sexta-feira, 18 de março de 2016

Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco combate excessos na pré-campanha eleitoral


Diante de vários relatos sobre possíveis excessos em atos de pré-campanha, o procurador regional eleitoral em Pernambuco, Antônio Carlos Barreto Campello, enviou ofício para todos os promotores eleitorais no estado, sugerindo a adoção de entendimentos que possam coibir o abuso de poder econômico e a utilização de meios de publicidade proibidos no período da propaganda eleitoral.

Até o pleito de 2014, a propaganda eleitoral só podia ter início no dia 6 de julho. Os atos de divulgação realizados antes dessa data poderiam ser enquadrados como propaganda antecipada, sujeitando o candidato ao pagamento de multa. Com a Lei 13.165/2015, o início da campanha foi adiado para 15 de agosto. Entretanto, a legislação passou a admitir a veiculação de propaganda antes do dia permitido, desde que não haja pedido explícito de votos.

Para a Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE), a nova lei flexibilizou demais o conceito de propaganda eleitoral extemporânea. Assim, o Ministério Público Eleitoral não tem respaldo para impedir certos atos de pré-campanha, como ações que envolvam a divulgação de pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos. “Porém, adotamos uma postura proativa e estamos trabalhando para defender a interpretação da lei de forma mais adequada ao interesse público”, declarou Antônio Carlos.

A PRE-PE entende que certas condutas, como gastos excessivos com publicidade, colocam em risco a igualdade entre os candidatos e podem configurar abuso de poder econômico. Nessa situação, os promotores eleitorais poderão propor ações que podem trazer consequências como inelegibilidade, cassação do registro de candidatura e impugnação do mandato eletivo.

Um segundo ponto enfatizado no ofício é o fato de que meios de publicidade vedados pela legislação eleitoral durante o período regular de propaganda eleitoral não podem ser admitidos nesta fase de pré-campanha. Por exemplo, não se pode utilizar outdoors, nem confeccionar placas com área acima de meio metro quadrado, nem fixar faixas em postes públicos.

“Imaginem que um pretenso candidato arrecada recursos de pessoas jurídicas, espalha cavaletes nas calçadas e joga ‘santinhos’ na rua – que são práticas proibidas pela legislação eleitoral. Se ele faz isso antes do dia 15 de agosto, esses atos deveriam ser considerados lícitos somente porque as peças de propaganda não contêm pedido explícito de voto? Evidentemente que não!”, declarou Antônio Carlos.

Para acessar a íntegra do ofício da PRE-PE no link abaixo:

Lula emite carta aberta.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua posse de ministro da Casa Civil suspensa nesta quinta, divulgou carta aberta na qual diz esperar por justiça.

Leia na íntegra:

"Carta aberta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 
Creio nas instituições democráticas, na relação independente e harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal.

Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os brasileiros, isenção e firmeza para distribuir a Justiça e garantir o cumprimento da lei e o respeito inarredável ao estado de direito.

Creio também nos critérios da impessoalidade, imparcialidade e equilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta nobre missão.

Por acreditar nas instituições e nas pessoas que as encarnam, recorri ao Supremo Tribunal Federal sempre que necessário, especialmente nestas últimas semanas, para garantir direitos e prerrogativas que não me alcançam exclusivamente, mas a cada cidadão e a toda a sociedade.

Nos oito anos em que exerci a presidência da República, por decisão soberana do povo - fonte primeira e insubstituível do exercício do poder nas democracias - tive oportunidade de demonstrar apreço e respeito pelo Judiciário.

Não o fiz apenas por palavras, mas mantendo uma relação cotidiana de respeito, diálogo e cooperação; na prática, que é o critério mais justo da verdade.

Em meu governo, quando o Supremo Tribunal Federal considerou-se afrontado pela suspeita de que seu então presidente teria sido vítima de escuta telefônica, não me perdi em considerações sobre a origem ou a veracidade das evidências apresentadas.

Naquela ocasião, apresentei de pleno a resposta que me pareceu adequada para preservar a dignidade da Suprema Corte, e para que as suspeitas fossem livremente investigadas e se chegasse, assim à verdade dos fatos.

Agi daquela forma não apenas porque teriam sido expostas a intimidade e as opiniões dos interlocutores.

