando, valorizando, preservando e difundindo os valores culturais da nossa gente. Diante dos todos acontecimento, levou o idealizador do Carnaval de Zé Puluca, CARLOS ALBERTO, a celebrar na 4ª edição do Festejo de Zé Puluca. Os 90 Anos de Ariano Suassuna e de Zé Puluca. Eruditos na arte da cultura nordestina. E nesse encontro de reinos, dará inicio a contagem regressiva, rumo aos seus centenários.

IV Carnaval de Zé Puluca. O melhor da nossa folia, é você quem faz!!!  
   

COLUNA ENSAIO GERAL: CHUVAS EM BOM CONSELHO




         Amigos leitores, os serenos de chuva que caíram em nossa cidade nos últimos dias foram de 8 mm, perfazendo um total acumulado de 400 mm no ano.  Infelizmente o que eu tenho a dizer não é muito bom, pois em todos estes anos em que eu faço o acompanhamento em nossa cidade da chuvas, este JUNHO esta sendo o mais fraco de todos até agora, isto é muito preocupante, pois JUNHO é o mês que mais chove em nossa cidade.


         Quero aproveitar a oportunidade e agradecer aos amigos e familiares e leitores desta coluna, pelos parabéns que tenho recebido pela passagem de mais um ano. 

Bebidas muito quentes podem causar câncer.

Beber café, chá ou mate muito quente é um hábito que pode causar câncer de esôfago, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, o consumo de bebidas a 65ºC ou mais provavelmente é cancerígeno.

“Estes resultados sugerem que o consumo de bebida muito quente é possivelmente responsável pelo câncer de esôfago e que a temperatura, e não a bebida em si, é o fator envolvido”, declarou Christopher Wild, diretor do IARC, ao apresentar o estudo realizado por um comitê de 23 especialistas.

Segundo a OMS, a maioria dos cânceres de esôfago ocorre em certas regiões da Ásia, da América do Sul e da África Oriental, onde o consumo de bebidas muito quentes é frequente. Estudos realizados na China, Irã e Turquia, e no caso do mate, no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, onde as infusões geralmente são ingeridas a pelo menos 70ºC, demonstraram que o risco de câncer aumenta com a temperatura da bebida. No entanto, segundo a IARC, ainda não há indicações sobre a proporção de casos de câncer de esôfago ligados ao consumo de bebidas muito quentes.


O câncer de esôfago é o oitavo mais comum no mundo e uma das principais causas de morte por câncer, com cerca de 400.000 mortes em 2012 (5% de todas as mortes pela doença).

Hairnor 2016 bate recordes.




O empresário bonconselhense Emmanuel Tenório Luna, diretor da Autonor empreendimentos, esteve organizando a HAIRNOR 2016, no período de 04 a 06 de junho, onde a cidade do Recife transformou-se na capital regional da beleza.



A HAIRNOR em sua 7ª edição, bateu recorde de público, visitantes e número de empresas expositoras. A feira, que já faz parte do calendário de eventos do estado pernambucano, é ansiosamente aguardada pelo mercado regional e neste ano registrou números expressivos na realização de negócios.



Durante os três dias do evento, dezenas de empresas e centenas de marcas apresentaram, além de desfilar as tendências do cortes, penteados e cores para a nova estação.

“Cadê a crise ? … A HAIRNOR 2016 deu uma verdadeira lição ao Brasil. O Evento mostrou que o setor resistiu ao cenário recessivo da economia com: inovação, criatividade e acima de tudo com muito TRABALHO” sentenciou Stanley Nascimento. Um dos organizadores da feira.

O entusiasmo entre os participantes da Hairnor, foi generalizado, a satisfação diante do resultado nos negócios estava visível nas expressões e comportamento de todos.

A maioria dos expositores já confirmaram participação em 2017, definindo o espaço do seu Stand no próprio pavilhão antes mesmo do término da feira. 

Pré-Conferência das cidades será realizada em Bom Conselho.


Estará acontecendo na próxima segunda-feira (20), às 10h, na Câmara Municipal de Vereadores, a pré-conferência municipal das cidades.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Informativo Prefeitura Municipal de Conselho


Secretaria de Educação, através do projeto "Conectando Conhecimento", realiza a entrega de Tablets na Escola Monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso no distrito de Rainha Isabel.

