sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ADVOGADOS BOM CONSELHENSES APOIAM LANÇAMENTO DE CHAPA PARA OAB GARANHUNS



Na noite desta quarta-feira 28 de outubro, foi lançada a chapa de oposição Á HORA DE MUDAR, para o triêncio 2016/2019 à frente da Subseccional OAB Garanhuns, com a proposta de uma gestão participativa, proativa e direcionada à defesa e aos interesses dos advogados de toda a região do agreste meridional. À frente da Chapa, ocmo presidente e vice, está o Advogado de Lajedo Dr. Jorge Wellington e a Advogada Dra. Paula Calabria.  O evento foi bastante prestigiado e apoiado pelos Advogados bomconselhenses Dr. Renato Curvelo, Dra. Amanda Soares, Dr. Heric Ferreira, Dr. Ícaro Soares, Dr. Epaminondas Ferreira e Dr Michel Siqueira, dentre outros. Na ocasião Dr Renato Curvelo integrante do conselho eletivo foi convidado a fazer uso da palavra e em suas palavras destacou a essencialidade do Advogado para com a Justiça: “...Estamos acostumados a ouvir que o Advogado é essencial à Justiça, está lá no art. 133 da Constituição Federal, e isso é a mais pura verdade. Somos nós a força motriz da justiça, cabe a nós impulsionar, na prática, o processo, pois se não estamos cobrando despachos sentenças e cumprimentos de atos, com raras exceções, o processo fica estagnado. É inerente a nós inovar a doutrina no sentido da evolução. A nós é também responsável a mutação jurisprudencial pelas teses defensórias ao longo dos tribunais. Nós Advogados fazemos a ciência do direito evoluir. Por isso somos sim essenciais à justiça e disso devemos bater no peito e nos orgulhar....”. 


O evento contou com muitos Advogados e foi bastante prestigiado por autoridades da sociedade civil. A depender do nível dos advogados bom-conselhenses que apoiam essa chapa tende a ser um sucesso sua administração. A eleição para Subseccional da OAB Garanhuns se realizará no dia 19 de novembro na sede da OAB Garanhuns. Boa sorte aos concorrentes.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Canibais de Garanhuns no banco de réus nesta quinta-feira (29.10).



Os Canibais de Garanhuns voltam a sentar no banco dos réus nesta quinta-feira (29). Acontece esta manhã, no Fórum de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, a primeira audiência de instrução e julgamento sobre os homicídios qualificados contra Alexandra Falcão da Silva, de 20 anos, e Giselly Helena da Silva, 31, assassinadas em 2012. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 51, Isabel Cristina Pires da Silveira, 51, e Bruna Cristina de Oliveira da Silva, 22, são acusados pela  morte, esquartejamento, ocultação de cadáver e prática de canibalismo contra as duas vítimas.

A sessão, aberta ao público, terá início às 9h, no Salão do Júri do Fórum de Garanhuns, mas a movimentação no local já é grande, como a expectativa para a chegada dos três réus. Houve reforço policial para garantir a segurança no local. A juíza da 1ª Vara Criminal de Garanhuns, Pollyianna Maria Barbosa, vai presidir a sessão. Serão ouvidas 26 testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público de Pernambuco. Em seguida, os acusados serão interrogados.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ADVOGADOS LANÇAM CHAPA PARA SUBSECCIONAL DA OAB EM GARANHUNS E NOMES SÃO APOIADOS PELOS ADVOGADOS DE BOM CONSELHO



Numa linha de mudança e participação ativa de todos, demonstrando, de pronto, a forma democrática e descentralizada de administrar e lutar pelos interesses da classe advocatícia, a chapa de oposição É HORA DE MUDAR, tendo a frente os Advogados Jorge Wellington e Paula Calabria, lança hoje sua candidatura às 17:30h no Chalé 2 e, Garanhuns-PE defendendo uma transparência e uma participação coletiva da classe na defesa dos seus interesses, de prerrogativas e na escolha de suas prioridades como Advogados.

A proposta da chapa é gerir a ordem com a participação mais pluralizada da classe advocatícia que possa acontecer, destacando a integração de advogados de todas as cidades da subseccional e dentre os que apoiam essa chapa de mudança fora convidado a integrar a diretoria desta próxima gestão, na função de Conselheiro o nosso renomado Advogado e Especialista Dr. Renato Curvelo.