Agi por respeito à instituição do Judiciário e porque me pareceu também a atitude adequada diante das responsabilidades que me haviam sido confiadas pelo povo brasileiro.

Nas últimas semanas, como todos sabem, é a minha intimidade, de minha esposa e meus filhos, dos meus companheiros de trabalho que tem sido violentada por meio de vazamentos ilegais de informações que deveriam estar sob a guarda da Justiça.

Sob o manto de processos conhecidos primeiro pela imprensa e só depois pelos diretamente e legalmente interessados, foram praticado atos injustificáveis de violência contra minha pessoa e de minha família.

Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito.

Não espero que ministros e ministras da Suprema Corte compartilhem minhas posições pessoais e políticas.

Mas não me conformo que, neste episódio, palavras extraídas ilegalmente de conversas pessoais, protegidas pelo Artigo 5º. da Constituição, tornem-se objeto de juízos derrogatórios sobre meu caráter.

Não me conformo que se palavras ditas em particular sejam tratadas como ofensa pública, antes de se proceder a um exame imparcial, isento e corajoso do levantamento ilegal do sigilo das informações.

Não me conformo que o juízo personalíssimo de valor se sobreponha ao direito.

Não tive acesso a grandes estudos formais, como sabem os brasileiros. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto.

Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte.

Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático.


Luiz Inácio Lula da Silva"

quinta-feira, 17 de março de 2016

Operação conjunta da Polícia Civíl de Bom Conselho e Palmeira dos Índios prendem acusados por homicídio e latrocínio.

Lázaro Alves da Silva
Acusado de tentativa de homicídio
no distrito de Rainha Isabel 

Márcio da Silva Marques - Acusado de
latrocínio próximo ao Distrito de Calderões dos Guedes.

Na manhã desta quinta-feira (17), por volta de 6hs, em conjunto a policiais civis de Bom Conselho em conjunto com a 5a DRP - PCAL, na cidade de Palmeira dos Indios/Al, foi deflagrada operação, onde foram presos LÁZARO ALVES DA SILVA por mandado de prisão preventiva, investigado por homicídio tentado no distrito de Rainha Isabel, no município de Bom Conselho, bem como MÁRCIO DA SILVA MARQUES por mandado de prisão temporária, investigado por crime de latrocínio, no distrito de Calderões dos Guedes, no município de Bom Conselho.


Em seguida, foram recolhidos na cadeia publica de bom conselho. Operação comandada pelos delegados Alex Almeida (PCPE) e Alexandre Silva Melo Leite (PCAL).

quarta-feira, 16 de março de 2016

Publicitária narra em livro superação de doença autoimune

Claudia Eberle, após três transplantes de rim, vira exemplo de positividade e inspira milhares de pessoas




A publicitária Claudia Eberle esbanja sorrisos e simpatia por onde passa. Quem a vê assim não imagina as adversidades e as batalhas que já enfrentou. Portadora de uma doença autoimune chamada Berger, que compromete a funcionalidade dos rins e cujo diagnóstico é irreversível, Claudia passou por tratamentos intensos e submeteu-se a três transplantes. Mesmo com uma enfermidade que pudesse ser a sua sentença de morte, nunca desistiu de lutar pelos seus sonhos e, hoje, é conhecida por incentivar a doação de órgãos e motivar inúmeras pessoas a enxergarem a vida sempre por uma perspectiva positiva. 

“Você corre risco de vida” foi a frase que marcou para sempre o destino da adolescente de apenas 14 anos, que tinha um futuro promissor a seguir, ao receber a notícia de ser portadora de Berger. “Criei certa resistência à situação. Não queria ser vítima nem refém da doença”, relembra Claudia em seu livro Três Vidas: uma história de superação e pílulas de positividade, lançamento da Scortecci Editora. Depois de ser submetida ao tratamento de hemodiálise com urgência, precisou recorrer ao transplante de rim. O primeiro “anjo” e doador foi seu próprio pai. 

