sexta-feira, 5 de junho de 2015

TCE emite parecer pela rejeição das contas da Prefeitura de Bom Conselho.



A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando ao Legislativo de Bom Conselho a rejeição das contas do município, relativas ao exercício financeiro de 2013. O responsável, no período, foi o então prefeito Dannilo Cavalcante Vieira. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado pela unanimidade dos membros da Câmara de julgamento, foi o conselheiro Marcos Loreto. O Ministério Público de Contas esteve representado, na ocasião, pela procuradora Eliana Lapenda.

De acordo com o voto da relatoria, os principais pontos que levaram a rejeição das contas, processo TC N° 1490076-2, foram relativos ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já que no 2º quadrimestre de 2013 o município comprometeu 56,93% da Receita Corrente Líquida (RCL) e 66,71% no 3° quadrimestre, quando a LRF determina que o máximo de comprometimento é de 54%. 
Também houve o crescimento do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência municipal (119%), conjugado à ausência de recolhimento de parte das contribuições patronais devidas no exercício (25%), no valor de R$ 655.147,56, bem como ao inadimplemento de dívidas já parceladas e o déficit de execução orçamentária (R$ 10.784.802,17), deixando de observar um dos pilares da gestão fiscal responsável, o equilíbrio entre receitas e despesas.

O relator também fez uma série de determinações, entre elas: adotar as medidas necessárias à recondução do percentual de despesa total com pessoal ao limite estabelecido na LRF, providenciar o recolhimento integral e tempestivo das contribuições devidas à Previdência, observar o equilíbrio entre receitas e despesas quando da execução do orçamento, bem como o limite autorizado na LOA (Lei Orçamentária Anual) para suplementação orçamentária, entre outros.

Por fim foi determinada a instauração de uma Auditoria Especial com o objetivo de avaliar a gestão previdenciária do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) quanto à regularidade dos recolhimentos das contribuições previdenciárias correntes e resultantes de parcelamentos. Além da adoção das medidas visando ao equacionamento do expressivo déficit atuarial verificado; e aos procedimentos adotados nas aplicações financeiras dos recursos do RPPS, tendo em vista o risco de que venha ter a sua viabilidade comprometida.


Nota do Blog.


Chama a atenção que desde a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, todos os gestores do poder executivo de Bom Conselho, tiveram contas com parecer de rejeição por parte do TCE-PE. 

TCE alerta prefeituras para o controle da despesa com pessoal



Um levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE apontou que 165 das 184 prefeituras de Pernambuco estão apresentando despesas com pessoal acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% da Receita Corrente Líquida. De acordo com o estudo da CCE, 115 prefeituras (62,5% do total) já extrapolaram o percentual previsto pela LRF.
Os dados referem-se a dezembro de 2014 e constam dos Relatórios de Gestão Fiscal disponíveis no Sistema de Coleta de Dados Contábeis de Estados e Municípios (SISTN) do Ministério da Fazenda,  e de prestações de contas eletrônicas enviadas ao Tribunal de Contas.
Com o objetivo de que medidas de controle sejam adotadas pelas prefeituras, o TCE emite alertas em três situações:
A primeira, quando a despesa com pessoal estiver entre 48,6% e 51,29% da Receita. Para este caso, considerado como "limite de alerta", não há vedações ou punições ao gestor. O propósito é chamar a atenção. Foram oficiadas 14 prefeituras nesta situação.
A segunda, quando a despesa total com pessoal estiver entre 51,3% e 54% da RCL, quando considera-s que foi ultrapassado o “limite prudencial”. Não há punições, mas a LRF proíbe o gestor de realizar atos que aumentem a despesa com pessoal. São proibidos, salvo algumas exceções: a concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, a criação de cargo, emprego ou função, a alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa, o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, e a contratação de hora extra. O Tribunal emitiu alertas para 36 prefeituras que estavam nesse limite.
E por fim, quando a despesa total com pessoal estiver acima de 54% da RCL. Neste caso há um rol mais extenso de vedações, que inclui desde a proibição de celebrar convênios com os governos estadual ou federal, até a possibilidade de punições ao gestor. Já extrapolaram o “limite legal” e foram alertadas para tomar medidas nos prazos e condições da LRF, visando à redução do percentual de sua despesa com pessoal, 115 prefeituras.
O prazo para divulgação dos Relatórios de Gestão Fiscal com os dados do 1º quadrimestre de 2015 se encerra no fim de maio. A partir de julho o Tribunal enviará novos alertas às prefeituras.