Parabéns aos Advogados e sucesso na empreitada. A eleição em todo Brasil para escolha dos dirigentes das seccionais e subseccionais da OAB será realizada no dia 19 de novembro de 2015.

Aniversário do Guarapão e Inauguração da Quadra



Foi uma das noites mais emocionantes da história do Guarapão. Teve de tudo! Além de ser a inauguração oficial da quadra do Guarapão teve a vitória do Guarapão feminino por 5 X 4 sobre Lagoa do Ouro e o segundo jogo da noite foi muito recheado de emoções em todos os sentidos. Além de rever amigos do Guarapão e dos Besouros que jogavam na época, as duas equipes mantiveram a tradição e fizeram do clássico um jogo espetacular, um jogo nervoso e de muita disputa e que terminou em 6 X 6 fazendo jus à rivalidade da época em que as duas equipes surgiram em Bom Conselho. Depois dos jogos a festa de aniversário foi nota 10 com Alexandre Santos, que mostrou porque é um dos melhores cantores de Pernambuco e com o DJ Ismar que sacudiu à galera presente. Que bom! Fica aqui meu muito obrigado aos artistas presentes, a toda a torcida, ao time dos Besouros, à Seleção de Lagoa do Ouro, aos patrocinadores e sócio-torcedores e a todos os jogadores e jogadoras do Guarapão Futebol Clube por terem feito deste dia uma dos dias mais especiais da história do Guarapão. Parabéns a todos!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Carnes processadas podem causar câncer


Se já era um consenso que carnes processadas - como bacon, presunto, salsicha e linguiça - faziam mal à saúde, agora a Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca um ponto final na discussão: eles são cancerígenas. De acordo com um relatório realizado pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC) e publicado nesta segunda-feira, no periódico científico The Lancet, a ingestão de cerca de 50 gramas desse tipo de alimento por dia aumenta em 18% a chance de desenvolvimento de câncer colorretal, neoplasia maligna que afeta o intestino grosso e/ou reto, podendo comprometer outros órgãos.

As carnes processadas são alimentos modificados por fumagem, adição de sal e conservantes, para que o sabor seja alterado e para que tenham maior prazo de validade. De acordo com o relatório, essas modificações são as responsáveis pelo aumento do risco de câncer. "Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal (intestino) por causa do consumo de carne processada permanece pequeno, mas este risco aumenta dependendo da quantidade de carne consumida," disse Kurt Straif, médico da OMS.

A IARC categorizou os embutidos em sua lista do grupo 1 (substâncias com evidências suficientes de ligação com o câncer), que já inclui o tabaco, amianto e fumaça de diesel.


Além disso, os pesquisadores disseram que o consumo de carne vermelha em geral também pode causar câncer, embora ainda não tenham sido encontradas evidências sobre essa associação.

Ministério Público Federal - Focco/PE quer combater uso irregular de veículos destinados ao transporte escolar.



Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção produziu documento com orientações para evitar desvio de finalidade na utilização dos veículos
Com o objetivo de garantir o transporte seguro e de qualidade para os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Pernambuco, o Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (Focco), por meio do Grupo de Trabalho (GT) Transporte Escolar, produziu documento com orientações sobre o uso dos veículos adquiridos ou custeados com verbas federais. O documento, assinado pela procuradora da República Natália Lourenço Soares, coordenadora do GT, foi encaminhado esta semana a prefeitos e prefeitas, presidentes de Câmaras de Vereadores e secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio.

A orientação é de que os veículos sejam utilizados exclusivamente por estudantes matriculados nas escolas públicas de ensino básico e em instituições de educação superior. A intenção é garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência deles nos estabelecimentos de ensino.

Além disso, o transporte escolar deverá ser usado para assegurar o acesso dos alunos às atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico e realizadas fora da escola. Os veículos não devem ser utilizados para outras finalidades, tais como transporte de pacientes ou de grupos religiosos e artísticos, entre outros.

O Focco ressalta que o uso indevido dos veículos configura desvio de finalidade e prejudica a prestação de serviço de transporte escolar, atingindo o direito à educação dos estudantes, além de provocar o desgaste prematuro das viaturas.