Claudia encarou o transplante como uma forma de renascimento, o que a motivou a alcançar cada vez mais suas metas e objetivos. Dez anos depois, ela conseguiu se formar em Propaganda e Marketing e, aos 25 anos, já possuía uma carreira respeitada como executiva em grandes agências e empresas multinacionais. No entanto, logo sua vida ganharia novos rumos graças ao comprometimento do rim transplantado. “Fiquei desolada naquele momento”, comenta Claudia. Ali, começava sua segunda batalha pela vida.

Depois de tantas idas e vindas ao hospital na adolescência, a executiva estava “blindada” para enfrentar qualquer desafio. Encontrar outro doador estava se tornando uma tarefa impossível, quando, por surpresa, a compatibilidade ocorreu com sua tia. “As coisas começavam a conspirar a nosso favor. Tia Rosa e eu nos entreolhamos, respiramos mais aliviadas e percebemos que havia uma força a qual todos nós precisamos aprender a criar, aceitar e praticar. Aquele foi o pontochave em que minha vida mudou e decidi me entregar ao destino, escolhendo acreditar que tudo no final da certo, e que cabe a cada um de nós ser o protagonista da nossa própria história, começando a enxergar nas dificuldades a beleza do aprendizado, mesmo com tudo que já tínha vivido e enfrentado”, ressalta Claudia.

Com o segundo transplante, Claudia retomou as rédeas da sua vida. Em 2002, começou a namorar um alemão e, no ano seguinte, se casaram. Ao lado do marido, a publicitária ousou sonhar com o que, para os médicos era muito difícil: ser mãe. Sua primeira gestação durou apenas cinco meses, sendo interrompida por um aborto. Após o luto, arriscou uma nova tentativa. Aos 31 anos, quando engravidou de Diego, sabia que a gestação exigiria muitos cuidados. Ficou internada, teve uma gravidez incomum e seu filho nasceu prematuro de sete meses, ficando quase um mês na incubadora do hospital. 

Pouco tempo depois, Claudia descobriu que precisaria de um terceiro transplante, pois, por conta da doença, seu organismo rejeitara o órgão novamente. Desolada, sentiu seu mundo desabar mais uma vez e, agora como mãe, tinha que reunir ainda mais forças para encontrar o terceiro doador. Todos os familiares que faziam os testes de compatibilidade eram descartados pelos especialistas. Inesperadamente, uma amiga da família se sensibilizou com sua história e, em um ato de muito amor e generosidade, decidiu salvá-la. Assim que terminaram os exames de compatibilidade, Claudia descobriu que receberia sua terceira chance de viver. 

Três Vidas: Uma história de superação e pílulas de positividade traz a emocionante história real de Claudia Eberle naluta pela sobrevivência, suas descobertas e experiências inusitadas, conquistas, viagens e romance. Também revela como o leitor pode, mesmo com as adversidades, enxergar o lado bom da vida. Hoje, a autora também faz palestras motivacionais pelo Brasil e pela Europa e mantém o projeto “Pílulas de Positividade”, uma plataforma de comunicação em que ela propaga informações sobre a importância da doação de órgãos pelo mundo e conscientiza milhares de pessoas a enxergarem o lado positivo da vida. 

Ficha Técnica
Título: Três Vidas: uma história de superação e pílulas de positividade
Editora: Scortecci Editora

COLUNA ENSAIO GERAL: CHUVAS EM BOM CONSELHO


Por:
Alexandre Tenório

      Conforme ficamos comprometidos com os senhores leitores desta coluna de informa a precipitação pluviométrica em nossa cidade, estamos divulgando a quantidade de chuva ocorrida nesta última segunda-feira dia 14 de março. O total precipitado foi de cinco mm. Perfazendo agora o total acumulado do ano em 247 mm.

Repelente: Produto não deve ser usado em crianças com menos de dois anos.



A Sociedade Brasileira de Infectologia alerta aos pais que repelentes não devem ser usados em crianças com menos de dois anos de idade. De acordo com a Sociedade, não existe nenhum estudo que comprove que os repelentes façam efeito em crianças de zero a dois anos.