Mototaxista e adolescente são assassinados em Lajedo



Um mototaxista de 26 anos e um menor de 17 foram assassinados a tiros no Agreste de Pernambuco. O crime ocorreu na noite da quinta-feira (4), em um ponto de mototáxi no Bairro do Socorro, em Lajedo. De acordo com a Polícia Militar, duas pessoas teriam se aproximado em uma moto e uma delas efetuado os disparos.

O motoxista morreu no local e o menor foi socorrido para uma unidade de saúde do município e em seguida para o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, na mesma região. O óbito foi registrado nesta unidade, ainda segundo a PM.


A polícia informou também que um agricultor foi atingido de raspão por um projétil. Ele não ficou ferido. Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste. De acordo com a Polícia Civil, o mototaxista era ex-presidiário e envolvido em roubo de motos. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas.

Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje em todo o país



A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros considerados mais vulneráveis à doença.
Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 68,5% das pessoas indicadas haviam sido imunizadas até a última terça-feira (2). O único grupo que atingiu a meta, até o momento, é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que alcançaram índice de cobertura de 88%.
Devem receber a dose crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, presos e funcionários do sistema prisional.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.


A vacina é contra-indicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Reunião WEE 2016


EAP NEWS: Realização de Simulado e encerramento do Módulo I

EAP NEWS: Realização de Simulado e encerramento do Módulo I



O EAP Cursos  como forma de consolidar a metodologia de estudos para concursos, realizou mais um simulado composto de 50 questões já aplicadas nos principais concursos do Brasil. 

Foram 10 questões de cada matéria: Matemática, Português, Informática, D Administrativo e D Previdenciário. 

Na aula seguinte as questões foram corrigidas, as dúvidas sanadas e o conteúdo estudado foi revisado! 
Os alunos têm a oportunidade de aprender as principais técnicas de resolução de questões e treinar de modo a simular as provas de concursos. Isso permite um maior rendimento nos processos seletivos!

A orientação fica por parte dos coordenados que já foram aprovados em mais de 10 concursos!!
Vários alunos se destacaram e demonstram um bom desenvolvimento, dentre eles o aluno Rafael Oliveira (foto) que foi o primeiro colocado com 46 acertos de 50 questões resolvidas.
Rafael Oliveira - primeiro colocado e premiado com a isenção da matrícula do módulo II e presenteado com um livro atualizado - 2015 - de Direito Constitucional!


Para fazer parte dessa equipe vencedora faça já sua matrícula para a nova turma do módulo II que terá início dia 13 de junho!

As disciplinas ofertadas serão: 
Informática, Raciocínio Lógico, Matemática, Português, D. Administrativo, D. Constitucional, D. Previdenciário, D. Humanos e demais disciplinas a depender da publicação do edital!

  • DIVERSOS ALUNOS JÁ MATRICULADOS PARA A TURMA DA ÁREA POLICIAL
  • TURMA FORMADA PARA CONCURSO DE TRIBUNAIS E INSS
  • ALÉM DISSO TEMOS DISCIPLINAS PARA CONCURSOS DE PREFEITURA E CORRELATOS!

Aulas em Bom Conselho e cursos online! 
Veja abaixo o cronograma das aulas e os pacotes de cursos ofertados:
Estude com que conhece o caminho da aprovação” EAP Cursos!
Professores EAP Cursos
Pré-matrículas para o Módulo II:

Para efetivar sua matrícula até 10 de junho compareça no seguinte endereço:
PARA EFETIVARMOS SUA MATRICULA COMPAREÇA NA TRAVESSA XV DE NOVEMBRO - NA LAN HOUSE FERREIRA - (LAN HOUSE DE ZÉ CIÇO), FALAR COM CYNTIA, DAS 8:00 ÀS 21:00
Vagas limitadas!