São alvos do documento veículos adquiridos por meio do Programa Caminhos da Escola, bem como os custeados com recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) ou do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Caso as orientações não sejam acatadas, serão adotadas as providências cabíveis pelos órgãos participantes do GT: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Polícia Militar de Pernambuco e Polícia Rodoviária Federal, dentre outros.

Fonte: MPF

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

FIM DA GREVE NOS BANCOS PRIVADOS, CEF E BB



Foram aprovadas as propostas apresentadas pela Fenaban, BB, CEF Os bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander, de Garanhuns e região, aprovaram, em assembleias realizadas na noite desta segunda-feira (26), a proposta apresentada pela Fenaban e as propostas especificas do Banco do Brasil e Caixa Econômica.

Na Assembleia especificas do Banco do Nordeste ficou deliberado que a greve continua e foi marcada nova assembleia para hoje (27) às 8h. Com isso, está encerrada a greve nos bancos Privados, Caixa Econômica e Banco do Brasil de Garanhuns e Região.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Últimos dias para inscrição no Vestibular IFPE 2016

Em Garanhuns, há 448 vagas para cursos técnicos nas modalidades Integrado ao Médio e Subsequente


Terminam dia 25/10 (domingo) as inscrições do Vestibular 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). São oferecidas 6.332 vagas para cursos técnicos e superiores nos 15 campi da Instituição, localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar até o dia 25 deste mês o site cvest.ifpe.edu.br, preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 26. Para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja, as inscrições são gratuitas.

COTAS - Metade das vagas do Vestibular é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada a candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda ou etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

As provas do Vestibular estão marcadas para o dia 29 de novembro e terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos; e 50 questões mais prova de redação, no caso dos cursos superiores.

GARANHUNS- O Campus Garanhuns oferta 448 vagas para cursos técnicos, distribuídas entre os cursos Técnicos em Eletroeletrônica, em Informática e em Meio Ambiente, nas modalidades Integrado ao Médio e Subsequente. Para concorrer à vaga do Integrado é necessário ter concluído o Ensino Fundamental II, já para cursar a modalidade Subsequente, a exigência é possuir Nível Médio completo. Os cursos da modalidade Integrado são matutinos e vespertinos, já os da modalidade Subsequente são noturnos.

Outras informações podem ser obtidas através do site da Comissão do Vestibular (CVEST) ou pelo telefone: (87) 3221-3105 (Campus Garanhuns).

Rede Estadual engajada na campanha Internet nas Escolas


Pensar a internet como ferramenta relevante na construção de uma educação melhor no Brasil. Essa é uma das inspirações da campanha Internet na Escola, promovida pelo Instituto Inspirare, Fundação Lemann e a Rede Nossas Cidades, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), na qual a Rede Estadual de Pernambuco já está engajada. A Campanha tem como objetivo garantir que todas as escolas públicas brasileiras tenham Internet rápida em suas dependências, possibilitando o uso de tecnologia por todos que frequentam o local.

A campanha está dividida em três importantes momentos: o envio de um e-mail à presidente Dilma Rousseff, reforçando o pedido por uma internet veloz; testes de conectividade, para saber como anda a velocidade de conexão da sua escola; e o Dia da Conectividade, que consiste numa série de ações de mobilização a ser realizada nas escolas. Na Rede Estadual de Pernambuco, este dia está agendado para 30 de novembro, e as ações serão divulgadas posteriormente.

Enquanto isso, o e-mail para a presidente já pode ser efetuado clicando aqui. Na página da Internet nas Escolas é possível acompanhar a atualização de e-mails já enviados para Rousseff. Os testes de conectividade (http://www.internetnaescola.org/#teste) também já podem ser realizados. Os dados gerados irão compor o Mapa da Conectividade que, por sua vez, será entregue ao Governo Federal para identificar quais locais precisam de investimento mais urgente. Para mais informações, acesse o site oficial da campanha Internet na Escola (http://www.internetnaescola.org/) e participe!

Derrota do Guarapão



Notícia: Guarapão tem sua primeira derrota na Taça Libertadores contra as Drogas. No último domingo (25/10) com os desfalques dos jogadores Valdívia, Jobgol e Mandioca o Guarapão perdeu por 3 X 2 para a equipe do Força Jovem. Mesmo assim a equipe classificou-se em 2º lugar do seu grupo e agora pegará o Vasco na semifinal em disputa de partida única. Tal partida está marcada para o próximo domingo (01/11).