O produto está sendo bastante usado para afastar o mosquito aedes aegipty, que transmite dengue, chicungunya e vírus zica. Mas como ele não funciona nos pequenos com menos de dois anos, a infectologista Helena Brígido, membro da Sociedade, diz aos pais o que eles devem fazer para manter os filhos protegidos do mosquito.
 "Como a criança abaixo dos dois anos não tem essa proteção do repelente, o que ela precisa fazer? Os pais, colocar roupas claras, telas, mosquiteiros, roupas de mangas compridas, evitar que a criança fique exposta ao anoitecer, pois é um momento em que as fêmeas buscam a alimentação no sangue de pessoas. Então a gente precisa ter todos esses cuidados com a criança, porque ela não tem a proteção do repelente, abaixo de dois anos."

A infectologista Helena Brígido lembra que nas crianças acima dos três anos, que podem usar repelente, o produto não deve ser passado nas mãos delas. "Criança, a gente não deve passar nem na mão da criança, porque senão ela pode coçar os olhos ou colocar a mão na boca, e aí pode ter uma irritabilidade, ficar vermelho e pode ter uma irritação em qualquer mucosa, a impregnação é maior."

Segundo Helena Brígido, por causa das crianças menores de dois anos, a Sociedade Brasileira de Infectologia vai pedir ao Ministério da Saúde informações sobre os estudos utilizados para liberar o uso dos repelentes. Outra recomendação de Helena Brígido é a de que o repelente não deve ser usado por baixo do protetor solar, porque senão o efeito dele será anulado. O correto, segundo a médica, é passar o filtro solar e depois o repelente.


A duração do produto vai de quatro a oito horas, dependendo da fórmula. Quando o calor está muito forte, a concentração  do repelente, segundo a médica, cai cinqüenta por cento, então o intervalo entre as aplicações deve ser menor. 

Upae Garanhuns oferece consultas e exames na área de Gastroenterologia‏‎


A UPAE Garanhuns oferece diariamente consultas na área de Gastroenterologia, especialidade médica que cuida de órgãos como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e intestinos. 
Para este atendimento a UPAE dispõe de três médicos, para consultas e exames específicos: Dr. Alyson Amaury, Dra. Cínthia Sarmento e Dr. Heraldo Cordeiro. 

Além das consultas médicas, a unidade de saúde oferece exames laboratoriais e os específicos para o diagnóstico  de doenças do aparelho digestivo, como endoscopia digestiva alta, o famoso "exame da borracha" e a colonoscopia. Com isso diagnósticos como gastrites, esofagites, refluxo, pólipos intestinais, presença da bactéria H. Pylori, que pode causar inclusive câncer gástrico, são realizados de forma rápida e confiável, uma vez que a UPAE dispões dos equipamentos mais modernos da atualidade. Ainda é possível, através dos exames, o diagnóstico precoce dos cânceres do aparelho digestivo, com possibilidade de cura nestes casos. 

O gestor da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, afirma que a especialidade de Gastroenterologia é uma das prioridades da unidade: "Ao implantar a primeira UPAE do estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco, buscou especialidades que precisavam ser oferecidas com amplo serviço, devido à demanda regional. Desde que iniciamos, há quase três anos, temos sempre a escala dos médicos preenchida e a oferta deste atendimentos atingindo pacientes dos 21 municípios da nossa região".


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9.9988.0423

Informativo Prefeitura Municipal Bom Conselho


terça-feira, 15 de março de 2016

Começa sábado a temporada 2016 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começa no próximo sábado


A cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, começa a receber, a partir do sábado, dia 19, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo. A encenação, que vai até o dia 26, conta a vida de Jesus enfocando alguns dos principais fatos relatados na Bíblia, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. São nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas. Como acontece todos os anos, a encenação contará também com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Bianca Rinaldi (Maria),Antonio Calloni (Herodes), Fiuk (Apóstolo João), Odilon Wagner (Pilatos), além da atriz e modelo, Caroline Correa (Madalena). Eles vão estrear ao lado do ator Igor Rickli, que fez sucesso no papel de Jesus em 2015 e retorna este ano.

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a batuta dos diretores artísticos Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contra regras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros. Segundo o presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que também é o coordenador geral da peça, boa parte desses profissionais trabalham o ano todo para que, durante a temporada, tudo fique perfeito. “Desde o início, quando as encenações aconteciam nas ruas da Vila de Fazenda Nova, o espetáculo é realizado com muito suor, excesso de dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos”, afirma Pacheco.