Contatos:
 
Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 9602-9415Emailequipeeapcursos@gmail.com Sitewww.estudaratepassar.com Facebook:www.facebook.com/EAPestudaratepassar?fref=ts

Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” (Jim Rohn)

Prefeitura tem reunião com associação de barraqueiros.




A Diretora de cultura Laura Ferro e o secretario de governo Luiz Henrique se reuniu com o presidente e membros da associação dos barraqueiros no auditório da CDL, da nossa cidade. Onde foi discutida a questão da organização, onde e o que vão comerciar no Forróbom 2015. Todos ficaram muito satisfeitos com tudo que foi discutido.

Quadrilhas juninas tem programação definida.




A Diretora de cultura Laura Ferro, esteve reunida na tarde desta terça-feira (02), com os presidentes das quadrinhas juninas da nossa cidade, onde foi discutida a questão da ajuda que seria dada pelo governo municipal.

Os presidentes ficaram muito satisfeitos com tudo que receberam.


As apresentações das quadrilhas ficaram definidas:


06/06:   Toa a Toa Drilha 

07/06:   Matutos na Drilha 

12/06:   Rafa Drilha 

13/06:   Arraia Estrela de Fogo

14/06:   Parmalat Drilha 

19/06:   Vavá Drilha 

20/06:   Passeio Drilha 

20/06:   Angi Drilha

21/06:   Boa Vista Drilha 

22/06:   Arraia Avenida Santa Maria 

29/06:   Quilombo Drilha 

30/06:   Ginga Drilha 

04/07:   Luar do Sertão 

11/07:   Lama Drilha 


18/07:   Vidal Drilha 

terça-feira, 2 de junho de 2015

COLUNA ENSAIO GERAL: UM GRANDE ERRO

COLUNA ENSAIO GERAL: UM GRANDE ERRO.
Por: Alexandre Tenório


                                           

       Entra em pauta nesta quarta-feira para votação na câmara municipal de Bom Conselho, um projeto do executivo, que institui o pagamento do 13º salário ao servidor municipal no dia do seu aniversário, a princípio seria uma boa medida, porém o que parece ser uma boa medida é na realidade é uma casca de banana, na vida deste servidor.

       Todos nós sabemos que o mês de dezembro é o mês que nós mais gastamos. Temos de comprar presentes para o natal, temos de comprar as roupas que será usada ao longo do próximo ano, teremos de comprar algo novo para a nossa casa etc. As compras de final de ano já se tornaram uma cultura do nosso povo, e chegar ao final do ano sem esse salário extra, deverá ser angustiante para este funcionário.

       Sabemos que dificilmente o funcionário que receber o 13º salário no dia do seu aniversário ira guardar ele para o final do ano. Tenho certeza que com o dinheiro no bolso em pouco tempo este dinheiro vai se acabar.

       O nosso país passa por um começo de recessão e nossa cidade não poderia ser diferente, pois além da crise financeira que assola o nosso país, a grande seca que vem se arrastando por cinco anos em nossa região, agrava ainda mais o quadro financeiro das nossas empresas. O nosso comércio vive trabalhando no limite de suas forças, e sabemos que o mês de dezembro é a injeção principal para o funcionamento do motor do nosso comércio. Um dezembro ruim terá consequências ao longo do próximo ano. Devo dizer sem nenhum medo de errar, que se esta medida do executivo passar na câmara, as consequências para o servidor e o nosso comércio será devastadora.

       Neste momento pedimos ao senhor prefeito do município Danilo Godoy, que retire esta medida tão impopular da pauta de votação da câmara, e se ele não tirar e for para votação que os senhores vereadores façam valer o voto que o povo lhes deu para que defendam suas causas e não a causa do prefeito, e derrotem esta medida que se aprovada ira causa tanto danos à população.

       O que o nosso prefeito deve fazer, como já fazem algumas prefeituras é reservar mensalmente 8% do valor do pagamento do 13º salário, para quando chegar ao mês de dezembro ter o dinheiro para pagar este salário extra, sem ter que ficar no sufoco.