Comissão debate suspensão do WhatsApp



A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realiza hoje audiência pública para discutir a determinação judicial de suspensão de funcionamento do WhatsApp e a adoção de medidas mais eficientes de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

O Facebook, empresa responsável pelo aplicativo, alegou não ter as informações solicitadas pela Justiça, mas o juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto (SE) determinou o bloqueio do WhatsApp, além de multa diária de R$ 1 milhão. O pedido foi feito pela Polícia Federal, que conduz uma investigação de tráfico de drogas.

Segundo o deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL), que solicitou o debate, a suspensão foi desproporcional e desrespeitou a Constituição. “Mais de 100 milhões de usuários de telefonia móvel ficaram sem um dos principais meios de comunicação da atualidade. Milhares de usuários dependem do aplicativo para a realização de atividades comerciais ou profissionais e foram prejudicados pela decisão monocrática de um magistrado”, afirmou o deputado.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o representante da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Aldo Amorim;
- o presidente da Associação Nacional de Defesa do Consumidor (Andecon), Rodinei Lafaiete de Jesus;
- o superintendente de Planejamento e Regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Alexandre Novaes Bicalho;
- o conselheiro do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CG.brI), Thiago Tavares Nunes de Oliveira;
- o presidente da Frente Parlamentar pela Internet Livre, deputado JHC; e
- o coordenador do Instituto Tecnologia & Sociedade do Rio (ITSRio), Mario Viola.

A audiência será realizada às 16 horas, no plenário 6.


De: Agência Câmara de Notícias

terça-feira, 14 de junho de 2016

População em risco: Junção da passarela do açude da Nação cedeu.




O asfaltamento do paredão do açude da Nação, localizado na cidade de Bom Conselho cedeu entre o primeiro paredão e a ponte de concreto, existe um desnível na junção dos dois paredões. A passarela de pedestres no mesmo local está apresentando uma grande fissura, com isso coloca em risco os pedestres que passam naquele local, pois ao lado existe uma abertura que dá acesso ao açude.


A obra de reconstrução do paredão do Açude da Nação foi inaugurada no dia 13.03.2014 pelo então governador Eduardo Campos. 


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Emanuel Luna desiste de pré-candidatura a prefeito e emite nota oficial.

Após desistir de candidatura a prefeito de Bom Conselho, o empresário Emanuel Tenório Luna, enviou nota oficial a nossa redação, a qual reproduzimos abaixo:



"Quando uma decisão, como a que quero comunicar é tomada, há de se respeitar mesmo sem entender todas as razões que determinam essa decisão.

Quero comunicar que não irei levar adiante minha pré-candidatura a prefeito de Bom Conselho.

Antes de tudo, sei que esta decisão há de frustrar os anseios dos meus amigos, que de forma consciente e livre me apoiavam neste projeto e de parte da população que já se mobilizava para me confiar os destinos do nosso município.

Além do mais, devo uma explicação ao meu Pai, minha inspiração no mais puro de seu sonho, que seria dar a esse povo trabalhador e simples uma oportunidade de uma vida com mais dignidade.

O contexto que se afigura na campanha para a prefeitura de Bom Conselho não é promissor. Pude ver desde o início que se trata de um processo pouco democrático, onde métodos espúrios vêm sendo adotados para obtenção de apoios, o que deixa claro que o objetivo é apenas ganhar a qualquer custo ou maneira.

Peço aos que continuarem no processo que mostrem suas plataformas de trabalho, pois queremos escolher o melhor projeto para nossa terra, a disputa não deve ser apenas de nomes, mas principalmente de ideias. Devemos eleger a melhor proposta, a radicalização serve apenas para dificultar a escolha ao mascarar o verdadeiro perfil de cada candidato.

A política é essência, de vital importância, temos visto em nosso pais ao que a falta de capacidade de um gestor nos levou, boa vontade é importante, mas pode não ser suficiente para produzir mudanças.

Irei continuar lutando por um Bom Conselho melhor, nossa economia precisa ser revitalizada temos que sugerir na pauta dos pré-candidatos o compromisso inadiável de fomentar a produção para o homem do campo, introduzir novas técnicas e adequadas culturas à realidade de cada região. Nosso território é rico e diversificado, mas pouco produtivo, desenvolver programas para mudar esse descompasso é imensamente importante.

O projeto de fazer de Bom Conselho um lugar especial com crescimento baseado em trabalho e ideias inovadoras me incentivou a planejar minha candidatura, mas as circunstancias me levam à conclusão de que no momento isso não é possível.

Agradeço às pessoas de boa vontade que confiaram em mim, à minha família que compreendeu o meu ideal e aos meus amigos que partilharam comigo todos esses projetos.

Às vezes, há mais honra em renunciar do que trilhar um caminho sem luz."