O esforço e a seriedade empreendidos na montagem da Paixão de Cristo traduzem-se  na satisfação revelada pelo público nas pesquisas de opinião. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 50% do público retornam para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez. Não é sem motivos, portanto, que, às vésperas de completar meio século de apresentações, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de expectadores ao longo dos seus 49 anos de história.

A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, clubes, associações e instituições religiosas que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também chegam de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.

Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas (PE), podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222 – www.luckviagens.com.br), lojas da CVC e agências de viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa tapioca. No Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. São dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão, 81 3732-1574,www.pousadadapaixao.com.br). Ou pelos celulares – Vivo (81) 9 8239-4764 / Tim (81) 9 9673-0815.


 As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Agências dos Correios não abrirão mais aos sábados.

A partir do próximo sábado (19), a maioria das agências dos Correios não vai mais abrir aos sábados. A medida é uma forma de reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com grande movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos sábados.

“Queremos fazer um ajuste financeiro para, que ao final deste ano, os Correios não tenham deficit como no ano passado”, explicou o presidente dos Correios, Giovanni Queiroz. O balanço de 2015 da empresa ainda não foi concluído, mas no final do ano passado, Queiroz estimava que o deficit da estatal chegaria a R$ 2 bilhões.

Segundo o presidente, muitas agências são deficitárias e com baixo fluxo de clientes aos sábados, como a de Teófilo Otoni (MG), onde a receita média aos sábados é R$ 416 e a despesa para abrir é R$ 6,6 mil. “Não há nada que justifique estar aberta ao sábado”, diz. A medida não vale para as agências franqueadas dos Correios, só para as agências próprias. Atualmente, os Correios têm 6.471 agências próprias e 1.011 franqueadas.

15 de março: Dia da Escola

ABFIAE alerta que projetos que reduzem preço de materiais escolares continuam esquecidos pelo Governo




Comemorado em 15 de março, o Dia da Escola mostra uma triste realidade nacional: a instituição pública de ensino no Brasil está muito longe de ser um exemplo de qualidade. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), baseado nos indicadores do Censo Escolar 2011, pouco mais de 44% das escolas brasileiras têm apenas a estrutura elementar, que é água encanada, banheiro, energia, esgoto e cozinha.

Diante deste triste realidade, é preciso lembrar que, vários projetos que são imprescindíveis para estimular o ensino no País, continuam esquecidos pelo Governo, como é o caso do Projeto de Lei 6.705/2009, aprovado no Senado em 2009 e da PEC 24/2014, que dispõem sobre o fim dos impostos sobre os materiais escolares.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou que esses artigos são taxados em até 47%, como no caso das canetas. Itens como apontador e a borracha escolar têm alíquota de 43%; caderno universitário e lápis, 35%. Para a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) a aprovação destes projetos seria uma solução imediata para a redução da absurda carga tributária sobre material escolar existente no País.


“É inaceitável que o PL 6.705, aprovado pelo Senado desde 2009 tramite há seis anos na Câmara Federal sem nenhum desfecho e que a PEC 24 continue esquecida. Em um país onde os governantes cansam de afirmar que educação é prioridade, é uma vergonha convivermos com uma carga tributária superior a 40% que incide sobre canetas, borrachas, lápis, apontadores  e outros materiais básicos. Ainda nos dias de hoje 25% dos estudantes não completam o ensino básico! Continua-se a construir um Brasil desigual, pois famílias de menor renda têm dificuldades em formar seus filhos. A aprovação destes projetos seria uma forma de demonstrar que nossos parlamentares e governantes realmente levam a sério o tema da educação”, explica Rubens Passos, presidente ABFIAE.

Aumento de medicamentos: Confira dicas pra economizar


Os medicamentos vão ficar mais caros em todo o País a partir do próximo dia 31. Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o aumento anual nos preços deve ser de até 12,5%. Se confirmado, o reajuste vai superar a inflação (de 10,67%, em 2015) pela primeira vez em dez anos.