       Lembrem-se senhor vereador que você está ai porque o povo o elegeu como seu representante, faça valer este voto, mostrando ao povo que o seu voto, foi um voto que valeu a pena.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Hospital Regional Dom Moura realiza Jornada de Enfermagem‏‎


O Hospital Regional Dom Moura tem investido no desenvolvimento profissional dos seus servidores, resultando em um melhor atendimento à população. Em maio, na quinta-feira (21), enfermeiros e técnicos de
enfermagem tiveram mais um encontro de formação, debate e aprendizado.

Realizou-se no auditório da FUNASA, em Garanhuns, a VIII Jornada de Enfermagem do Hospital Regional Dom Moura, que este ano trouxe a temática: "A Enfermagem no HRDM: Do que fomos ao que nos tornamos".
Durante todo o dia os profissionais e estudantes da Residência Multiprofissional, além de convidados de outras instituições, conferiram palestras e participaram de mesas redondas com especialistas. O COREN esteve apoiando o encontro.

O diretor do HRDM, Dr. Luiz Melo, que presidiu a mesa de abertura, analisou o evento: "São momentos assim onde podemos debater o hospital, ouvir estes profissionais que estão na ponta do atendimento, e ainda fornecer oportunidades de aprofundamento de temas técnicos e
acadêmicos, para a melhoria do serviço oferecido".

A organização da Jornada foi do Departamento de Enfermagem, que tem a coordenação da enfermeira Lara Vanessa, e do Núcleo de Educação Permanente do HRDM, com Kilma Fidelyx, e apoio da Residência Multiprofissional do hospital, que tem a coordenação de Bruna Souza.

Ao final, os participantes conferiram no pátio da FUNASA, uma demonstração artística do Projeto Batuque.

Confira alguns momentos da VIII Jornada de Enfermagem.

- Mesa Redonda: "A enfermagem no HRDM - Do que fomos ao que nos tornamos" - Com Reila Rodrigues, Fátima Godoy e Lara Vanessa. Enfermeiras.

- Palestra: "Motivação no Ambiente de Trabalho" - Dr. Raimundo Sampaio, empresário.

- Palestra: "A Enfermagem no cenário da Educação Permanente do HRDM" - Kylma Fidelix, Psicóloga.

- Palestra: "O seu pulmão tem uma história para contar: Vamos auscultar?" - Isley Santos e Juliana Elias, Residentes de Fisioterapia.

- Palestra: "A importância e competências da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar no HRDM" - Antônia Santos, enfermeira.

- Palestra: "Leitos integrais: A forma e a (re)forma da Assistência Mental. - Kátia Goretti e Vanescka, Psicólogas.

- Mesa Redonda: "Todos juntos para quê? Discutindo a integralidade do cuidado no HRDM" - Com Residente Multiprofissionais do HRDM.

- Palestra: "Cuidados durante a administração de hemoconcentrados". - Amanda Souza, enfermeira.

- Palestra: "Classificação de risco na emergência: As cores da humanização". - Elison Lins e Eveline Metódio, enfermeiros.

- Palestra: "Enfermagem é..." - Lara Vanessa, enfermeira.


Para saber mais:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
Diretor: Dr. Luís R. Melo (87) 3761.8101

V GERES - Gerência Regional de Saúde
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com


Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9988.0423

Deputado pernambucano propõe plebiscito sobre a maioridade penal.



A polêmica sobre a redução da maioridade penal pode sair do Congresso Nacional e virar alvo de uma consulta popular. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou a proposta do deputado federal de Pernambuco e líder da bancada do DEM, Mendonça Filho, em realizar um plebiscito sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O democrata fez a indicação ao peemedebista na última semana, durante uma reunião informal com líderes de bancadas. A votação popular pode acontecer em 2016, no mesmo dia da eleição de outubro.


A PEC 171, cuja relatoria é do deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), é alvo de constantes disputas entre lideranças em Brasília. A presidente Dilma Rousseff (PT) já se posicionou contra a redução, como parte dos petistas. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também é contra a redução. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirma que vai votar o texto a redução da maioridade ainda este mês em plenário. Mendonça Filho reiterou que, caso o relator não coloque o plebiscito na PEC, vai propor um destaque e incluir a consulta popular formalmente.