A base de cálculo para o reajuste de medicamentos é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumula alta de 10,36% em 12 meses até fevereiro. O governo, no entanto, ainda não divulgou oficialmente de quanto será o aumento, pois o processo está em consulta pública. Para quem depende de medicamentos de uso contínuo, ou mesmo para consumidores pontuais, a orientação é buscar maneiras de economizar, principalmente quando se trata de remédios de alto custo. Confira abaixo algumas formas de pagar menos ou nada:

Programa de fidelização de laboratórios
Para incentivar a adesão a tratamentos que envolvem medicamentos de uso contínuo, grandes laboratórios desenvolveram planos de fidelidade que oferecem descontos em farmácias conveniadas. No caso da Bayer, contraceptivos orais podem custar de 20% a 46% menos para pacientes que se cadastrarem no site informando o nome, CPF, endereço e dados da receita médica. Sob as mesmas condições, comprar medicamentos para hipertensão, colesterol ou sintomas ligados à depressão pode custar até 65% menos. 

Comparativo de preços
Já existem sites que funcionam como verdadeiros catálogos de consulta de preços de medicamentos. Em portais como o Clique Farma (www.cliquefarma.com.br) há indicações de farmácias onde o consumidor pode encontrar o preço mais em conta, ou mesmo sugestões de marcas similares. Já no Mais Preço (www.maispreco.com) é possível buscar pela substância ou princípio ativo e saber onde encontrá-los. 

Subsídios do governo
O anúncio "Aqui Tem Farmácia Popular" em algumas redes indica que, no local, é possível comprar 112 tipos de remédios com até 90% de desconto. O programa, implementado pelo Ministério da Saúde, disponibiliza medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e outras opções de drogas mais consumidas. Para retirar os medicamentos é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e receita médica.

Medicamentos gratuitos
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é possível retirar, de forma gratuita e com receita médica, remédios de uso continuado ou de alto custo. A lista é disponibilizada pelo Ministério da Saúde. O programa "Saúde Não Tem Preço" distribui remédios para asma, hipertensão e diabetes. Para retirar, basta procurar redes credenciadas pela Farmácia Popular.

Genéricos

A aprovação do uso de medicamentos genéricos trouxe para o mercado cópias idênticas em formato, composição química, dosagem posologia e indicação de remédios produzidos por grandes laboratórios. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento genérico deve ser, no mínimo, 35% mais barato do que o convencional.

Igor Rickli causa tumulto ao visitar exposição em shopping

                      

Igor Rickli chegou de surpresa no Shopping Tacaruna, no Recife, na tarde deste sábado (12), para visitar a exposição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco.

Cercado por seguranças, Igor, que interpreta Jesus pelo segundo ano consecutivo, foi bastante assediado principalmente pelas mulheres. Bastante simpático, o ator fez questão de circular pela exposição para conhecer os espaços ao lado do público.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem inicio no próximo dia 19 e segue até o dia 26 de Abril, no município de Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco. Além de Igor Rickli, a encenação conta também com Bianca Rinaldi como Maria, Fiuk como apostolo João, Caroline Correia como Madalena, Antonio Calloni como Herodes e Odilon Wagner como Pilatos.

A exposição sobre a Paixão de Cristo fica em cartaz no Shopping Tacaruna até o próximo dia 27, mostra parte da história do maior espetáculo ao ar livre do mundo, que acontece há 49 anos. 

FOTOS

Felipe Souto Maior

COLUNA ENSAIO GERAL: AS MANIFESTAÇÕES

Por:
Alexandre Tenório



       Tivemos neste domingo dia 13 de março a maior manifestação popular do Brasil, mais de 5 milhões de pessoas saíram às ruas em mais de 300 cidades e disseram não ao governo do PT, não a corrupção. O importante foi que as pessoas vestiam o verde e amarelo da nossa bandeira e cantavam o hino nacional. As pessoas estavam ali defendendo a polícia federal e o juiz Sérgio Moro, dizendo claramente que não querem mais corrupção em nosso país. Os manifestantes deixaram claro que não estavam apoiando nenhum partido político e muito menos nenhum político, porque nós sabemos que não é só no PT que existem políticos corruptos, em quase todos os partidos, existe políticos corruptos. Vamos também deixar bem claro, nem todos os políticos do PT são corruptos, tem também homens de bem.