A ideia de fazer um plebiscito é para neutralizar a reação contrária dos partidos de esquerda contra a redução da maioridade penal. O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, endossou a posição do governo, que é contra, e declarou que uma consulta popular é desnecessária. O petista associou a redução da maioridade penal a tortura. “Não acho que seja matéria para ser submetida a um referendo. Se a tortura, por exemplo, for levada à população e eventualmente a posição for majoritária for a favor, não significa que devemos adotá-la no Brasil.”

domingo, 31 de maio de 2015

Programação Oficial do ForróBom 2015

Agora é OFICIAL!



O prefeito Dannilo Godoy, acabou de anunciar a programação da Vigésima Segunda Edição do Forróbom. 

O São João Mais Arretado do Agreste acontecerá nos dias 23, 24, 27 e 28 de Junho, no Parque Delamário Borba, PE-218, em Bom Conselho - PE.

Como já havíamos anunciado, o cantor Bell Marques, está na programação, onde será juntamente com Leonardo as grandes atrações deste ForróBom.

Atrações principais:

23.06 - Leonardo
24.06 - Silvanno Salles
27.06 - Bell Marques
28.06 - Gabriel Diniz

Dia Mundial de Combate ao Tabagismo: conheça mitos e verdades sobre o vício



Antigo indicador de charme e status, hoje o cigarro pode ser considerado o carro-chefe das causas evitáveis de problemas à saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sua composição, que abriga 4.720 substâncias tóxicas, é responsável por 63% das mortes relacionadas a doenças crônicas. No Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a Beneficência Portuguesa de São Paulo reuniu alguns mitos e verdades sobre este vício prejudicial.

Dependência rápida: a dependência do cigarro é causada, principalmente, pela nicotina. Ao atingir o cérebro, essa substância leva entre 7 e 19 segundos para liberar neurotransmissores que desencadeiam a sensação de prazer. “A primeira tragada já causa impressão de bem-estar. É um efeito imediato”, destaca Pedro Genta, pneumologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “E ao contrário do que se pensa, na primeira vez que a pessoa fuma, o processo de dependência já é iniciado”, acrescenta o especialista.

Iniciação pelo exemplo: por possuir familiares e amigos tabagistas, grande parte dos fumantes já se familiariza com o hábito antes mesmo de adquiri-lo. De acordo com dados do IBGE 2014, 29,8% dos estudantes brasileiros que cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental possuíam um familiar viciado. “Muitas vezes, conviver com fumantes durante a fase de desenvolvimento leva os jovens a descartarem a ideia de que o cigarro é, de fato, um vilão”, diz o pneumologista.

Comprometimento múltiplo da saúde: o tabagismo prejudica muito mais do que órgãos relacionados à respiração. De acordo com Pedro, as doenças mais comuns ligadas ao fumo são, de fato, enfisema, câncer de pulmão, boca e garganta. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o cigarro vai além ao aumentar o risco de tuberculose, impotência sexual, infertilidade, osteoporose, doenças gastrintestinais, alergias e até mesmo catarata.

Fumante social também é fumante: Adeptos do cigarro apenas aos fins de semana e ocasiões de lazer, os chamados “fumantes sociais” podem ter ilusão de que sua saúde corre menos risco. “E realmente os prejuízos de fumar se agravam de acordo com a frequência e a proporção do hábito, mas não devemos nos enganar: o fumo esporádico também é um vício que pode muito bem evoluir para uma dependência diária”, destaca Dr. Genta.
Largar o vício de forma inteligente: na tentativa de abandonar o cigarro, algumas pessoas se submetem a técnicas ineficazes e arriscadas, e terminam sem sucesso. De acordo com o especialista, largar o fumo é um processo de desintoxicação física e psicológica que, além de remédios, requer preparo emocional. “O ideal é não entrar por conta própria na luta contra o vício, pois essa opção é mais difícil e rende pouco sucesso. Vale à pena pedir ajuda a um profissional de saúde antes de investir em medicamentos e terapias duvidosas do mercado”, finaliza.


Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 60 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e caráter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.