       Quando existe uma manifestação a favor do PT, da presidente Dilma ou do ex-presidente Lula, nós vemos as pessoas com bandeiras vermelhas do PT, CUT e MST, os participantes estão vestindo a cor vermelha, ou seja, eles estão defendendo um partido e o governo deste partido, não estão defendendo o Brasil, pois não vemos ninguém cantar o hino nacional e muito menos vestir verde e amarelo ou empunhar a bandeira do Brasil. Queiram ou não, o Brasil esta passando a limpo a sua história, o nosso país não será mais o mesmo depois da LAVA-JATO.

Reflitam sobre o que se encontra escrito neste artigo e se junte ao povo brasileiro para começarmos mudar o nosso país, a partir destas próximas eleições. 

segunda-feira, 14 de março de 2016

Rotary Club Bom Conselho consegue cem mil reais para creche Santa Teresinha.


O Rotary Club Bom Conselho, conseguiu a liberação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) de dotação orçamentária, através da deputada Raquel Lyra, destinados à compra de móveis e utensílios, para a Nova Creche Santa Terezinha.

As Irmãs da Congregação N. S. de Fátima, já estão providenciando as aquisições.

O próximo passo, será a aquisição e instalação, de um pequeno Parque Infantil na área interna da referida Creche que,  atenderá inicialmente 120 (cento e vinte) crianças do bairro.

O Rotary Bom Conselho, vêm batalhando desde o início de sua fundação, para construção da nova Creche Santa Terezinha, o rotariano Dr. Valfrido Curvelo, está sempre à frente e coordenando as buscas pelos recursos, disponibilização do terreno para construção, compra móveis e utensílios, entre outras ações.

Os rotarianos da cidade de Bom Conselho transformam o sonho desta comunidade em realidade. Parabéns a todos estes incansáveis homens e mulheres, que achem de acordo com o lema rotário “Dar de si antes de pensar em si”.


Atualmente a presidente do Rotary local é Dra. Isabel Lima. 

OAB-PE não registra ocorrência durante as manifestações de rua neste domingo



A fim de garantir a livre manifestação dos cidadãos, neste domingo (13), durante protestos de rua ocorridos no bairro de Boa Viagem, a OAB-PE realizou plantão na sua sede durante o dia com uma equipe formada pela assessoria jurídica, conselheiros estaduais e membros da Comissão Estadual de Prerrogativas e Direitos Humanos a postos pelo telefone 81 3424-1012 para atuar em caso de qualquer embargo ao direito do cidadão.

Nenhuma ocorrência foi registrada na Ordem durante dia. “A OAB agiu como observadora durante o ato. Felizmente não houve ocorrência significativa o que denota o cunho pacífico da manifestação e é assim que deve ser, independentemente, da motivação de qualquer um dos que defendem e daqueles que protestam contra o Governo, o importante é que o exercício seja livre, desimpedido e pacífico”, disse o vice-presidente da OAB-PE, Leonardo Accioly.

Os advogados de plantão também comemoraram a pacificidade. “A participação da OAB-PE está diretamente ligada à manutenção do regime democrático. A manifestação é um reflexo direto da maturidade da democracia”, disse Antonio Faria, que é presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas. “A OAB tem a função importante para que o direito seja inviolável”, frisou a secretária-geral da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Soraya Santos.

A Assessoria Jurídica ficou de prontidão durante todo o período de protesto para no caso de abuso ou violação do direito do cidadão à livre manifestação poder atuar na garantia da legalidade de todos os atos ocorridos durante o dia, prezando sempre pelo bem comum.


Pedido de Ajuda para o Campeonato do Agreste de Futsal



ATENÇÃO: O Guarapão vai participar do Campeonato do Agreste de Futsal e estamos pedindo alguma colaboração dos amigos e também do nosso comércio pois os gastos são muitos. Você comerciante ou amigo que quiser colaborar pode doar qualquer quantia, contanto que seja de coração. 10, 20, 30 50, 100, 500, 1000... qualquer quantia servirá para nós participarmos mais uma vez deste ótimo campeonato e representarmos bem a nossa cidade pelo Agreste Pernambucano.


Desde já agradeço em nome de todos os que fazem o MAIOR PROJETO SOCIAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO, o Guarapão Futebol Clube - que já possui 485 atletas cadastrados em 18 categorias de futebol, mais comissão técnica, mais membros e toda uma torcida apaixonada.